Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Podemos confiar em Jesus... - Mateus 9:18-34


Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 20 de janeiro de 2013
Pr. Plínio Fernandes
A vida do crente pode ser descrita como um andar com Jesus todos os dias, confiando nele como nosso Deus, nosso Senhor e Salvador.
A nossa vida cristã se iniciou quando Jesus falou à nossa alma, revelando-se a nós como alguém que nos ama, e que por causa deste amor veio ao mundo, viveu entre nós, deu a sua vida na cruz, subiu ao céu, e de lá nos enviou seu Espírito, para que ele habitasse em nosso coração, o nosso ser interior, e assim pudemos conhecer a Deus no mais íntimo do nosso ser.
Quando você confiou em Cristo, a promessa que ele fez foi esta: “Agora que você me conhece, você foi selado com meu Espírito, como garantia de você me pertence (Ef 1:13). De agora em diante saiba que estaremos sempre juntos: Por meu Espírito eu vou te proteger, vou dar paz ao teu coração (Rm 5:5), vou abrir os tesouros da minha Palavra (1ª Co 2:12, 13), vou te ensinar minha vontade, que é boa, perfeita e agradável(Rm 12:1,2), vou te guiar pelos meus caminhos (Rm 8:14).
Por meu Espírito eu te dou capacidade de fazer a minha vontade: capacidade de amar ao seu próximo, ao mundo que eu criei, de confiar e amar o meu querer (Rm 8:4). Te faço vencedor em todas as circunstâncias. Te dou poder para vencer as tentações, te dou poder para testemunhar do meu nome (Rm 8:37).
Se você pecar e se desviar do meu querer, não deixe de me buscar, mas confesse seus pecados a mim e confie que eu sou fiel, justo e te perdoo (1ª Jo 1:8-10). Nada, nem neste mundo nem em qualquer mundo pode te separar do meu amor (Rm 8:39).
Quando estiver ansioso ou preocupado, entregue seus cuidados a mim (1ª Pe 5:7); quando tiver que tomar decisões, creia que eu te darei a conhecer o caminho por onde deve andar (Sl 25:12).
Eu te tomo pela mão, te fortaleço, te sustento e te ajudo (Is 41:10). Nunca te deixarei. Jamais te abandonarei (Hb 13:5). Simplesmente viva confiando em mim”.
Viver confiando em Jesus é a essência da vida cristã. Viver confiando em Jesus é a essência da nossa vida. E a Bíblia sagrada, a cada página nos ensina que Jesus é alguém confiável, alguém em cujas mãos podemos colocar nossas vidas; a cujas mãos nós podemos confiar o nosso destino eterno.
Assim acontece no texto que temos diante dos nossos olhos: o Espírito Santo nos conta de pessoas que confiaram em Jesus, mesmo diante de várias formas de oposição a ele e à fé que elas tinham. Pessoas vivendo situações impossíveis de seres resolvidas simplesmente pela capacidade humana:
O pai de uma menina que havia falecido (v. 18; 23-26)
Uma mulher que estava enferma havia doze anos (vs. 19-22)
Dois homens cegos (vs. 27-31)
Um homem que era mudo, por causa de um espírito maligno (vs. 32-34)
Mesmo que, por causa do progresso científico, alguma destas situações pudesse ser revertida nos dias de hoje, naquele tempo não era assim.  Estas histórias ilustram a abençoada verdade de que podemos confiar totalmente em Jesus.
1. Podemos confiar em Jesus, mesmo que os problemas que enfrentamos sejam maiores que a nossa capacidade de resolvê-los
É o que vemos nestas três histórias de cura:
Primeiro, a cura de uma menina.
Leiamos os v. 18
Enquanto estas coisas lhes dizia, eis que um chefe, aproximando-se, o adorou e disse: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a mão sobre ela, e viverá.
Marcos e Lucas acrescentam que este homem era chefe de uma sinagoga, chamado Jairo. Um homem proeminente naquele ambiente altamente religioso de Cafarnaum, e que confiante e humildemente se prostrou diante do Senhor, em favor de sua filhinha que de tão doente veio a falecer.
Os vs. 23-25 relatam que Jesus ressuscitou a menina:
23 Tendo Jesus chegado à casa do chefe e vendo os tocadores de flauta e o povo em alvoroço, disse: 24 Retirai-vos, porque não está morta a menina, mas dorme. E riam-se dele. 25 Mas, afastado o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou.
Também lemos sobre a cura de uma mulher:
vs. 20-22
20 E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste; 21 porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. 22 E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.
Esta amada do Senhor havia muito tempo não encontrava cura para sua enfermidade. Imagine uma mulher que tem com uma perda constante de sangue, por doze anos. Ela devia ser bem frágil, magrinha, pálida. Só de pensar na fragilidade desta mulher o nosso coração se enternece por ela.
Mas além disto, de acordo com a lei mosaica, esta mulher era considerada cerimonialmente imunda e ninguém podia tocar nela, nem em suas vestes. Se alguém se sentasse no mesmo lugar que ela havia sentado, deveria tomar banho e mudar de roupa (Lv 15:19-30). Lucas, que era médico, nos diz no seu Evangelho que ela já havia sofrido muito nas mãos de médicos, gastando todas as suas posses, mas sem encontrar solução para o seu problema.
E talvez tenha sido porque, de acordo com a lei, Jesus não poderia impor as mãos sobre ela, foi que ela pensou: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. E vindo por trás, silenciosa e discretamente tocou na veste do Senhor. E Jesus a curou.
A cura dos dois cegos está registrada nos vs. 27-29
27 Partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi! 28 Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor! 29 Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.
Assim como Jairo, o pai da menina morta, assim como a mulher enferma, estes dois cegos confiaram em Jesus.
Precisamos tomar cuidado aqui, amados, para não errar: claro que cremos na suprema grandeza do poder de Deus, e que ele pode, se for para um bem maior, ressuscitar mortos hoje, e curar qualquer sorte de enfermidade; mas, ao mesmo tempo, não digo que ele está nos ensinando, que, cada vez que morre o filho de um crente, se ele confiar, o filho irá ressuscitar; também não estou dizendo que cada vez que um crente estiver enfermo, se tiver fé suficiente, será curado.
Pois se esta fosse a promessa, e se Deus fizesse assim, atendendo a cada um dos nossos pedidos, o mundo se tornaria um caos. Se todos os nossos desejos fossem satisfeitos, entrariam em conflito com os de muitas pessoas, também entrariam em conflito com os desígnios de Deus para a nossa maturidade espiritual, e nos tornaríamos crianças mimadas e caprichosas, pensando que podem determinar o que Deus deve ou não deve fazer.
Mas não é esta a razão pela qual Jesus realizou milagres e eles foram registrados na Escritura. Nós sabemos que os milagres de cura, libertação, ressurreição, os milagres de Deus registrados na Bíblia são apenas sinais da divindade de Cristo, para que creiamos nele, além se sinais do mundo vindouro, o reino futuro que há de se manifestar quando Jesus voltar (Jo 20:30, 31; Hb 6:5) [1]
Mas o que desejo enfatizar é que, mesmo que nossos problemas sejam além de nossa capacidade, podemos confiar em Jesus. Além do seu poder que é evidente, nós podemos perceber, nestes três casos, a intensa ternura de Jesus para com estas pessoas: no tomar a menina pela mão, na doçura com que se dirige a esta mulher “impura” que lhe tocou as vestes, no tocar os olhos dos cegos. Jesus não é somente forte: é gentil, meigo de coração. E podemos confiar “num Deus assim”.
2. Podemos confiar em Jesus, mesmo com a oposição das pessoas
Quando Jesus chegou à casa de Jairo, viu os flautistas, que eram contratados para tocar lamentações, e as pessoas pranteando alvoroçadas. Então ele ordenou que se retirassem, “pois a menina não estava morta, mas dormia”. As pessoas ali presentes riram de Jesus.
