Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Os benefícios das provações - Tg 1:2-12

Mensagem pregada como sermão de prova para a ordenação ao ministério pastoral, perante o Presbitério Piratininga da Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil, em Feira de Santana, Bahia
Sexta-feira, 7 de janeiro de 1994
Plínio Fernandes
Meus irmãos, por favor, abram suas Bíblias em Tiago 1:2-12
2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos. 9 O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, 10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. 11 Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos.12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
No século XIX, na cidade de Chicago, viveu um homem chamado Horátio Gates Sapafford.
Ele foi um ministro evangélico, diretor de um seminário presbiteriano.
Ele teve a vida marcada pelo sofrimento. Certa ocasião um grande incêndio na cidade que destruiu seus bens. Um de seus filhos morreu ainda pequeno, e suas quatro filhas morreram num naufrágio
Foi este homem escreveu um hino que diz assim:
Se paz, a mais doce, me fizeres gozar
Se dor, a mais forte, sofrer
Ó, seja o que for, tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou
Sou feliz com Jesus
Sou feliz com Jesus meu Senhor
(Novo Cântico, 108; Cantor Cristão, 398)
Ele é um exemplo de que mesmo em meio às maiores aflições, aos maiores dissabores, nas horas mais terríveis, a esperança, a confiança e a felicidade hão de reinar na mente, no coração, na vida daquele que conhece a Deus.
Tiago, irmão e servo de Jesus, em sua carta nos ensina que a nossa fé não é algo que nos aliena das circunstâncias desta vida, mas que ela tem tudo a ver com nosso dia a dia, em todas as áreas. E aqui, neste texto que temos diante de nós, sobre como lidar com as provações.
No v.2 ele diz: “Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações...” (ARA)
A versão Corrigida diz assim: Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, 3 sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência.” (vs. 2, 3).
Há dois sentidos nos quais Tiago e a Bíblia empregam a palavra tentação:
Muitas vezes, é como nos vs. 13 e 14, onde tem o sentido de “indução ao pecado”. Neste sentido, nunca podemos dizer que Deus é o autor das tentações, pois ele nunca faz nada de mal, nem tenta ninguém a fazer algo de mal. Neste sentido, o tentador é o diabo. E também as nossas próprias fraquezas são fonte de tentação.
Mas aqui nos vs. 2 e 3, a tentação tem o sentido de “prova, ou provação”.
Parafraseando o que nos diz Tiago, “Quando cairdes em tentações, isto é, quando passardes por provações de vossa fé, que isto seja um motivo de gozo, alegria, felicidade...”
1. O que são provações?
“Provação” é uma palavra usada no processo de purificação de metais preciosos.
Por exemplo, leiamos Pv 17:3
O crisol é para a prata, e o forno, para o ouro; mas o SENHOR prova os corações.”
Provações são essas situações difíceis pelas quais passamos constantemente, que de alguma maneira vêm desafiar a nossa capacidade de resistência, a profundidade e a força de nossa fé, de nossa confiança em Deus.
São situações de oposição; obstáculos, “empecilhos” à nossa caminhada espiritual.
Situações nas quais podemos ser mal entendidos, acusados falsamente, podemos nos tornar objeto de mexericos, reprovados, rejeitados, condenados, criticados, contrariados, enganados.
Nas quais podemos nos tornar motivo de ressentimentos.
Situações de enfermidade .
Ou quando sofremos reveses financeiros.
A Palavra de Deus nos ensina que o Senhor de nossas vidas está no controle de cada situação, que ele tem o domínio de tudo quanto acontece, e está nos provando...
Por isso, diz Tiago...
2. A atitude que devemos ter diante de Deus: “Tende grande alegria, gozo...”
Veja o que Tiago está dizendo:
Quando você estiver passando por problemas de saúde, alegre-se...
Quando estiver passando por conflitos de relacionamento, alegre-se...
Quando você estiver passando por contrariedades, alegre-se...
Será que este homem de Deus está nos exortando a uma atitude de estóica indiferença diante do sofrimento, ou nos encorajando a um comportamento irracional de rir diante da desgraça? Ele está dizendo que não podemos nos sentir contrariados, ou não podemos nos entristecer?
Certamente que não!
Tg 5:13
“Está alguém alegre?Cante louvores. Está alguém triste? Faça oração.”
Tiago não quer que nós não nos entristeçamos quando coisas erradas acontecem conosco e com outras pessoas. O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade.
Mas o que Tiago está nos ensinando é que, apesar da tristeza que os problemas podem nos trazer, nós podemos fazer destes problemas uma fonte de bênçãos espirituais, e nos alegrarmos com as bênçãos espirituais que estes problemas podem trazer.
Quando estiverem passando por provações, alegrem-se, sintam-se felizes, fiquem contentes...
Como está escrito nos Salmos, o homem que anda com Deus, quando passa pelo vale árido, faz dele uma fonte de bênçãos...
Desejo mencionar duas razões pelas quais esta atitude de se alegrar é muito apropriada:
Uma delas é que as provações vêm de Deus – Deus que é sábio, que é justo, que é bom, que é misericordioso, todo poderoso, que nos ama – e todas as veredas, todos os caminhos do Senhor são santos.
Como já temos lido, o crisol prova a prata, e os corações quem prova é o Senhor.
Outra razão é que a alegria é uma atitude muito apropriada se queremos vencer, isto é, se queremos ser aprovados em nossas provações.
Ne 8:10
...porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força”.
E como diz o Salmo 118:24
“Este é o dia que o Senhor fez: alegremo-nos e regozijemo-nos nele.”
Alegria é uma atitude de fé, de reconhecimento que as mãos de Deus estão conduzindo o nosso destino, que a nossa vida não está nas mãos de Satanás, que nada é fruto do acaso, e que também não estamos à mercê de nossas próprias determinações e disposições do coração, mas que cada dia, cada acontecimento, até mesmo aqueles que nos contrariam, que parecem sem sentido, tudo, tudo quanto acontece, está sob o controle do Senhor.
3. Mas Tiago nos ensina também como podemos ter alegria em meio às provações
 “Sabendo”, ele diz; “usando o entendimento”.
O Salmo 32 nos ensina que não devemos ser como um cavalo, ou uma mula, que não têm entendimento
Sabendo: conhecendo, sendo sabedores, tendo sabedoria. O que devemos saber?
3.1 – Que as provações nos tornam perseverantes – v. 3
Perseverança, paciência – capacidade de resistir, de prosseguir
Quando surgem dificuldades, o propósito de Deus não é que desistamos, mas que desenvolvamos a capacidade de prosseguir para o alvo.
Esta estória eu li num boletim de Escola Dominical: conta que certo homem, num dia de chuva, abrigou-se num edifício que havia sido abandonado em construção.
Enquanto esperava a chuva passar, começou a observar uma formiguinha que transportava uma folha enorme, maior do que ela.
Em certo momento a formiguinha encontrou uma barreira de cimento endurecido, e começou a subi-la carregando sua enorme folha.
Mas no meio da subida a formiguinha caiu. Então ela pegou novamente a folha e recomeçou a subida. E caiu outra vez. E recomeçou. E tornou a cair.
Então o homem começou a contar quantas vezes aquela formiginha se reerguia e recomeçava a subida.
Cinco vezes... seis... sete... trinta e cinco... trinta e seis... trinta e sete... sessenta e cinco... sessenta e oito,,, sessenta e nove... setenta! Na septuagésima vez ele conseguiu ultrapassar a barreira. Mas se ela tivesse desistido na sexagésima nona, não teria conseguido.
Eu acho uma boa ilustração deste fato que a vida coloca sempre diante de nós: oportunidades de nos tronarmos perseverantes, pessoas fortes, que prosseguem, mesmo quando já tentamos muitas vezes, mesmo quando parece que não conseguiremos. Perseverança é uma característica da verdadeira fé.
Como diz o Espírito Santo: “Tendes necessidade de perseverança, para que havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa...” (Hb 10:36).
3.2 – As provações nos conduzem à maturidade (caráter de Cristo)
Nosso verdadeiro caráter é revelado
Dt 8:2
E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos ou não.”
Eu conheço certo pastor que orava por reavivamento em sua igreja.
Ele sempre pregava com todo o amor e conhecimento que o Senhor lhe dava, e sempre orava para que sua igreja fosse despertada espiritualmente.
Certa ocasião sua igreja recebeu uma missionária que foi lhes falar sobre a vida do crente. E conforme flava à igreja, o pastor notou que havia quebrantamento espiritual entre os irmãos. E depois disto o tão desejado despertamento aconteceu.
Mas o pastor se entristeceu com uma coisa: é que aquela missionária havia trazido uma mensagem como as que ele pregava constantemente. Não havia nada de diferente. E os irmãos ficaram se sentindo muito gratos a Deus porque ele havia enviado aquela irmã para lhes falar.
Então o pastor percebeu uma coisa em seu coração: ciúmes. E sentiu que desejava despertamento da igreja, mas também desejava ser reconhecido.
Na hora em que foi provado, o que estava no seu coração veio à tona. Então ele confessou seus sentimentos a Deus, e reconheceu que é Deus que faz a obra, onde quer, quando quer através de quem ele quer. Deu glória a Deus e se alegro pela resposta às suas orações.
3.3 – As provações nos tornam melhores interiormente
Dt 8:3
Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.”
Esta estória eu li naquele excelente livro, “Normas para o Crescimento Espiritual”:
Um seminarista foi fazer um pedido ao diretor de sua escola bíblica. Ele tinha pressa de entrar no ministério, e perguntou se não haveria um curso mais rápido que ele pudesse fazer, e assim sair pregando o evangelho; esta é uma tarefa urgente, ele dizia, e queria lançar logo a mão no arado.
Então o diretor respondeu: “Sim, eu acho que se você quiser, posso lhe oferecer um curso mais rápido; mas depende do tipo de missionário você quer ser. Quando Deus quer fazer um carvalho ele leva cem anos. Muitos verões, e invernos, e sol e chuvas, e tempestades e ventos. Muito tempo e situações diferentes. Muitas provações. Quando quer fazer uma abóbora, leva seis meses. Que tipo de missionário você quer ser”?
O fervoroso jovem entendeu, e respondeu: “Eu quero ser um carvalho”. E prosseguiu seus estudos.
3. 4 – São instrumentos da providência de Deus para nos guiar
Gn 45:5-8
Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. 6 Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita. 7 Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. 8 Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito.”
Que visão José do Egito tinha a respeito da providência de Deus em sua vida: ele foi odiado, traído pelos irmãos, vendido como escravo, acusado falsamente e lançado numa prisão egípcia onde ficou anos esquecido.
Até que um dia foi libertado e conduzido à condição de vice-regente do Egito. Naquela posição ele foi usado por Deus para salvar muitas vidas, inclusive as de seus irmãos que o odiaram e deram como morto àquela altura.
Mas no texto que lemos ele conta da sua maneira de interpretar a vida: não foram seus irmãos que conduziram seu destino. Foi Deus, que controla todas as coisas, que o conduziu ao Egito através de todos os males aparentes, para que ele fosse um instrumento divino, abençoador de muita gente.
Assim também Tiago nos diz que suportar as provações com fé nos conduz a algo muito maior do que tudo o que este mundo pode nos dar.
Tg 1:12
“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.”
3.5 – E se você não estiver conseguindo entender?
v.5
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
Peça a Deus sabedoria. Eu aprecio a definição de sabedoria dada pelo pastor Larry Coy: “Sabedoria é olhar a vida do ponto de vista de Deus”.
Peça com fé, com perseverança.
“Senhor: nesta situação, que qualidades de caráter o Senhor pode desenvolver em minha vida? Diante deste problema, de que modo eu posso aprender a me parecer mais com Jesus Cristo”?
Peça na certeza de que o Senhor iluminará seu entendimento, e deixe que a Palavra do Senhor conduza o seu pensar. Aprenda a ser mais parecido com Jesus.
Leiamos sobre o exemplo de Davi, servo do Senhor
1º Sm 30:6
Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.”

Diante das coisas que te angustiam, anime-se no Senhor teu Deus. 

Um comentário:

  1. Que maravilha, Deus continua usando homens nesta terra.
    DEUS te abençoe sempre.
    Que mensagem linda e maravilhosa.
    Paz de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

▲Topo