Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ídolos no coração - Ez 14:1-11

3ª IPC de São Paulo
Domingo, 8 de maio de 2005
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados, vamos ler Ezequiel 14:1-11
1 Então, vieram ter comigo alguns dos anciãos de Israel e se assentaram diante de mim. 2 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 3 Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniquidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem? 4 Portanto, fala com eles e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Qualquer homem da casa de Israel que levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tem tal tropeço para a sua iniquidade, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos; 5 para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu próprio coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos. 6 Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o SENHOR Deus: Convertei-vos, e apartai-vos dos vossos ídolos, e dai as costas a todas as vossas abominações, 7 porque qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que moram em Israel que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tiver tal tropeço para a iniquidade, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, a esse, eu, o SENHOR, responderei por mim mesmo. 8 Voltarei o rosto contra o tal homem, e o farei sinal e provérbio, e eliminá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o SENHOR. 9 Se o profeta for enganado e falar alguma coisa, fui eu, o SENHOR, que enganei esse profeta; estenderei a mão contra ele e o eliminarei do meio do meu povo de Israel. 10 Ambos levarão sobre si a sua iniquidade; a iniquidade daquele que consulta será como a do profeta; 11 para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões. Então, diz o SENHOR Deus: Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.
O profeta Ezequiel, contemporâneo de Jeremias e Daniel, foi um dos israelitas levados para o exílio na Babilônia, quando o reino de Judá foi conquistado por Nabucodonosor.
Ele era de uma família sacerdotal, e por isto desde cedo reconhecido como alguém que tinha as instruções do Senhor para o seu povo.
No exílio babilônico Ezequiel começou a receber visões de Deus, através das quais o Senhor lhe trazia a sua Palavra, que deveria então ser transmitida aos israelitas.
Assim sendo tornou-se um hábito, tanto para os líderes como para as demais pessoas de Israel, o irem à casa de Ezequiel para ouvir as mensagens de Deus.
O texto que lemos narra uma destas ocasiões.
Os anciãos, isto é, os líderes de Israel estavam assentados diante de Ezequiel, à espera de uma mensagem, quando o Senhor falou ao coração do profeta.
Filho do homem, disse o Senhor, estes homens que estão aqui diante de você para me consultar ergueram ídolos dentro de seus próprios corações. Acaso permitirei que eles me consultem? Será que eu irei dar uma resposta, uma orientação, para pessoas que não desejam verdadeiramente me servir, mas que em seu coração têm outros deuses?
Se alguma pessoa, seja líder, seja do povo, seja israelita ou seja estrangeiro, vier me consultar, mas em seu coração estiver abrigando ídolos, a resposta que eu irei dar será castigo: deixarei que esta pessoa se engane a respeito de seus próprios caminhos, e a afastarei de minha presença.
E se algum profeta falar a esta pessoa como se fosse de minha parte, orientando esta pessoa, então é porque este profeta está sob a minha ira; também foi entregue aos seus próprios caminhos.
Portanto, diga a estes homens que se arrependam de sua idolatria, que se afastem de seus ídolos, que abandonem estas coisas que eu abomino.
Somente assim, se a casa de Israel não se desviar de mim, eles podem ser verdadeiramente meu povo, e eu ser o seu Deus.
Neste trecho de sua Palavra, o Senhor, repreendendo o povo de Israel por causa deste terrível pecado, nos ensina que a idolatria não consiste apenas de alguém fazer uma imagem de um deus ou de um santo e prostrar-se diante dela para adorá-la. É possível que uma pessoa erga ídolos em seu próprio coração, o que diante do Senhor é a mesma coisa.
“Os ídolos do coração”. O que nos diz a Palavra do Senhor a respeito disto?
1. Para responder a esta pergunta, eu gostaria, primeiramente, de considerar o significado da palavra “ídolo”
No grego bíblico ela significa, literalmente, “a imagem de um deus”.
Assim, em Êxodo 20:4, onde as nossas versões bíblicas trazem: “Não farás para ti imagens de escultura,” a palavra na LXX, a versão grega do Antigo Testamento, a palavra para “imagens” é “ídolos”, referindo-se aos objetos de culto que tanto as nações que não conheciam a Deus quanto os próprios israelitas muitas vezes usavam em seus cultos.
Então, o Senhor proíbe o fazer ídolos, nem do Deus verdadeiro, nem de qualquer outro deus.
O Senhor Deus nos adverte, neste sentido, de que ele é Deus ciumento, e que não tolera ser adorado ao mesmo tempo em que adoramos a ídolos.
Ele nos dá, em sua Palavra, uma série de razões pelas quais a adoração de ídolos é um grande pecado:
Uma delas é que somente ele é Deus, e um ídolo, uma imagem, mesmo que seja representando a ele mesmo, é apenas uma criação humana – Is 44:13-18
Uma segunda razão é que estes ídolos, por serem criação humana, nada podem fazer – Sl 115:4-8.
E uma terceira razão é que por trás destes ídolos está a obra de demônios – Dt 32:17.
Em outras palavras, quando alguém teimosamente faz uma imagem de escultura, se curva diante dela, faz a ela as suas orações, mesmo que diga estar invocando o nome de Deus, está servindo a demônios, está desagradando profundamente ao Espírito de Deus, pois está adorando sob um princípio e um espírito de rebelião, espírito que é próprio dos demônios.
Mas vejam: quando os israelitas compareciam ali diante de Ezequiel, para ouvir a Palavra do Senhor, não havia imagem alguma de escultura diante das quais eles se curvavam.
Nem nas casas deles; eles haviam aprendido, através de lições difíceis da disciplina do Senhor, que ele é Deus zeloso, que não admite idolatria.
Ainda assim o Senhor diz a Ezequiel: “Eles estão adorando ídolos em seu corações, pedras de tropeço que os fazem pecar.”
Isto é, este princípio rebelde e demoníaco estava habitando em seus corações.
2. É possível que uma pessoa não adore imagens esculpidas, mas ainda assim erguer ídolos em seu coração
No v. 3, o Senhor diz que via esse pecado nos líderes de Israel. No v. 4, entre os israelitas, o povo de Deus em geral. E o v. 7 faz menção dos estrangeiros.
Não se trata aqui de imagens literais, mas de falsos deuses que tomam o lugar de Deus no coração de uma pessoa.
Ter um ídolo no coração é ter dentro de si alguma coisa, ou alguém, que ocupa o lugar de confiança, afeto, amor, dedicação, que só Deus poderia ocupar.
Ter um ídolo no coração é ter alguma coisa ou alguém que toma o lugar de Deus.
A Bíblia menciona alguns exemplos de idolatria no coração.
Ef 5:5 – Avareza, cobiça, ganância
Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Avareza é amor ao dinheiro. E amor ao dinheiro é uma forma de idolatria.
Pois quem ama ao dinheiro deseja o dinheiro, faz dele a sua força, faz dele a sua confiança, a sua segurança, vive para ele, entrega a sua vida a ele, sacrifica-se por causa dele.
As coisas terrenas – Fp 3:19
O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.
A tradução de Phillips diz: “O deus deles é são os apetites carnais”.
A BLH: “O desejo de seus próprios corpos”.
Sim: aqui Paulo está falando sobre pessoas que, mesmo tendo professado sua fé em Cristo, têm suas mentes, seus corações, voltados para aquilo que é deste mundo; suas preocupações são terrenas.
Há daqueles cujo deus é a posição social, o “status”, o subir na vida e se manter no topo. E para isto sacrificam sua devoção a Deus, sua consagração, amam o mundo e as coisas que há no mundo, o mundo que jaz no maligno. Para vencer socialmente sacrificam valores morais e espirituais, sacrificam o dia do Senhor, sacrificam relacionamentos com o povo de Deus.
Há daqueles cujo deus é o trabalho – vivem para o trabalho, a ponto de se afastarem de servir ao Senhor, fazem de sua carreira profissional a sua razão de viver.
Há daqueles cujo deus são os bens materiais: seus desejos são o carro, a casa, as roupas, as jóias, a geladeira farta.
Há daqueles cujo deus são os prazeres da carne, a satisfação sexual, as paixões.
Quando eu era menino eu tinha um álbum de figurinhas chamado “Ídolos da Jovem Guarda” – há daqueles que fazem dos artistas da música, do cinema, da moda, os seus ídolos; que se devotam a observá-los, a amá-los, a desejar ser como eles e a imitá-los.
Os crentes são destinados a serem imitadores de Cristo, mas há daqueles que preferem imitar os cantores homossexuais, os cantores satanistas, há daqueles que preferem imitar as bruxas, há os leitores ávidos do Paulo Coelho: estes são seus ídolos. Satanás ri de uma pessoa que se dizendo crente tem o seu coração nos servos dele e querem ser parecidos com eles.
Mas também há daqueles cujo deus tem até uma aparência altamente “espiritual”.
Há daqueles cujo deus são as pessoas amadas: da família ou não. O marido cujo deus é a esposa, os pais cujo deus são os filhos, o jovem cujo deus é a namorada, os crentes cujo deus é a igreja, os irmãos.
Há muitos que podem fazer, e fazem, do ministério o seu deus.
Em nome de Deus querem fazer a obra, mas fazem a obra de jeito que não agrada a Deus. Estão envolvidos com a obra de Deus, mas não estão envolvidos com o Deus da obra.
Há daqueles que fazem de sua posição na igreja o seu deus, e se não mantiveram sua posição, perdem sua alegria, seu entusiasmo, pois sua alegria e entusiasmo não estão em Deus, mas nas coisas que realizam, e nas quais se gloriam: assim o deus de alguém pode ser o púlpito, o coral, o ofício, a igreja, a denominação, o reconhecimento dos demais.
E estes deuses são, num certo sentido, muito mais difíceis de serem abandonados do que as imagens.
E porquê? Porque uma imagem é um deus que uma pessoa ergue deliberadamente, consciente do que está fazendo, mas os ídolos do coração, nem sempre uma pessoa tem a consciência de que está erguendo. No começo ele não é um ídolo, é até uma coisa em si mesmo boa, mas então o coração, que é enganoso, traiçoeiro, vai se afeiçoando, vai se apaixonando por esta coisa boa, vai confiando, vai se dedicando de tal forma que a mente não percebe, e esta pessoa então dificilmente reconhece a sua idolatria.
Esse era o caso destes israelitas: estavam assentados diante do profeta, para consultarem ao Senhor, como pessoas que desejavam ouvir a voz do Senhor, mas haviam erguido ídolos em seu coração.
3. Os ídolos separam os homens de Deus
3.1 - Porque os que abrigam ídolos em seu coração passam a viver para eles, e não para o Senhor.
Assim, há daqueles que vivem para ganhar dinheiro.
Há daqueles que vivem para o trabalho, para sua carreira profissional e negligenciam a vontade de Deus.
Há daqueles que vivem em função de bens materiais, em função de posição social e reconhecimento.
Há daqueles que empregam seu tempo em diversões mundanas.
Então, em seus corações, eles se apartam do Senhor.
3.2 – E em conseqüência disto, o Senhor também se aparta deles – veja o v. 4 b
“Eu vos responderei segundo a multidão dos seus ídolos”, diz o Senhor.
Há duas maneiras, pelo menos, de o Senhor dar uma resposta aos idólatras
Jz 10:13,14
Contudo, vós me deixastes a mim e servistes a outros deuses, pelo que não vos livrarei mais. Ide e clamai aos deuses que escolhestes; eles que vos livrem no tempo do vosso aperto.
Ide e clamai aos seus deuses (aos demônios): que eles vos livrem
1º Rs 22:16-23 – Através de falsos profetas, ou falsas profecias
16 O rei lhe disse: Quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em nome do SENHOR? 17 Então, disse ele: Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o SENHOR: Estes não têm dono; torne cada um em paz para a sua casa. 18 Então, o rei de Israel disse a Josafá: Não te disse eu que ele não profetiza a meu respeito o que é bom, mas somente o que é mau? 19 Micaías prosseguiu: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado no seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua direita e à sua esquerda. 20 Perguntou o SENHOR: Quem enganará a Acabe, para que suba e caia em Ramote-Gileade? Um dizia desta maneira, e outro, de outra. 21 Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o SENHOR: Com quê? 22 Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Disse o SENHOR: Tu o enganarás e ainda prevalecerás; sai e faze-o assim. 23 Eis que o SENHOR pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas e o SENHOR falou o que é mau contra ti.
É quando uma pessoa rebelde, que se recusa a obedecer a Palavra de Deus recebe uma Palavra como se fosse de Deus, mas dizendo-lhe que está tudo bem, que está tudo em paz, que Deus irá abençoá-la.
E ela fica entregue a si mesma, aos seus próprios pecados.
É por isto que existem tantas pessoas com a consciência cauterizada.
É por isto que no mundo inteiro, inclusive entre os cristãos, tem crescido, e assustadoramente, o número de homossexuais, lésbicas e “simpatizantes”.
É por isto que no mundo inteiro, inclusive entre os chamados cristãos, cresce o número de separações conjugais, e muitos chamados crentes simplesmente pensam: “Ah, casou, não deu certo, separa”.
Cresce o número de pessoas que mantém relações sexuais sem estar casadas. Cresce o número de abortos.
Cresce a injustiça, a malícia, a maldade; a inveja, o homicídio, a contenda, o engano, a  malignidade; a difamação, a calunia, a insolência, a soberba, a presunção, a desobediência aos pais, a insensatez, e os que acham correto tudo isto.
E cresce também o número de falsos apóstolos e falsos profetas, e falsos crentes. Gente enganando e sendo enganada.
E todas estas coisas, embora sejam abomináveis aos olhos do Senhor, os que as praticam não percebem, mas são sinais da ira de Deus, de que Deus tem abandonado estas pessoas aos seus próprios ídolos, isto é, aos demônios.
Há um embotamento espiritual, pensam que tudo está bem, e que a religião, para ser cristã, deve ser aquela religião que apenas encoraje, traga pensamentos positivos, forças para enfrentar as vida.
Em outras palavras, uma religião para adorar o homem, e não para adorar e servir a Deus.
Era assim que estas pessoas se aproximavam de Ezequiel – para serem abençoadas na dureza de seus corações; mas o Senhor lhes disse:
“Convertei-vos, e apartai-vos dos vossos ídolos, e dai as costas a todas as vossas abominações... para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões. Então, diz o SENHOR Deus: Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.”
Conclusão
O que são ídolos?
São falsos deuses que o homem ergue diante de si, e que o afastam do Deus verdadeiro.
Podem ser feitos através de imagens de escultura, diante das quais o homem se prostra em oração, em adoração – por exemplo imagens do sol, da lua, de animais, de Jesus, dos santos.
Mas também é possível que sejam erguidos apenas nos corações: coisas ou pessoas deste mundo que acabam tomando o lugar de Deus: que se tornam objeto de nosso amor, afeição, paixão, consagração, dedicação.
O poder por trás de toda a idolatria é um poder demoníaco, e neste sentido idolátrico há pelo menos dois mandamentos muito enfáticos no Novo Testamento: um é dado pelo apóstolo João: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”, e o outro por Tiago: “Sujeitai-vos a Deus, mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós”.
Aplicação
Sendo assim, o que devemos fazer? Examinar nossa vida.
Talvez você seja uma pessoa que adora imagens de escultura, e as coisas que eu disse agora tenham chocado você. Mas por favor entenda: meu propósito não é escandalizá-lo.
Meu propósito é dizer a você que a Bíblia, a Palavra de Deus ensina que isto é pecado, que você deve se arrepender, destruir essas imagens feitas por mãos humanas, e voltar-se de coração, inteiramente para o Senhor.
Se você tem imagens de deuses, destrua estas coisas que Deus abomina: se você confia em imagens de santos, destrua.
Se você tiver imagens de Buda, se você tiver imagens de Krishna, se você tiver imagens dos deuses da Nova Era, o sol, a lua, essas bruxinhas tão simpáticas, das fadas, duendes, se você tem crucifixos, chifres, imagens de Aparecida, até quando você vai ficar provocando a ira de Deus? Até quando você vai ficar agradando a Satanás?
Mas talvez você não tenha práticas idólatras assim.
Ainda assim, cada um de nós precisa sondar constantemente o coração. Pois como disse o profeta Samuel, a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar.
Quem, verdadeiramente, ocupa o primeiro lugar em nosso coração:
É o Senhor, ou é o dinheiro?
É o Senhor, ou são as coisas deste mundo?
É o Senhor, ou é algum pecado que não queremos deixar?
É o Senhor, ou é o sexo?
É o Senhor, ou as diversões?
É o Senhor, ou o ministério?
E se percebermos, que de alguma forma estamos pecando, confessar nosso pecado ao Senhor, nos humilharmos, resistir ao diabo.
Somente assim podemos consultar o Senhor, e ele nos ouvirá.

16 comentários:

  1. Li esse texto chorando, sentindo a tristeza do Espírito Santo ante a nossa infidelidade. Lindo

    ResponderExcluir
  2. DEUS É BOM. ELE FALA ATRAVÉS DA PALAVRA TAMBÉM!

    ResponderExcluir
  3. paavra verdadeira que nao ouvimos nos pulpitos

    ResponderExcluir
  4. Que benção!! Muiito edificante e esclarecedor.
    Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  5. é verdade as vezes levantarmos de manhã em vez de orar e ler uns versículos da bíblia não muitos vão para o celular

    ResponderExcluir
  6. Uma BenvBe!
    Nada Melhor do que a CONSULTA A PALAVRA.
    Desde que seja na Total Obediência... Sem a MINHA Vontade.
    Ou, o Ídolo do meu Coração

    ResponderExcluir
  7. Muito bom devemos colocar DEUS sempre em primeiro lugar��e sempre examinar nos mesmo muito sério Deus tem ciumes de nós

    ResponderExcluir
  8. Totalmente verdade todos os dias cuidar e guardar o coração o mantendo puro e santo para o senhor Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  9. Uau que palavra gostaria de ensinar essas sábias palavras na minha igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão, se você foi abençoado por esta mensagem, sinta-se à vontade para transmiti-la em sua igreja. Deus o abençoe.

      Excluir
  10. Uma benção , aprendi muito .Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Amém louvado seja Deus!

    ResponderExcluir

▲Topo