Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A grande alma de Jesus - Lc 9:51-56

3ª IPC de São Paulo
Domingo, 6 de maio de 2007
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados irmãos, vamos ler Lucas 9:51-56
“E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém 52 e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. 53 Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. 54 Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para consumi-los? 55 Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. 56 Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E seguiram para outra aldeia.”
O Evangelho de Marcos nos diz que Jesus acrescentou a Tiago e João o nome de “Boanerges”, que quer dizer “filhos do trovão”.[1] Talvez por causa da impetuosidade que podemos observar neles, como neste caso registrado em nosso texto.
Lucas nos conta que Jesus havia iniciado sua última viagem para Jerusalém. Lá ele seria entregue, julgado e crucificado. Enquanto seguia a viagem, Jesus continuou a proclamar o reino de Deus, a ensinar seus discípulos e a curar os enfermos.
Quando estavam próximos de uma aldeia samaritana, ele enviou discípulos que o precedessem para preparar um lugar no qual pudessem repousar. Mas diferente de uma outra cidade samaritana, aquela da história registrada em João cap. 4, que se converteu a Jesus, esta aqui recusou-se a recebê-lo.
Afinal, ele era um judeu, estava a caminho de Jerusalém, e os judeus não se dão com os samaritanos. Portanto, aqui ele não é bem-vindo.
Então, diante disto Tiago e João, os filhos do trovão, perguntam a Jesus: “O Senhor quer que nós ordenemos que caia um fogo do céu que consuma estes samaritanos”?
Parece que estavam muito indignados. E também cheios de fé: “Se o Senhor quiser, nós ordenamos e cai fogo do céu”. Claramente cheios de zelo.
Talvez até estivessem com algum texto bíblico em mente. Afinal, está escrito que quando Nadabe e Abiú ofereceram um “fogo estranho no altar de Deus”, um fogo da parte do Senhor os consumiu[2]; o mesmo aconteceu com aqueles duzentos e cinqüenta líderes de Israel que se rebelaram contra a autoridade de Moisés e de Arão[3]. E também aconteceu o mesmo com aqueles oficiais do rei Acazias que foram até o profeta Elias para prendê-lo[4].
Refletindo isto alguns manuscritos antigos acrescentam: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez”?
Estavam cheios de zelo, mas um zelo sem entendimento. Estavam de posse de conhecimento bíblico, porque o Deus da glória é um fogo consumidor, mas um conhecimento sem amor.
E por isto o Senhor os repreendeu dizendo: “Vocês não conhecem que espírito é este o de vocês; eu não vim para destruir as almas dos homens; eu vim para salvá-las”.
E tendo dito isto, partiram para outra aldeia, onde os homens estivessem dispostos a recebê-los.
“O Senhor quer que nós mandemos descer fogo do céu, de modo que sejam destruídos”?
Acho que nalguma ocasião seria de grande proveito concentrarmos nossa atenção num estudo a respeito da natureza humana, carnal, dos discípulos, conforme aqui revelada.
“O Senhor quer que estes incrédulos, esses rebeldes, sejam destruídos”?
Como o coração deles era pequeno! E como num coração tão pequeno cabia tanta maldade! A natureza humana é assim.
Mas, em contraste com a pequenez do coração deles, veja a grandeza do Senhor: se Jesus assim o quisesse, ele mesmo poderia ordenar, e o fogo cairia do céu. Pois ainda que, para nos salvar, ele tenha se tornado um ser humano como nós, com necessidades como as nossas, de repousar, se alimentar, matar a sede, ele era um ser humano no qual estava encarnado o próprio Deus, o Todo poderoso Deus.
Mas Jesus não queria. Não foi para isto que ele veio. Ele não veio para destruir. Ele veio para salvar.
Nesta noite, meus queridos irmãos, vamos considerar a grandeza da alma de nosso Senhor. Esta história que temos diante de nossos olhos tem muito a nos ensinar sobre este assunto.
Primeiramente, consideremos a grande coragem de Jesus
O v. 51 nos diz que estavam se completando os dias em que Jesus deveria voltar para o céu.
Estava se aproximando a hora em que ele deveria ir a Jerusalém. Ali ele seria crucificado.
Ele sabia que seu corpo não sofreria decomposição, por que ao terceiro dia iria ressuscitar, e depois seria recebido na glória dos mais altos céus. Este era o plano entre ele, o Pai e o Espírito Santo, desde antes da criação do universo.
Mas antes da ressurreição, a morte. E Jesus sabia tudo quanto aconteceria, em cada detalhe:
Durante toda a sua vida Jesus só fez o bem.
E mais notavelmente desde o início de seu ministério, seus ensinos, suas obras, não somente refletiam a bondade de seu coração, como também demonstravam que por intermédio dele o reino de Deus, a salvação havia chegado entre os homens.
Ele pregava o evangelho a todos; ele deu pão aos famintos; ele curou enfermos, consolou os tristes.
Mas tudo quanto Jesus fez não foi, para a maioria das pessoas, razão suficiente para que se convertessem. Pois foi suficiente obstáculo para a ganância de poder dos fariseus, dos zelotes, dos saduceus e escribas. Não foi suficiente para a ganância material do povo em geral.
De modo que três anos depois do início de seu ministério as pessoas estavam decepcionadas com ele. E alguns dias depois de sua entrada triunfal em Jerusalém, as mesmas pessoas que clamaram: “Hosana ao Filho de Davi!”, a gora gritavam diante de Pilatos: “Crucificai-o! Crucificai-o!”, enquanto pediam que Barrabás, o criminoso, fosse solto, e Pilatos lavava solenemente as mãos.
Jesus sabia que seria traído; traído com um beijo; por vinte moedas de prata; sabia que seria julgado; de noite, às escuras.
Sabia que suas palavras seriam distorcidas.Que seria acusado de pecar, violando a lei. Que seria acusado de blasfêmias contra Deus. Que seria escarnecido, açoitado. Sabia que levaria pancadas covardes na cabeça. Sabia da coroa de espinhos, dos pregos, do levar a cruz.
Sabia que chegaria a hora em que com toda a verdade poderia clamar: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste”?
Pois ele estaria morrendo a morte de um maldito de Deus. Por que naquela hora, escreve o apóstolo, Deus o fez pecado em nosso lugar. Naquela hora, a hora da cruz, Deus, que é tão puro de olhos que não suporta ver o pecado, Deus fez cair em Jesus o pecado de todos nós.
Jesus sabia de tudo isto.
No Evangelho de João está escrito que ele confidenciou aos seus discípulos: “É chegada a minha hora. E como a minha alma está angustiada até que tudo aconteça. Que vou fazer? Pedir ao Pai que me livre desta hora. Mas eu vim justamente para isto”.
Agora, note a angústia de Jesus, em contraste com as Palavras de Lucas:
v. 51
E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém”.
Intrépida resolução. Destemor. Ousadia. Coragem.
A alma de Jesus se revelou grande, não porque não sentisse medo. Jesus sentiu medo, mas não foi um medo que o fez se acovardar. 
A alma de Jesus também se revelou grande, não porque ele escondesse de seus discípulos as suas reais emoções, porque ele não o fez.
Mas ainda assim ele prosseguiu. E aqui podemos então dizer que ser corajoso não é não sentir medo, mas ser fiel, ser constante, ser perseverante, ir em frente mesmo quando a alma está angustiada.
Jesus é fiel, constante.
Em segundo lugar, consideremos que esta coragem é fruto de seu grande amor
“Eu não vim para destruir as almas dos homens, mas para salvar”.
“O meu desejo, o meu propósito, o que eu quero, é que os homens sejam salvos, e não que os homens sejam consumidos”.
Jesus bem que poderia, se quisesse, evitar a cruz. Ele poderia salvar-se a si mesmo.
Em outras ocasiões anteriores, quando ainda não era a hora, os homens intentaram tirar-lhe a vida, mas Jesus simplesmente retirou-se do meio deles e foi embora.
Se ele quisesse, ele poderia pedir ao Pai, e legiões de anjos viriam ao seu socorro no mesmo instante.
Mas ele não quis; e não quis por amor.
Jesus amou ao seu Pai.
Jo 14:29
“Disse-vos agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais. 30 Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim; 31 contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui”.
Agora observe: era a vontade do Pai que Jesus morresse em nosso lugar.
Pois Deus nos amou tanto que deu seu único filho, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele[5].
Como é grande o amor que o Pai tem por nós!
Ao mesmo tempo, Jesus também nos amou
Jo 15:13
Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.
Mas é ainda mais admirável: Quando Jesus morreu por nós, não éramos seus amigos. Foi por sua morte que ele nos atraiu a si mesmo.
Como escreve o apóstolo, foi pela morte de Jesus que fomos reconciliados com Deus.
Ora, este grande amor, foi o que levou Jesus a não pensar em si, mas a buscar a nossa salvação.
Vou contar a respeito de um homem que tinha verdadeiro pavor de atravessar pontes:
Era um trauma de infância, pois quando menino ele havia sofrido um acidente numa ponte.
Era um medo terrível, e por mais que ele raciocinasse, não conseguia se libertar dele.