Não tenho a impressão de que estas pessoas riram por insensibilidade para com Jairo e sua família. Mas porque não conheciam Jesus verdadeiramente. Não entenderam o que ele queria dizer. Simplesmente não criam, e aquilo que ele disse, aos seus ouvidos soou como um disparate, uma coisa sem sentido. Riram porque não conheciam a Jesus.
E assim como estes riram, houve outros que odiaram a Jesus pelo que ele fazia. Nos vs. 32 e 33, lemos sobre a cura de um homem mudo. Esta mudez era causada por um espírito imundo. E no v. 34 vemos a reação dos fariseus diante desta cura que Jesus realizou.
Vejamos o texto:
32 Ao retirarem-se eles, foi-lhe trazido um mudo endemoninhado. 33 E, expelido o demônio, falou o mudo; e as multidões se admiravam, dizendo: Jamais se viu tal coisa em Israel! 34 Mas os fariseus murmuravam: Pelo maioral dos demônios é que expele os demônios.
O que este homem está fazendo, eles reclamavam, é obra do diabo.
Sim, irmãos, nós sabemos que o diabo e seus anjos também realizam obras que, aos olhos humanos, poderiam ser chamadas milagres. Como disse Paulo, Satanás  e seus servos se fazem de anjos de luz e ministros de justiça (2ª Co 11:14, 15). Falsos profetas podem fazer profecias e realizar milagres em nome de Jesus (Mt 7:21-23).
Mas não era o caso aqui. Os milagres de Jesus não eram realizações de um homem iníquo, enganador, negociante da fé. Eram realizações do Deus que se fez carne e habitou entre nós. Mas os fariseus não criam naquele que é todo poder e justiça. E blasfemavam dele.
Acontece que Deus não age de acordo com as suscetibilidades humanas. Não age em submissão à vontade do homem. Ele é soberano. Ele não deixa de fazer sua obra, receoso de suscitar melindres carnais.  Algumas pessoas blasfemaram de Jesus, mas nada puderam contra o seu poder de curar e libertar. Outras pessoas riram de Jesus, mas o Senhor ri dos ímpios (Sl 37:13). E como diz o ditado, quem ri por último, ri melhor. Quem riu por último nesta história foi Jairo.
Mesmo que os homens zombem e blasfemem, mesmo que se oponham ao Senhor, podemos confiar em Jesus.
3. Podemos confiar em Jesus, mesmo com a oposição de Satanás 
Eu vejo Satanás agindo aqui nesta história de duas maneiras:
Primeiro, infligindo mudez a este homem. Depois, levando os fariseus a falar o que não deviam.
Mais uma vez, quero falar com muito cuidado, pois a maior parte dos casos de mudez não é obra de Satanás. As principais causas são físicas: podem estar relacionadas com a garganta, com as cordas vocais, com a língua, com os pulmões. Muitas vezes a mudez é associada à surdez, isto porque muitos surdos de nascença, por nunca terem ouvido, também nunca aprenderam a falar. Uma pessoa pode nascer muda, ou adquirir a mudez mais tarde, como resultado se algum acidente ou devido à exposição a determinados elementos químicos[2].
A mudez, nalguns casos, pode ser temporária, por razões psicológicas, ou até mesmo divinas, como no caso de Ezequiel, como sinal de que Deus não falaria com Israel, porque eram rebeldes (Ez 3:26, 27) ou Zacarias, o pai de João Batista, que ficou mudo como uma disciplina de Deus por sua incredulidade (Lc 1:20).
Mas no caso deste homem o causador era um espírito maligno, que nalguns casos (e a maior parte deles de modo misterioso para nós), recebe permissão para isto.
Também vejo Satanás agindo através dos fariseus aqui. O texto não diz isto explicitamente, mas creio que este espírito de inveja e facção é algo demoníaco por que Tiago nos ensina que, quando uma pessoa procede assim, está tomada de uma sabedoria terrena, animal e demoníaca (Tg 3:14).
Ora, em ambos os casos aqui, Jesus simplesmente ignora as obras de Satanás. Mateus nem ao menos nos diz “como”; mas simplesmente que o demônio foi expulso. Quando à murmuração dos fariseus, Jesus nem responde.
