Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Antes que chegue o fim - Dn 12:13

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 15 de janeiro de 2012
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler Daniel 12:13
Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.
Os capítulos 10 a 12 de Daniel são o registro da última profecia deste livro. Eles estão divididos em linhas gerais conforme as várias seções naturais do registro.
Assim, no cap. 10, Daniel descreve os seus dias de jejum e oração que antecederam à revelação que recebeu, e a vinda do mensageiro de Deus.
No cap. 11, o anjo de Deus trás a revelação sobre o que aconteceria de agora em diante mais especificamente ao povo de Israel, uma vez que já estava se cumprindo o que as profecias anteriores haviam dito: já era o terceiro ano do reinado de Dario, o decreto para a reconstrução do templo e de Jerusalém já fora assinado havia dois anos e os primeiros exilados já tinham começado a retornar a Jerusalém.
Espero que os irmãos se recordem, as profecias dos capítulos 7 e 9 são paralelas, no sentido de que ambas descrevem os acontecimentos históricos dos quatro grandes impérios mundiais que antecederiam o nascimento, vida, e morte de Jesus: o reino babilônico, o medo-persa, o grego e o romano.
Segundo as profecias, no tempo do império romano, o Deus suscitaria um reino eterno, não feito por mãos humanas, e que não seria destruído jamais, ao contrário, cresceria mais e mais até que atingisse o mundo inteiro.
Vimos que este reino começou na primeira vinda de Jesus, e que se manifestará em toda a sua plenitude na sua segunda vinda, conforme as mesmas profecias, pois “então se verá o filho do homem, vindo sobre as nuvens com poder e muita glória”.[i]
Agora, na profecia do capítulo 8, o anjo de Deus se dedicou a falar mais especificamente sobre dois reinos: o medo-persa e o grego, sendo que deste último surgiria um rei extremamente perverso que perseguiria duramente o povo de Deus.
Lembram-se de Antíoco Epifânio, o pequeno chifre? Vimos que ele perseguiu os judeus, profanou o templo em Jerusalém fazendo que porcos fossem imolados no altar de Deus, colocando imagens de deuses estranhos em Jerusalém, proibindo a guarda do sábado, até que se cumprisse o tempo determinado por Deus e Antíoco fosse tirado.
E vimos também que aquele homem era um antítipo de muitos que surgiriam no decorrer da história da igreja (muitos anticristos, como diz o apóstolo João), e que culminará no surgimento do homem da iniquidade, que se colocará no lugar de Deus, que perseguirá o povo de Deus, antes da segunda vinda de Jesus, com uma inteligência e crueldade jamais vistas antes.
Bem, assim como as profecias dos capítulos 7 e 9 são paralelas, também a profecia do capítulo 8 e a dos capítulos 10 a 12.
Depois da parte “introdutória” no cap. 10, o cap. 11 trata dos reinos medo-persa e grego e o surgimento pequeno e cruel rei, Antíoco Epifânio. Um bom comentário dos detalhes históricos antecipados no capítulo 11 pode ser encontrado no livro “Ouse ser Firme”, de Stuart Olyott.
Mas, assim como no cap. 8 ele dá um salto para o tempo do fim, falando do anticristo que ainda virá, a partir de 11:36 ele faz a mesma coisa, quando começa a falar novamente em termos que não se aplicam a Antíoco Epifânio, mas ao homem da iniquidade.
O homem que negará todos os deuses, e que só reconhecerá o deus poder e riqueza. Este tempo, como bem diz o título do capítulo 12 em algumas de nossas versões, será o tempo do fim.
Será tempo em que Miguel, o anjo defensor do povo de Deus estará mais ocupado do que nunca. Tempo de angústia para o povo de Deus.
Tempo de grande tribulação. Mas também tempo de grande despertamento espiritual, pois em meio a sofrimentos, muitos sábios, isto é, muitas pessoas que temem ao Senhor, estarão conduzindo outros à justiça.
No tempo do fim, as profecias, se cumprindo diante dos olhos de muitos, serão mais bem entendidas.
Mas enquanto este fim não chegasse, Daniel deveria completar e selar o livro. Era o costume na Pérsia tomar uma cópia, pôr-lhe um selo e colocá-la numa biblioteca para gerações posteriores. Assim, no decorrer dos tempos, o livro poderia ser conhecido das gerações seguintes.
Daniel disse que não havia entendido completamente. O anjo respondeu que não havia problema, pois no decorrer do tempo, na medida em que as coisas fossem acontecendo, os sábios entenderiam.
Isto para dizer a verdade, me conforta. Pois há muitas coisas aqui (especialmente números) que ainda não entendo. Mas que se cumprindo em nossos dias, poderemos compreender.
Se não, sabemos que os futuros crentes em Jesus compreenderão.
O tempo do fim, isto é, o da ressurreição ainda não chegou, como também ainda não havia chegado nos dias de Daniel.
Como não vemos também a plena manifestação do anticristo, que segundo entendemos de Paulo, será sinal para a igreja, de que Jesus está às portas.[ii]
Mas no último versículo o anjo de Deus entrega ao profeta uma maravilhosa exortação:
“Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança”.
Com base neste versículo, eu gostaria de meditar com os irmãos sobre este assunto: o que devemos fazer enquanto o fim não chega?
A Bíblia nos diz que enquanto o fim não chega nós devemos nos preparar para ele.
1. Hoje é tempo de nos preparar a nós mesmos para o dia da ressurreição
12:1, 2:
1 Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. 2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.
Esta palavra “muitos” que aparece no v. 2, é mais bem traduzida por “os muitos”, que dormem no pó da terra[iii], isto é, os muitos que estiverem mortos no tempo do fim.
O dia da volta de Jesus será também o dia da ressurreição dos mortos.
Isto é bem desenvolvido em várias passagens da Bíblia, mas eu quero citar apenas duas delas:
Primeiramente onde o Espírito Santo nos diz que o dia da ressurreição será de grande alegria para os crentes em Jesus.
1ª Ts 4:13-18
13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.  14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.  18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Este texto foi escrito a fim de dar consolação aos crentes, em relação aos seus amados irmãos na fé que já morreram.
Paulo diz que aquele que morre, sendo crente em Jesus, pode partir desta vida com uma esperança no coração, esperança da qual partilham os que continuam aqui. A esperança do dia da ressurreição.
Será um dia glorioso para os que estão em Cristo, o dia do encontro para a eternidade, com o seu Salvador, e também com todos quantos nele creram, quando os que pertencem a Cristo entrarão para a posse do reino eterno, preparado antes da criação do mundo.
Mas veja: Daniel diz que uns ressuscitarão para a vida, e outros ressuscitarão para a vergonha e horror eterno.
Por isto a Bíblia nos alerta no sentido de que estejamos preparados para a volta de Jesus; e irmãos, o Espírito não poupa palavras para descrever o grande perigo que paira sobre as almas daqueles que não obedecem ao evangelho:
2ª Ts 1:7-9
7 E a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder,  8 em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.
Então, o dia da ressurreição será de vida eterna para alguns; para todo aquele, como diz Daniel, tem o nome escrito no livro da vida (12:1).
Mas também será dia de destruição para muitos, não no sentido de aniquilação, pois será ressurreição para vergonha e horror eterno; mas no sentido de que serão banidos prá sempre da presença de Deus.
Amados, Deus é infinitamente santo, e nós somos pecadores. A punição pelo pecado é a morte.
Como um pecador pode estar preparado para encontra-se face a face com Deus? Como podemos escapar da ira de Deus?
A Bíblia diz que cada homem, cada mulher, precisa obedecer ao evangelho de Jesus Cristo. Precisa conhecer a Deus.
1ª Ts 1:9, 10
9 pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro 10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
A palavra que Paulo usa aqui é “conversão”. “Vocês deixaram seus ídolos, ele diz, se converteram a Deus, e agora vivem para servir a Deus, aguardando a volta de Jesus. É Jesus quem nos livra da ira vindoura; é Jesus quem nos livra do castigo eterno”.
A Bíblia diz que existem muitas espécies de ídolos:
Existem ídolos na forma de falsos deuses.
Na forma de imagens que são adoradas.
Existem os ídolos do coração:
O amor ao dinheiro é uma forma de idolatria.
O amor aos bens materiais.
O amor a outros seres humanos, mais do que a Deus.
O amor ao status, à fama, ao poder, todas estas coisas são formas de idolatria.
O amor aos pecados.
Quem se converte a Jesus se arrepende do amor aos ídolos, e passa a servir ao Deus vivo. E desta forma ele pode, não viver para servir ao pecado, mas para aguardar do céu, a volta de Jesus, que nos livra da ira vindoura.
2. Enquanto o fim não chega, é tempo de ensinar a outros o caminho da justiça
Dn 12:3
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. 
É uma promessa para os que andarem com Deus, e conduzirem outros a isto.
Para os crentes, o que significa conduzir outros à justiça.
Significa conduzi-los a Cristo.
Pois sendo nós pecadores aos olhos de Deus, não podemos ser considerados justos se não estivermos ligados a Cristo.
Há dois textos que eu desejo relacionar agora:
Fp 3:8-9
8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo 9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.
No contexto Paulo esta falando da posição social e religiosa que tinha antes de conhecer a Jesus. Ele era um homem proeminente entre os judeus. Mas quando ele conheceu Jesus, por causa de sua fé, ele perdeu todas as coisas.
Mas o que aos olhos de outros podia ser prejuízo, para ele era lucro.
Pois ele perdeu todas as coisas, e ganhou o conhecimento de Deus em Cristo. E considerava tudo o que o mundo podia oferecer como lixo, somente para ganhar a Cristo. Mediante a fé, ele converte-se a Jesus.
Nós, sendo pecadores, não temos justiça própria; não é por causa das nossas boas obras, mas somente pela graça de Deus mediante a fé em Jesus.
Portanto, conduzir alguém à justiça significa conduzir à fé em Jesus Cristo.
O outro texto que eu quero citar:
Mc 16:15, 16:
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
São palavras de Jesus aos apóstolos.
Ele ordena que por todo o mundo o evangelho da salvação seja pregado, a toda criatura. Quem crer e for batizado, será salvo. Quem não crer já está condenado.
O que Jesus quer dizer ao ensinar que os que creem devem ser batizados? Será que o batismo é um ritual mágico, que garante a salvação de alguém?
A Bíblia ensina claramente que não. Mas o batismo é um sinal de que a pessoa tem um coração transformado e obediente, de que agora ela se coloca sob o senhorio de Jesus, de que arrependeu-se de viver para si mesma, e agora vive para Deus.
Portanto, o batismo é necessário.
Há, portanto, uma grande responsabilidade colocada diante de nós.
É necessário que preguemos o evangelho. Que falemos de Jesus. Que digamos aos homens que um dia especial está preparado nos planos de Deus: o dia da volta de Jesus, da ressurreição dos mortos, do juízo final.
Quem crer em Jesus, quem obedecer ao evangelho de Jesus, será salvo, mas quem não tiver crido já está condenado.
Eu também quero mencionar pelo menos duas razões para que preguemos o evangelho:
1ª – Por amor às pessoas, às suas almas, à sua vida.
Você tem um filho que não é crente em Jesus? Uma filha? Marido ou esposa? Pai ou mãe? Ou irmãos? Você tem amigos que não creem em Jesus? Eles têm almas eternas.
Querido, de acordo com o próprio Jesus, se eles não creem, o que acontecerá com eles no dia do juízo final?
Você quer seus amados eternamente perdidos? Banidos da presença de Deus?
Então você precisa falar de Jesus aos que não o conhecem, por amor a eles, na esperança de que creiam, obedeçam e sejam salvos.
2ª razão – o nosso dever diante de Deus
Ez 33:7-9
7 A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte.  8 Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. 9 Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.
Atalaia significa sentinela, vigia. Era a pessoa que ficava sobre os muros da cidade, vigiando para saber e avisar quando o inimigo se aproximava.
Deus diz a Ezequiel que ele era como um atalaia, vigiando sobre a vida espiritual das pessoas, pois Deus era inimigo do homem perverso.
E se Deus dissesse que o perverso iria morrer, Ezequiel deveria avisar, a fim de que o homem se convertesse do seu caminho mau.
Se Ezequiel avisasse, mas o pecador continuasse em seu mau caminho, Ezequiel não tinha culpa. Mas se Ezequiel não o alertasse, e o pecador morresse em seus pecados, teria que prestar contas disto ao Senhor.
Por que quando nós pregamos o evangelho, três coisas podem acontecer:
Uma, as pessoas podem ficar indiferentes, como quando o apóstolo Paulo pregou na cidade de Atenas. Outra, as pessoas podem ficar enfurecidas, como quando Paulo pregou em Éfeso.
Então, quando você confronta o pecador com seus pecados, é possível que ele fique bravo com você. Mas quem você prefere bravo com você: os homens, ou Deus? Quem é pior?
Ou então, e esta é sempre a nossa intenção, as pessoas podem se converter a Cristo e serem salvas, como quando Paulo pregou na cidade de Filipos.
Não temos o poder de mudar o coração das pessoas. Isto pertence a Deus, mas temos o dever de pregar o evangelho a toda criatura. Entre outras coisas, também por isto o apóstolo Paulo escreveu: “Ai de mim, se não pregar o evangelho; eu tenho esta obrigação”...
Enquanto não chega o fim, é tempo de pregar o evangelho.
3. Enquanto o fim não chega, também é tempo de perseverar em meio às lutas
12:13
Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.
A esta altura, o velho profeta contava quase 90 anos de idade.
Desde a sua meninice conhecia as Escrituras Sagradas, que o tornaram sábio para a salvação de sua alma, por meio da fé no Senhor.
Desde a meninice conhecia o seu Deus, amava o seu Deus, guardava sua Palavra, andava com ele.
Daniel era espiritualmente forte.
Não sabemos se ele, em sua idade avançada, teve a alegria de voltar para Jerusalém.
Mas sabemos que ele foi fiel até o fim.
E as promessas são estas:
“Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” [iv]
“O amor se esfriará de quase todos, mas aquele que perseverar até o fim será salvo”. [v]
Se ele não pode voltar para a Jerusalém terrena, podemos ter certeza de uma coisa: ele contemplou, como diz a carta aos Hebreus, aquela pátria superior, celestial.[vi]
E porque Daniel perseverou até o fim?
11:32
Mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo. 
Irmão, veja que maravilha é este livro.
Ele é Palavra de Deus. Ele é vida para a tua alma.
Que estas palavras estejam colocadas dentro do teu coração.
Pois este mundo, sua glória, suas riquezas, seus desejos, tudo passará, e o fim chegará.
Conclusão e aplicação
E quando o fim chegar, será tempo de recompensa para os justos:
Eles resplandecerão como o fulgor do firmamento; e como as estrelas: sempre e eternamente.
E no fim dos dias, se levantarão para receber a sua recompensa.
1. Você está preparado para a volta de Jesus? Ou preparado para o dia da ressurreição?
Você já se converteu a Jesus?
Ez 33:11
Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?
Existe alguma forma de idolatria em seu coração? Algum pecado que vocês e recusa a abandonar?
Então, o dia de se preparar é hoje. De abandonar pecados, de se converter, de abandonar os ídolos do coração, as vaidades deste mundo, de viver para Deus.
2. Hoje também é dia de conduzir outros à justiça.
Não tenha vergonha de ser crente. Não tenha vergonha de falar de Jesus.
Não tenha medo de falar de Jesus. Você é um embaixador do reino dos céus.
E hoje, busque a Deus, perseverantemente.
3. Conheça a JAVÉ, conheça o Pai, conheça o Senhor Jesus, conheça o Espírito Santo.
Busque, ore, medite, busque a Deus intensamente.



[i] Mt 24:30
[ii] 2ª Ts 2:1-12
[iii] Veja Baldwin, pág. 216.
[iv] Ap 2:10
[v] Mt 24:12, 13
[vi] Hb 11:16

3 comentários:

  1. Querido irmao, estava lendo o comentario sobre o livro de Daniel capitulo 12.
    Interessante no decorrer do capitolo quando Daniel faz uma pergunta ,verciculo 8 qual sera o fim destas coisas ? desde que o sacrificio continuo for tirado e posta a abominaçao desoladora transcorreria 1290 dias bem aventurado o que espera os 1335 dias .aqui vejo a interpretaçao dos tres anos e meios ou seja 1290 dias mais quarenta e cinco dias soma ndo 1335 dias dando o dia da ressurreiçao dos mortos .Prova Daniel esteria na sorte e no fim dos dias levantaria .quais dias?1335 dias dia da Volta do Senhor. 03191292371 meu numero artur rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão, obrigado por sua participação. Ela me é muito importante. E achei interessante esta possibilidade que você levantou. Gostaria de maiores esclarecimentos, mas infelizmente não tenho espaço aqui para comentários mais longos, por causa do próprio sistema. Mas se você desejar podemos trocar e-mails sobre este assunto tão interessante. Meu endereço eletrônico é pliniofernandes16@gmail.com. Será um prazer trocarmos ideias.
      No amor do Senhor.

      Excluir
  2. Nos dias atuais d onde vira o ante cristo .
    Daniel teve a revelacao do imperio grego...jesus profetizou sobre a destruicao do templo d Jerusalém e eram os romanos qem dominavam o mundo naqeles dias dos quatro grande imperio roma era o ultimo mas hoje qual nacao se levantara mostando o ante cristo ou quais nacoes mostrara o homem do pecado.
    Graça e paz.

    ResponderExcluir

▲Topo