Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Maria, a mãe de Jesus - Lc 2:19

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 3 de outubro de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Lucas 2:8-20
8 Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. 9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. 13 E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. 15 E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. 16 Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. 17 E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. 18 Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. 19 Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. 20 Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.
Aqui temos a narrativa de um acontecimento maravilhoso: o nascimento de Jesus Cristo.  Aos arredores da cidade de Belém, havia um grupo de pastores guardando seu rebanho, quando, de noite, um anjo reluzente apareceu diante deles, anunciando a vinda de nosso Salvador. E então, enquanto o anjo lhes falava, apareceu uma multidão, um coral imenso de outros anjos, louvando a Deus:
“Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra aos homens a quem ele quer bem”
Quando os anjos foram embora, os pastores correram a Belém, extasiados, procuraram onde estava o menino recém-nascido, contando tudo quanto acontecera. Todas as pessoas ficaram muitíssimo admiradas com o que os pastores disseram. Dentre todas as pessoas que ouviram a narrativa dos pastores havia uma muito especial: a mãe do menino.
Digo que ela era especial por muitas razões: a começar pelo fato de que ela foi graciosamente escolhida pelo Deus Altíssimo para ser a mãe do Salvador Muito especial também por sua reação a esta escolha quando um anjo de Deus, Gabriel, foi enviado a ela para contar-lhe que seria esta mãe. Embora ela fosse noiva, virgem, e estes fatos certamente lhe trariam muitos problemas pessoais e sociais, Maria humildemente submeteu-se à vontade Divina. Além do mais, ainda que tenha sido escolhida para ser a mãe de Jesus, nem por isto entendeu que ela era uma pessoa mais digna da salvação que os demais seres humanos, mas alegremente acolheu a Jesus como o Salvador também dela mesma, a quem ela se submeteu.
O tempo todo Maria demonstra a beleza de seu caráter: crente, fiel, humilde, serva de Deus. Uma mulher que teve estas experiências extraordinárias: o ser escolhida por Deus, a visão do anjo, a revelação do mesmo anjo para José, que se tornou então o seu marido, aqueles dias com sua prima Isabel, na qual viveram momentos maravilhosos na presença de Deus, e agora os anjos que apareceram aos pastores.
Mais do que ninguém ali, o coração de Maria deveria estar ardendo. Mas, em contraste com a admiração manifestada por todas as outras pessoas, Lucas nos diz que o comportamento de Maria foi diferente:
v. 19: “Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as em seu coração”
As diversas traduções da Bíblia buscam as melhores palavras para descrever esta atitude de Maria, para captar o espírito do que o autor sagrado quer nos transmitir.
Assim,
ARC – “Mas Maria guardava todas essas coisas, conferindo-as em seu coração.”
NVI – “Maria porém, guardava todas estas coisas, e sobre elas refletia em seu coração”
BLH – “Porém Maria tranqüilamente guardava estas coisas em seu coração e muitas vezes pensava nelas.” (Isto porque o verbo grego descreve um ato contínuo)
BJ – “Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos estes acontecimentos e os meditava em seu coração”.
NTLH – “E Maria ficou lembrando todas estas coisas; pensava muito nelas, e ia guardando tudo no coração”.
Há três palavras que as diversas traduções nos revelam ser chave no entendimento do versículo:
“Mas, porém, contudo” – Lucas está fazendo um contraste entre a atitude de Maria e os demais ali presentes. Maria tinha um comportamento diferente.
“Guardava” – As outras pessoas falavam, falavam, falavam. Maria guardava todas estas coisas no coração.
“Meditava, conferia, pensava, lembrava”.
A cena que este texto me transmite é esta: um grupo considerável de pessoas reunidas na pequena estrebaria, os pastores contando alegremente o que acontecera, todo mundo “falando pelos cotovelos”, quem sabe até alguma ovelha balindo, e Maria, aquela mulher continuamente cheia do Espírito, silenciosa, serena, talvez com seu filhinho nos braços, talvez amamentando, olhando docemente para ele, e pensando tranqüila e confiantemente em tudo estava acontecendo.
Nós podemos ver, amados, nesta descrição que Lucas nos dá de Maria, pelo menos três traços de sua maneira de ser que revelam esta plenitude do Espírito que mencionei. Três aspectos desta beleza que nela havia, que devemos admirar, pois assim fazendo nós aprendemos. Nós nos tornamos naquilo que admiramos
1. Maria demonstra domínio próprio
Maria demonstrava autocontrole, temperança, domínio de si.
Existem muitas maneiras de este fruto do Espírito, o domínio próprio, se manifestar: o ser tardio em irar-se, o viver satisfeitos com o que temos, a simplicidade, o não nos embriagarmos, a pureza sexual, são manifestações de domínio próprio. E também  a capacidade de calar-se.
Maria, esta mulher tão apegada a Deus, que em dado momento na casa de Isabel elevou a Deus aquele hino maravilhoso registrado em Lucas 1:46-56, tem este discernimento de agora não é tempo de falar: é tempo de estar calada, meditando, aguardando o cumprimento dos desígnios de Deus. Pois como diz a Escritura, há tempo para tudo, inclusive tempo de falar e tempo de estar calado.
Amados, ter a capacidade de ficar calado é algo contrário à mente deste mundo, que entre outras coisas atribui a si mesmo o epíteto de “era da comunicação” (quem não se comunica...), mas ter a capacidade de ficar calado é algo que precisamos admirar.
Pv 10:19 - “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.”
Aqui vemos mais uma qualidade de Maria: prudência, sabedoria
Pv 13:3 – “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruina.”
Até mesmo quando estamos falando de nossas lutas, nossas provações, não podemos falar com qualquer pessoa:
Pv 20:19 – “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios”
Ec 5:7 – “Porque, como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras; tu, porém, teme a Deus.” (NVI – sonhos inúteis - cf. vs. 1,2)
Tg 1:19 - “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”
Sabe qual é uma das coisas boas de saber estar calado? É que quando fala, fala o que é certo:
Em João 2:5, quando acaba o vinho naquela festa de casamento, Maria ordena aos serventes da festa:
 – “Fazei tudo o que ele (Jesus) disser”.
 É o único "mandamento" de Maria, e que palavra abençoada. Fez toda a diferença naquela festa, pois, uma vez que os serventes obedeceram a Jesus, água foi transformada em vinho, e a festa continuou.
2. Maria demonstra discrição
O que é ser discreto? É ser uma pessoa reservada nas palavras e nos atos. É ser uma pessoa que não se faz notar ou sentir com intensidade. É ser uma pessoa modesta, recatada.
Maria era uma pessoa discreta, reservada, modesta. Uma pessoa discreta é uma pessoa linda, por isto ela também é elogiada na Bíblia. Na versão atualizada, a palavra discrição é a tradução de uma palavra hebraica que quer dizer prudência, sabedoria, entendimento.
Pv 11:22 – “Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição”.
A falta de discrição torna uma pessoa “feia”.
Pv 19:11 - “A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.”
A discrição ensina o homem a ser paciente.
É uma das soluções de Deus para lidarmos com um temperamento agressivo.
2º Cr 2:12 - “Disse mais Hirão: Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, que fez os céus e a terra; que deu ao rei Davi um filho sábio, dotado de discrição e entendimento, que edifique casa ao SENHOR e para o seu próprio reino”
Discrição é dom de Deus; se é fruto do Espírito, é algo que Deus dá a todos nós.
Pv 5:1-2 - “Filho meu, atende a minha sabedoria; à minha inteligência inclina os ouvidos para que conserves a discrição e os teus lábios guardem o conhecimento”.
A discrição deve ser conservada através do meditar na Palavra de Deus
Isto nos conduz ao terceiro aspecto do comportamento de Maria
3. Maria demonstra profundidade
Ela tem a capacidade de guardar e meditar em todos estes acontecimentos
Não é simplesmente ficar quieta e “deixar prá lá”.
Não! Maria não era uma pessoa superficial. Era uma mulher que, por um lado, discreta, silenciosa, mas por outro lado, dotada de uma rica vida interior.
O que é meditar?
As traduções dizem “pensar muito a respeito, lembrar, refletir”
O meditar em que meditamos determina o que seremos e consequentemente o que faremos.
Mais uma vez, precisamos dizer que ser uma pessoa meditativa, contemplativa, é algo contrário ao espírito de nossa época apressada.
O tema deste mundo é aquele expresso na poesia do Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
O que é considerado positivo hoje é não ser uma pessoa que pensa muito, e sim, uma pessoa que faz muito. É adrenalina. É o padrão 10 da Globo.
Então as pessoas não cultivam sua vida interior, não estudam, não conhecem a história da humanidade, não conhecem a história do povo de Deus, não conhecem a história dos feitos de Deus, e erram por ignorância, pois como disse certo homem, “a ignorância é atrevida”.
Novamente, o meditar é um comportamento muitíssimo recomendado por Deus
Js 1:8 – “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.”
Pv 15:28 – “O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades.”
Sl 77:11-12 - “Recordo os feitos do SENHOR, pois me lembro das tuas maravilhas da antigüidade. Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus prodígios.”
1ª Tm 4:15 - “Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.”
Conclusão
“Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as em seu coração”.
Maria manifestava domínio próprio.
Maria manifestava discrição.
Maria manifestava profundidade.
Que exemplo digno de imitação, para mulheres e homens.


9 comentários:

  1. Me encantó este estudo! Esta resumindo tudo o que eu necessitava para o meu estudo. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Que estudo maravilhoso! Que espírito reflexivo e contemplativo!! Eu sou católica e estou muito feliz pela sua publicação! Deus abençoe! =)

    ResponderExcluir
  3. Meu coração está cheio de gratidão por esta palavra abençoada e pontual.

    ResponderExcluir
  4. A paz do senhor Jesus. Obrigada pelo estudo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a paz de Jesus, muito obrigada irmão, sou católica praticamente, estou muito feliz por esse estudo, procuro aprender com Maria esse silencio, para ouvir o filho dela Jesus, Deus abençoe sua vida e da sua família.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito. Desmistifica a visão de que os evangélicos não gostam nem respeitam Maria.

    ResponderExcluir

▲Topo