Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 27 de outubro de 2013

Perguntai pelas veredas antigas - Jr 6:16

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 27 de outubro de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados irmãos, vamos ler Jeremias 6:1-17
1 Fugi, filhos de Benjamim, do meio de Jerusalém; tocai a trombeta em Tecoa e levantai o facho sobre Bete-Haquerém, porque do lado do Norte surge um grande mal, uma grande calamidade.  2 A formosa e delicada, a filha de Sião, eu deixarei em ruínas.  3 Contra ela virão pastores com os seus rebanhos; levantarão suas tendas em redor, e cada um apascentará no seu devido lugar.  4 Preparai a guerra contra ela, disponde-vos, e subamos ao meio-dia. Ai de nós, que já declina o dia, já se vão estendendo as sombras da tarde!  5 Disponde-vos, e subamos de noite e destruamos os seus castelos.  6 Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Cortai árvores e levantai tranqueiras contra Jerusalém. Esta é a cidade que há de ser punida; só opressão há no meio dela.  7 Como o poço conserva frescas as suas águas, assim ela, a sua malícia; violência e estrago se ouvem nela; enfermidade e feridas há diante de mim continuamente.  8 Aceita a disciplina, ó Jerusalém, para que eu não me aparte de ti; para que eu não te torne em assolação e terra não habitada.  9 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Diligentemente se rebuscarão os resíduos de Israel como uma vinha; vai metendo a mão, como o vindimador, por entre os sarmentos. 10 A quem falarei e testemunharei, para que ouçam? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela.  11 Pelo que estou cheio da ira do SENHOR; estou cansado de a conter. Derramá-la-ei sobre as crianças pelas ruas e nas reuniões de todos os jovens; porque até o marido com a mulher serão presos, e o velho, com o decrépito.  12 As suas casas passarão a outrem, os campos e também as mulheres, porque estenderei a mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR, 13 porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade.  14 Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.  15 Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o SENHOR.  16 Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos.  17 Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas eles dizem: Não escutaremos.
O dia 31 de outubro é a data escolhida para se comemorar o aniversário da Reforma Protestante, aquele movimento ocorrido na Igreja Católica do séc. XVI, quando alguns sacerdotes em vários países europeus, estudando a Bíblia, perceberam que através dos tempos a igreja fora se afastando de seus primeiros ensinamentos, e assim, de seus primeiros caminhos.
No séc. XVI, a igreja já não pregava, havia muito tempo, a comunhão com Deus mediante a intercessão única e suficiente de Jesus Cristo, mas à semelhança das religiões pagãs com seus muitos deuses, praticamente “um deus para cada área da vida”, a igreja também havia colocado, no lugar de Jesus, um santo intercessor diante de Deus para cada situação, tal como ainda existe hoje: um santo dos motoristas, um santo protetor dos animais, um santo das causas perdidas, e assim por diante.
Também a igreja já não ensinava que a salvação da nossa alma é um dom da graça de Deus que recebemos mediante a fé em Jesus Cristo, mas que a salvação era um dom confiado à igreja, que ele dispensava a cada pessoa que se achegasse a ela, mediante o sacerdócio dos padres e várias obras estipuladas pela igreja, e entre elas se destacavam as missas e as indulgências, que era a venda do perdão, por parte da igreja (será que não existe hoje situações parecidas entre os chamados evangélicos, que se dizem protestantes, mas que estão colocando em homens a mesma autoridade de Jesus, homens que vendem a fé e a vida abundante por dinheiro?)
Além, disto, a igreja também não ensinava mais que a Bíblia é a Palavra de Deus, infalível, verdadeira, inerrante, e suficiente para o cristão. Ao contrário, segundo a igreja, quem tinha autoridade final era a própria igreja, através de seus mestres, e não era necessário que cada pessoa tivesse uma Bíblia na mão, para aprender o que ela diz.
Mas então estes ministros da igreja católica, entre os quais o mais conhecido se tornou Martinho Lutero, um padre alemão, ao ler a Bíblia, e vendo que a igreja se afastara tanto dos ensinamentos de Jesus, começaram a trabalhar por uma reforma no ensino que naturalmente resultaria numa reforma em todas as áreas.
Mas eles não foram aceitos, e expulsos da igreja, surgindo assim as igrejas protestantes. O ramo a que pertencemos surgiu do ensino de João Calvino, um reformador francês que fixou residência em Genebra, e veio a ser conhecido historicamente como Igreja Reformada.
Dezenas de anos mais tarde, na Holanda alguns teólogos fizeram notar que a nossa tendência como seres humanos é repetir, de um modo ou outro, os mesmos erros que a igreja católica da Idade Média já havia cometido, e aos poucos, irmos nos afastando dos ensinos e práticas ensinados por Jesus, e então um deles usou uma frase que se tornou um lema protestante: “Igreja Reformada, sempre reformanda”, isto é, sempre se submetendo a ser reformada.
