Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Herdeiros da Reforma (4): Somente a fé - At 16:16-34

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 24 de outubro de 2010
Pr. Plínio Fernandes

        Meus irmãos, vamos ler Atos 16:16-34

16 Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. 17 Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. 18 Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu. 19 Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; 20 e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, 21 propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. 22 levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. 23 E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24 Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. 26 De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. 27 O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. 28 Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! 29 Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. 30 Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? 31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. 32 E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. 33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. 34 Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.
A cada domingo deste mês, em comemoração à Reforma Protestante, nós estamos estudando cinco doutrinas básicas de nossa Fé Reformada. Já estudamos aquele princípio que chamamos “Somente as Escrituras”, que descreve, nesta frase, o fato de que entendemos que somente a Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada, e que contém o ensino necessário para a nossa salvação. Em seguida, estudamos o ensino bíblico de que a nossa salvação nos é concedida “Somente em Cristo”, e que fora dele não existe nenhum outro nome dado entre nós pelo qual importa que sejamos salvos, pois não existe nenhum outro mediador entre Deus e os homens, a não ser Jesus Cristo. E depois estudamos também o ensino bíblico de que a salvação nos é dada em Cristo pela graça de Deus; isto é, a salvação não é algo que obtemos através dos nossos esforços em sentido algum: não é por nossas boas obras, não é por nossas conquistas, não é por nossos merecimentos, mas somente por causa do imenso amor que Deus tem por nós. As Escrituras nos ensinam que a salvação está em Cristo, e Cristo nos revela a graça de Deus, que nos salva.
Agora, queremos fazer uma pergunta: como é que nós, pecadores, recebemos esta salvação que Deus nos concede em Cristo? E a resposta que a Bíblia nos dá é esta: a salvação, nós a recebemos pela fé. Este é a quarta doutrina que iremos estudar.
Assim como aconteceu em relação aos princípios que estudamos anteriormente, a Igreja Católica havia distorcido o ensino da Bíblia em relação a este também. Segundo o catolicismo romano, viver pela fé significava crer e depender dos méritos da igreja, e implicava viver de acordo com as regras da igreja para alcançar a salvação. Até hoje é assim. Por exemplo, se você acessar a Bíblia Boa Nova, na internet, lerá em seus estudos sobre a salvação que a fé salvadora implica obedecer aos mandamentos de Jesus, e isto, entre outras coisas, significa confessar seus pecados aos padres da igreja.
Lutero não concordou com isto: enquanto estudava a carta de Paulo aos Romanos entendeu que o homem é justificado diante de Deus mediante a fé, independente de obras determinadas pela igreja. Então aqui temos mais um dos “somente” da nossa doutrina: “Salvação somente pela fé”
Ora, como este é um princípio sem o qual não há salvação, ele é ensinado desde o início, em cada livro das Escrituras. Mas para nossa breve apreciação nesta noite, vamos ter como base o texto que acabamos de ler. O apóstolo Paulo e seus companheiros de ministério, Lucas, Silas e Timóteo, estavam numa cidade chamada Filipos, pregando o evangelho. Vidas estavam sendo transformadas, por exemplo, a moça com espírito de adivinhação.
Alguns homens ficaram revoltados com o prejuízo econômico que tiveram com isto – houve perseguição e prisão dos pregadores. Mas ao contrário do que os adversários esperavam, esta prisão resultou em bom testemunho, pregação da Palavra e na conversão do carcereiro e sua família.
No v.30, o carcereiro faz a pergunta com a qual todo ser humano deveria se preocupar: Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” E na resposta dos evangelistas, um exemplo da resposta bíblica: “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”
Crê no Senhor Jesus. E nada mais acrescentaram nada. Somente através do crer você será salvo. Você e sua casa.
Esta palavra, “crer”, é a forma verbal do substantivo grego para a palavra “fé”. Significa “ter fé”. Fé, por sua vez, pode ser traduzida, desde o Antigo Testamento, como acreditar, confiar, esperar. E também pode ser traduzida por fidelidade. Para nosso propósito aqui, desejo destacar duas maneiras desta palavra ser empregada[1]:
1.1 – Existe um tipo de fé que poderíamos descrever como um “dom para coisas extraordinárias”
Por exemplo, em 1ª Co 12:9, ao falar sobre os dons espirituais, Paulo fala do dom da “fé”, e no contexto ali não está se falando de uma fé que é dada a todos, mas apenas para alguns, que recebem capacidade de realizações incomuns à maior parte dos crentes.
Estranhamente, este tipo de fé nem sempre é fruto de uma fé salvadora, isto é, nem sempre é algo que se manifesta somente nos verdadeiros crentes. Assim, vemos Judas Iscariotes, nos Evangelhos, junto aos demais apóstolos, sendo enviado por Jesus a fim de curar enfermos e expulsar demônios. E temos também a advertência de Jesus, no sentido de que muitas pessoas que realizaram milagres em seu nome, que profetizaram e expulsaram demônios, mas não tiveram uma fé salvadora, não verão o reino dos céus [2].
1.2 – Pelo que eu disse até agora, os irmãos já perceberam que não é sobre este tipo de fé que Paulo fala aqui, quando diz: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”
De modo que existe também aquela que nós chamamos de “fé salvadora”. Vamos ler Ef 2:8-9
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.
Aqui somos ensinados que a fé é o instrumento que a graça de Deus usa para nos levar à salvação – pela graça sois salvos, “mediante”, isto é, “por meio, ou através da fé”. E isto, quer dizer, a fé, não vem de vós, é dom de Deus. E também não vem de obras, de algo que nós possamos fazer. Não vem de obras para que ninguém se glorie – para que ninguém diga: eu sou o autor da minha salvação
Naturalmente que é sobre este tipo de fé que Paulo e seus companheiros falam ao carcereiro de Filipos e à sua família. Tenha fé no Senhor Jesus, e será salvo... Ora, quando ele fala da fé salvadora, explica também em quem esta fé precisa ser colocada para que realmente salve:
2. O objeto de nossa fé
Crê no Senhor Jesus. Isto trás uma implicação teológica muito grande, pois confiar nele como nosso Salvador significa acreditar nele como alguém maior que todos os outros seres do universo. Muitas pessoas dizem: “O que importa é ter fé”. É verdade. É importante ter fé. Mas não podemos ter fé em qualquer pessoa, em qualquer deus.
Como ilustração: As pessoas confiavam na estrutura do Titanic. O que aconteceu com aquele navio? Se você tiver fé num barco furado, o que irá acontecer se você tentar atravessar o oceano com ele? Da mesma forma, não podemos confiar a nossa alma a quem não pode nos salvar. Somente Deus pode salvar.
Is 45:21-22
21 Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim. 22 Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Em outras palavras, ter fé em Jesus para a nossa salvação, significa reconhecer a Jesus com nosso Senhor e Deus.
Crer no Senhor Jesus significa confiar nele, somente nele, e em mais ninguém para a nossa salvação. E Jesus, digamos, ousadamente, assume sobre si a autoridade divina.
Jo 8:24
Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.
Como os irmãos devem estar lembrados, estas palavras, EU SOU, que Jesus usa para se referir a si mesmo, são as mesmas que Javé responde a Moisés quando ele pergunta: “Qual é o teu nome?” (Êx 3:14). Então vejam: a fé salvadora é aquela que leva o homem a olhar para Jesus como seu Deus, como seu Senhor, e como seu Deus, aquele que concede a salvação. Mas, se, por um lado, uma pessoa que não crê que Jesus é o EU SOU, morre em seus pecados, por outro lado, aquele que crê, tem a salvação de sua alma.
Jo 5:24
Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
A vida eterna é dada ao que crê, ou antes, quem crê, tem a vida eterna. E isto nos conduz ao coração do que significa fé salvadora: é crer em Cristo, conforme revelado na Palavra de Deus. Não é crer no nome de Jesus como se fosse uma palavra mágica, poderosa, um “abracadabra espiritual”. Mas é crer em Cristo conforme ele nos é revelado nas Escrituras.
Por isto, veja o que acontece logo em seguida em nosso texto básico:
At 16:32
E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa.
Rm 10:17
E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
Percebemos assim que há um duplo papel da Palavra de Deus em nossa salvação: Ela nos revela a Jesus Cristo, como nosso Deus e Salvador; descreve-nos sua pessoa, seu ser e sua obra para a nossa salvação. E depois, esta mesma Palavra é o meio através do qual a graça de Deus nos concede o dom da fé. A fé vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo.
A esta altura creio ser proveitoso citar o que diz a Confissão de Fé de Westminster, que adotamos, sobre a fé salvadora:[3]
I – A graça da fé, pela qual os eleitos são habilitados a crer para a salvação das suas almas, é a obra que o Espírito de Cristo faz nos corações deles, e é ordinariamente operada pelo ministério da palavra; por esse ministério, bem como pela administração dos sacramentos e pela oração, ela é aumentada e fortalecida.
II – Por essa fé o cristão, segundo a autoridade do mesmo Deus que fala em sua palavra, crê ser verdade tudo quanto nela é revelado, e age de conformidade com aquilo que cada passagem contém em particular, prestando obediência aos mandamentos, tremendo às ameaças e abraçando as promessas de Deus para esta vida e para a futura; porém os principais atos de fé salvadora são - aceitar e receber a Cristo e firmar-se só nele para a justificação, santificação e vida eterna, isto em virtude do pacto da graça.
Estas afirmações nos conduzem ao terceiro ensino de nosso texto básico: Crê no Senhor Jesus e serás salvo
3. O fruto de nossa fé: a salvação de nossas almas
“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa...”
Não por procuração. A responsabilidade é individual.
vs. 32-34
32 E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. 33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. 34 Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.
Toda a casa do carcereiro ouviu a pregação e creu na Palavra, por isto foram salvos, e não apenas o chefe da família. Mas o fruto da fé é a salvação. Salvação do que?
Mt 1:21
Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Jesus salva o seu povo dos pecados deles.
3.1 – Jesus nos salva da condenação do pecado (justificação)
A palavra que Paulo mais usa para falar deste aspecto de nossa salvação é “justificação”. É uma palavra jurídica, de declara que uma pessoa é considerada absolvida diante de um tribunal. Paulo emprega esta palavra para dizer que, por causa da nossa fé em Cristo, nós somos declarados absolvidos diante do tribunal de Deus.
Gl 2:16
Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
3.2 – Jesus nos salva do poder do pecado (santificação)
É um aspecto daquela outra boa doutrina bíblica, a doutrina da santificação: a doutrina segundo a qual nós somos, pela graça de Deus, libertados do poder do diabo, da carne, e mundo, e assim podemos viver para Deus
Rm 6:13-14
13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
Rm 6:22
Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna.
Enquanto estivermos neste mundo, ainda somos pecadores e sujeitos a cair. Mas Cristo nos livra do poder do pecado, de maneira que ele não se torna mais o nosso senhor. Como está escrito em Provérbios, mesmo que o justo caia sete vezes, sete vezes ele se levantará (Pv 24:16). Isto, porque o Senhor é poderoso para sustê-lo.
3.3 – Jesus nos salvará da presença do pecado
Além de nos salvar da condenação e do poder do pecado. Além da nossa justificação e santificação, a Bíblia também promete que Jesus nos salvará da presença do pecado. Quando chegarmos ao nosso destino eterno, na presença de Deus, então o pecado deixará, definitivamente, de fazer parte da nossa existência. A Bíblia nos ensina que veremos Jesus face a face, e então seremos como ele também é. A este estado de perfeição espiritual a Bíblia chama de glorificação, e ela é tão certa como a nossa justificação e santificação. Tão certa que o apóstolo Paulo a descreve como uma obra já consumada.
Rm 8:29, 30
29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Então concluímos que a fé salvadora, que é operada pela graça de Deus em nossa vida, é uma fé transformadora. Pois a salvação envolve perdão, santificação e glorificação. A fé é o instrumento da salvação. Por ela somos livres da condenação do pecado. Estamos sendo livres do poder do pecado. E seremos livres da presença do pecado.
Quando dizemos “Somente pela fé”, o que estamos falando? Que para a nossa salvação tudo o que precisamos fazer é crer em Jesus. Não confiamos em nossas obras. Não confiamos em outras pessoas. Mas confiamos somente em nosso Deus, o Senhor Jesus, que se fez homem e viveu e morreu entre nós para nos salvar.
Significa que acreditamos em Jesus Cristo, conforme os ensinos das Escrituras, porque é através das Escrituras que conhecemos Jesus e é através do ouvir das Escrituras que o Espírito Santo nos concede fé. Significa que esta fé que temos em Cristo, dom da graça de Deus, de tal forma toca nossa alma, que nos transforma em pessoas de Deus, que não vivem mais segundo o pecado, mas que vivem para Deus.
1. Aos crentes
1.1. Vivamos pela fé.
Fé m Jesus. Fé em tudo quanto dizem as Escrituras Fé para o perdão dos pecados, fé para a comunhão com Deus, fé para a santificação, fé para a vitória sobre o maligno, fé para a vida eterna.
1.2. Falemos da nossa fé.
Alguns dizem que fé somente não leva a nada. Se você é crente sabe que não é assim. A fé transforma, liberta, leva para o céu
2. Aos que ainda não creram em Jesus: hoje é dia em que você é ordenado a crer
Hoje diz a Palavra de Deus: “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo...” Talvez, como a moça adivinhadora, você esteja oprimido, escravo do diabo; ao pecado, ao vício - creia no Senhor Jesus. Talvez, como os negociantes, você seja escravo do dinheiro - creia no Senhor Jesus. Talvez, como o carcereiro que queria se suicidar, você não esteja vendo saída - creia no Senhor Jesus . Talvez você esteja indo para o inferno - creia no Senhor Jesus. Você entendeu? O Senhor abriu teu coração? Se isto aconteceu, alegre-se. O Senhor está despertando tua alma. Se não, busque, peça esta fé, pois a promessa é que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.




[1] Para outros tipos de fé, Louis Berckof, Teologia Sistemática (Campinas, LPC) págs. 504-506)
[2] Lc 10:17; Mt 7:21-23
[3] C.F.W. XIV:1, 2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo