Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

sábado, 23 de março de 2013

Abençoados - Mt 5:1-10

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 28 de abril de 2012
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler Mateus 5:1-10
1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; 2 e ele passou a ensiná-los, dizendo: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.  8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
De muitas maneiras, aquele era apenas mais um dia rotineiro na vida de Israel, de todo o vasto império romano e no mundo inteiro. Os trabalhadores comuns estavam em suas atividades. As donas de casa varrendo, lavando roupas, cozinhando, cuidando dos filhos. As crianças brincando, estudando. Os reis e senadores do império governando, os soldados estabelecendo e mantendo o domínio, os sacerdotes oferecendo sacrifícios. O sol havia nascido como todos os outros dias, e também se poria com toda a naturalidade de sempre. Todas as coisas estavam seguindo o seu curso natural.
Mas ali, numa das colinas ao norte do Lago da Galiléia, nos arredores de Cafarnaum, estava acontecendo algo extraordinário. Deus estava ali, encarnado entre os homens. Era Jesus Cristo. Encontrando um lugar plano ele assentou-se; e seus discípulos, aproximando-se, sentaram-se também.
Nos últimos meses, tendo ouvido o chamado de Jesus ao arrependimento, aqueles homens haviam abandonado sua antiga vida e agora seguiam ao Senhor por onde quer que ele fosse. Já o haviam visto fazer muitos milagres grandiosos, curando enfermos, libertando pessoas oprimidas pelo diabo, enquanto aos sábados, indo de sinagoga em sinagoga, Jesus anunciava o Evangelho e chamava a todos a fim de que fossem salvos.
Agora, como costumava fazer nas sinagogas quando ia ensinar, Jesus assentou-se. Vendo isto os discípulos tomaram seus lugares, para ouvir o que ele tinha a dizer. Então, como diz Lucas, Jesus “fixou neles o olhar”, e disse: “Vocês são homens abençoados...”.
Há varias razões para entendermos que Jesus se dirigia especialmente aos seus discípulos.
E uma delas é o que dizem os vs. 1 e 2 – “Aproximaram-se os seus discípulos e ele passou a ensiná-los...”. Mas ainda que o texto de Mateus nos seja suficiente, Lucas registra este fato de modo ainda mais explícito:
Lc 6:20
Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
Olhando para os seus discípulos Jesus diz: “Vocês são homens bem-aventurados, são gente abençoada”. E depois passa a lhes explicar o porquê.  
Mas o Espírito Santo deseja ensinar-nos que não somente aquele pequeno grupo; por isto, além de ser muito específico no texto de Lucas, ele coloca, no texto de Mateus, as palavras de Jesus em termos mais gerais, dizendo que todos os homens que demonstram certas características são abençoados da mesma maneira que aqueles primeiros.
E assim, do v. 3 ao 10 de Mateus 5, numa série de oito afirmações, que se tornaram conhecidas como “as bem-aventuranças”, o Senhor Deus nos diz o tipo de pessoas a quem ele abençoa, e nos diz também o tipo de bênçãos que ele concede a elas. E do v. 11 em diante, até o final do capítulo 7, ele apresenta os desdobramentos destas bem-aventuranças na vida prática dos discípulos.
Como vocês podem notar, há um paralelismo na forma de todas estas afirmações de Jesus. Elas começam com a expressão “bem-aventurados”, seguem com uma descrição de caráter da pessoa bem-aventurada, e terminam com a razão da bem-aventurança, quero dizer, a benção concedida por Deus em razão de determinada qualidade.
Se você tem estas qualidades, diz o Senhor, você é uma pessoa bem-aventurada. Mas se não as tiver, o ensino de Jesus tem também o propósito de ensiná-lo que poderá ser. Com base nisto, o que pretendo fazer é apresentar três considerações gerais sobre o que Deus nos ensina aqui.
1. O que significa a palavra “bem-aventurado”
Algumas versões da Bíblia traduzem assim: “Felizes” os humildes, ou “felizes” os pobres de espírito, “felizes” os que choram, “felizes” os mansos... .[1]
Não é uma tradução errada, pois este é o significado da palavra grega usada aqui. Mas ser bem aventurado, no sentido bíblico é muito mais do que isto. Vejamos então algumas referências representativas do que ser bem-aventurado:
Jó 5:17
Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso.
São palavras de Elifaz, um dos amigos de Jó. Embora a avaliação que ele estava fazendo de toda aquela situação difícil de Jó estivesse errada, Elifaz estava completamente certo ao dizer que “bem-aventurado é o homem a que Deus disciplina” .
Pois como diz outro escritor inspirado, “toda a disciplina, no momento, não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; mas depois ela produz em nós fruto de justiça...”, [2] isto é, a verdadeira felicidade consiste em santidade aos olhos de Deus.
Sl  32:1-2
1Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto.2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo.
Aqui, como Paulo ensina em Romanos 4, Davi está descrevendo as alegrias de se experimentar o perdão de Deus pela graça, mediante a fé, independente das obras. [3]
A salvação da alma, diz o Espírito Santo, consiste em Deus, por sua iniciativa, não atribuir a nós as nossas iniquidades, mas em perdoar gratuitamente, em cobrir os nossos pecados. O homem que conhece o perdão de Deus é um homem bem-aventurado.
Sl 65:4
Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa – o teu santo templo.
Sem contar as bem-aventuranças do “sermão do monte”, existem pelo menos 55 outras ocorrências em nossas Bíblias. [4] Estas que acabamos de citar são suficientes para nos mostrar o que é ser bem aventurado – é mais do que sentir-se feliz: quer dizer “abençoado, contemplado por Deus; alguém para quem Deus está olhando com aprovação”, seja disciplinando, seja abençoando as obras de suas mãos, seja perdoando os pecados, seja atraindo para perto de si. Bem aventurado é aquele que é conhecido por Deus.
E estas considerações então nos preparam para falar de prosperidade no sentido material:
Sl 1:1-3
1Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
Bem-aventurado o homem que faz do Senhor e de sua lei o seu prazer. Tudo o que ele fizer prosperará, porque a lei do Senhor é instrução para uma vida abençoada. Agora veja: isto não quer dizer prosperidade segundo a maneira mundana de se entender o assunto, mas de Deus. Por que digo isto? Porque segundo a maneira mundana de se entender as coisas, os apóstolos não foram homens bem sucedidos.
Eles foram bem sucedidos nas coisas do reino de Deus: não se tornaram materialmente ricos, nem suas igrejas foram “mega-igrejas”, mas deixaram o legado eterno para toda a igreja de Jesus Cristo. Prosperidade significa “sucesso de acordo com o alvo estabelecido por Deus”.
À luz disto nós podemos dizer então que sucesso financeiro é um aspecto verdadeiro, uma promessa do Senhor para aqueles que têm o propósito de lucrar financeiramente para a prosperidade do reino de Deus. Porque nem todos são chamados para pregar a Palavra. Estes são minoria.
E os que não são chamados para pregar o Evangelho, é lícito trabalhar pensando também em lucro financeiro. A Bíblia diz que há três razões justas para o homem de Deus ganhar dinheiro:
Primeira, o sustento de sua própria família; segunda, o sustento da igreja; terceira, a ajuda aos necessitados.
Então se um homem teme ao Senhor, e como resultado deste temor do Senhor ele tem lucros, e usa o seu dinheiro e seus bens de acordo com os propósitos de Deus, ele é bem aventurado.
Veja a promessa que o Espírito Santo nos dá no Salmo 128
1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!  2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.  3 Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.  4 Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!  5 O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,  6 vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!
Mas se o homem for rico, e não temer ao Senhor, nisto não há bem-aventurança alguma. Vamos então considerar as pessoas a quem Jesus chama de bem aventuradas, primeiro por causa de algo que existe nelas, e segundo, por algo que Deus dará a elas.
Vejamos este algo que existe nelas...
2. Quais as qualidades de uma pessoa “bem-aventurada”
Quando estou falando de qualidades, não estou me referindo a capacidades, poderes, virtudes que existam nestas pessoas, pela própria natureza humana. Mas de certas coisas que existem numa pessoa que reconhece justamente o contrário: que de si mesmo, não tem nada que o faça merecedor da graça de Deus.
Lembrem-se de que Jesus está falando aos discípulos. Bem aventurados vós, os pobres de espírito, vós, os mansos, vós, os misericordiosos. Cada uma destas pessoas que o ouvem tem, em seu interior, estas características despertadas, e as estará desenvolvendo por toda a vida. Cada seguidor de Jesus é, em primeiro lugar, uma pessoa pobre, ou humilde de espírito. Quer dizer, é alguém que mudou a sua maneira de pensar e que sabe que, em si mesmo, espiritualmente falando, não é, e nunca poderá ser chamado de “rico”.
Aliás, no Apocalipse, a repreensão de Jesus sobre a igreja de Laodicéia foi porque os crentes de Laodicéia se julgavam ricos e abastados, sem necessidade de nada, e não percebiam, nas palavras de Jesus que eram “miseráveis, pobres, cegos e nus”. [5] Mas a pessoa que se arrependeu percebe que não tem nada para oferecer a Deus para ser aceito: não tem boas obras, não tem justiça própria, não tem capacidades espirituais que o tornem superior. Tudo o que ele tem para oferecer a Deus é a sua necessidade.
Eu acho que uma das ilustrações bíblicas mais fortes a respeito disto nós podemos ver na parábola do fariseu e do publicano.
Lc 18:9-14
9 Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
Eis aqui, no publicano e no fariseu, duas pessoas que ilustram muito bem o que é ser pobre e o que é ser rico: o que é ser humilde e o que é ser orgulhoso, o que é ser dependente da graça de Deus e o que é ser dependente de si mesmo, de suas obras. O publicano se sente incapaz até mesmo de olhar para o céu. Não sabe fazer uma oração bonita. Tudo o que ele pede é que Deus tenha misericórdia.
Mas não é um exemplo único: é o sentimento de cada crente encontrado na Bíblia. Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, Paulo, e todos os outros. Nenhum deles pensava em si mesmo como sendo uma pessoa espiritual, mas pobre. Cada um deles é alguém que aceitou o reino de Deus em seu coração, que se arrependeu e se converteu a Jesus.
Agora, veja também que há uma progressão lógica de uma bem-aventurança para outra, e também elas dependem e se complementam mutuamente. Se você for espiritualmente pobre, então irá chorar por causa disto; como o publicano da parábola, como Davi,[6] e todos os outros. Se você for uma pessoa que chora por causa de sua pobreza espiritual, será uma pessoa mansa, isto é, humilde e gentil. Se for humilde e gentil, desejará intensamente o viver de maneira justa aos olhos de Deus, fazendo o que é bom. Se for uma pessoa que sabe, de si mesma, o que é ter o desejo de ser justo, mas ter que viver sempre com o fato de que é pecador, então será misericordioso com os que pecam, será limpo de coração, isto é, sincero, será pacificador...
Então uma qualidade segue à outra, e elas dependem umas das outras. Não é possível ser misericordioso sem perceber seus próprios pecados. Por outro lado não é possível receber o perdão sem se tornar perdoador também. Mais tarde Jesus irá explicar que aquele que não é capaz de perdoar nunca entendeu a graça de Deus, nunca confiou que também foi perdoado pela graça. [7]
Por último: se, por causa de sua percepção quanto à sua pobreza, você chorar, desejar santidade, buscar a Deus de forma dependente, e assim se tornar misericordioso, manso, sincero, pacificador, você estará se tornando parecido com Jesus. E se você começar a ser assim, diversas consequências surgirão. Uma delas é mencionada no v. 10:
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça...”.
Veja, tudo quanto Jesus está falando, e o que ele vai falar ainda, é completamente oposto à maneira comum de se pensar. Ele exalta virtudes que para muitas pessoas são defeitos. Por isto Jesus encontrou forte oposição, a ponto de ser crucificado. Então ele diz que se você começar a pensar como ele, de um modo ou de outro você encontrará oposição também. Quem sabe não somente oposição, mas talvez um antagonismo tão forte que desemboque em perseguição.
 - “Ah, a Thalita é ‘crentinha’, é ‘santinha’.
- Ah, o Mazinho agora não bebe com a gente, ele ‘virou crente’.
- Ah, você não é crente? Crente não faz isso, não faz aquilo, não faz aquilo outro...”
Nalguns casos, a perseguição é muito mais que apenas palavras de crítica. Há lugares em que os irmãos perdem emprego por causa disto. Há lugares em que são presos, há lugares em que são mortos até. Mas se este é o resultado de ser parecido com Jesus, qual é a bênção disto? Onde está o sucesso? Onde está a felicidade? A felicidade está nas bênçãos concedidas por Deus aos que se converteram a ele:
3. As recompensas que caracterizam as bem-aventuranças
Para cada aspecto do caráter cristão há uma benção correspondente. Os pobres de espírito são herdeiros do reino dos céus. Eles choram, mas serão consolados, pois Deus lhes enxugará dos olhos toda a lágrima.[8]
Mas se são herdeiros do reino dos céus, porque herdarão a terra? Porque quando Jesus vier, estes céus e esta terra que agora existem passarão, serão transformados em novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.[9] Então a fome e sede de justiça serão fartas, e seremos todos manifestos plenamente como filhos de Deus.[10]
Há um sentido em que todas estas bênçãos nós já experimentamos desde agora. Desde já nós sabemos que fazemos parte do reino dos céus. E ansiamos pelo dia em que estaremos lá. Desde agora, uma vez que choramos pelos nossos pecados, pelos pecados daqueles a quem amamos, somos consolados pelo Espírito Santo, o nosso consolador.[11]
Também como diz o apóstolo, nada temos, mas possuindo tudo, pois o Senhor graciosamente cuida de nós em cada uma de nossas necessidades.[12] Desde já temos contemplado a Deus, na pessoa de Jesus Cristo, temos experimentado sua presença na comunhão da adoração, do seu doce falar à nossa alma, aos nossos corações.[13]
Mas a todas as bênçãos do reino podemos acrescentar o comentário do apóstolo Paulo: “Agora estamos vendo como que num espelho; mas quando Jesus vier, tudo será perfeito, pleno. Nós o veremos face a face e seremos semelhantes a ele”.[14] Então a bem-aventurança será completa.
Conclusão
Neste texto o Senhor Jesus inicia seu ensino descrevendo o caráter, as qualidades espirituais dos seus discípulos: aquelas pessoas que ouviram o seu convite ao arrependimento, que se converteram a ele e que agora, dia após dia buscam uma mente transformada, uma vida superior à maneira natural deste mundo.
Ele diz que os seus seguidores são pessoas abençoadas por Deus. São abençoadas porque Deus vê nelas as pessoas que entrarão em seu reino, que conhecerão sua misericórdia, que serão chamados seus filhos. E o que Deus vê nos seus filhos? Vê que eles são humildes, quebrantados, gentis, sedentos e famintos de uma vida justa, bondosos, limpos de coração, promotores da paz, sofredores. Deles é o reino dos céus.
Aplicação
De muitas maneiras, hoje é mais um dia comum: é Domingo; jogos do campeonato; televisão; passeios; igrejas reunidas; gente passeando; gente trabalhando. O sol se levantou e se pôs como todos os dias.
Mas noutro sentido, pode ser extraordinário, pode ser muito especial. Pode ser o dia de mudanças em tua alma, de mudança completa em tua vida. Eu desejo fazer duas aplicações:
1. Para aqueles que, mesmo estando em nosso meio, ainda não se decidiram a seguir a Jesus; que não se arrependeram.
Pois há muitas pessoas, no mundo inteiro, que mesmo tendo ouvido a Palavra do Evangelho, preferem viver a seu próprio modo. Não querem chorar seus pecados, não querem mudar de vida, não querem buscar o reino de Deus. Ao contrário, preferem “curtir este mundo”. Olha, eu preciso ser fiel e mostrar o outro lado da moeda.
Para ser breve quanto a isto, desejo ler com vocês Lucas 6:20-26
20 Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. 21 Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir. 22 Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem. 23 Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas. 24 Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação. 25 Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar.26 Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.
Ouça: se você for pobre, o reino é para você. Mas se você escolher ser rico, isto é, se você não precisa de Deus; se você escolher rir agora, curtir o mundo, se você não tiver fome de Deus, você um dia ainda irá lamentar e chorar, mas então será tarde. Como o rico da história de Lázaro, que quando estava no sofrimento do inferno desejou se arrepender, mas então era tarde demais. O tempo de se converter ao Senhor é agora, é hoje.
2. Mas em segundo lugar eu quero fazer uma aplicação aos discípulos de Jesus, aqueles que Jesus conhece por dentro, e diz: eis aqui uma pessoa que depende só de minha graça.
Eu quero fazer uma paráfrase das palavras de Jesus.
Assim diz o Senhor aos seus discípulos, aos seus adoradores:
Esta Palavra é para vocês, bênção para vocês, que me amam, e crendo em mim abriram mão das coisas deste mundo, que abriram mão de seus próprios planos, que mudaram suas vidas e passaram a me seguir.
Eu conheço os que são meus. Conheço a tua pobreza, as tuas dores, conheço o teu lamento. Conheço a fome de santidade que você tem em teu coração. Conheço as tuas lutas: as tuas alegrias quando vitorioso, o teu sofrimento diante das derrotas. Conheço o teu amor, a tua perseverança, a tua paciência. Sei do amor que você tem por teus irmãos, as tuas ternas misericórdias, a maneira como você se empenha pela paz, andando a segunda e a terceira milhas, como você serve com teus dons, com teus poucos bens, até com sacrifício. Sei das artimanhas de Satanás contra você.
Meu filho, não desanime; não desista. Você é um homem abençoado e Satanás sabe disto. Mas desde antes da criação do mundo há um reino preparado para os meus, e estou preparando a tua morada. Espere na minha Palavra. Espere na minha fidelidade. Eu não vou demorar. Logo eu venho buscar a minha igreja. E quando eu voltar, mesmo que você esteja no pó da terra, de lá ouvirá a minha voz; eu darei ordens aos meus anjos, você voltará para mim, e nós vamos nos encontrar nos ares. Toda a lágrima será enxugada. Todo o pecado será vencido.Todo o luto, toda a tristeza serão extintos.Você nunca mais sentirá a minha falta. Continue a crer. Continue a amar. Tua recompensa será eterna.


[1] Ex.: Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), Bíblia Viva (BV)
[2] Hb 12:11
[3] Rm 4:6-8
[4] Versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
[5] Ap 3:17
[6] Ex.: Sl 32, 38, 51, 143, etc.
[7] Mt 18:23-35
[8] Ap 21:4
[9] 2ª Pe 3:13
[10] 1ª Jo 3:1, 2
[11] Jo 14:16-18
[12] 2ª Co 6:10
[13] 2ª Co 3:20
[14] 1ª Co 13:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo