Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Adoração em secreto (1) - Dn 6:10

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 05 de fevereiro de 2012
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler Daniel 6:10
“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer”.
Como crentes em Jesus Cristo, somos admiradores daquelas pessoas, tanto no presente, como na História Universal, e mais especialmente na História Bíblica, demonstraram uma qualidade de vida espiritual superior.
Tanto na atualidade quanto em tempos passados, temos pessoas que se tornaram exemplos para nós: exemplo de caráter, de força interior, de fé, de amor, de obediência.
E a Bíblia nos exorta no sentido de que tomemos estas pessoas como modelos dignos de nossa imitação. O escritor da carta aos Hebreus nos ensina que devemos pensar em nossos pastores do passado, considerar atentamente o fim de suas vidas, e imitar a fé que eles tiveram[i]. Ensinando às mulheres da igreja, o apóstolo Pedro escreve que elas devem ser “filhas de Sara”, a esposa de Abraão, na maneira como devem se comportar diante de seus maridos[ii]. Da mesma forma Jesus nos diz que aqueles que são “filhos de Abraão” devem também ser imitadores de suas obras[iii]. E Tiago, irmão de Jesus, nos diz que devemos tomar por modelo o sofrimento e a paciência dos profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Que devemos nos lembrar de Jó, e tê-lo como referência para nossa vida em meio às dificuldades que enfrentamos[iv].
Desta maneira, a Palavra nos instrui no sentido de que devemos estudar a vida de homens como Daniel, a pensar nele, a tê-lo como exemplo de fé, de caráter espiritual, e a imitar o seu proceder.
O texto que lemos nos diz que ele tinha um costume diário, particular, muito importante na formação de seu caráter e de seus hábitos: três vezes ao dia, Daniel entrava em seu quarto, fechava a porta, e adorava a Deus em oração. Ele dava graças, e orava, isto é, fazia súplicas diante de Deus. Depois voltava para as exigências de sua vida profissional.
A Bíblia não diz, em qualquer lugar, que devamos fazer exatamente o mesmo – três vezes ao dia – mas Jesus pressupõe que os seus discípulos sempre serão pessoas que dedicam tempo à oração. Porque ele diz: “Tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a tua porta, orarás ao teu Pai, que está em secreto, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará...” [v].
Tendo em mente que, como seguidores de Jesus, somos exortados a imitar os profetas, eu gostaria de fazer algumas considerações sobre “a prática da adoração em secreto”.
Eu uso esta expressão, “adoração em secreto”, levando em conta as palavras usadas na Confissão de Fé que adotamos, sobre onde e quando devemos adorar a Deus[vi] (ela é tão rica em ensinamentos que vamos ler um parágrafo inteiro):
Agora, sob o Evangelho, nem a oração, nem qualquer outro ato do culto religioso é restrito a um certo lugar, nem se torna mais aceito por causa do lugar em que se ofereça ou para o qual se dirija, mas, Deus deve ser adorado em todo o lugar, em espírito e verdade - tanto em famílias diariamente e em secreto, estando cada um sozinho, como também mais solenemente em assembleias públicas, que não devem ser descuidosas, nem voluntariamente desprezadas nem abandonadas, sempre que Deus, pela sua providência, proporciona ocasião.[vii]
Porque a adoração em secreto é importante? Qual é o seu valor?
Já temos visto que Jesus espera que nós dediquemos tempo a estar a sós com Deus, com o propósito de adorá-lo, de dirigir a ele nossas súplicas, de confessar nossos pecados, buscar o reino de Deus e sua justiça. Já vimos que Daniel fazia isto diariamente. E sabemos que esta prática é reafirmada muitas vezes na Bíblia, especialmente no livro dos salmos, onde os escritores fazem alusão constante a ela.
Por exemplo:
Sl 5:3 – “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando”.
Sl 42:8 – “... o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida”.