Quando ele saia de casa, primeiro traçava a rota que iria seguir e assim evitava alguma ponte que houvesse pelo caminho.
Mas um dia este homem recebeu um telefonema dizendo que seu filhinho havia se acidentado.
Então ele saiu de casa e com toda a pressa foi até o lugar onde estava o seu querido, e seu coração só teve sossego quando o socorreu e consolou.
Algum tempo depois se deu conta de algo que não havia notado na hora: quando, no dia do acidente, ele saiu de casa, angustiado para encontrar seu filho, não percebeu, mas atravessou duas pontes para chegar até ele.
O seu amor, a sua preocupação com o filho foi maior que o medo que sentia de atravessar pontes. O perfeito amor lança fora o medo.
O amor que Jesus tem para conosco foi muito maior que a sua preocupação consigo mesmo, com seu próprio bem estar.
Não foi sem motivo que Paulo escreveu: “A cada dia que agora estou neste mundo, eu vivo pela fé, eu vivo confiando no Filho de Deus, por que o Filho de Deus me amou, e a si mesmo se entregou por mim”.
A alma de Jesus é grande, é nobre, e esta grandeza é manifestada no grande amor que ele tem pelo Pai, e por nós.
E por último, consideremos que este grande amor também é evidenciado em sua grande longanimidade
Provérbios diz que “a discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é ignorar as injúrias.” [6]
“Senhor”, perguntam os discípulos, “queres que eles sejam destruídos”?
Pois à língua fraudulenta, diz o salmo, Deus a destruirá;[7] esse é o destino dos ímpios
E o apóstolo escreveu que se alguém destruir a igreja de Deus, Deus o destruirá[8]
E veja qual é a sentença preparada para todo aquele que se recusa a ouvir o Evangelho
2ª Ts 1:7-9
“A vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, 8 em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, 10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho)”.
Sim, a destruição é o destino de todo aquele que se recusa a obedecer ao Evangelho de Jesus.
Mas, ainda que seja assim, este não é o prazer de Deus .
Ao contrário, o prazer de Deus é que o homem se arrependa, converta de seus maus caminhos, e viva.
Esta é a grande razão, escreve o apóstolo Pedro, pela qual a promessa da volta de Jesus nos parece demorada.
2ª Pe 3:9
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.
E esta foi a razão pela qual os discípulos estavam errados em pensar que Jesus poderia desejar que os samaritanos fossem consumidos.
“Eu não desejo destruir, eu desejo salvar”.
Agora não é tempo de matar; é tempo de esperar com paciência que os homens se arrependam. E vão para outra aldeia. Porque Jesus também não força homem algum a recebê-lo sem querer.
Mas a longanimidade de Jesus também é demonstrada para com Tiago e João
“Vós não sabeis de que espírito sois...”
Há uma repreensão aqui. Pois Jesus repreende a todos os que ama.
“Vós não sabeis de que espírito sois”
Alguns dias depois Jesus diria a Filipe: “Há tanto tempo que eu estou com vocês, e vocês ainda não me conhecem Filipe?” [9]
Pois os discípulos tinham grande dificuldade de conhecer, tanto a Jesus como a si mesmos.
“Engraçado”, pois durante aproximadamente três anos Jesus lhes havia ensinado muito:
Eles ouviram, em mais de uma ocasião, Jesus dizer: “Bem aventurados os mansos...”.
E Jesus não ensinava somente com palavras: ele era o exemplo perfeito do que é ser manso e humilde de coração.
Ninguém foi melhor Mestre do que Jesus. E ainda assim eles ainda não haviam aprendido.
Porque o ser humano, por natureza, tem um coração demorado em aprender. Tem um coração demorado para crer.
Um dia Tiago seria tão manso que seria levado à morte por amor a Jesus
Um dia João seria tão dócil que passaria a ser descrito como “o apóstolo do amor.”
Mas ainda não eram assim. Por enquanto eram “Boanerges”.
Um dia seriam grandes. Um dia seus corações não teriam limites. Mas agora eram pequenos. E Jesus tem paciência com eles.
Eles seguem a viagem. Vão por outros povoados, pregam o reino, e finalmente chegam a Jerusalém, para cumprir o propósito de Deus
Conclusão
Você vê como é grande a alma de nosso Senhor? Vê como seu coração é terno, misericordioso, gentil? Você vê como nosso Senhor é doce?
Ele é ousado, forte, fiel, constante, destemido como um leão, e enfrentou a morte e todos os poderes do inferno. Ele é amoroso, altruísta, abnegado, decididamente em nosso favor.
Ele é longânimo com todos: os crentes e os incrédulos; é paciente, é manso, sabe esperar, porque o amor tudo espera, tudo suporta.
Aplicação
Eu desejo fazer três aplicações desta verdade, para o bem de nossas almas
A primeira delas: para você que ainda não é convertido a Jesus. Você que ainda não o recebeu, que ainda não obedeceu ao evangelho.
De acordo com a Palavra de Deus, você ainda está perdido. Jesus voltará para o dia do juízo final, e se você não tiver se convertido, sua alma perecerá. Será banida para o fogo eterno.
Mas o inferno, disse Jesus, Deus o preparou foi para o diabo e seus demônios.
E lançar a alma dos homens no inferno não é o prazer de Deus. Ao contrário, o que dá satisfação ao coração de Deus é que o homem se converta.
Considere o adúltero, ou o ladrão (pois adultério nada mais é que outra forma de roubo). O ladrão pensa estar lucrando, tomando para si o que pertence aos outros (seja a esposa, o dinheiro, a posição, o bom nome). Mas ele não percebe que enquanto rouba o que é dos outros o diabo está lhe roubando a paz, a vida e até a sua alma.
Considere o mentiroso: ele engana ao seu próximo, ele engana a seu pai, à sua mãe, à sua esposa. Ele engana a si mesmo pois não percebe que, enquanto mente, Satanás, o pai da mentira, está mostrando para ele o caminho do inferno como se fosse o caminho da felicidade.
Considere o homossexual, a lésbica, o fornicário: buscando prazeres que só lhe trarão destruição, em lugar de vida feliz.
Considere o mesquinho, o avarento, o alcoólatra, o seqüestrador, o idólatra.
Gente infeliz, cega, pobre, espiritualmente nua, desnorteada, cambaleando numa longa fila de cativos de Satanás
O Senhor Deus não tem prazer em que essas pessoas sofram eternamente.
Ao contrário, o seu coração terno deseja que se arrependam, que creiam, se convertam e sejam salvas.
Se você ainda está perdido, hoje é dia de aceitar Jesus. Hoje é dia de crer. Hoje é dia de confessar seus pecados. Hoje é dia de clamar a Deus. E todo aquele que assim o fizer será salvo.
Então venha a Cristo. Venha hoje. Porque ficar demorando? Creia nele, confie sua vida a ele
Em segundo lugar, uma aplicação para você que já é salvo.Você que já veio a Cristo.
Você percebe quanto Jesus o ama?  Você percebe o quanto Jesus é paciente?  Você percebe que Jesus sempre continuará lhe ensinando, cuidado de você?
Talvez você ainda não possa ser chamado “apóstolo do amor”. Talvez você seja “Boanerges”.
Talvez você não possa ainda ser chamado maduro, como uma palmeira, como um cedro do Líbano. Talvez você esteja mais para “um pé de alface”.
Talvez você seja tardo de coração.
Mas você tem um Mestre perfeito. E este Mestre sabe que não é apenas com palavras e com bons exemplos que os homens aprendem e são transformados, assim como as plantas não crescem apenas se você colocar água e luz. Existe o elemento tempo. Existem as estações do ano.
E é assim que os homens crescem espiritualmente: eles ouvem, eles vêem, eles guardam no coração.
E a “escola da vida” vai lhes dar o crescimento: os sofrimentos da vida, os tempos a sós com Deus em oração, os quebrantamentos, a adoração, a comunhão com a igreja, as batalhas interiores contra o pecado, todas estas coisas, e muitas outras, cooperam para o bem dos que amam a Deus, para que eles cresçam.
Jesus sabe disto. Você pode confiar na fidelidade do caráter dele. Você pode confiar que ele é fiel e constante nos planos que ele tem para você.
Você pode confiar no amor, na amizade dele. Você pode confiar na paciência dele.
Em terceiro lugar, uma aplicação para todos:
Jesus tem um caráter excepcional, e uma vez que ele é o nosso Deus, aliás, uma vez que, com o Pai e o Espírito, ele é o único Deus, nós devemos adorá-lo por sua dignidade. Nós devemos nos prostrar, assim como os anjos do céu, diante do Cordeiro que foi morto pelos nossos pecados, e dar-mos glória a ele, e reverência. Devemos dar nossas vidas: tudo o que somos e tudo o que temos
Mas Jesus também a si mesmo se chama “Filho do Homem”, porque ele se fez carne e habitou entre nós. E como homem, o seu caráter é admirável. Nós podemos olhar para Jesus e admirá-lo.
E quando admiramos alguém, nós queremos ser como esse alguém. Se você admira um pregador, você o imita. Se você admira um ídolo do rock, você o imita. Se você admira a sua mãe, você a imita.
Se você admira a Jesus, você o imita.
Admire a coragem de Jesus, e procure imitá-la. Admire sua fidelidade: fidelidade a Deus, aos seus discípulos, ao mundo que veio salvar.
Admire o seu amor, a força de sua alma. Admire a sua paciência, a sua longanimidade.
E aprenda a ser como ele. Aprenda a ter um coração nobre, não pequeno. Não se esqueça que ele pacientemente está procurando lhe ensinar isto todos os dias.


