Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Homem amado de Deus - Dn 9:23

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 11 de dezembro de 2011
Pr. Plínio Fernandes
Amados, a nossa meditação de hoje é baseada em Daniel 9:23. Mas vocês sabem o valor da Palavra de Deus para nossas almas. Por isto, e para que entendamos melhor o contexto, iremos ler do v. 1 ao 27.
1 No primeiro ano de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, 2 no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos.
3 Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, pano de saco e cinza. 4 Orei ao SENHOR, meu Deus, confessei e disse: ah! Senhor! Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; 5 temos pecado e cometido iniquidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos; 6 e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes e nossos pais, como também a todo o povo da terra. 7 A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós, o corar de vergonha, como hoje se vê; aos homens de Judá, os moradores de Jerusalém, todo o Israel, quer os de perto, quer os de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas transgressões que cometeram contra ti. 8 Ó SENHOR, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti. 9 Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois nos temos rebelado contra ele 10 e não obedecemos à voz do SENHOR, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas. 11 Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz; por isso, a maldição e as imprecações que estão escritas na Lei de Moisés, servo de Deus, se derramaram sobre nós, porque temos pecado contra ti. 12 Ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós e contra os nossos juízes que nos julgavam, e fez vir sobre nós grande mal, porquanto nunca, debaixo de todo o céu, aconteceu o que se deu em Jerusalém. 13 Como está escrito na Lei de Moisés, todo este mal nos sobreveio; apesar disso, não temos implorado o favor do SENHOR, nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniquidades e nos aplicarmos à tua verdade. 14 Por isso, o SENHOR cuidou em trazer sobre nós o mal e o fez vir sobre nós; pois justo é o SENHOR, nosso Deus, em todas as suas obras que faz, pois não obedecemos à sua voz. 15 Na verdade, ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo da terra do Egito com mão poderosa, e a ti mesmo adquiriste renome, como hoje se vê, temos pecado e procedido perversamente. 16 Ó Senhor, segundo todas as tuas justiças, aparte-se a tua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusalém, do teu santo monte, porquanto, por causa dos nossos pecados e por causa das iniquidades de nossos pais, se tornaram Jerusalém e o teu povo opróbrio para todos os que estão em redor de nós. 17 Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo e as suas súplicas e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o rosto, por amor do Senhor. 18 Inclina, ó Deus meu, os ouvidos e ouve; abre os olhos e olha para a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. 19 Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.
20 Falava eu ainda, e orava, e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel, e lançava a minha súplica perante a face do SENHOR, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus. 21 Falava eu, digo, falava ainda na oração, quando o homem Gabriel, que eu tinha observado na minha visão ao princípio, veio rapidamente, voando, e me tocou à hora do sacrifício da tarde.
22 Ele queria instruir-me, falou comigo e disse: Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido. 23 No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão. 24 Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos. 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas. 27 Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.
A partir do versículo 20, nós temos o registro de mais uma visão apocalíptica que Daniel recebeu de Deus. É uma das mais impressionantes e instrutivas, pois nela o anjo Gabriel revela ao profeta que no tempo determinado por Deus viria um príncipe, ungido de Deus (a palavra hebraica é Messias, e a palavra grega é Cristo). Este Príncipe ungido seria morto.E neste tempo, seria dado fim aos pecados, a iniquidade seria expiada e a justiça eterna seria trazida.
Quando lemos esta profecia à luz do Novo Testamento, é muito claro que é sobre a vida e a morte de Jesus, em nosso favor, para a nossa salvação. De forma que, Daniel cap. 9 certamente é um dos textos que Jesus, tomando as todas as Escrituras, passando por Moisés e todos os profetas, usou para demonstrar aos discípulos que a sua morte, a sua ressurreição para a nossa salvação, tudo estava previsto nos profetas do Antigo Testamento.
Daniel cap. 9 (assim como todo o livro) também faz parte daquelas Escrituras que, diz o apóstolo Paulo, são inspiradas por Deus, sopradas pelo Espírito Santo, para que por meio delas conheçamos a Jesus, creiamos nele, nos arrependamos dos nossos pecados, sejamos salvos e preparados por Deus para uma vida que seja agradável a ele.
Este capítulo, meus irmãos, vemos com facilidade, pode ser divido em duas partes principais:
A primeira, dos vs. 1-19, onde, com base em seu profundo conhecimento da Bíblia, Daniel está orando, pedindo a Deus que as promessas se cumpram. Daniel está com cerca de 80 anos de idade. Já faz pelo menos 66 anos que está no exílio. Mais uma vez, embora conhecesse as Escrituras, ele se põe a ler o profeta Jeremias. E quando chega ao texto que é o capítulo 29 de Jeremias em nossa Bíblia, ele lê que Deus havia determinado 70 anos para Israel estar na Babilônia. Mas que depois de 70 anos, o povo do Senhor, no exílio, se voltaria para Deus, oraria, buscaria de todo o coração, e seria ouvido.
Então Daniel, que conhecia a sua Bíblia, não como um livro antigo, mas como a Palavra de Deus, viva, atuante, ergue a sua voz a Deus e começa a citar para Deus a sua própria Palavra, confessando seus pecados, os pecados o seu povo, e pedindo a Deus o cumprimento das promessas.
E a segunda parte, do v. 20 ao 27, onde está registrada a revelação que Deus lhe deu, em resposta à sua oração. O Senhor enviou o anjo Gabriel, o mesmo anjo que muitos anos depois seria enviado a Maria, para anunciar o nascimento de Jesus. O anjo foi enviado para dizer que a oração foi ouvida, e também para trazer novas revelações. Agora, no v. 23 há um detalhe tocante. O anjo Gabriel diz assim:
“No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão”.
Preste atenção na graça contida nestas palavras: Porque és mui amado.
“Logo que você começou a orar, logo que você começou a buscar a Deus, ele me deu ordens a teu respeito, para que eu viesse, porque você é muito amado”.
Há três bênçãos explícitas contidas nas palavras do anjo. Embora a experiência de Daniel seja singular, um estágio na história da revelação, temos aqui uma ilustração de três bênçãos que o Senhor concede aos seus amados. Bênçãos para todos os crentes, e que os faz fortes.
Vamos meditar sobre elas.
1. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim
Este versículo me fez lembrar o que ouvi certa vez, sobre um querido pastor da Igreja Conservadora. Ele contou que certa vez estava numa estrada deserta, muito tarde da noite, e havia “perdido o horário do ônibus”. Enquanto pensava no que fazer, passou um viajante pela estrada, de carro, e ele fez sinal pedindo carona. O viajante parou, e quando ele se aproximou, o viajante perguntou: “E o seu amigo, não vem”? Ao que ele respondeu: “Eu estou sozinho”. E o viajante disse que havia visto mais um homem, e pensou que estavam juntos. Então o homem de Deus creu que havia um anjo do guardando-o ali.
Este versículo também me fez lembrar de uma das maiores lutas que eu já tive na vida: faz 20 anos. Foi logo após eu ter sido ordenado como pastor na Igreja Conservadora. Eu estava voltando prá casa com a Terezinha, quando alguém, por trás de um muro, atirou contra mim um pedaço de gelo, de uns doze ou quinze centímetros de diâmetro. Aquela pedra me atingiu com violência e eu sofri um traumatismo cerebral.
Foi um tratamento longo e sofrido. Mas eu me lembro que certa madrugada estava passando muito mal, a ponto de sentir que iria morrer. Então eu me sentei em minha cama, e orei.
Eu disse: “Senhor, eu não tenho medo de morrer. Sei que minha alma está salva. Mas eu tenho as minhas filhas, e a Terezinha. E desejo pregar a tua Palavra. Eu peço que o Senhor me cure”. Fiquei ali orando por um bom tempo, e acerta altura eu senti uma paz enorme, que me dizia: “A tua oração foi atendida. Você não vai morrer”.
Naqueles mesmos dias foi que a minha irmãzinha D. Geni começou a interceder por mim. E ela disse que estava orando por mim em certa ocasião.  Enquanto orava, ela viu um anjo descer do céu, pegar um papel que estava na mão dela (o papel só estava na mão dela na visão), e voar para a cidade em que eu morava. Então ela entendeu que eu não iria morrer, e começou a chorar agradecendo a Deus pela resposta – eu acredito nisto!
Esta mesma irmã me contou certa vez que, quando ela se converteu, tinha muito medo das coisas da Umbanda. E em certa época um centro de Umbanda foi criado bem na casa do vizinho no terreno dos fundos em relação à casa dela. Quando escutava os batuques das reuniões deles, ela ficava com muito medo, por causa dos espíritos que se manifestavam lá.
E um dia, enquanto uma reunião acontecia, ela se ajoelhou e ficou orando,pedindo a Deus que a protegesse. Enquanto orava teve uma visão. E via um anjo, no quintal, entre a casa dela e a casa do vizinho. O anjo estava com uma espada na mão. E daí em diante ela nunca mais teve medo.
Com isto, irmãos, eu quero ilustrar uma doutrina maravilhosa que temos na Bíblia sagrada: a doutrina de que quando oramos, se necessário, como diz o Salmo 91, Deus dá aos anjos, ordens ao nosso respeito. E Hebreus cap. 1, versículo 14, onde o Espírito Santo diz que os anjos são espíritos ministradores, enviados em favor daqueles que hão de herdar a salvação. Como vemos acontecer também em Atos 12, quando Pedro estava na prisão e a igreja orando por ele. Em resposta às orações da igreja, Deus enviou um anjo, que tirou Pedro da prisão.
E como lemos também acerca de Eliseu, num dia em que os exércitos da Síria, inimigos de Israel quiseram atacar Samaria.
É uma passagem muito bonita:
2º Rs 6:16-17
16 Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.  17 Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
O moço que servia ao profeta Eliseu estava aflito, por causa da eminente invasão inimiga. Mas Eliseu disse que ele não precisava ter medo, porque estavam protegidos. E orou para que o moço pudesse enxergar o mundo espiritual. Então o jovem servo enxergou, e viu que todo o lugar estava cheio de carros e cavalos de fogo.
Irmãos, é necessário que saibamos disto, pois os dias são maus. Satanás e seus demônios lutam contra nós. Lutam contra a Igreja espalhada sobre a face da terra, contra cada igreja, e contra cada crente. Como disse Calvino, sempre que estamos sendo tentados, podemos saber que Satanás está por perto. Satanás e seus demônios atiram mentiras em nossa mente, armam ciladas para destruir a nossa fé, usam pessoas para nos afastar dos caminhos de Deus. Desânimo, calúnias, pecados, ataques físicos, enfermidades, injustiças, solidão, e toda a sorte de males.
Às vezes nós podemos sentir Satanás bem perto. Mas a Palavra da Verdade diz: “O Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”. Quando você sentir o diabo perto, peça ao Senhor: “Senhor, por um anjo aqui”.
Mas também nós lemos algo mais neste versículo 23:
2. Eu vim te declarar, isto é, eu vim trazer a você uma revelação do que vai acontecer, porque você é muito amado.
E depois Gabriel segue dizendo sobre a Salvação que o Senhor traria sobre o seus santos. Sobre a justiça eterna, o fim dos pecados. Sobre o Cristo, que morreria em nosso favor.
Quando Deus ama alguém, ele envia a este alguém a sua Palavra.
Vamos ilustrar:
At 16:6,7
6 E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, 7 defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
Você percebeu que fato estranho aos nossos olhos?
Paulo e seus companheiros conheciam a ordem de Jesus de ir e pregar o Evangelho, e sob esta ordem pensaram em pregar a Palavra de Deus na Ásia. Mas foram impedidos pelo Espírito Santo. Então pensaram em pregar, ou melhor, tentavam pregar, na região da Bitínia, mas o Espírito de Jesus também não permitiu. Mais tarde outros o fariam, mas não Paulo, e não naquele tempo.
Também Jesus nos dá testemunho de que se nas cidades de Tiro e Sidom fossem realizados os sinais que ele fez em Carfarnaum, os habitantes de Tiro e Sidom teriam se convertido. Mas Jesus não fez. Pois Deus assim determinou. Mas leiamos agora mais alguns versículos em At 16.
At 16:9, 10
9 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. 10 Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.
At 16:13, 14
13 No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. 14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.
Primeiro Lídia e sua casa. Depois a jovem adivinhadora. Depois o carcereiro e sua casa. Algumas pessoas, o Senhor deixa de fora. A outras, envia a sua Palavra.
Irmãos, a vocês, Deus têm enviado a sua Palavra, para que sejam salvos. Não apenas através da pregação, pois mesmo através da pregação há muitos que são chamados, mas não entendem. Mas o Senhor tem enviado a vocês a sua Palavra, o evangelho da sua salvação, e tal como fez com Lídia, ele abriu ao coração de vocês, para que vocês atendam às coisas que diz a sua Palavra.
Através do Evangelho, tal como Paulo ensina em 2ª aos Coríntios, Deus tirou de vocês, dos olhos do seu entendimento, o véu que Satanás, o deus deste século, colocava, e fez serem espiritualmente transformados, regenerados, transformados em nova criação, filhos de Deus e do reino dos céus.
Em 2ª Ts 2:13-14, Paulo diz que quando alguém ouve e crê, isto quer dizer que esta pessoa é amada de Deus. Deus nos envia sua Palavra de muitas maneiras: pode ser um livro, pode ser um versículo, pode ser uma pregação, pode ser um conselho.
Uma vez a Terezinha estava na porta do Hospital esperando o ônibus. Ela estava grávida da Sarinha. Antes da Sarinha, nós já tínhamos sofrido dois abortos, e a Sarinha era uma gravidez de risco. Além disto estávamos passando por muitas dificuldades. Ela estava parada, esperando o ônibus, e um senhor se aproximou dela. Perguntou se ela era crente.  Diante da resposta afirmativa, ele disse que tinha uma forte impressão no coração, o sentimento de que Deus queria que ele falasse a ela. E começou a encorajar, a dar consolação, de dizer que ela confiasse, pois o Senhor nos abençoaria. Estou vendo a bênção ali entre os irmãos: ela se chama Sara.
Irmão, se você tem ouvido a Palavra, se você tem entendido, se você tem crido, tenha a certeza de que assim como Daniel, você é amado de Deus. E faça bom proveito disto, pois a Bíblia diz que há tempos em que a Palavra de Deus se torna coisa rara, em que não há profecia, que não há boas novas.
Busque a Bíblia, busque a Palavra de Deus falando com você, na Bíblia, pois quanto mais você buscar, mas conhecerá pessoalmente, o amor de Deus por você. Peça a Deus que fale com você, diariamente. Peça de coração.  Pois Daniel leu ali em Jeremias 29: “Buscar-me eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”.
Vamos à terceira benção:
3. No princípio das tuas súplicas, eu vim
Daniel, logo que você começou a pedir, logo que você começou a orar, eu vim.
E no testemunho que o anjo dá sobre o fato de que Deus ouviu a oração de Daniel, somos também instruídos pelo Espírito Santo. Pois todo o capítulo está nos ensinando como a vida de oração de Daniel era alimentada, sustentada, mantida.
Primeiramente, Daniel alimentava a sua alma com a Bíblia. Antes de comentar Daniel, eu quero “só olhar” com você para 2º Samuel.
2º Sm 7:27:
Pois tu, ó SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, fizeste ao teu servo esta revelação, dizendo: Edificar-te-ei casa. Por isso, o teu servo se animou para fazer-te esta oração.
Se você ler o título deste capítulo, verá: “A aliança do Senhor com Davi”.Nela, o Senhor promete que lhe edificaria casa, que o trono de seu filho (isto é, o trono de Jesus, Filho de Davi), seria eterno. Por causa da revelação das Palavras de Deus, Davi se anima a orar.
O mesmo fez Daniel. No v. 13, ele cita a lei de Moisés, e com base nela reconhece que tudo quanto tinha sobrevindo ao povo judeu estava escrito na lei. No v. 2, ele cita o profeta Jeremias.
2 no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos.
Além disto, toda a sua oração de confissão, de confiança na misericórdia de Deus, de seu amor, revela conhecimento das promessas de Deus feitas a Salomão, registradas nos livros de Reis e Crônicas, no sentido de que se o povo de Deus se humilhar, orar e buscar a face do Senhor, ele ouve, cura, perdoa, restaura.
Agora, veja, irmão: Daniel tem uns 80 anos de idade. Mas ele ainda lê a sua Bíblia. Ele não pensa que já sabe tudo. Ele ainda medita. E mais uma vez, recebe novo entendimento.
Porque, mesmo que você seja uma pessoa idosa, familiarizada com as Escrituras, que a tenha lido muitas vezes, sempre há necessidade de renovação da mente, mesmo com as coisas antigas, e sempre há coisas novas para aprender.
Segundo, ele se chega ao Senhor sabendo que sem Deus não pode fazer nada.
v. 13
Como está escrito na Lei de Moisés, todo este mal nos sobreveio; apesar disso, não temos implorado o favor do SENHOR, nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniquidades e nos aplicarmos à tua verdade.
Note a segunda parte deste versículo. Eu acho especialmente edificante a construção deste texto na versão Atualizada (ARA). Ela destaca a doutrina de que somente podemos nos converter dos nossos maus caminhos se buscarmos o favor de Deus.
Pois é Deus quem trabalha em nossa alma as disposições espirituais que lhe agradam. Se não buscarmos o favor de Deus, não conseguimos nos converter das nossas iniquidades, ano conseguimos nos aplicar à sua verdade.
Por isto é que Jeremias orou:
“Senhor, sara-me, e serei curado, salva-me, e serei salvo”[1]
E Efraim disse:
“Converte-me, e serei convertido”[2]
Mas além disto, Daniel olha para o amor de Deus
v. 19
Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.
Eu estou lendo um livro muito interessante, chamado: “Ocupado demais para deixar de orar”. Estou lendo com o nome ligeiramente alterado em minha mente: “Necessitado demais para deixar de orar”.
Nossa necessidade de Deus é grande. Como o corpo precisa de água e alimento, nossa alma precisa de Deus, de seu Espírito, do Espírito de seu Filho habitando em nosso coração, conduzindo a nossa vida nesta Babilônia religiosa, moral e espiritual em que vivemos nos dias de hoje.
Mas o que sustenta a nossa alma em oração é isto: o Espírito de Deus falando à nossa alma. Era isto que sustentava Daniel.
Faça como Daniel. A cada dia de sua vida, separe um tempo para estar com Deus: meia hora, uma hora, o tempo que você puder.
Abra a sua Bíblia. Escolha um texto cada dia. Pode ser um salmo. Um capítulo dos Evangelhos. Cada palavra da Bíblia foi dada pelo Espírito Santo. Una-se ao Espírito Santo, e fale com ele as palavras dele.  Então você aprende o temor do Senhor, aprende a confiar. Simplesmente ore, confie, espere. Deus atende às orações dos seus amados.
Conclusão e aplicação
Daniel 9:23 ilustra três bênçãos que o Senhor concede aos seus amados:
1. Ele ordena aos seus anjos que cuidem deles
2. Ele lhes dá a sua Palavra
3. Ele atende às suas orações
Se Deus nos ama, sigamos o exemplo de Daniel. Leiamos a Palavra diariamente, com jejum, oração, humildade, desejo, meditação. Deixemos que a Palavra eterna alimente nossa fé, nossa alma, nosso coração. Oremos firmados na Palavra.

[1] Jr 17:14
[2] Jr 31:18

Um comentário:

  1. Que alegria, que bálsamo, que calma ao ler este texto. Me lembrei de Deus dizendo a Daniel que ele era muito amado.... Procurei algo sobre, e achei esta linda meditação. Obrigada! Deus abençoe!

    ResponderExcluir

▲Topo