Sl 63:1-6“Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja... os meus lábios te louvam... com júbilo nos lábios, a minha boca te louva, no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite...”.
E muitas outras referências...
1. Porque esta adoração secreta, ou particular, é importante?
1.1 - Primeiramente, porque ela agrada ao coração de Deus
Jo 4:23-24 – “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.  24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
Há muitas coisas envolvidas neste ensino de Jesus, mas por hora eu quero enfatizar esta verdade: “o Pai procura adoradores...”. Isto é, ele deseja ser adorado.
Pois adoração significa o reconhecimento de que ele é Deus, de que ele é digno de honra, de que ele é digno do nosso amor, da nossa obediência, da nossa vida. Significa reconhecer a sua grandeza, a sua majestade, a sua bondade, a sua justiça, a sua misericórdia. Adorar significa entregar a ele nossa confiança, a nossa alma, os nossos afetos. Adoração é um ato de amor e fé, de gratidão para com aquele que nos criou, que nos sustenta, que salvou nossas almas, que perdoou nossos pecados, que nos deu vida eterna.
E você quer maior motivação do que esta? Deus, que é santo, nos ama a nós, pecadores, e nos salvou dos nossos pecados. Nós vamos morar no céu. Deus deseja ser adorado, pois ele é digno disto. E é simplesmente justo, e prazeroso ao nosso coração, que o façamos.
Então, quando você deixa de lado todos os outros afazeres, todas as outras pessoas, e sozinho, no teu quarto, só você e Deus, você adora, você cumpre um desejo do coração de Deus.
1.2 - Em segundo lugar, porque é uma necessidade de nossa alma
Eu quero citar apenas um exemplo:
Sl 73:16-17 – “Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim;  17 até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles”.
Preste atenção nestas palavras: “Estava difícil de entender, até que entrei no santuário de Deus...”.
Eu amo este homem, Asafe, o autor deste e de outros salmos. Ele era um dos cantores levitas, designados pelo rei Davi para ministrar através dos cânticos no tabernáculo, e tempos depois, o templo em Jerusalém.  Um homem de grande piedade, caracterizado por intensa devoção a Deus.
Neste salmo Asafe abre o coração contando sobre uma crise espiritual muito grande pela qual passou, quando começou a olhar com inveja para a vida de pessoas que não serviam a Deus, mas pareciam ser bem sucedidas.
Veja os vs. 2 e 3 – “Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.  3 Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos”.
E depois, do v. 4 até o 12 ele explica a maneira como estava vendo estes homens prósperos e orgulhosos, que andam como se Deus não existisse: “eles não têm preocupações financeiras”, pensava, “eles se alimentam bem, têm saúde, são populares”. Nos vs. 13-16 ele disse que não conseguia entender. Pois aqueles homens não buscavam a Deus, e tinham tudo. E ele, que buscava, não tinha.
Então ele pensou: “É inútil ser crente. É inútil viver uma vida pura, ter as mãos limpas. Pois a cada manhã sou afligido, a cada manhã tenho novas dificuldades”.
Você já sentiu alguma coisa parecida? O diabo já falou alguma vez no seu ouvido que não vale a pena ser crente? Que não vale a pena servir a Deus? Que não vale a pena vir à igreja? Se for assim, saiba que você não é o primeiro. Muitos homens de Deus, inclusive Asafe, passaram por isto. Ele diz que quase se desviou dos caminhos de Deus.
Então, a inveja e o desânimo estavam corroendo a alma deste homem, até que ele entrou no santuário de Deus; até que ele buscou a presença do Senhor. E na luz da presença de Deus ele começou a enxergar melhor as coisas. Como diz o Salmo 34:5, “olhai para Deus, e sereis iluminados”, assim aconteceu com Asafe.
Ele percebeu que o ter ou não bens deste mundo não fará diferença alguma na eternidade, e que é a eternidade que conta.
Ele percebeu que os que se afastam de Deus, na eternidade serão afastados para sempre. E percebeu que os que buscam a Deus aqui, o terão aqui e para todo o sempre.
Veja os vs. 21 a 26, a maneira como os pensamentos dele foram transformados:
21 Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, 22 eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença. 23 Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. 24 Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.  25 Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.  26 Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
Asafe venceu o pecado da inveja e do desânimo buscando a presença de Deus. Pois buscar a presença de Deus é uma experiência transformadora para nossas almas.
Na presença de Deus nossos pensamentos são transformados, nossa mente é iluminada. Nossos pecados são trazidos À luz, expostos pelo Espírito Santo, e somos fortalecidos para lidar com eles, vencê-los, mudar interiormente.
Estes são dois grandes motivos para adorar a Deus em secreto: agradar ao nosso Salvador, e crescer espiritualmente.
2. Que práticas devocionais podemos exercitar em nossa adoração secreta?
Tanto nos ensinos de Jesus quanto no exemplo de Daniel, e dos apóstolos, nós vemos uma ênfase na oração. Mas ao mesmo tempo nós percebemos que na prática deles, a oração revela e pressupõe um grande conhecimento das Escrituras Sagradas, na confiança de que cada porção da Bíblia é a Palavra de Deus dirigida a nós. E também vemos, especialmente nos salmos, que uma forma de orar é através do cântico ao Senhor. Aliás, todos os salmos são orações escritas para serem cantadas. Não vamos nos deter muito em como exercitar cada um destes aspectos – pretendo fazer isto no próximo domingo –, mas agora vamos apenas mencionar que estas práticas cumprem a dupla função da adoração: agradar a Deus e abençoar nossas almas.
2.1 - Você pode adorar orando com suas palavras                     
A oração agrada a Deus:
Pv 15:8 – “O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento”.
A oração faz bem à nossa alma:
Fp 4:6, 7 – “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.  7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
2.2 - E você também pode adorar cantando ao Senhor
O cântico agrada a Deus:
Sl 22:3 – Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel”.
O cântico faz bem para nossas almas:
Ef 5:18-20 – E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,  19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,  20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.
2.3 - E você pode adorar meditando na Palavra de Deus
A meditação nas Escrituras agrada a Deus:
Is 66:2b – Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra”.
A meditação nas Escrituras faz bem para nossa alma:
Jr 15:16 – Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos”.
Desta maneira, você pode se utilizar destas três práticas no seu culto em secreto.
3. Quais as dificuldades que podemos esperar, que poderiam atrapalhar nossa adoração particular? O que podemos fazer para superá-las?
Nós temos enfatizado o valor da adoração ao nosso Deus em particular, só entre nós e ele, a cada dia de nossa vida, como um meio de graça, através do qual honramos a Deus e nos alegramos nele.
É uma prática relativamente simples.
3.1 - Mas reconhecemos que existem muitas dificuldades para que possamos exercitá-la.Vamos mencionar algumas:
Somos filhos de uma época agitada, apressada e cansativa. Temos muitas coisas prá fazer o tempo todo: o trabalho, os estudos, os relacionamentos (inclusive os relacionamentos virtuais – as pessoas gastam diariamente “horas” na internet, conversando, jogando, assistindo vídeos). Época do fast-food, comida rápida, pronta e que faz mal à saúde. Época de exercício físico em academias (muitas vezes um ambiente moralmente fétido e prejudicial à mente). Muitos passam horas no congestionamento do trânsito, e chegam em casa cansados. Estas coisas podem ser fatores que nos impedem de nos aquietar e passar tempo na presença de Deus.
Nosso próprio temperamento, seja ele qual for, pode atrapalhar. Se você é uma pessoa agitada, ativa, você pode ser tentado a fazer tudo “rapidinho” e impacientemente. Se você é uma pessoa calma, pode se sentir sonolenta. Se você se considera uma pessoa prática, pode achar que é perda de tempo. Não deixe que o seu temperamento decida por você. Lembre-se do que a Bíblia ensina sobre esta prática.
Além disto, estar a sós com Deus é parte de uma verdadeira guerra espiritual. Satanás fará de tudo, usará os males de nossa época, usará nossas fraquezas, com tudo o que puder, para que nos desviemos disto.
3.2 - O que podemos fazer para superar as dificuldades que surgirem?
1. Entenda a grandeza desta atividade espiritual – honra a Deus e trás crescimento espiritual
2. Separe tempo para isto:
Mt 26:40-41 – E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?  41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.
Não quero dizer que você deva separar uma hora literalmente – talvez você só tenha como separar meia hora – o tempo determinado você deve escolher diante de Deus, mas separe um tempo, de preferência na mesma hora todos os dias, mas sem uma rigidez que acabe atrapalhando tudo.  Mas separe tempo.
3. Separe um lugar para isto
“Entra no teu quarto, e fechada a tua porta, orarás ao teu Pai que está em secreto”.
“E Jesus, tendo se levantado alta madrugada, foi para um lugar deserto, e ali orava” (Mc 1:35).
O seu lugar secreto pode ser o quarto, “pode ser o deserto”, pode ser o quintal, a varanda, a poltrona da sala; mas tenha um lugar especial para você e Deus.
4. Prepare-se para isto
O ensino de Paulo sobre o culto na igreja pode ser muito bem aplicado aqui: “Tudo seja feito com decência e ordem...” (1ª Co 14:40)
- Desligue o celular, o computador, tire o telefone da tomada, avise as familiares que você vai orar...
- Você pode fazer uma “ordem de culto”, escolher previamente o (s) cântico (s), o texto (s), os motivos de oração.
- Aquiete-se alguns momentos, e depois realize o seu culto.
5. Persevere
1ª Tm 4:7-9 – Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade.  8 Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.  9 Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação”.
Conclusão
Pense numa pessoa que deseja participar da corrida de São Silvestre aqui em São Paulo, no dia 31 de dezembro.
Assim ela diz: “Este ano, se Deus quiser, eu vou participar”. E quando chega a época, ela faz a sua inscrição, compra uma roupa e calçados apropriados, pega o seu kit de participação, e está animado.
Então você lhe pergunta: “Onde é que você tem treinado para a corrida”? E ele responde: “Ah! Eu não treinei. Não preciso chegar em primeiro lugar. Eu quero apenas chegar ao final da corrida”.
Neste caso, apenas chegar ao final da corrida é um bom objetivo; mas você acha que uma pessoa consegue correr 15 quilômetros sem treinamento? O que vai participar de uma corrida precisa se exercitar fisicamente, precisa treinar, precisa condicionar seu corpo físico.
Da mesma forma, a Bíblia diz que espiritualmente falando, estamos numa corrida. E precisamos trinar nossas almas, condicionar nossos pensamentos, as nossas faculdades espirituais, através de exercício espiritual. Vale a pena nos exercitarmos na oração, na meditação da Palavra, nos louvores a Deus. Estas coisas honram a Deus, mudam nosso coração, e nos tornam praticantes do reino de Deus.



[i] Hb 13:7
[ii] 1ª Pe 3:1-7
[iii] Jo 8:39
[iv] Tg 5:10,11
[v] Mt 6:6
[vi] Confissão de Fé de Westminster, XXI:VI – Do culto religioso e do domingo (São Paulo, Ed. Cultura Cristã, 2003, 2ª impressão da 17ª edição).
[vii] Refs. Jo 5:21; Ml 1:11; 1ª Tm. 2:8; Jo 4:23-24; Jr 10: 25; Jó 1:5; 2º Sm 6:18-20; Dt 6:6-7; Mt 6: 11, e 6:6; Is 56:7; Hb 10:25; Pv 5:34; At. 2:42. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo