Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 27 de janeiro de 2013

Como vencer a amargura - 1º Samuel 30:1-9

3ª IPC de São Paulo
Domingo, 13 de abril de 1997
Pr. Plínio Fernandes
Ef 4:31
Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
1º Sm 30:1-9
1 Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado; 2 tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão-somente os levaram consigo e foram seu caminho.3 Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos.4 Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.5 Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal, o carmelita.6 Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.7 Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi.8 Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.9 Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os retardatários ficaram.
Nos capítulos 4 a 6 da carta aos Efésios, o Espírito Santo está ensinado que, os que confiamos em Jesus e o seguimos, temos diante de nós a proposta de uma vida simplesmente maravilhosa, na qual, acompanhando o Senhor em nossa vida diária, aprendemos a desenvolver um caráter semelhante ao dele.
Somos encorajados a ser imitadores de Deus como filhos amados, e andar em amor, como Cristo também andou. Ele nos anima a ser benignos, compassivos, fiéis, perdoadores, misericordiosos, graciosos no falar. E entre as atitudes de coração que ele nos exorta a cultivar está esta, no v. 31: longe de vós toda a amargura.
Jesus não foi um homem amargurado, antes, de alma doce e gentil; como filhos de Deus, queremos ser como ele. Eu desejo associar o mandamento que Deus nos dá em Efésios ao episódio da vida de Davi narrado no texto de 1º Samuel 30:1-9.
Aconteceu nos dias em que Davi ainda não era rei: ele e seu “exército” (um grupo de seiscentos homens) habitavam numa cidade chamada “Ziclague”. Haviam saído para uma expedição, e quando voltaram, a cidade fora saqueada, e os habitantes, os familiares de Davi e seus homens, haviam sido sequestrados.
Todos eles ficaram muito angustiados, e choraram tanto que já não tinham mais forças prá chorar. Os homens de Davi foram de tal forma tomados de amargura, que falavam em apedrejá-lo. Mas Davi venceu a angústia.
Temos aqui um valioso ensino sobre como cumprir o mandamento do Senhor, que nos diz: “Longe de vós toda a amargura” (ARA); “Toda a amargura seja tirada de vós” (ARC).
Como ter vitória sobre a amargura.
Primeiramente consideremos...
1. O que é amargura
Amargura é o substantivo relacionado ao adjetivo “amargo”: algo em que falta doçura, que tem sabor desagradavelmente forte, azedo. Por exemplo, se nós pensamos em alguma coisa de sabor amargo: jiló, água  tônica, fel.
Amargura denota um estado de alma; uma disposição de espírito que retrata falta de doçura na alma; disposição interior que denota tristeza, angústia, azedume, sentimento prolongado de tristeza.
1.1 - Algumas pessoas passam por momentos de amargura.
Por exemplo, é o caso de Davi e seus homens em nosso texto
vs. 4, 6 - Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar... Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura..., cada um por causa de seus filhos e de suas filhas
Também é o caso de Asafe, como ele confessa no Salmo 73:21, 22
Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença.
E de Ana, que chorou e com amargura de alma orou ao Senhor – 1º Sm 1:10, 11
Levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
Mas em todos estes casos, a amargura foi algo que passou, que ficou para trás.
1.2 - Outras pessoas vivem em amargura permanente.
Isto aconteceu durante muito tempo, por exemplo, com Noemi – personagem muito importante na história de Israel: nora de Rute, avó paterna do Rei Davi.
Seu nome, Noemi, significa “Agradável”. Mas Noemi foi submetida a muitas provações. Sua família, fugindo de um período de fome em Israel, fora residir na terra de Moabe. E ali seus dois filhos se casaram. Durante algum tempo, a tranquilidade parecia ser permanente naquela família.
Mas Elimeleque, marido de Noemi, veio a falecer. Depois também vieram a falecer seus dois filhos, ficando as três viúvas desamparadas. Diante de tantas provações, ao voltar com sua nora, Rute, para a terra de Israel, Noemi já não mais que a chamassem assim. Preferiu que fosse chamada Mara significa “Amarga”.
Leiamos Rt 1:20, 21
19 Então, ambas [Rute e Noemi] se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi? 20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. 21 Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?
O caso de Noemi nos leva à segunda consideração...
2. Quais são as causas  (ou qual é a causa) da amargura?
O que torna uma pessoa amargurada de coração é o sofrimento, ou melhor, o não saber lidar com o sofrimento.
2.1 – Sofrimento que pode ser causado pelas circunstâncias
Como vemos no caso de Davi e seus homens, em nosso texto, e também no caso de Noemi
Sofrimento que pode ser causado pela perda de bens materiais, de dinheiro, pela perda do emprego, da saúde, e muitas outras circunstâncias
2.2 – Sofrimento que também pode ser causado quando outras pessoas nos atingem:
A infidelidade  de um amigo, a inimizade de alguém, ou quando não nos sentimos amados.
Agora vejamos...
3. As consequências da amargura
3.1 - Sentimento de abandono
Leia novamente Rt 1:21 e 23.
Noemi, como um pessoa que cria na soberania de Deus, parece ter ficado magoada contra ele, e ao contrário de Jó, que continuou a louvar ao Senhor, independente das circunstâncias, não teve disposição para adorar.
3.2 - Autocomiseração – Noemi, que já não queria ser chamada Noemi, mas Mara, demonstra pena de si mesma, sentindo-se vítima, dominada pelo desânimo, pelo choro, pela depressão.
3.3 – Outra consequência que pode ser observada na pessoa amargurada é a hostilidade, a ira
No texto que temos lido em 1º Sm 30:6, vemos que os homens de Davi, que o amavam e seguiam, diante da grande sofrimento pelo qual estavam passando, começaram a culpar seu líder, e falavam em apedrejá-lo.
Em Cl 3:19, Deus trás uma exortação aos maridos, no trato com suas esposas:
Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.
Porque será que o Senhor dirige esta exortação especialmente aos maridos? Me parece que é por causa de nossa inclinação evasiva desde o primeiro pecado. Quando o Senhor, ali no jardim do Éden perguntou ao nosso primeiro pai, Adão, porque ele havia transgredido sua Palavra, o homem respondeu: “a mulher que tu me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gn 3:12).
E quantas vezes não tenho ouvido outros homens dizerem coisas semelhantes, queixando-se de que se sentem fracassados, porque suas esposas não ajudam, e coisas parecidas. E se tornam hostis e rudes para com elas.
Pessoas amarguradas podem se tornar terrivelmente destrutivas. Na sua frustração, atacam os outros. São agressivas  mesmo quando você quer ajudá-las. Você não pode brincar com elas, porque se magoam – se você rir pra ela, pensará que esta rindo dela.
Você não pode repreendê-las. Não pode ser carinhoso, cuidadoso com outros – elas ficam tristes com você, dizendo que você só se preocupa com os outros. São supersensíveis; não esquecem; ficam guardando mágoas. São pessoas difíceis de lidar, negativas. Inclinadas a ver os problemas, não as soluções, o mal e não o bem.
3.4 – Também contagiam outras pessoas
Veja Hb 12:15
Nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados
Veja na história de Israel: quantas pessoas não foram contagiadas e incitadas ao pecado quando gente amargurada e rebelde se pôs a falar de suas mágoas? Não foi assim na revolta de Coré, Datã e Abirão, contra Moisés e Arão? E levaram muitos israelitas ao mesmo pecado (Nm 16).  Da mesma forma as muitas vezes em que os israelitas se queixaram de seus líderes, a ponto de dizer que preferiam ter ficado no Egito. Era uma coisa contagiosa, que conduzia a outros pecados e derrota da igreja do deserto.
Por isto o Senhor nos admoesta a que não nos deixemos possuir de um espírito assim. Pessoas amarguradas fazem com que outras pessoas se desanimem. Colocam uns contra os outros. Colocam-se contra os outros, e colocam os outros contra si mesmas.
3.5  – Outra consequência é a derrota espiritual
Em Rm 12:21, o Senhor nos diz:
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
A amargura é um mal, primeiro porque é pecado contra Deus. Segundo, porque causa mal às pessoas que se relacionam com o amargurado. Terceiro, porque é derrota espiritual, emocional, social, na vida daquele que é por ela dominado. Por isto precisamos vencê-la.
Então também vejamos...
4. Como vencer a amargura
Voltemos a 1º Sm 30:6-8, e vejamos o exemplo de Davi.
6 Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus. 7 Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a estola sacerdotal. E Abiatar a trouxe a Davi. 8 Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcançá-lo-ei? Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.
No meio de sua dor, Davi não se deixou vencer pela mágoa.
Ele teve fé, confiou no Senhor. Sabia que Deus tinha uma orientação sobre o que ele deveria fazer. Sabia que “ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher" (Sl 25:12).
Ele buscou a palavra de Deus – ele não tinha a Bíblia, tal como a temos agora, mas consultou ao Senhor de acordo com a revelação de Deus naquele momento da história – e o Senhor lhe deu a Palavra de vitória.
Agora temos a Bíblia, Palavra de Deus escrita, completa e toda ela ao nosso alcance. A Bíblia, e tudo o que nela se contém é uma Palavra de vitória a todos os que confiam no Senhor. Se você é crente em Jesus, você é um eleito de Deus (Ef 1:3,4). Nada pode separar você do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Rm 8:39). Todas as coisas que acontecem cooperam para o seu bem (Rm 8:28,18). Nada pode derrotar você (2ª Co 4:7-10) Davi cria nestas coisas, cria na Palavra da verdade, foi à luta (obedeceu), e Deus lhe deu vitória.
Vamos concluir, querido.
O Espírito de Deus nos ordena: “Seja tirada de vós toda a amargura”.
A amargura é destrutiva, é um mal, um pecado, que entristece o Espírito Santo, nos trás derrota espiritual e faz mal às pessoas. Vencê-la é um mandamento e uma necessidade. Vencê-la trás glória a Deus e alegria para nossa alma.
Mas também é uma promessa, pois se o Senhor nos ordena vencê-la, então junto ao mandamento nos concede a graça necessária para que o cumpramos. Ele coloca o poder do seu Espírito à nossa disposição
Talvez exista amargura em seu coração. Talvez um ressentimento que não sai do seu pensamento. Uma atitude que azeda sua alma, separa você de Deus, de outras pessoas, e o deixa cheio de conflitos internos. Você pode vencer a amargura agora.
1. Se você ainda não é crente em Jesus Cristo, isto é, se você ainda não entregou-se a Jesus, precisa antes fazer isto
Pois sem ele nós nada podemos fazer (Jo 15:5). Mas em Ap 3:20 há uma promessa bendita a qualquer pessoa que o ouvir e nele crer:
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
Note a condição individual, e que se estende a todos: Se alguém, isto é, qualquer pessoa que ouvir, que abrir a porta da alma, do coração, para mim, para a minha Palavra, eu entrarei, terei comunhão com ele e ele comigo.
Se você convidar a Jesus para fazer morada em sua vida, ele virá, e entrará. Então você poderá contar com o poder do Espírito do Senhor Jesus .
2. Se você é crente em Jesus Cristo, lembre-se de que você tem o Espírito Santo habitando em seu coração – o amor de Deus é derramado em seu coração, pelo Espírito Santo que lhe foi dado (Rm 5:5).
Deus te manda orar? Ore. Deus te manda amar? Ame. Deus te manda perdoar? Perdoe. Precisa se reconciliar com alguém? Reconcilie-se. Deus te manda ser humilde? Seja Humilde. Deus te manda esquecer? Esqueça.
Quem sabe, no seu coração você não esteja magoado é com o Senhor. Então confesse seu pecado ao Senhor. Reconcilie-se com Deus. Falo com embaixador do Senhor. Reconcilie-se com o teu Pai celestial.
Faça isso hoje. Não deixe para vencer amanhã. Não deixe o diabo ficar mais nem mais um minuto com a vitória. Abandone seu pecado agora. O que o Senhor ordenar, faça, e ele irá abençoar. 
                         
                              Baixe em EPUB          Baixe em PDF           Baixe em MOBI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo