Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Encorajamentos - Mt 10:24-33


Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 17 de fevereiro de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Mateus 10:24-33
24 O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos? 26 Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido. 27 O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados. 28 Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. 29 Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. 30 E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. 31 Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Nós somos pessoas imensamente abençoadas, pois temos conhecido o grande amor que Jesus Cristo tem por nós. Aos nossos olhos, por meio das Escrituras, o Espírito Santo tem apresentado ao Senhor Jesus em toda a sua graça, amor e poder, para que o conheçamos, para que o adoremos, para que confiemos nele e sejamos salvos. Temos conhecido que Jesus, o nosso Deus e Salvador se fez homem, habitou entre nós e nos revelou a santidade e a bondade de Deus nosso Pai. Temos conhecido o poder do sangue de Jesus, pois entendemos que em sua morte ali na cruz, ele levou sobre si o castigo que era nosso. Pelos seus sofrimentos a nossa dívida foi paga, nossas almas foram redimidas e o nosso coração encontrou paz. Temos certeza da vida eterna. Temos a certeza de que Jesus voltará para nos levar consigo.
Todas estas verdades da Bíblia, e muitas outras, não nos enchem o coração com uma deliciosa calma e ternura para com Deus? E também não nos motivam a falar de Jesus aos nossos amigos, no desejo de que eles também conheçam esta tão doce salvação?
Por isto nós oramos pela conversão dos nossos amigos, pois Jesus tem grande prazer em conceder salvação. E falamos de Jesus, com uma vida de amor para com os de fora, e também com palavras, testemunhando nossa fé, anunciando a Jesus como Deus e Salvador. E colocamo-nos à disposição de nosso Senhor, buscando a conversão de almas.
Mas o Senhor Jesus disse que esta tarefa de testemunhar o Evangelho não seria fácil. Muitas vezes, seus amados discípulos seriam como ovelhas entre lobos (v. 16). Muitas vezes incompreendidos, difamados, perseguidos, odiados até. Mas que estas coisas não deveriam tirar o brilho da graça em seus corações. Ao contrário, que devemos continuar amando, continuar falando com discernimento e mansidão, com perseverança, e confiando que o Espírito Santo colocará em nosso coração o que devemos falar (vs. 17-23).
Mas ele conhece tão bem a nossa fragilidade, e sabe como somos inclinados ao desânimo diante da oposição, quando ela se torna obstinada.  Sabe como suas ovelhinhas são propensas a ter medo diante dos perigos. Então, neste texto que acabamos de ler, ele carinhosamente nos admoesta, insta conosco no sentido de que não tenhamos medo.
Veja no v. 26: “Portanto, não os temais...”. No v. 28: “Não temais os que matam o corpo...” E também no v. 31: “Não temais, pois”...
Assim nesta noite vamos meditar no que o Senhor Deus nos diz aqui, a fim de nos incutir coragem. Porque não devemos ter medo?
Vejamos os vs. 24 e 25
24 O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?
Em vários lugares, os Evangelhos testemunham que o próprio Senhor Jesus foi chamado de maneira ofensiva; tão ofensiva que até mesmo o identificaram com o próprio Satanás. Por exemplo, em Mateus 12:24 nós lemos que os fariseus diziam que Jesus expulsava demônios pelo poder de Belzebu, o maioral dos demônios. O mesmo nos dizem Marcos e Lucas. Em Mateus 27:63 lemos que ele também foi chamado de “embusteiro” (impostor, enganador, trapaceiro, vigarista). E em Marcos 3:21 lemos que em certa ocasião até mesmo os parentes dele diziam que Jesus estava sem juízo. Em João 7 as multidões, e em João 8, os fariseus dizem a Jesus que ele estava endemoniado.
Da mesma forma, através da história, homens tidos como sábios pelo mundo, homens como Marco Aurélio, o imperador filósofo, Voltaire, Nietzsche e tantos outros, e nos dias de hoje (muitos dos nossos estudantes não precisam ir além de suas salas de aula, e também em livros, e na internet), o que se diz sobre nosso Salvador não é diferente.
Ora, se o que se diz sobre Jesus é isto, o que se dirá sobre os que acreditam nele? O que se dirá daqueles que entregam suas vidas a ele, que se dedicam a adorá-lo e a fazer a vontade dele? Que são tão loucos quanto ele. Ou tão impostores. Ou tão endemoniados.
