Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Santos e irrepreensíveis diante dele - Ef 1:4

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 29 de maio de 2011
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler Efésios 1:3-14
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus,2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor  5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
O texto que temos diante de nós é um hino de louvor a Deus, por causa das muitas bênçãos que ele nos concede em nossa união com Jesus Cristo.
Bendito seja ele, diz o apóstolo, porque, em Cristo Jesus, Deus nos tem concedido toda a sorte de bênçãos espirituais; bênçãos que vêm do céu.
Bendito seja Deus, pois ele nos escolheu em Jesus Cristo antes da fundação do mundo.
Bendito seja Deus porque ele, em seu amor nos predestinou e determinou que fôssemos de Cristo.
Bendito seja Deus que, no sangue de Jesus derramado na cruz, nos redimiu; nos perdoou e nos libertou dos nossos pecados.
Bendito seja Deus que abriu os olhos da nossa alma e nos fez compreender o mistério da sua vontade, afim de que saibamos que todas as coisas, do céu e da terra, afluirão em Cristo, de modo que ele será reconhecido como Senhor do universo.
Bendito seja Deus porque, uma vez que ele nos revelou este seu propósito através do evangelho, fomos levados a crer, e tendo nele crido, fomos selados com o Espírito Santo da promessa; Espírito Santo que, habitando em nós, é a garantia, o selo da nossa salvação, de maneira que aguardamos o dia da redenção, na certeza de que então, na volta de Jesus, seremos reconhecidos como filhos de Deus.
Por todas estas coisas, bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Por todas estas coisas, louvamos ao Senhor.
E ao louvar a Deus por todas estas coisas boas que ele fez por nós, o apóstolo também nos diz qual é o fundamento:
vs. 4b e 5 – “...em amor nos predestinou para ele...”
Predestinação que está relacionada com a eleição; pois Deus predestinou aos que elegeu; ambas, predestinação e eleição, relacionadas com a redenção, e com a revelação de sua vontade, e com o selo do Espírito Santo.
Isto é, todas as bênçãos derramadas sobre nós tem como fundamento o imensurável amor de Deus.
A respeito deste amor imenso o apóstolo Paulo voltará a falar por diversas vezes nesta carta. Mas além disto, de falar o porquê, isto é, de dizer que foi por causa do amor de Deus que ele nos abençoou, também proclama “o para quê”.
Deus nos escolheu para...
Deus nos predestinou para...
Deus nos redimiu afim de que...
Esta preposição, “para”, denota desígnio, propósito, intenção. Desta forma, se por um lado, Deus nos concedeu todas as bênçãos por causa do amor que ele tem por nós, por outro lado, este amor tem certos alvos, tem certos intentos para nós.
Em nossa meditação de hoje, vamos falar sobre estes desígnios de Deus para nós, de acordo com o que nos é ensinado no v. 4
1. Deus nos escolheu em Cristo a fim de que sejamos santos
A Palavra diz que Deus nos escolheu para estas coisas.
Se Deus nos escolheu, significa que antes não era esta a nossa condição. Quer dizer que não éramos santos, nem irrepreensíveis. Impureza, pecado, imundície espiritual eram nossa condição natural. Significa que nós estávamos misturados, miscigenados, mesclados a um número incontável de pessoas cujas vidas eram caracterizadas pela falta de santidade.
Mas vamos meditar sobre este propósito de Deus em nos escolher.
Ele nos escolheu, nos separou da multidão, para que sejamos santos e irrepreensíveis. Estas duas palavras se complementam. Aqui, “santo” aponta para a nossa condição interior. E “irrepreensível” aponta para o nosso comportamento exterior, o resultado da santidade interior.
1.1 – Santos
Noutras ocasiões, já temos considerado a santidade, mas vale a pena, ainda que de modo breve, recordar o seu significado.
A palavra “santo” quer dizer, de um lado, “separado do mundo” e de outro, “consagrado a Deus”.
Na Antiga Aliança, santos eram chamados o templo, o tabernáculo, os utensílios sagrados, e tudo o que era destinado ao culto divino. E as coisas assim consagradas não podiam ser utilizadas com outra finalidade.
Da mesma forma o povo de Israel, a igreja antiga, era um povo santo ao Senhor. E agora, na Nova Aliança, não somente o povo israelita, mas todas as pessoas que, do mundo inteiro achegam-se a Deus por meio da fé em Jesus.
O conceito fundamental é que a nossa santificação está baseada na morte de Jesus em nosso favor
Hb 10:10
Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas”.
A santidade também está relacionada com a obra realizada em nossa alma pelo Espírito Santo, separando-nos, a fim de que vivamos para Deus
2ª Ts 2:13
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade”.
Além disto, vimos neste último texto que, além da obra do Espírito, Paulo usa a frase “pela fé na verdade”, apontando para o fato de que o Espírito Santo faz a sua obra em nossa alma usando como instrumento o nosso entendimento.
Por isto, no, v. 14, a santidade também é apresentada como sendo a vocação realizada em nosso coração pela Palavra de Deus, o Evangelho que nos é dado nas Escrituras Sagradas.
2ª Ts 2:14
para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Assim, a santificação é o propósito de Deus Pai, alicerçada na morte de Jesus em nosso favor, e realizada pela operação do Espírito Santo em nossa alma, através da Palavra de Deus.
E agora, uma vez que somos assim santificados por Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo, mediante a Palavra de Deus, isto significa que somos separados do mundo e que somos consagrados a Deus.
1ª Co 6:19, 20
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”.
E como o outro lado da mesma moeda, a palavra “irrepreensível” é a expressão exterior da nossa santidade.
1.2 – Irrepreensíveis
A palavra grega aqui traduzida “irrepreensível” significa “sem defeito, sem mancha, sem culpa, sem mácula”.
Se uma coisa ou alguma pessoa é separada e consagrada para Deus, então precisa ser sem defeito, sem mancha.
Assim, no Antigo Testamento, se um sacrifício fosse oferecido a Deus, deveria ser o de um animal, como um cordeiro, por exemplo, sem defeito físico (Ex. Lv 22:21).
Da mesma forma, a fim de nos purificar dos nossos pecados, e nos tornar sem mancha diante de Deus, Jesus se ofereceu ao Pai como um sacrifício sem mácula alguma (Hb 9:14).
Desta maneira entendemos que, enquanto a palavra santo descreve, primeiramente o fato de que algo ou alguém é separado das demais coisas para ser consagrado a Deus, a palavra irrepreensível descreve a pureza, a limpeza, a perfeição daquilo que deve ser santificado.
Quanto a nós, esta descrição apresenta dois aspectos:
Primeiro: que não somos assim por natureza, e por isto houve a nossa necessidade de que Deus fizesse essa separação.
A nossa santificação e a nossa pureza são uma obra que Deus realiza: não somos nós que nos santificamos, nem nós que nos purificamos.
Segundo: que, uma vez iniciada esta obra de Deus, nós correspondemos, uma vez que nossas almas são tocadas por ela.
Então nós somos reiteradamente exortados a manifestar em nossa vida nossa resposta à vocação de Deus.
Eu gostaria de citar três exemplos:
Fp 2:12-15
12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. 14 Fazei tudo sem murmurações nem contendas, 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo...
Então notemos:
No v. 13 o Espírito Santo afirma que Deus é quem opera em nós o querer e o realizar de acordo com sua boa vontade.
Como resultado disto, com temor e tremor, isto é, numa atitude de reverente amor a Deus, e de confiança em sua obra, nós devemos desenvolver a nossa salvação, isto é, de vemos trabalhar para o crescimento espiritual, e não assumir uma atitude indolente e preguiçosa.
O nosso Deus e Salvador espera que sejamos, em nossa vida prática, filhos dele em meio a um mundo pervertido e corrupto.
Nosso Deus espera que neste mundo de trevas sejamos como luzes resplandecentes, pois Deus é luz e nós somos filhos dele.
Agora, a Palavra também nos diz como devemos proceder para ser irrepreensíveis e inculpáveis: “fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas”.
As palavras “murmuração e contendas” significam reclamação, insatisfação, descontentamento, discussão.
Elas são a atitude oposta ao mandamento que diz: “Em tudo daí graças...”
Assim uma das descrições de uma pessoa irrepreensível está em sua atitude de fazer as coisas com alegria, sem reclamar, sem contender.
Outro lugar onde ocorre a palavra irrepreensível, ou sem mácula, é...
Hb 13:4
“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.”.
Literalmente: “Digno de honra seja entre todos o casamento e a relação sexual sem mácula, porque Deus julgará os imorais (os que têm relações sexuais pervertidas) e os adúlteros (os que têm relações sexuais extraconjugais).
Irrepreensibilidade, aqui, se manifesta numa vida de pureza sexual, diante de um mundo tão caracterizado pela impureza.
Ap 14:4
“São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; 5 e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.”
Este texto é uma palavra profética a respeito dos chamados 144.000 seguidores do Cordeiro, o Senhor Jesus Cristo.
Não pretendo entrar aqui numa discussão sobre a identidade deles, pois estaria fora de nosso propósito desta hora.
Mas desejo destacar o uso da palavra “sem mácula”, ou irrepreensível.
Mais uma vez, no v. 4, aparece o conceito de pureza sexual. E no v. 5, mais uma vez, o conceito daquilo que se expressa através dos lábios: não se achou mentira em sua boca; não têm mácula.
Estas referências são representativas do fato de que ser santo e irrepreensível é algo que abrange tanto a nossa vida interior quanto a exterior. No coração, na sua alma, o crente é uma pessoa separada do mundo e consagrada para Deus.
E isto se manifesta na vida exterior:
Na sua atitude de gratidão diante da vida – gratidão em tudo, gratidão por tudo.
Na a atitude de contentamento diante das coisas simples, pois aquele que não consegue viver com simplicidade, à semelhança de Jesus, nunca se dá por satisfeito, tem uma alma ambiciosa.
Na atitude de fazer todas as coisas sem reclamar, sem contender.
Na atitude de suportar as debilidades do semelhante, de perdoar seus pecados, pois um coração que não perdoa não consegue ser grato.
Na atitude de crer que Deus é soberano, pois aquele que não crê nisto não consegue entender as circunstâncias difíceis da vida como bênçãos através das quais Deus trabalha para o seu crescimento espiritual, e por conseguinte não consegue agradecer.
Na atitude de ser honesto, sincero e verdadeiro no falar, e isto implica honestidade nos negócios em todas as transações e associações e relações da vida.
Na atitude diante da sexualidade, que, de uma forma ou de outra, envolve todos os relacionamentos humanos.
Pois masculinidade, segundo a Bíblia, não significa apenas ter a capacidade de se relacionar conjugalmente.
Mas ter para com as mulheres em geral uma atitude semelhante à de Jesus, de gentileza, ternura, respeito, bondade, acolhimento, proteção, liderança amorosa, cavalheirismo.
E feminilidade, da mesma forma, significa respeito, submissão, o deixar-se proteger, o deixar-se cuidar.
Ser santo e irrepreensível portanto, abrange todas as áreas da vida.
2. Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis diante dele
Esta frase tem dois aspectos:
Primeiro, significa ser santos e irrepreensíveis aos olhos de Deus, isto é, de acordo com os padrões dele – mas isto já está implícito nos próprios conceitos bíblicos das palavras anteriores.
Segundo, e esta é a ênfase aqui, significa estar na presença dele.
Esta é toda a razão da condição espiritual que ele realiza em nós e espera que correspondamos.
É porque ele nos quer em sua presença.
Eu gostaria de citar um personagem do Antigo Testamento que é para nós um dos melhores exemplos do que isto significa.
2º Rs 3:14
Disse Eliseu: Tão certo como vive o SENHOR dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te contemplaria”.
Eliseu estava na presença de Josafá, rei de Judá, reino do sul, e de Jorão, rei de Israel, o reino do norte.
Eliseu sentia verdadeiro desprezo por Jorão porque este era um rei ímpio; daí a rudeza de suas palavras.
Mas Eliseu também revela a consciência de si mesmo diante de Deus nestas palavras: “O SENHOR dos exércitos, em cuja presença estou...”.
2º Rs 5: 16
Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou”.
Desta vez são palavras dirigidas a Naamã, comandante do exército do rei da Síria. Naamã sofria de lepra, e buscou ajuda de Eliseu para ser curado.
Eliseu, profeta do Senhor, ordenou que Naamã mergulhasse sete vezes no rio Jordão. Naamã fez o que Eliseu ordenara e foi curado.
Então ele se sentiu muito grato, e por causa desta gratidão queria dar um presente a Eliseu. O profeta recusou.
E mediante suas palavras, mais uma vez ele demonstra a consciência de si mesmo diante de Deus: “O SENHOR dos exércitos, em cuja presença estou...”
Antes de alguma implicação prática eu desejo citar mais uma referência:
2º Rs 13:14
Estando Eliseu padecendo da enfermidade de que havia de morrer, Jeoás, rei de Israel, desceu a visitá-lo, chorou sobre ele e disse: Meu pai, meu pai! Carros de Israel e seus cavaleiros!”.
Eliseu enfermo, prestes a morrer, recebendo visita. O que desejo dizer é que uma pessoa que vive na presença de Deus, em certo sentido, é uma pessoa completamente dentro das normas humanas. Um homem de Deus é um ser humano sujeito a enfermidades, à morte, carente de companhia, como todos os demais. É um homem comum, no meio a multidão.
Mas, por causa deste estar na presença de Deus, este homem comum era também um homem extraordinário, no sentido de que ele conhecia a voz de Deus; de que Deus o orientava, e por meio dele também orientava outras pessoas. Era extraordinário no sentido de que ele orava e Deus atendia.
Daí repetidamente estas palavras em seus lábios: “O SENHOR dos exércitos, o Deus em cuja presença estou...”.
Ora, estas palavras de Eliseu são as mesmas usadas pelo apóstolo Paulo quando ele escreve isto: “Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis diante dele...”, mostrando-nos assim que o propósito divino é que cada um de nós também viva em sua presença, como pessoas consagradas e em comunhão com ele.
Que no meio do mundo, somos pessoas comuns; mas ao mesmo tempo em que nossas vidas não sejam como as demais: sejam vidas ligadas a Deus, que conheçam a Deus e andem com ele; que nele se movam e existam, como peixes, que vivem na água, a nossa vida seja mergulhada na presença de Deus; como um pássaro que caminha no céu, assim o nosso caminhar natural, seja na presença de Deus.
Que privilégio!!! Que delícia de vida. Que doçura de vida. Ser chamado por Deus, ser santificado por Deus, ser consagrado por ele e para ele, para andar com ele.
Eliseu era chamado homem de Deus.
Conclusão
Bendito, louvado, engrandecido seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele
Aplicações
Eu desejo fazer algumas aplicações desta Palavra.
Veja a ultima parte do v. 4 – “E em amor nos predestinou para ele...”.
Pretendo voltar neste texto na próxima semana. Mas o que desejo agora dizer é isto: Crente em Jesus, Deus te amou, e por isto te escolheu e te chamou, te redimiu no sangue de Jesus, te purificou.
Sendo assim,
Primeiro: Veja o cap. 4:1
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados...”
Se você foi escolhido para ser santo, que ser santo seja o teu propósito na vida.
Se você foi escolhido para ser irrepreensível, que ser irrepreensível seja o teu projeto.
Se você foi escolhido para estar na presença de Deus, que vive na presença de Deus seja o teu modo de existir, de respirar.
Segundo: Procure compreender cada vez mais o que isto significa.
Se você continuar a ler esta carta, depois do v. 14, verá que o apóstolo Paulo continua a descrever as implicações doutrinárias e práticas deste propósito de Deus para nós.
Ele explica melhor o que Deus deseja, mostra-nos de que modo esta vida planejada por Deus se desenvolve, e o poder com o qual podemos contar para que ela se realize.
Por isto eu quero te exortar a cinco propósitos:
1 – A ler e meditar nesta carta – pois como já dissemos, o Espírito de santidade opera em nós através do entendimento da verdade, verdade que nos é revelada na Bíblia.
Observe esta carta.
Depois de expor resumidamente o plano de Deus, Paulo o desenvolve, de modo doutrinário até o final do cap. 3.
Nos caps. 4 a 6, Paulo explica as implicações práticas desta doutrina em nossa vida diária, tanto individualmente, como na família, na igreja e no mundo lá fora.
Ele mostra que os planos de Deus antes da criação do mundo têm implicações em todas as áreas de nossa vida, de modo que o nosso aqui e agora tem como base o que Deus planejou no passado, e que o nosso futuro eterno é o resultado do nosso aqui e agora.
2 – A estar aqui no próximo domingo, para cultuarmos a Deus e continuarmos juntos este estudo.
3 – A orar por si mesmo e pela igreja – para que compreendam não somente a vontade de Deus, mas o poder que está à disposição de vocês, para que vivam à altura deste chamado celestial
Veja o Cap. 1:15 – Título: Paulo ora pelos crentes
Veja o Cap. 3:14 – Título: Paulo ora novamente
4 – A orar por mim, para que Deus me dê iluminação para estudar, praticar e transmitir estes ensinamentos para vocês.
Cap. 6:18, 19
“com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho...”.
5 – A convidar outras pessoas para estarem conosco.
As verdades desta Bíblia sagrada, Deus quer que nós as partilhemos para o maior número possível de pessoas; e quando convidamos outros para virem à igreja, estamos dando a eles a oportunidade de ouvir o Evangelho de Jesus, o Evangelho da salvação de todo aquele que crê.
Agora, se você ainda não sabe sobre a sua situação espiritual diante de Deus, ou antes, se você ainda não tem certeza do amor de Deus por você, de sua salvação, de seu chamamento.Veja como podemos saber:
Ef 1:13
Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”.
A maneira de Deus nos chamar é esta: através da Palavra o Evangelho, isto é, a Palavra pregada que é baseada na Bíblia, a Palavra que diz que Jesus morreu para nos salvar
Cada vez que a Palavra é pregada, é um chamado de Deus a todos os homens.
Se você ainda não é salvo, mas se ouvir e crer, se você disser sim ao chamado de Deus, veja o que acontece: o Espírito Santo vem sobre você, e coloca sobre você o selo de filho de Deus.
Daí por diante você será santificado, crescerá espiritualmente e vai se preparar para o dia da volta de Jesus.
Então, se você não é salvo, pode ser alvo agora. Basta que creia. Basta que diga sim ao chamado de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo