Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 20 de março de 2011
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler Zacarias
3:1-10
1 Deus me mostrou o sumo sacerdote
Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita
dele, para se lhe opor. 2 Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te
repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende;
não é este um tição tirado do fogo? 3 Ora, Josué, trajado de vestes
sujas, estava diante do Anjo.4 Tomou este a palavra e disse aos que
estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho
feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes.5
E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois,
sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do
SENHOR estava ali,6 protestou a Josué e disse: 7 Assim
diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus
preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei
livre acesso entre estes que aqui se encontram. 8 Ouve, pois, Josué,
sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque
são homens de presságio; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.9
Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão
sete olhos; eis que eu lavrarei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e
tirarei a iniquidade desta terra, num só dia.10 Naquele dia, diz o
SENHOR dos Exércitos, cada um de vós convidará ao seu próximo para debaixo da
vide e para debaixo da figueira.
O profeta Zacarias ministrou a Palavra
de Deus em Jerusalém nos tempos da reconstrução do templo. Foi contemporâneo de
Ageu, e também de Esdras e Neemias. A através de uma série de visões, recebeu a
Palavra do Senhor para encorajar os judeus, através de duas verdades básicas:
A primeira, é que naqueles
tempos difíceis, cercados de pobreza e de inimigos, eles não deveriam
desanimar, porque Deus estava com eles. Que Zorobabel, o governador, e Josué, o
sumo-sacerdote, eram escolhidos do Senhor, que Jerusalém era a cidade amada.
Que Deus abençoaria o esforço deles. Que se santificassem, que obedecessem à
voz do Senhor, pois a cidade seria reedificada, o templo e o culto seriam
restaurados, e tempos de alegria e refrigério viriam sobre eles.
Mas em segundo lugar, e ao
mesmo tempo, Zacarias aponta para além de seus dias ao falar sobre o Servo do
Senhor, o Renovo. Esta palavra, “renovo”, “rebento”, descreve uma plantinha
nova, que brota em meio a uma terra devastada. É usada várias vezes nos
profetas para falar de Jesus, o homem plantado por Deus em meio a um mundo
decaído, o rebento de uma nova humanidade. Jesus, o Servo do Senhor, o homem
através do qual Deus, num só dia, tiraria o pecado do mundo.
Estes dois aspectos das profecias de
Zacarias nós encontramos aqui no capítulo 3, que registra a quarta visão que o
Senhor deu ao profeta. Foi uma visão a respeito de Josué. Sendo sumo sacerdote,
Josué era o homem que deveria estar na presença de Deus, trajando vestes
sacerdotais. Sobre elas haveria um peitoral no qual estavam gravados os nomes
das doze tribos de Israel. Ele compareceria perante o Senhor para oferecer sacrifícios
pelos pecados do povo. Josué era um representante do povo escolhido perante a
face do Senhor. Ao mesmo tempo, Josué
era também um representante do Senhor perante o povo. Seus lábios deveriam
guardar o conhecimento da lei do Senhor, e dos seus lábios os homens deveriam
procurar instrução. Ele era mensageiro do Senhor dos Exércitos.[1]
Na visão de Zacarias, Josué estava
diante do anjo do Senhor. Conforme entendemos a partir do Evangelho de João,
este anjo do Senhor que muitas vezes se manifesta no Antigo Testamento, e que
também é identificado com o próprio Senhor, é o Senhor Jesus, antes de sua
encarnação. Pois como nos diz João, ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus
unigênito, que está com o Pai desde a eternidade, é quem o revelou.[2]
Mas Josué não estava sozinho perante o
Senhor. Ao lado dele estava o Satanás, para fazer-lhe oposição. O propósito de
Satanás era impedir que Josué fosse aceito na presença do Senhor, era evitar
que Josué fizesse a sua obra. Bem podemos perceber a lógica, a argumentação que
Satanás usaria. Pois o v. 3 nos diz que Josué estava na presença do Senhor
trajado de vestes sujas. De modo muito aquém daquelas vestes limpas, bem
ornamentadas conforme a lei prescrevia e que seriam glória para o nome de Deus.
Josué estava vestido de maneira
indigna. E o v. 4 esclarece que estas vestes sujas eram a representação de algo
muito pior: eram a representação da iniquidade de Josué. Então o argumento do
acusador era que Josué não tinha qualificação moral para estar na presença do
Senhor.
Mas antes mesmo de Satanás dizer
qualquer coisa, antes mesmo de falar a Josué e a qualquer outra pessoa que ali
estivesse, o Senhor repreende ao acusador.
- “O
Senhor te repreende, Satanás. O Senhor que escolheu a Jerusalém, o Senhor te
repreende. Pois perante o Senhor Josué é como um tição tirado do fogo, é alguém
para quem o Senhor decretou livramento, a quem o Senhor livrou do inferno e da
morte.”
Então o Senhor dá uma ordem: - “Tirem as roupas sujas de Josué.”
Depois disto, o Senhor se dirigiu a
Josué: - “Eis que tenho feito a tua
iniquidade coisa do passado.”
E Zacarias ficou tão entusiasmado que
deu uma ordem também: - “E coloquem um
turbante limpo sobre a sua cabeça.”
Então (presumimos que foram anjos) ,
colocaram um turbante limpo sobre a cabeça de Josué, e o vestiram de trajes
finos. E mais uma vez o Senhor falou a Josué. A palavra “protestar”, no v. 6,
significa “falar solenemente”. Ela tem um tom de exortação, encorajamento:
- “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e
observares os meus preceitos, também tu julgarás, isto é, governarás a minha
casa e serás um guardião dos meus átrios, e te darei livre acesso entre estes
que aqui se encontram na minha presença.”
Nos vs. 8-10 a linguagem é altamente
simbólica, e fala sobre a vinda do Renovo do Senhor:
- “Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros sacerdotes,
porque são homens de presságio; são sinais daquilo que eu vou fazer no futuro;
pois eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.”
Não podemos deixar de notar isto: que
Josué e seus companheiros de ministério eram sinais do renovo do Senhor. O nome
hebraico, Josué, significa “Javé salva”, e o equivalente grego é Jesus, “Javé
salva”.
“O meu Servo, o Renovo, é a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra
única estão sete olhos”
(Apocalipse nos diz que os sete olhos são os olhos do Espírito de Deus).
“Eu lavrarei a escultura desta pedra, diz o SENHOR dos Exércitos, eu vou
prepará-la, e quando fizer isto, num só dia tirarei a iniquidade desta terra.”
“Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, virão tempos de paz e comunhão: cada
um de vós convidará ao seu próximo para debaixo da vide e para debaixo da
figueira.”
Irmãos, esta visão que o Senhor deu a
Zacarias é simplesmente fascinante: retrata de modo perfeito a obra da graça de
Deus em escolher um povo para ele mesmo, em purificar este povo de seus
pecados, e em chamá-lo para que viva em sua presença, como nação santa,
sacerdócio real. É uma ilustração das obras da graça em nossa vida. Vamos
meditar sobre estas obras de Deus ilustradas aqui.
1. A visão de Zacarias é uma ilustração da nossa
eleição
1.1 - Satanás, o nosso
inimigo, está à direita do sumo sacerdote Josué, e diante da face do Senhor a
fim de acusá-lo
Isto porque Josué e o povo a quem ele
representa são pecadores. E como
disse o profeta Habacuque, Deus é tão puro que seus olhos não podem contemplar
o mal.[3] Para
estar na presença de Deus, Josué deveria estar limpo. Mas as vestes dele
estavam imundas.
Assim sendo, de acordo com o diabo
Josué não merecia estar ali, e não poderia estar ali, ele não tinha
qualificação para isto. Assim como, na opinião de Satanás, expressa nos lábios
do fariseu, o publicano também não poderia estar na presença de Deus.[4] Assim
como a mulher pecadora também não era digna de beijar os pés de Jesus. [5] Aliás,
meus irmãos, na opinião de Satanás, mesmo quando uma pessoa serve a Deus com
intensidade, isto só pode ser com segundas intenções, como ele falou a respeito
de Jó.[6] Ora,
se, na opinião de Satanás, até mesmo Jó servia a Deus por motivos impuros,
quanto mais Josué com as suas iniquidades! Se dependesse do diabo, Josué não
merecia estar perante o Senhor.
1.2 - Mas, meus irmãos,
não depende da opinião do diabo
Depende da graça de Deus. E o Senhor
repreende a Satanás.
- “O Senhor
te repreende, Satanás, sim, o Senhor te repreende”
E diz o porquê, para que nós o
saibamos: É que Jerusalém, o povo a quem Josué representa, é escolhido do
Senhor. É que Josué, o sumo sacerdote, é para o Senhor como um tição tirado do
fogo. Alguém que o Senhor decidiu salvar, tirar do poder de Satanás, livrar da
condenação, do inferno e da morte. E Satanás não tem o direito de acusar os
escolhidos do Senhor. Sim: Josué e Jerusalém são pecadores, suas vestes estão
imundas, mas eles são do Senhor, e o Senhor é por eles; scolhidos do Senhor.
Irmãos, esta é uma das
palavras preferidas de Jesus, para demonstrar a bondosa atitude de Deus, num
mundo em que todos são pecadores, e em que todos, por natureza, não são
merecedores da salvação: os salvos, os crentes em Jesus, são chamados por ele
de escolhidos, ou eleitos de Deus, a quem Deus ama, a para os quais Deus tem
preparado o reino eterno.
E também o apóstolo Paulo. Vamos ler Rm
8:31, 33, 34
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus
é por nós, quem será contra nós?...33 Quem intentará acusação contra
os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará?
É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita
de Deus e também intercede por nós.
Você e eu somos pecadores. Se
dependesse do diabo há muito que já teríamos sido destruídos. Mas a graça de
Deus nos alcançou. As suas misericórdias se renovam a cada momento.
2. Em segundo lugar, a visão de Zacarias é uma
ilustração da nossa purificação
O Espírito Santo nos diz: “Quem intentará acusação contra os eleitos
de Deus? É Deus quem os justifica.”
Justificação é a
doutrina segundo a qual o Senhor Deus não coloca sobre os seus escolhidos o
pecado, a culpa e a iniquidade. Davi fala sobre isto no Salmo 32, ao descrever sua
experiência de ser perdoado. Mas vamos ao comentário que Paulo faz do Salmo 32,
em sua carta aos Romanos:
Rm 4:6-8
6 E é assim também que Davi declara ser
bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:
7 Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos
pecados são cobertos; 8 bem-aventurado o homem a quem o Senhor
jamais imputará pecado.
Assim sendo, justificação significa,
não que não sejamos pecadores, mas que Deus, em sua graça, não imputa sobre nós
os nossos pecados. Ao contrário, ele perdoa, ele purifica, e atribui a nós a
sua justiça. Assim é que o Senhor diz a Josué
“Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de
finos trajes...”
É o que o Pai amoroso faz com o filho
pródigo: “Trazei depressa a melhor
roupa... vistam-no de finos trajes, e vamos nos alegrar...” [7] É o que Jesus faz com todos os eleitos
de Deus. Pois como diz noutra parábola, só podem entrar na festa de casamento
do Filho do Rei aqueles que têm vestes apropriadas, vestes que o próprio Rei
providenciou.[8]
De modo que, ao morrer
na cruz pelos nossos pecados, como declara o hino, ele estava nos lavando com
seu sangue precioso, estava lavando as nossas vestes, para que possamos entrar
na Jerusalém celestial.
Ap 22:14
“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do
Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade
pelas portas.”
3. Em terceiro lugar, a visão de Zacarias é uma
ilustração do nosso chamado à santificação
Há dois aspectos da santificação que
desejo mencionar aqui:
Primeiro: a santificação é aquela
obra da graça através da qual Deus, tendo nos purificado dos nossos pecados,
nos separa para si mesmo, a fim de vivermos com ele e para ele. A carta aos
Hebreus nos diz que pela vontade de Deus temos sido santificados mediante a
oferta do corpo de Jesus.
Em segundo lugar,
santificação é também a nossa atitude, pela qual, conscientes da obra e do
propósito de Deus, nós respondemos afirmativamente ao seu chamado. Na 1ª Carta
aos Coríntios nós temos um exemplo destes dois aspectos:
1ª Co 1:1, 2
1 Paulo,
chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão
Sóstenes, 2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados
em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar
invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso...
Veja o que Paulo diz
sobre os coríntios, no v. 2: são santificados em Cristo Jesus; e são chamados
por Deus para serem santos. E a isto Paulo acrescenta que esta santificação em
Jesus e este chamado para a santidade prática é algo que diz respeito a todos
os que em todo o lugar invocam o nome de Jesus, isto é, todos os crentes. Desta
maneira, depois de ter purificado a Josué, o Senhor o exorta:
v. 7
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares
os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios,
e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram.
Há um chamado para a santificação, e
duas promessas se Josué atender este chamado: ele será um ministro na casa de
Deus, e terá livre acesso à presença de Deus, assim como os anjos. Mas há esta
condição: - “Se andares nos meus
caminhos, e observares os meus preceitos...”
Acho que vale observar:
o Senhor não diz – “Se nunca mais
pecares”, mas “Se andares nos meus
caminhos...” Digo isto porque mesmo o melhor dos santos está sujeito a
pecar. Andar nos caminhos de Deus significa um esforço consciente, diário, para
andar com Deus, para andar nos caminhos de Deus e fazer sua vontade. O nosso
tempo não permite nos alongar de mais, por isto vamos citar dois versículos que
resumem todo o ensino sobre o andar com Deus.
Sl 77:13
“O teu
caminho, ó Deus, é de santidade.”
1ª Co 12:31
“Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons.
E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente...” (o amor – 1ª Co 13)
Andar nos caminhos de Deus é andar no
caminho da santidade. Andar nos caminhos de Deus é andar no caminho do amor. Estou
relacionando estas duas coisas porque, segundo a Bíblia, amor e santidade são
duas maneiras de descrever uma coisa só: todos os mandamentos de Deus se
resumem neste: “Amarás ao Senhor teu Deus
de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento, e amarás ao
teu próximo como a ti mesmo...”[9] “De sorte que o cumprimento da lei é o
amor”.[10]
Existem duas maneiras de se procurar
guardar a lei do Senhor: uma, tem
aparência de santidade, mas não é – é quando se busca guardar os mandamentos
com uma atitude farisaica, como que dizendo: - “Eu obedeço a Bíblia; logo, eu sou melhor do que os outros.” E a outra, é a verdadeira santidade: quando
se busca obedecer a Bíblia por amor a Deus e aos seres humanos.
A bem da verdade, amor para com a
criação como um todo. O amor pratica o bem para com Deus e para com o próximo. O
que ama a Deus não tem outros deuses. Aquele que ama a Deus também ama o seu
nome, e não toma o nome do Senhor em vão. Aquele que ama a Deus ama também o
dia do Senhor, ama estar com seu povo, ama o culto, a adoração ao Senhor. Aquele
que ama a Deus não se ajoelha diante de imagens de escultura.
Da mesma forma, aquele que ama ao seu
próximo não lhe faz o mal, mas o bem. Ele preserva o que é do seu próximo: a
família, os bens, a vida, o bom nome. Ele perdoa os pecados, ele suporta as
falhas, ele promove a felicidade. Isto em sua própria casa, na igreja e no
mundo. Desta forma ele anda como Jesus; anda nos caminhos de Deus. E se ele
anda desta maneira, tem acesso garantido à presença de Deus.
“Se andares nos meus caminhos... governarás a minha casa, e terás acesso
entre estes que aqui se encontram...”
Conclusão
Como já dissemos, a partir do v. 8, a
visão aponta para Jesus. Aponta para o tempo em que através de seu Renovo, a
pedra com sete olhos, num só dia, de uma vez por todas, o Senhor tiraria o
pecado da terra. O escritor aos Hebreus nos garante que foi isto o que Jesus
fez na cruz, com um sacrifício de valor eterno. Isto nos diz que a profecia de
Zacarias é verdadeira, que suas doutrinas são verdadeiras.
Aplicação
Sendo assim, você, crente em Jesus, é
um escolhido de Deus, e nós igreja, somos escolhidos de Deus. Nós temos um
inimigo: Satanás. Ele procura nos opor, para que não façamos a nossa obra, para
que não cumpramos nosso ministério. Ele procura colocar em nós a culpa, por
causa dos nossos pecados.
Mas nós temos alguém que é maior do
que Satanás. Temos Jesus. Temos o Senhor que é por nós. O único que poderia nos
condenar escolheu nos perdoar, escolheu não imputar sobre nós as nossas faltas.
Ao contrário, o pecado que era nosso, ele colocou sobre si mesmo e o carregou
para a cruz. Então, quando você pecar, quando nós pecarmos, não nos afastemos
de Deus, ao contrário, aproximemo-nos, cheguemos perto, busquemos ao Senhor.
O Senhor nos defende contra Satanás. Nos
defende continuamente.
Você, escolhido de Deus, e nós, igreja
de escolhidos de Deus, somos justificados. E como nos ensina o Espírito Santo: “Justificados, pois mediante a fé, temos paz
com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” [11] Simplesmente
tenha fé e goze da paz com Deus pelo sangue de Jesus. Paz permanente.
Se você pecar, não esmoreça, vá à
fonte de perdão, saiba que Jesus continuamente faz de seus pecados uma coisa do
passado. Aquele que nos ordenou perdoar setenta vezes sete, a mesma pessoa, no
mesmo no mesmo dia, nos deu esta ordem porque é assim mesmo que ele faz
conosco, e quer que sigamos os seus passos. Se necessário for, setenta vezes
sete vá ao Senhor no mesmo dia, e saiba que nele há perdão.
Você, escolhido, justificado,
santificado, e nós igreja, somos chamados para uma vida de santidade em amor. Se
andarmos neste caminho de amor que vive para Deus, que ama sua Palavra, que ama
o seu dia, que ama o nome de Jesus, que ama o servir a Deus, que faz bem ao
próximo, que perdoa, que anda em humildade, que respeita, que pratica a
justiça, viveremos na presença dele.
E seremos sacerdotes úteis. Seremos
sinal de Deus neste mundo carente. Seremos instrumentos de Deus para abençoar a
igreja e o mundo.
Oração
Senhor dos Exércitos, anjo da nossa
salvação, nós te exaltamos nesta hora, com os nossos lábios e com o nosso
coração. Exaltamos o teu nome pelas maravilhas da tua graça. Pois somos
pecadores. Vasos frágeis de barro, e mesmo em nossos melhores momentos, e em
nossas melhores obras sempre há em nós a nódoa de contaminação do pecado; e nos
vemos de vestes sujas como as de Josué.
Mas o Deus triúno que escolheu
Josué e o livrou do fogo, o Deus que escolheu Jerusalém é também o Deus que nos
escolheu. Ó Senhor, defende-nos contra Satanás. Repreende, o Senhor, toda a
obra de Satanás contra os teus eleitos. A cada instante, lava nossas vestes,
lava nossas almas com o sangue precioso de Jesus.
Reveste-nos, ó Deus, do teu bom
Espírito, coloca dentro em nós a sua solene Palavra, e assim aprenderemos e
andaremos nos teus caminhos de santidade em amor, e teremos acesso à tua
presença. Pois queremos ser usados por ti, queremos guardar os teus átrios.
Santifica-nos, ó Pai, não apenas exteriormente,
mas santifica-nos na mente, no coração, no mais íntimo do nosso ser. Promove o
bem estar da tua igreja. O bem de nossas famílias: de nossos cônjuges, de
nossos filhos.
Abençoa e prospera o nosso trabalho
diário, para que vejamos as obras das nossas mãos e sejamos felizes. Ouve
nossas orações. Converte almas. Aumenta a tua igreja. Faz a tua obra por nosso
intermédio. Pois os nossos olhos estão
postos em ti; em ti esperamos. Oramos no nome santo, poderoso e fiel de Jesus
Cristo, nosso Senhor. Amém.
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