Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

sábado, 24 de agosto de 2013

O prazer do Senhor no meio de seu povo - Sf 3:17

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 13 de março de 2011
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados irmãos, vamos ler Sofonias 3:9-20
9 Então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR e o sirvam de comum acordo. 10 Dalém dos rios da Etiópia, os meus adoradores, que constituem a filha da minha dispersão, me trarão sacrifícios. 11 Naquele dia, não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com que te rebelaste contra mim; então, tirarei do meio de ti os que exultam na sua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu santo monte. 12 Mas deixarei, no meio de ti, um povo modesto e humilde, que confia em o nome do SENHOR. 13 Os restantes de Israel não cometerão iniquidade, nem proferirão mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa, porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante. 14 Canta, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e, de todo o coração, exulta, ó filha de Jerusalém. 15 O SENHOR afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo. O Rei de Israel, o SENHOR, está no meio de ti; tu já não verás mal algum. 16 Naquele dia, se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se afrouxem os teus braços. 17 O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. 18 Os que estão entristecidos por se acharem afastados das festas solenes, eu os congregarei, estes que são de ti e sobre os quais pesam opróbrios. 19 Eis que, naquele tempo, procederei contra todos os que te afligem; salvarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos, e farei deles um louvor e um nome em toda a terra em que sofrerem ignomínia. 20 Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.
Este trecho que temos diante de nós, pela beleza de sua poesia, e também pelo significado de seu conteúdo, é uma das mais lindas descrições da obra de Deus no ajuntamento de sua igreja.
Sofonias profetizou um pouco antes de Jeremias, nos dias do rei Josias, de Judá., chamando a nação ao arrependimento. Foi nos dias de Josias que uma reforma espiritual aconteceu em Judá, na qual o povo israelita, tendo reencontrado o livro da lei do Senhor se arrependeu e voltou-se para ele. Mas foi um despertamento que durou pouco tempo, de sorte que nos dias de Jeremias novamente o profeta precisou repreender Israel.
Mas neste texto Sofonias está, em sua profecia, indo muito além de seus dias. Está dizendo que chegaria um tempo, depois que o juízo de Deus viesse sobre aquela nação pecadora, em que Deus daria lábios puros aos povos, isto é, às nações além de Israel, para que invocassem o nome do Senhor.
Os dispersos do Senhor espalhados pelo mundo inteiro viriam ao Senhor trazendo os seus sacrifícios de adoração. Deus tiraria do meio de seus adoradores os soberbos, o espírito de rebeldia, os que proferem mentira. Os verdadeiros filhos do Senhor, afastados das festas solenes , vitimados pelo opróbrio de seus próprios pecados seriam congregados.
Sofonias aponta para muito além de seus dias, descrevendo aquilo que Deus começou a fazer no dia do Pentecoste, quando os dispersos do Senhor espalhados dentre todas as nações começaram a se chamados para servir ao Senhor tendo seus corações purificados, seus lábios, suas vidas; uma promessa que está se cumprindo na igreja a cada dia e que será cumprida em toda a sua plenitude quando Jesus voltar para buscar seu povo.
Eu desejo destacar estas palavras do v. 17 dirigidas pelo Senhor à sua igreja.
“O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.”
Vamos meditar sobre este versículo. O que ele está dizendo à igreja
1º. O Senhor teu Deus, está no meio de ti
Deus está no meio de sua igreja. A maior prova de que o Senhor Deus estava no meio de Israel é o simples fato de que aqui estava Sofonias falando em nome do Senhor.
A maior evidência de que Deus está no meio de sua igreja é esta: que a cada dia ele dá a sua Palavra ao seu povo.
Até mesmo nos dias em que parece que a igreja parece estar fria, longe de Deus.  Até mesmo nos dias em que os filhos de Deus parecem estar sendo derrotados pelos seus próprios pecados, pelas artimanhas dos homens e de Satanás.
Se Deus está enviando a Sua Palavra, nós podemos ter certeza de que Deus está no meio de seu povo.
O profeta Amós fez uma predição terrível em seus tempos:
Am 8:11,12
“Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.  12 Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão.”
Isso porque em seus dias a Palavra do Senhor estava sendo negligenciada e então ele ameaça tirar a Palavra de sua igreja; ele ameaça não falar mais.
E amados, se a Palavra do Senhor for retirada da igreja, ela simplesmente deixa de ter razão de ser. Ela deixa de ser o povo do Senhor.
Mas pensemos naquelas igrejas, no livro do Apocalipse, que são repreendidas por Jesus, sendo descritas por ele como igrejas mornas, ou descomprometidas com o reino, mundanas. O Senhor as repreende severamente, ameaça vir em juízo, chama ao arrependimento, mas permanece o fato – ele é aquele que anda no meio de suas igrejas. Pois ele prometeu estar onde quer que seu evangelho seja anunciado, onde quer que sua Palavra seja pregada, ele prometeu estar com sua igreja todos os dias até a consumação dos séculos.
Irmãos, nesta noite, conforme a promessa que ele nos deu, Jesus está em nosso meio. Está em nosso meio enquanto oramos. Está em nosso meio quando cantamos. Está em nosso meio nos dando a Sua Palavra.
Ele também está em sua igreja inteira, espalhada por sobre toda a face da terra. Porque entre todos os povos existe este povo que foi separado por ele para ser o seu povo. E em todas as nações do mundo ele está fazendo com que seja anunciada a Palavra dele.
2º. O Senhor, teu Deus, é poderoso na vida da igreja
Sim, o Senhor teu Deus, que está no meio de ti, não é um deus fraco em tua vida; ele é forte. Outros deuses, de pedra, de madeira, de ouro, têm boca mas não conseguem pronunciar uma palavra, tem ouvidos mas não ouvem, têm olhos mas não veem, não podem salvar.
2.1 – Ele é poderoso para salvar-te
Ele é poderoso para salvar-te dos seus pecados e da condenação que eles trazem.
Vocês têm conhecido o poder de Deus para salvar suas almas.
A Bíblia descreve muitas vezes as operações do Espírito de Jesus no coração dos homens fazendo deles uma nova criação, libertando eles do poder das trevas do pecado e do Diabo, retirando toda a condenação e escravidão ao pecado que neles havia.
Por exemplo
2ª Co 5:17
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
Paulo nos dá uma linda descrição da nossa salvação. Assim como nós, ele viveu numa época marcada pela impureza, pela idolatria. Gente que adorava o deus do amor, o deus do vinho, os seres da natureza em geral. Gente que, como ele diz na carta aos Romanos, adorava a criatura, em vez de ao criador. Tempos caracterizados pelo adultério, pelo homossexualismo, pela embriagues, pela avareza.
E muitas das pessoas que estavam agora na igreja de Cristo tinham sido pessoas assim. Mas Paulo descreve como é grande o poder de Deus na vida de uma pessoa. Ele é poderoso para tomar em suas mãos um ladrão e transforma-lo num homem honesto. Ele é poderoso para tomar em suas mãos um adúltero e transformá-lo num homem puro de coração; um efeminado num homem de verdade. Ele pode tomar o pior dos pecadores e purifica-lo, e santificá-lo, e justificá-lo.
2.2 – Ele renovar-te-á no seu amor
Em seu amor, isto é, no amor que o Senhor tem por você, ele te renovará.
O que é renovar? É tomar algo que envelheceu, e dar outra vez aquela qualidade de vida que havia no começo. É devolver, é restaurar. No caso de renovar uma pessoa, é dar novo ânimo para o coração, nova alegria de viver, nova motivação.
Eu desejo enfatizar que aqui ele está falando com a igreja. E ele diz: o Senhor está no meio de ti, poderoso para salvar-te.
E porque ele diz isto? Porque num certo sentido, às vezes os filhos de Deus estão precisando de salvação:
Pode ser que na igreja algum filho de Deus esteja precisando ser salvo de alguma situação de pecado em que se meteu.
De repente alguém se envolve com más companhias, más amizades, e se vê escravo de hábitos impuros, e até mesmo vícios, ou das próprias amizades malignas.
Ou alguém caindo no laço do Diabo se veja oprimido pela amargura, pelo ódio.
Gente envolvida com jogo, com sexo ilícito, com negócios ilícitos.
E está precisando salvação de uma vida pecaminosa. E o amor a Deus e à santidade se esfria, e a vida espiritual se torna fragilizada, a alma fica débil e enferma.
Mas você se lembra do que está escrito no começo da Bíblia, na história da criação?
A terra era sem forma e vazia (literalmente, caótica), e disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.
Se um filho de Deus estiver andando nas trevas da confusão, o Senhor é poderoso para salvá-lo.
Pois ele também é poderoso para renová-lo em seu amor.
Os filhos de Deus muitas vezes precisam renovação por esmorecer diante dos ataques da Satanás. Passam por muitas situações de provas, de lutas, dissabores. Mas o Senhor lhes renova.
Uma das passagens mais bonitas que eu vejo nas Escrituras é João, capítulo 21, onde está registrado o dia em que Jesus veio ao encontro de Pedro, a fim de restaurá-lo.
Você se lembra que na noite em que Jesus foi traído e preso, Pedro se acovardou a ponto de, em três momentos diferentes negar que conhecia ao Senhor.
Depois disto Pedro arrependeu-se, e chorou amargamente, mas ficou completamente desanimado consigo mesmo.
Então, conforme João testemunha, o Senhor veio a Pedro.
Esó tinha uma coisa que desejava ouvir dos lábios de Pedro:
– “Pedro, tu me amas?”, perguntou o Senhor.
– “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”.
“Apascenta as minhas ovelhas”.
E mais uma vez: – “Pedro, tu me amas”?
E a mesma resposta.
E mais uma vez, e a mesma resposta.
Assim como Pedro havia negado três vezes, o Senhor levou-o três vezes a fazer a mesma confissão de amor., e três vezes repetiu o mesmo mandamento de amor: – “Apascenta as minhas ovelhas”.
Jesus restaurou a vida espiritual do seu querido Pedro. Ele está no meio do seu povo, para renová-lo em amo.
3. Terceiro: o Senhor, teu Deus, se deleita em ti
O Senhor tem prazer em ti.
Como um pai tem prazer em seus filhos. Como um homem tem prazer em sua esposa. Como um amigo tem prazer em seu amigo.
Assim o Senhor se deleita em seu povo, tem prazer em seu povo, o seu povo é uma alegria para ele.
E sei que Satanás não quer creiamos neste amor. Me parece que existem duas estratégias principais de Satanás, para que descreiamos do amor de Deus.
Uma delas são os nossos pecados.
Mas leiamos Oséias 3:1
Disse-me o SENHOR: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas.”
Zacarias 3:1-9
1Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.  2 Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?  3 Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. 4 Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes.  5 E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali,  6 protestou a Josué e disse:  7 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram.  8 Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens de presságio; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.  9 Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu lavrarei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra, num só dia.”
Eu não sei explicar que amor é este.
De um Deus tão santo por um tão grande pecador. Um amor tão grande que foi capaz de dar a sua própria vida por nós na cruz. Um amor tão grande que nos tomou da sujeira em que estávamos, e nos limpou, e nos lavou, e tirou nossa imundície, e nos deu vestes de salvação.
Como temos cantado: eu jamais saberei o preço dos meus pecados lá na cruz.
Eu não posso explicar como é que Deus me ama, como é que ele tem prazer em mim; mas ele me ama. E ele te ama. Você é precioso aos olhos dele.
Jo 17:23
Eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.”
Outra coisa que Satanás usa para nos fazer descrer do amor de Deus são os nossos sofrimentos
1ª Pe 5:8-10  
8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. 10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.”
É por isto que mais de uma vez o Espírito Santo nos assegura de que nem nossos pecados, nem as tribulações, nada pode nos separar do amor de Deus.
Vamos, irmãos:
Romanos 8:31-39  
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?  32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Aplicação
Jesus está em nosso meio, em amor, poderoso para salvar, para renovar.
Podemos olhar para o Senhor com os olhos da fé.
Podemos crer no Senhor.
Em nossos pecados, podemos confiar no seu perdão, no seu amor eletivo.
Em nossa ânsia de renovação, podemos esperar em sua Palavra.
Podemos buscar a sua Palavra – por sua graça, não estamos vivendo dias em que ele retirou sua Palavra de nós – ela está ao nosso alcance, para que nela meditemos dia e noite, para que nela alimentemos nossa alma.
Aquele que está abatido será renovado, será vivificado; busque a Palavra, espere na Palavra.
Em nossos sofrimentos, podemos esperar seu consolo, lançar sobre ele as nossas ansiedades, lançar sobre ele os nossos medos.
Podemos nos prostrar e adorá-lo.
Podemos servir ao Senhor com alegria.
Em nosso cansaço, podemos esperar no Senhor, pois os que esperam no Senhor renovam as suas forças, e sobem com asas como águias.
Espere no Senhor.
Confie no Senhor.

Cante ao Senhor, descanse no Senhor, alegre-se no Senhor.

6 comentários:

  1. Vc é uma benção em nossas vidadas irmão Plínio. Que Deus continue te abençoando meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Obrigado pelo encorajamento, irmão amado.Deus o abençoe.

      Excluir
  2. Que estudo mais simples e extraordinário! É impressionante como nosso Senhor nos abençoa tão maravilhosamente através da Sua Palavra. Que Ele mesmo continue te usando, encorajando, abençoando e ungindo, amado irmão. E muito obrigada por compartilhar tão precisa mensagem!

    A Paz de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Amém. A paz de nosso Amado Senhor Jesus Cristo, irmã.

    ResponderExcluir

▲Topo