Vamos terminar...
Com as histórias contadas nos capítulos 8 e 9 de seu Evangelho, Mateus está nos mostrando que Jesus é aquele a quem foi dada autoridade nos céus e na terra, sobre tudo e sobre todos.  Está nos ensinando que Jesus é Deus conosco, em quem podemos confiar, a quem devemos seguir e para quem devemos viver. E está também preparando o cenário, para que entendamos toda a oposição do diabo e dos homens, que levaram Jesus á cruz, e que foi o instrumento de Deus para a nossa salvação.
Nas histórias de milagre que consideramos hoje, destacamos que podemos confiar em Jesus, mesmo quando as nossas dificuldades estão além das nossas forças; mesmo quando as pessoas se opõem a ele, zombando e blasfemando; mesmo quando as forças espirituais do mal estão agindo contra nós.
Podemos confiar, não somente porque Jesus é todo poderoso. Mas porque ele é misericordioso, compassivo, benigno.
Você já crê em Cristo? Já o recebeu como seu Senhor e Salvador? 
Se você já é um crente em Jesus, use estes ensinamentos para fortalecer o seu coração. Quando estiver enfrentando grandes problemas, quando homens ou demônios estiverem contra você, lembre-se de que em Jesus você pode confiar. Lembre-se de que ele disse estar com você todos os dias da sua vida, que nunca o deixará, que nunca o desamparará (Hb 13:5). Quando estiver  sendo  tentado, lembre-se de que ele está á direita de Deus Pai, intercedendo por você, para que a tua fé não desfaleça (Lc 22:32; Hb 2:16-18). Quando passar pelo fogo das provações, lembre-se de que elas são usadas por Deus para que sua fé se torne mais pura do que o ouro mais puro (Tg 1:2-4; 1ª Pe 1:6, 7). Se você pecar, ou antes, quando você pecar (pois não há homem que não peque), não esmoreça, não desista de si mesmo. Simplesmente confesse seus pecados ao seu Salvador. Ele é fiel, justo, misericordioso. Ele perdoa (1ª Jo 1:9). Quando tiver necessidades, confie em Jesus, leve tudo a ele em oração, pois Deus prometeu que em Jesus todas as nossas necessidades serão supridas (Fp 4:19, 20). Trabalhe confiando em Deus, pois no Senhor, todo o seu trabalho, seja secular, seja no reino, não é vão (Sl 128; 1ª Co 15:58). Confie em Jesus para tudo nesta vida; confie em Jesus para tudo na vida além desta vida, pois assim como você confessa a Jesus diante dos homens, ele também te confessará diante do Pai celestial (Mt 10:23).
Mas, e se você ainda não recebeu a Jesus como seu Salvador? O que você deve fazer? Creia agora. Creia sem demora. Venha a Jesus neste momento. Arrependa-se dos seus pecados, converta-se ao Senhor. Peça que ele venha a morar em seu coração. Diante dos homens, confesse a Jesus como seu Salvador (At 2:38, 39).  O perdão será imediato. A vida eterna lhe será dada. E você terá um amigo em quem pode confiar para tudo nesta vida, e também na eternidade.


[1] Veja o sermão “Ele removeu as nossas enfermidades”, baseado em Mateus 8:16, 17
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Mudez, acessado em 18 de janeiro de 2013, às 10h.

3 comentários:

  1. olá Pastor, que benção esses semões, eu sempre quiz ter algo assim pra estudar e saber que é realmente as verdades biblicas, esse dos 4 evangelhos; é maravilhoso. que DEUS esteja sempre ti iluminando. um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sueli. Que bom que você tem sido abençoada. Como você deve ter notado, esta mensagem faz parte de uma série que tenho pregado sobre Mateus. Aos poucos quero ira acrescentando toda a série, e tudo quanto tenho pregado através dos anos. Outra série que já comecei a postar é sobre Daniel. espero que sejam edificantes, pra você e sua família.
    Um grande abraço.
    Pr. Plínio

    ResponderExcluir
  3. Mensagem muito edificante. Glória a Deus.

    ResponderExcluir

▲Topo