[1] Mc 3:17
[2] Lv 10
[3] Nm 16
[4] 2o  Rs 1
[5] Jo 3:16,17
[6] Pv 19:11
[7] Sl 52:3
[8] 1a Co 3:17
[9] Jo 14:9

18 comentários:

  1. "O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê paz." Nm 6.24-26
    Muito forte, graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. Paz do senhor pastor que Deus te abençoe,um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Foram 30(trinta) moedas.
    Sinto constrangimento em fazer essas perguntas e de parecer um insolente, porque não me dou esse direito. Meço e peso o coração de um religioso pelo conteúdo da sã doutrina em suas respostas. Então pergunto: O sr. se apropria dos dízimos? Existe alguma prescrição nos evangelhos para que seja cobrado o dízimo? O que é o dízimo, quem o estabeleceu e porque e como deveria ser cobrado? Se o dízimo era cobrado porque as obras dos homens não eram perfeitas e se essa perfeição e salvação chegou-nos através de Cristo, não é negar o sacrifício de Jesus ao derramar seu sangue na cruz por nossos pecados, cobrar um dízimo pertencente à Lei dos hebreus, encerrada nas palavras do próprio Senhor em João, o batista?
    Peço que esclareça-nos essas dúvidas.
    Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simplex Veritas. Obrigado por sua pergunta. O texto de minha resposta ficou um tanto longo, e não foi possível colocá-lo aqui. Por isto postei-o na página inicial de hoje, 27 de setembro de 2016. Aproveitei para que outros possam também conhecer o meu entendimento sobre o assunto. Por favor, dirija-se à postagem de hoje.
      No amor do Senhor,
      Pr. Plínio

      Excluir
  4. pastor mim maravilhei com o seu ensinamento,gostei de mas,e todo esse ensinamento mim abril mas a mente para vários outros pontos da bíblia e para a revelação divina! muito obrigado pastor Plínio Fernandes !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Deus o abençoe muito, irmão Izak, e que você o conheça cada dia mais, na plenitude do seu amor.

      Excluir
  5. Linda reflexão Pr. Apenas uma observação: Eram 30 moedas ao invés de 20, creio que foi erro de digitação.

    Amei este blog. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu querido irmão, por sua gentil correção. Não foi erro de digitação, mas de memória mesmo. Já corrigi. Deus o abençoe. E por favor, sinta-se à vontade para apontar alguma (s) outra (s) coisa (s).

      Excluir
  6. Muito Obrigado, pelo estudo, que Deus venha te abençoar Grandemente.
    Que Deus te Abençoe, e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito pastor...verdadeiras são estas palavras,que me fizeram chorar enquanto lia..que o Senhor continue lhe abençoando..e dando sabedoria do céu!

    ResponderExcluir
  8. Louvado seja o nome do Senhor atrás de vossa vida... Nossa, sem palavra Espirito Santo,... é como se eu poudesse ver as marcas de sangue sobre meu ser,... Peço lhes , ore por minha vida...

    ResponderExcluir
  9. Gostei,e senti o quanto tenho que valorizar a minha comunhão ,o nosso mestre demonstrou o seu grande amor,e desejo ao pastor , bençãos sobre seu ministério e família.

    ResponderExcluir
  10. Glória a Deus hoje 26/03/2022 as Hr:23:33 Meditando nessas palavras abençoada por Deus do Pastor, Plínio Fernandes. Jesus é contigo por onde quer que andares. Tome posse e diga amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!! Obrigado, irmão querido (e desconhecido). Muito obrigado pela palavra de encorajamento. Deus o abençoe muito!!!

      Excluir
  11. Glória a Deus pois esse estudo é muito edificante 🙏 que Deus abençoe cada vez mais sua vida e de todos da sua família 🙏

    ResponderExcluir

▲Topo