E meus irmãos, não estranhem: mas quando dizemos “o mundo”, não estamos falando apenas de grupos fora da religião cristã. Lembrem-se de que os fariseus, os escribas, os saduceus, eram todos grupos religiosos de Israel, aquele abençoada nação que pelo menos se entendia como o povo escolhido, que pelo menos dizia seguir as Escrituras.
Não é de admirar que muitas vezes os verdadeiros discípulos de Jesus são rejeitados, não só pelos de fora, mas também pelos de dentro. João Wesley simplesmente foi proibido de pregar nas igrejas da Inglaterra. Pela mesma razão, John Bunyan ficou preso por muitos anos. E Martinho Lutero foi excomungado. Só estou citando os exemplos mais conhecidos.
Mas quando, em qualquer círculo, se uma pessoa é chamada “tola” por seguir a Jesus, saiba que não está sozinha. Ela faz parte de uma grande galeria de gente boa, que desde a antiguidade bíblica, e passando por estes dois mil anos da história da Igreja, tem levado sobre si o desprezo por sua fé; gente que é tida em alta conta no céu. Por exemplo, leiamos o que o Espírito Santo nos diz sobre Moisés:
Hb 11:24-26
24 Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25 preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; 26 porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.
 Note especialmente o v. 26. A NVI traduz assim: “Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa”. Moisés preferiu antes ser desprezado por amor a Cristo[1], do que desfrutar dos prazeres do pecado, que passam rapidamente e levam pro inferno. Então ele se recusou a ser chamado filho da filha do Faraó egípcio. Para ele o “status” não era algo tão importante quanto estar fazendo a vontade de Deus.
Meu irmãozinho querido, não seja um impostor, não seja um fanático, não creia em tolices, não dê lugar ao pecado, não seja um crente amante de riquezas e posição, não seja um crente amante do poder, para que o mundo não te acuse justamente. (Pois infelizmente há muitos que, dizendo-se cristãos, são mais amantes dos prazeres do que muitos que não são cristãos)[2].
Mas se você for difamado por amor ao Senhor, por fidelidade a ele, por testemunhar de Jesus, saiba que isto é um privilégio. O privilégio de ser discriminado, assim como é discriminado nosso Deus e Senhor. E não devemos ter medo de ser tão mal considerados como Jesus.
2º. Também não devemos ter medo, porque somente Deus é o Senhor da nossa vida
Satanás não é o dono da nossa vida. E os que rejeitam a Jesus também não são. E por mais que Satanás ou os homens queiram que deixemos de crer ou de falar, não podem realizar seu desejo. Jesus nos diz isto através de três exemplos:
2.1 – O primeiro está nos vs. 26 e 27. Nem os homens, nem Satanás, podem determinar aquilo que havemos de falar
26 Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido. 27 O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados.
Um dia toda a verdade virá à luz.
É como escreveu Malaquias: chegará o dia em que se verá a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve[3]. Em que o que tiver feito o bem receberá do Senhor o seu louvor[4].
Lembra-se daquela parábola do homem rico, que acumulou mais e mais tesouros na terra, e nada no céu? Deus o chamou “louco”.  Haverá um dia em que serão manifestos os realmente insensatos e os realmente sábios. Então fale de Jesus. O que Jesus te fala na intimidade, proclame dos lugares altos. Testemunhe. “Não temas, pelo contrário, fala e não te cales” [5].
A história nos conta de um homem chamado John Huss.  Ele viveu na Boêmia. E foi condenado à fogueira por pregar o Evangelho, em 1415. Mas enquanto estava preso aguardando a morte, João Huss disse: “Podem matar o ganso (em alemão “huss” quer dizer ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar”[6]. E cento e dois anos depois, em 1517, Martinho Lutero colocou suas 95 teses na porta da universidade em Wittenberg, que deram inicio à grande Reforma. Pois a Palavra de Deus não pode ser silenciada.
Isto nos conduz ao segundo exemplo que o Senhor nos dá...
2.2 – Nem os homens, nem Satanás, podem determinar o nosso destino eterno.
v. 28
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Não preciso dizer que ninguém gosta de morrer. Ainda mais de forma violenta. Mas preciso lembrar que o nosso Senhor é realista e não ilude ninguém. Ele não diz que na hora em que o cristão é atirado aos leões por amor ao seu nome ele enviará o seu anjo e certamente escapará. A Pedro, ele disse particularmente que no final de sua vida o querido apóstolo seria levado para onde não queria ir, e fariam o que ele não desejava. E João acrescenta que com isto Jesus estava se referindo ao gênero de morte com o qual Pedro glorificaria a Deus[7].
Eu quero mencionar as notícias que atualmente chegam a nós através da missão Portas Abertas, sobre o que sucede na Colômbia, país vizinho ao nosso:
“O crescimento da Igreja é significativo. As guerrilhas, os cartéis do narcotráfico, o corporativismo corrupto do governo e as religiões tradicionais continuam a testar a fé dos novos convertidos. Aqueles que se convertem são considerados traidores e alguns são assassinados. Missionários são ameaçados, sequestrados e às vezes mortos. Muitos cristãos são martirizados por assumir posições contrárias ao crime... Estatísticas do Conselho Evangélico de Igrejas da Colômbia indicam que mais de 400 igrejas já foram fechadas e cerca de 150 pastores foram assassinados pelos subversivos desde 1998... Após o fracasso dos acordos de paz entre governo e guerrilhas, os rebeldes se recusaram a sair da região. As igrejas continuaram fechadas e a pregação do evangelho, restrita. Diversas pessoas passaram a cooperar com os grupos subversivos” [8].
Em todo o mundo, muitos haveriam, e muitos haverão de sofrer afrontas, desprezo e muitas vezes até morrer por amor ao nome do Senhor. Não existe na Bíblia uma promessa de escape quanto a isto, e muitas vezes os santos de Deus têm que selar o testemunho de sua fé com o seu próprio sangue.
Mas o Senhor Jesus diz que o homem não é somente corpo. É corpo e alma. E a alma é aquela “parte” do nosso ser que não pode ser destruída pelos intentos humanos ou de Satanás.
Então não tenham medo daqueles que podem matar o corpo mas não a alma. Temam, isto é, respeitem a Deus, porque sobre a alma somente ele tem poder.
2.3 – Nem os homens, nem Satanás, nos dão o valor que realmente temos aos olhos do Senhor
vs. 29-31
29 Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.30 E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.31 Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.
Um asse, ou ceitil, era uma pequena moeda romana, que equivalia a 1/16 de um denário[9]. Era uma moedinha de pouquíssimo valor. E se Mateus nos diz que dois pardaizinhos, que eram alimento de pessoas bem pobres, eram vendidos por um asse, Lucas nos diz que eram cinco pardaizinhos valiam dois asses[10].
Mas até estes pardaizinhos, que aos olhos humanos tinham tão pouco valor, não passam despercebidos aos olhos do Pai. Barclay diz que a palavra aramaica que Jesus usou, e depois vertida por “cair” no texto grego, quer dizer literalmente “pousar”: nenhum pardalzinho pousa no chão sem que esteja sob os olhos de Deus[11]. Seja cair, seja pousar, o Pai está atento, vigilante sobre tudo. Ele dá valor a toda a sua criação.
Mas vocês, diz o Senhor, até os cabelos de suas cabeças estão contados. Vocês valem muitos mais do que pardais. Então não se preocupem. Se os homens não lhes derem valor, saibam que o Pai celestial não é assim.
Será, pequenino rebanho, que isto não é consolo para nós? Será, pequenina ovelha, que isto não é consolo para você? Nunca tenha medo de testemunhar daquele para quem você é tão preciosa que ele do céu enviou seu Filho Unigênito, para que você não pereça, mas tenha a vida eterna. Constrangido pelo amor, que somente ele tenha autoridade sobre o que você diz e o que não diz. Que ele, e mais ninguém, seja o capitão da tua alma.
vs. 32, 33
32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; 33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Nós temos consciência, irmãos, que para muitas pessoas, uma fé que prega a vida eterna no céu é uma religião escapista e alienadora. Que faz as pessoas fugirem dos problemas diários e ficar distante das necessidades deste mundo sofrido, enclausurada no mundinho da religião. E precisamos reconhecer que muitas vezes somos culpados de agir assim.
Mas ao mesmo tempo, não podemos negar que a fé bíblica, especialmente conforme Jesus nos ensina tão claramente, é uma fé que nos faz confiar na vida eterna no céu, seja no céu após a morte, seja nos “novos céus e nova terra” prometidos para a volta de Jesus, dos quais nos falam Pedro, o Apocalipse, Isaías, enfim, a Bíblia como um todo.
E também que se nós entendermos a promessa da vida futura tal com o Senhor nos ensina, muito longe de nos fazer escapistas e alienados, a fé bíblica nos ensina a viver no presente à luz da promessa quanto ao futuro. E isto envolve todas as áreas da nossa existência presente: o trabalho, a família, a igreja, as amizades, o conhecimento, as artes, tudo, e muito especialmente o nosso testemunho de Cristo diante dos homens. O testemunho que envolve a nossa maneira de viver e de falar, pois aquele que crê no Senhor também vive em amor e na busca de promover o reino de Deus e a sua justiça. E Jesus promete que há uma recompensa para este testemunho:
“Aquele que me confessar diante dos homens, aquele que não negar a fé em mim, aquele que não se envergonhar de mim, mesmo quando for zombado, mesmo quando for perseguido por causa do meu nome, eu também o confessarei diante de meu Pai que está nos céus”.
Porque irmãos, todos nós, os crentes, também compareceremos perante o tribunal de Deus, a fim de dar contas de nós mesmos perante o Senhor[12]. Perante aquele eu é tão puro que os seus olhos não podem contemplar o mal[13]. Então não podemos nos achegar sozinhos, mesmo diante do Pai.
Mas se de coração cremos no Senhor Jesus, se com nossa língua o confessamos, então não estamos sozinhos. Primeiro, temos a certeza de que agora mesmo, Jesus nos confessa diante do Pai quando somos tentados, intercedendo por nós, nos socorrendo em nossas fraquezas[14]. Segundo, temos a certeza de que Jesus nos confessa diante do Pai quando caímos, intercedendo como nosso advogado[15]. E por último, temos a certeza de que ele será o nosso advogado também naquele dia em que ele mesmo será o juiz de todos os homens, agindo em nome do Pai. Seremos recebidos por ele mesmo, para a posse da vida eterna[16]. Então temos esta promessa fiel – Rm 8:16-18
16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
Não tenha medo de confessar a Jesus, não tenha medo de testemunhar com sua vida, não tenha medo de falar de Jesus, pois, se com ele você sofrer, naquele dia em que todas as coisas vierem à luz, com ele você será honrado na presença do Pai.
Assim, o Senhor Jesus nos ensina que, mesmo sendo crentes num mundo de descrença, não precisamos ter medo de testemunhar nossa fé.
Porque, quando somos maltratados por causa do nome de Jesus, estamos sendo identificados com ele, o que é uma honra e um privilégio para nós.
Além disto, porque mesmo que os homens ou Satanás nos aflijam, eles não têm poder sobre nossas vidas: Eles não podem determinar o que dizemos ou deixamos de dizer. Eles podem matar nossos corpos, mas não podem matar nossas almas. Se eles não nos valorizam, o Senhor dos céus e da terra nos dá um valor eterno. Somos tão preciosos aos seus olhos que ele enviou o seu Filho ao mundo, a fim de nos salvar na cruz.
E se confessarmos a Jesus diante dos homens, manifestando assim a fé que temos no coração, ele também nos confessará diante do Pai que está nos céus.
Eu quero fazer quatro aplicações gerais para nossas vidas:
1. Para aqueles que têm ouvido sobre Jesus, que têm sido motivados a crer, a se converter, mas que ainda não se decidiram a obedecer ao Evangelho.
Eu sei que muitas vezes as pressões da família, dos conhecidos, dos companheiros de trabalho ou de estudo podem nos fazer recalcitrar.
“Se eu me converter a Jesus, podem rir de mim... Se eu me converter a Jesus, meus familiares irão achar ruim...”
Certa vez eu conheci uma senhora que temia pelo emprego do marido, se ela e ele se convertessem. Mas eu quero perguntar: Será que qualquer pessoa deste mundo é mais importante que Jesus? Será que qualquer pessoa ou posição neste mundo vale a salvação eterna da sua alma? Então supere o medo, supere a vergonha, ou, neste caso, supere o orgulho, e converta-se ao Senhor. Ele é digno disto. E você precisa desesperadamente ser salvo.
2. Para aqueles que têm sofrido afrontas por amor a Jesus
Regozije-se no Senhor. Você pertence a ele. A sua recompensa está guardada. Jesus virá, e trará consigo o seu galardão. Seja fiel até à morte, e você receberá a coroa da vida[17]. Fale de Jesus. Fale por amor e com amor. Pregue o Evangelho. Busque a salvação dos homens. Há muitos que ainda chegarão ao arrependimento antes que ele volte. Eu estou pensando em certa ocasião, na minha adolescência, em que uma professora no colégio estava contando a história de Adão e Eva, e eu estava rindo dela, porque achava isto uma coisa tão boba! Ela me repreendeu por estar zombando. Mas hoje eu sei que a história da qual ela falava é verdadeira. Com isto quero dizer que as pessoas mudam de opinião, pela graça de Deus. Então não desanime, pois de um modo ou de outro o testemunho do crente produz frutos eternos.
3. Para aqueles que não têm assumido sua fé em Jesus
Você leu no v. 33 que negar ao Senhor Jesus é um pecado muito grande. Tanto que se você permanecer nele, também será negado pelo Senhor diante do Pai. Mas este não é um pecado imperdoável. Lembra-se do comportamento de Pedro, o apóstolo, na noite em que Jesus foi preso? Por três vezes ele negou que conhecia o Senhor. Ele ficou com medo, foi seguindo de longe, depois se misturou com as pessoas, e disse que não era um seguidor de Jesus. Mas como Pedro se arrependeu disto! E chorou amargamente[18]. E foi perdoado, restaurado, e tornou-se um homem muito usado por Deus[19]. Então, se você tem pecado, dado mau testemunho, seja em palavras, seja em comportamento, eu tenho uma boa notícia: Jesus te perdoa. Tão somente arrependa-se. Tão somente confesse.
4. E por último, irmãos, não nos esqueçamos de que no mundo inteiro há irmãos que sofrem por amor a Jesus.
E muitos deles, a ponto de serem presos e mortos; não apenas com zombaria. Muitos perdem seus empregos e ficam em situação dificílima. Oremos pela igreja perseguida. Procuremos saber a respeito deles, e ajudar às missões que se dedicam especialmente a servir à igreja sofredora.
Lembra-se de o que aconteceu com Neemias, quando na cidadela de Susã, perguntou sobre como estava o povo de Deus em Jerusalém? A resposta que ele teve foi de que as portas da cidade estavam queimadas, os muros derribados, o povo do Senhor em grande miséria e humilhação. Então Neemias não conseguia fazer outra coisa a não ser orar, chorar, confessar pecados, jejuar ao Senhor em favor de sua igreja sofrida. Até o momento em que o Senhor o enviou a Jerusalém[20]. Pergunte pela igreja sofredora. Certamente você será motivado a orar mais por eles. E a evangelizar mais.




[1] Se você crê que o Deus que se revelava a Moisés era o próprio Cristo, antes de sua encarnação não terá dificuldade para entender isto.
[2] Fp 3:18, 19
[3] Ml 3:18
[4] 1ª Co 4:5
[5] At 18:9
[6] Orlando Boyer, Heróis da Fé (Rio de Janeiro, CPAD, 31ª edição, 2005), pág. 13.
[7] Jo 21:19. Segundo Eusébio de Cesaréia, em sua História Eclesiástica, II:XXV, Pedro e Paulo sofreram martírio nos dias de Nero. 
[8] http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/colombia/, acessado em 16 de fevereiro de 2013, às 11:20h.
[9] O denário era uma moeda romana, de prata, que correspondia ao pagamento de um dia de trabalho.
[10] Lc 12:6
[11] Cf. Barclay, O Novo Testamento Comentado, Mateus, pág. 419. Mas embora seja uma observação interessante, o texto original que temos, e portanto, o que consideramos inspirado, está em grego, e não aramaico, e anotamos a observação de Barclay com bastante reserva.
[12] Rm 14:10
[13] Hc 1:13
[14] Hb 4:14-16
[15] 1ª Jo 2:1, 2
[16] Mt 25:34
[17] Ap 2:10
[18] Mt 26:34-75
[19] Jo 21:15-22
[20] Ne 1, 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo