Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Olhos bons - Mt 6:22, 23


Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 1º de junho de 2012
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler Mateus 6:22, 23
22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;  23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!
Vamos supor que você e um amigo combinem fazer uma viagem juntos, e ele irá dirigindo o carro.  O dia marcado para a viagem está lindo: sem nuvens, o sol brilhando, e vocês descerão a serra para o litoral.  Então ele vem te buscar em sua casa, você acomoda suas malas e senta-se ao lado dele. Mas então o seu amigo coloca uma densa venda sobre os olhos e liga o carro.
Aí você pergunta:
“O que você está fazendo”?
E ele responde:
“Ah, sabe o que é? Ontem à noite eu vi um filme muito legal, “O Demolidor”. É a história de um menino que ficou cego e então precisou desenvolver os outros sentidos do corpo. Ele se desenvolveu tanto que tinha mais habilidades que as pessoas comuns. Aí eu resolvi que a partir de hoje vou usar uma venda nos olhos para desenvolver minhas habilidades também”.
O que você acha desta história? Tem sentido uma pessoa agir assim? Você viajaria de carro, se o motorista que se apresentasse fosse cego? Porque, regra geral, qualquer coisa que estivermos fazendo, precisamos enxergar: os nossos olhos devem iluminar o nosso corpo, isto é, nos mostrar onde estão as coisas, o que está se movendo à nossa volta, mostrar o que estamos fazendo, mostrar para onde estamos indo.
Mesmo as pessoas cegas mais desenvolvidas precisam de ajuda. O sol pode estar brilhando, a luz ao nosso redor pode ser intensa, mas se os nossos olhos não enxergarem, estaremos andando em trevas.
Assim sendo, não é difícil entender a analogia que Jesus nos apresenta aqui, e também outras vezes, ao comparar as nossas capacidades espirituais com a capacidade de enxergar. Assim como para as coisas naturais nós precisamos enxergar, também nas coisas espirituais nós precisamos ver o que estamos fazendo, perceber o caminho por onde estamos andando.
Vamos considerar o que Jesus nos ensina:
1. A necessidade de que tenhamos bons olhos
Jesus nos diz:
“Os olhos são a lâmpada do corpo... se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão”!
Como também escreve João: “aquele que está em trevas... não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos...” (1ª Jo 2:11).
Eu gostaria de citar três passagens nas quais os conceitos aqui envolvidos são apresentados:
2ª Co 4:3, 4
3 Mas, se o nosso Evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Há dois pontos que desejo destacar aqui:
O primeiro é a obra de Satanás.
No contexto destes versículos, o apóstolo Paulo está nos ensinando que o Evangelho da nossa salvação é, em si mesmo, uma mensagem muito clara e poderosa, porque ele é a própria Palavra de Deus, e que por isto é uma mensagem que não pode ser adulterada, isto é, não pode ser misturada com conceitos meramente humanos.
No v. 6 ele diz que o penetrar do Evangelho em nossa alma é um evento tão poderoso quanto aquele que aconteceu no princípio, na criação. Pois assim como lá no começo, Deus disse: “Haja luz”, e houve luz, agora também, por meio do Evangelho, ele fez a sua luz raiar em nossos corações, para que contemplemos a glória de Deus manifestada através do Senhor Jesus.
A nossa regeneração, a nossa conversão, a nossa vida nova, é o resultado deste falar de Deus às nossas almas, tirando-nos assim das trevas e trazendo-nos para a luz. Mas, ainda que a Palavra da salvação seja tão clara, nem todos entendem o Evangelho. Para muitos está encoberto. E Paulo explica que isto acontece porque o deus deste século, isto é, o Diabo, cegou o entendimento dos incrédulos.
Como eu já disse antes, o sol pode estar brilhando, mas se uma pessoa for cega, ela não consegue enxergar nada. E a Palavra diz que o mesmo acontece com muitas pessoas: muitas vezes o Senhor Jesus, por meio do Evangelho, está sendo apresentado em toda a sua clareza, em toda a sua glória, mas Satanás cega o entendimento dos incrédulos, para que elas não entendam.
O segundo ponto que desejo destacar é que a cegueira da qual Paulo fala é a cegueira do entendimento, isto é, do nosso ser interior, que compreende não somente as nossas capacidades intelectuais, mas também a vontade, as emoções, as decisões. Pois a Bíblia não faz uma distinção acentuada entre os vários aspectos do nosso ser interior, tanto que às vezes as palavras “mente, coração, entranhas (lit. “rins”), alma”, são traduzidas umas pelas outras. São quase sinônimas. Paulo diz que Satanás cega os olhos da alma das pessoas, de modo que elas não conseguem entender o Evangelho, não conseguem crer.  
Assim, irmãos, o homem que não crê no Evangelho está em trevas; espiritualmente falando está cego. Não enxerga o que está fazendo. Não sabe por que caminhos perigosos está andando. É como um cego andando à beira de um precipício, e que por não perceber sua situação, fica despreocupado. Andar nas trevas espirituais, portanto, é estar com os olhos da alma, do coração, do entendimento, prejudicados, incapazes de discernir as coisas de Deus.
Em outro lugar Paulo também escreve que nós, os crentes em Jesus, devemos estar atentos para que isto não aconteça conosco; que a nossa alma não fique obscurecida, isto é, não seja dominada pelas trevas, tal como acontece com os incrédulos.
Vamos ler Ef 4:17, 18
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração.
Agora, irmãos, notem que neste texto, ao nos exortar no sentido de que não sejamos obscurecidos em nosso entendimento, Paulo não cita a obra do Diabo, embora pudesse fazê-lo.  Mas ele associa a outros pecados, como vaidade e dureza de coração, mostrando assim que a obra obscurecedora de Satanás não é poderosa em si mesma, mas que tem na natureza humana pecaminosa uma aliada, através da qual ele pode atuar.
Como aconteceu com Ananias e Safira, naquela triste história registrada em Atos 6. Ananias e Safira inventaram mentiras na igreja, para se vangloriarem de coisas que não estavam realmente fazendo.  Então o apóstolo Pedro perguntou: “Porque Satanás encheu o teu coração?”, mostrando assim que os nossos pecados são aliados de Satanás em sua busca por nos cegar espiritualmente.
Outro exemplo muito triste deste fato nós temos numa igreja. O terceiro texto que desejo citar está no Apocalipse.
Ap 3:17 e 18
17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. 18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
Desde o v. 14 o Senhor Jesus está se dirigindo, numa carta através do apóstolo João, à igreja que ficava na cidade de Laodicéia. É uma carta de repreensão, pois os cristãos de Laodicéia estavam tentando viver para Deus e o mundo ao mesmo tempo. Estavam tentando servir a dois senhores.
Nas palavras de Jesus, espiritualmente falando, não eram frios nem quentes. No domingo, igreja, no sábado, “baladinha”. Ou quem sabe não faziam “baladinha” e culto ao mesmo tempo? Na igreja, louvores a Deus e amor aos irmãos. Em casa, palavrões, xingamentos, mentiras. Ou quem sabe se na igreja não faziam as duas coisas ao mesmo tempo?
A cidade de Laodicéia era materialmente rica. Conhecida especialmente por seus produtos de exportação: lã e colírio. E o espírito de riqueza havia penetrado na igreja, que se gloriava de não precisar de nada.
Mas Jesus diz: “e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”.
O ponto é este: uma pessoa que está longe do Evangelho, um incrédulo, está andando em trevas espirituais. Mas mesmo uma pessoa que faz parte de uma igreja, se não tiver os olhos abertos pelo Senhor Jesus, se se deixar dominar pela vaidade dos seus próprios pensamentos, o que equivale também a se deixar dominar pela dureza do seu coração, como Ananias e Safira, como a igreja de Laodicéia, está andando nas trevas, e não sabe para onde vai.
Isto nos conduz ao segundo ponto...
2. O que significa ter bons olhos
A maioria das nossas versões diz: “Se os teus olhos forem bons, ou puros, todo o teu corpo será luminoso”.  Mas nos textos gregos, o que Jesus literalmente está dizendo é: “Se o teu olho for um só”... Por isto alguns estudiosos também traduzem: “se o teu olho for simples”.  O que isto quer dizer?
Alguns dias atrás, eu ouvi o diretor da Associação Brasileira de Medicina de Trafego explicar por que é tão perigoso enviar mensagens de torpedo por celulares ao mesmo tempo em que dirigimos[1]: é que nós não podemos fixar os nossos lhos em dois lugares ao mesmo tempo. Enquanto estamos dirigindo, além de prestar atenção no caminho à nossa frente, precisamos também ter uma noção periférica, do que acontece à nossa volta. Olhos e ouvidos atentos. Mas se ao mesmo tempo nós estivermos lendo ou tentando digitar alguma coisa, a nossa visão diminui consideravelmente. É tão perigoso quanto se estivéssemos dirigindo embriagados.
Da mesma forma quando andamos de bicicleta. Não podemos nos distrair olhando coisas à nossa volta ou perdemos o rumo. É este tipo de comparação que Jesus está fazendo quando ele diz: “Se o teu olho for um só”... Tem o sentido de fixar os olhos numa só coisa, de fixar a nossa atenção num só propósito. E dentro deste contexto não é difícil entender o que Jesus está nos ensinando:
Nos vs. 19 a 21, que consideramos anteriormente, aprendemos que devemos colocar o nosso coração no céu: que devemos ajuntar lá o nosso tesouro. No v. 24, Jesus nos diz que não podemos ser escravos de dois senhores. Que só podemos ter um Senhor em nossa vida, isto é, o Senhor Deus. E depois, do v. 25 ao 34, Jesus nos diz que devemos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, que todas as outras coisas nos serão acrescentadas.
Assim sendo, fica evidente que “ter um olho só”, ou “ter olho simples”, significa colocar a nossa atenção numa só meta, num só propósito, que aqui no contexto é apresentado destas maneiras: colocar nosso coração no céu, servir somente a Deus, buscar em primeiro lugar o reino de Deus.
Jesus está nos dizendo qual deve ser a grande razão da nossa existência, e que esta grande razão exclui todas as outras. Ou como disse Paulo: “uma coisa faço – esquecendo todas as coisas que ficam para trás, prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado – o premio da soberana vocação em Cristo Jesus”.[2]
Veja: isto não quer dizer que não devamos ter família, emprego, que não devamos estudar, progredir na vida.  Mas significa que em todas estas coisas, a cada dia devemos estar buscando o reino de Deus. Buscar o reino de Deus em casa, na escola, no trabalho, no uso dos bens materiais. Servir a Deus em tudo o que fazemos. Ajuntar tesouros no céu em tudo o que fazemos.
Significa começar cada dia de trabalho, ou de estudo, seja em casa ou fora de casa, orando, consagrando tudo o que vamos fazer a Deus, dizendo:
“Senhor, eu quero viver este dia para a tua glória, quero fazer a tua vontade, quero te servir em tudo o que eu fizer. Peço que o Senhor me ajude a trabalhar bem, a estudar bem, a fazer bem as coisas, para o Senhor”.
Significa, em tudo o que estivermos fazendo durante o dia, levar em consideração a vontade de nosso Senhor, levar em consideração os valores do reino de Deus. Ter um olho bom significa ter uma só meta na vida: viver para Deus.
Então vamos considerar o “como”...
3. Como ter bons olhos
Nós já dissemos que Satanás cega o entendimento dos incrédulos. Também já vimos que o nosso entendimento pode ser obscurecido pela vaidade dos pensamentos e pela dureza do coração. E também já vimos que a cegueira é um mal que pode atingir não somente os de fora, mas os da igreja também.
Então, sabemos que isto é como que uma doença da alma. E doenças da alma precisam ser tratadas por um médico de almas. Ou melhor, pelo único médico de almas que existe.
Não é à toa que Jesus disse à igreja de Laodicéia: “Aconselho-te que de mim compres colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”...
Quem melhor, para abrir os olhos do nosso entendimento, do que aquele que veio para abrir os olhos aos cegos? (Jo 9:30) Quem melhor do que aquele que no caminho de Emaús abriu os olhos dos discípulos no partir do pão? (Lc 24:31). Quem melhor do que aquele que criou o nosso entendimento, pode iluminar os olhos do nosso coração, desvendar os nossos olhos para que contemplemos as maravilhas da sua lei? (Ef 1:8; Sl 119:18). Ninguém melhor do que Jesus, ninguém além do que o próprio Jesus é quem pode nos dar vista.
Mas suponhamos que você esteja com um problema de cegueira física: você está com “catarata”. Então você fica sabendo que em tal clínica há um cirurgião especialista em catarata. Que se você for lá, através de uma cirurgia simples você voltará a enxergar.
Você diz:
“Ah, que bom! Ali há um cirurgião que pode me curar...” , e depois continua a viver como se aquele médico não existisse? Claro que não. Você irá fazer o que estiver ao seu alcance para ser operado.
Da mesma forma, nas coisas espirituais, nós precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance. Vamos a um texto que contém o ensino de Jesus, paralelo a este:
Lc 11:34-36
34 São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas. 35 Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas. 36 Se, portanto, todo o teu corpo for luminoso, sem ter qualquer parte em trevas, será todo resplandecente como a candeia quando te ilumina em plena luz.
Note especialmente o v. 35: “Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas”. Repare: cuide, faça algo, tome providências.
O que vale dizer:
— Fixe os olhos somente em mim
Venha a mim, eu te darei colírio para ungires os olhos da alma.
— Venha a mim em oração. Venha a mim, venha ouvir o que diz a minha Palavra.
— Venha a mim, porque as Palavras que eu digo iluminam os olhos do entendimento.
— Venha, e eu te libertarei das obras de Satanás.
— Venha, e a tua visão será boa.
Conclusão e aplicação
Em Atos 26 está registrado o testemunho que o apóstolo Paulo deu perante o Rei Herodes Agripa II, a respeito de conversão. Ele conta que, enquanto ia para a cidade de Damasco, cuidando fazer a vontade de Deus enquanto perseguia a prendia aos cristãos, teve uma visão do Jesus, que a princípio o deixou cego.  Mas Jesus o instruiu dizendo:
—  “Levanta-te e firma-te sobre os teus pés, pois para isto te apareci, para ser ministro e testemunha, tanto das coisas que viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, livrando-te do povo e dos gentios para os quais eu te envio, a fim de lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados”.
E Paulo conlui dizendo: — “Pelo que, ó Rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”.
Sonde o teu entendimento: Você recebeu a visão celestial? Jesus abriu o seu entendimento? Qual é o grande propósito da sua vida? Viver para Deus ou viver para si mesmo? Ajuntar tesouros no céu ou “ser bem sucedido financeiramente”? Buscar em primeiro lugar o reino de Deus, ou buscar as coisas deste mundo?
Se o teu olho estiver em coisas erradas, “procure o oculista”. Não deixe que Satanás engane você. Não deixe que as coisas deste mundo tirem a sua visão. Procure Jesus. Deixe que Jesus corrija te mostre a verdadeira vida. Coloque os olhos na eternidade. Se o teu olho for bom, toda a tua vida será cheia de luz.


[2] Fp 3:12-14

7 comentários:

  1. Vale a pena olhar o mundo com bondade! !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda mensagem, veio confirmar e ensinar mais de Deus, estava buscando entender um pouco mais dessa passagem. Que Deus continue abencoando seu ministério.

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as palavras da Tatiana Tavares acima! E Deus Abençoe o pr e todos os seus! E Continue o Usando!

    ResponderExcluir
  4. Marisalva Linard Lima dos Santos
    Linda mensagem estou precisando aprender muito com esse estudo.

    ResponderExcluir
  5. Que benção de mensagem Deus o abençoe 🤝🙏

    ResponderExcluir

▲Topo