Muitos não têm entendido o significado desta frase, e pensam que a igreja, para ser reformada, precisa estar criando novidades, ou sempre mudando.
Mas o sentido é que a igreja, por causa da tendência humana, se afastar daquilo que é certo, deve sempre estar, voltando ao caminho, sempre voltando aos ensinamentos dados na Palavra de Deus.
Nós vemos esta verdade ilustrada no texto que temos diante de nós:
O povo de Israel, a igreja do Antigo Testamento, havia se afastado da Palavra de Deus.
Como lemos no v. 10, a palavra do Senhor era para eles coisas vergonhosa; não gostavam dela.
Preferiam uma vida de pecado: opressão, malícia, violência e destruição eram as notícias diárias em Jerusalém (vs. 6, 7).
O povo, os profetas e os sacerdotes eram falsos e gananciosos, só queriam saber de ganhar dinheiro e bens materiais (v. 13).
Por causa deste amor ao dinheiro, curavam superficialmente as feridas espirituais, pregando “Paz, paz”, quando não havia paz, e deixando cada um a seguir nos seus caminhos de pecado (v. 14).
Então o Senhor diz que os disciplinaria: o mal viria do norte. Os exércitos da Babilônia cercariam e destruiriam Jerusalém, e era bom que eles se humilhassem perante o Senhor.
E neste contexto os chama para voltarem aos antigos caminhos, que perguntassem pelas veredas antigas, isto é, quando no começo ouviram a palavra de Deus e a seguiram, e que voltassem aos bons e antigos caminhos.
Busquem as veredas antigas, andem nos primeiros caminhos, e vocês encontrarão descanso para suas almas.
Mas eles disseram: “Não andaremos”.
E a destruição veio.
Vamos ler novamente o v. 16
Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma...
Aqui temos uma orientação que devemos ouvir sempre, da parte do Espírito Santo, para que nossas almas sejam abençoadas.
Mas, nos dias de hoje, o que significa “perguntar pelas veredas antigas”?
Eu gostaria de responder citando três aspectos que se complementam.
1. Significa perguntar por Jesus Cristo, o Filho de Deus
Porque digo que perguntar pelas veredas antigas significa perguntar por Jesus?
Por duas razões
Primeiramente, atentemos novamente para a promessa de Deus aqui:
Perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma...
De acordo com Deus, se você pergunta em anda pelo antigo e bom caminho, a sua alma irá encontrar descanso.
Agora vejamos a promessa que Jesus nos faz em Mateus 11:29
Leiamos os vs. 28-30
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.  29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.  30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Veja: a promessa de Deus em Jeremias, e a promessa de Deus em Mateus, é a mesma: o resultado de se buscar os caminhos antigos e o resultado de se buscar a Jesus é o mesmo: encontramos o descanso que nossas almas precisam neste mundo de opressão, injustiça e pecado.
Em segundo lugar, perguntar pelas veredas antigas também é perguntar por Jesus porque ele se apresenta a nós como o caminho para o Pai celestial.
Jo 14:6
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Então, tomando a Bíblia como um todo, aprendemos que Jesus é o caminho pelo qual devemos perguntar.
Porque ele é a palavra eterna que estava no princípio com Deus.
Ele é o criador de todas as coisas.
Ele é quem sustenta todo o universo, cada criatura, cada ser vivo, as coisas visíveis e as invisíveis; quem sustenta todas as coisas inanimadas, pelo poder de sua palavra.
E ele é também o redentor, que por meio do seu sangue derramado na cruz, purifica os pecados daquele que pela fé achega-se a Deus.
Hb 10:19, 20
19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne...
Por sua morte em nosso lugar Jesus é o nosso caminho ao lugar santíssimo da presença de Deus.
É o caminho antigo, pois conhecido desde a fundação do mundo, mas é um caminho novo porque nunca envelhece, mas se renova a cada instante.
Perguntar pelas veredas antigas é perguntar por Jesus, é buscar a Jesus, é encontrar descanso em Jesus.
Em segundo lugar, como um complemento inseparável do primeiro ponto...
2. Significa perguntar pelos caminhos ensinados por Jesus
E isto quer dizer perguntar pelos ensinos da Bíblia sagrada.
Porque Jesus e os ensinamentos da Bíblia são inseparáveis.
Você pode observar isto na maneira de Jesus viver, na maneira de Jesus pensar, na maneira de Jesus falar e na maneira de ele nos ensinar a viver.
Quase que a cada página dos evangelhos, seja em sua pregação, em seu ensino, em seus confrontos com opositores, em suas tentações, nós lemos a frase que sai dos lábios de Jesus: “Está escrito”, seguida de uma citação das Escrituras.
Jesus apelava para as Escrituras em casa situação de busca da vontade de Deus, e ele vivia para fazer e ensinar a vontade do Pai.
Apenas um exemplo: em Mateus cap. 19 algumas pessoas se aproximam de Jesus e perguntam a ele sobre o divórcio. Vamos ler o texto:
Mt 19:3-6
3 Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?  4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher 5 e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?  6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Note como Jesus, ao responder sobre a vontade de Deus quanto ao casamento, volta-se para “as veredas antigas”.
Ele volta ao princípio, citando os primeiros capítulos de Gênesis, onde está ensinado o propósito de Deus acerca do matrimônio, e diz que é assim que devemos viver.
Diz que o casamento é uma criação de Deus.
Diz que é ente um homem e uma mulher.
E diz que deve ser indissolúvel.
Da mesma forma que a Bíblia ensina sobre o propósito e a vontade de Deus para a família, também ensina sobre o trabalho, sobre a igreja, sobre a vida social.
A Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar a ter fé em Jesus, a conhecê-lo como nosso Deus e Salvador, e também para nos ensinar os caminhos dele em todas as áreas de nossa vida.
Por isto a exortação que diz: “Examinai as Escrituras, pois julgais ter nelas vida eterna; e são elas que testificam de mim...” (Jo 5:39).
Então, perguntar pelas veredas antigas, diante de nossas decisões, diante dos nossos problemas, dos nossos desejos, perguntar pelo bom caminho, é perguntar pelos ensinamentos da Bíblia. O que diz a Bíblia sobre a família? O que diz a Bíblia sobre o trabalho? O que diz a Bíblia sobre este ou aquele assunto?
Entre outras coisas, isto também significa...
3. Perguntar pelo antigo Evangelho de Jesus
Eu gostaria de citar um exemplo antigo do que significa desviar-se dos ensinamentos de Deus quanto a isto.
Gl 1:6-8
6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.  8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
O apóstolo Paulo tinha grande amor pelas igrejas da Galácia.
Ele havia pregado o Evangelho da graça de Deus em Jesus, que se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar deste mundo mau.
Diante de sua pregação, muitos se converteram a Jesus.
Mas depois que Paulo partiu para outras terras, outras pessoas começaram a pregar aos gálatas, um “outro evangelho”, que na verdade não era evangelho algum, pois quando alguém se desvia do caminho estreito que Jesus falou, já está no caminho da perdição.
E tal como aconteceu lá, meus irmãos, outros evangelhos estão sendo pregados no dia de hoje, que não são evangelhos de verdade.
Quero recordar as palavras de Jesus em Mateus 7
Mt 7:13-15
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.  15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
Preste atenção nas palavras de Jesus, nosso Deus e Salvador. Ele não mente, ele não engana. Seu ensino é verdadeiro.
Ele diz que o caminho para a vida eterna é estreito, e poucas pessoas conseguem passar por ele.
E que o caminho da perdição é espaçoso, largo, e muitos andam por ele.
Quero relacionar estas palavras de Jesus com o ensino de seu discípulo Pedro, um homem que, disse Jesus, abriria as portas do reino dos céus para muita gente.
Em Atos cap. 2 nós vemos Pedro pregando a Palavra de Deus. Então quando ele prega, o coração das pessoas se aquece, se torna contrito, e eles se tornam convictos de seu pecado, e perguntam o que deveriam fazer.
At 2:36-38
36 Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.  37 Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?  38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
“Que faremos”, eles perguntam. “Arrependei-vos”, Pedro responde, “e sejam batizados em nome de Jesus, isto é, identifiquem-se como seguidores de Jesus. Então vocês serão perdoados e receberão o dom do Espírito Santo”.
Irmãos, o antigo evangelho é este: o que diz que o descanso para a alma vem pela fé em Jesus e o consequente arrependimento pelos pecados.
Mais uma referência:
At 3:19, 20
19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, 20 a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus.
Irmãos, sem arrependimento e conversão não há refrigério para a alma. Não há salvação.
E veja: outro dia uma pessoa se referiu a certa igreja da atualidade, em cujo caminho muitas pessoas estão andando, como “a igreja do caminho largo”. Eu concordo, e diria que hoje em dia há muitos caminhos largos com o nome de evangelho, mas que não são evangelho coisa nenhuma.
Irmãos, onde as pessoas são ensinadas a amar o dinheiro, ali não está sendo pregado o evangelho de Jesus.
Onde as pessoas não são chamadas ao arrependimento e à fé, à conversão a Deus, o evangelho não está sendo pregado.
Onde as pessoas são chamadas a crer em Jesus, mas não são chamadas a deixar seus pecados, onde o caminho é largo, espaçoso, onde cada um, em vez de tomar dia a dia a sua cruz, negar-se a si mesmo, pode fazer o que quiser, irmãos, este é o caminho da destruição.
Por isto, tanto os que querem ser salvos, e os que querem levar outros à salvação, precisam perguntar pelo bom e antigo caminho do evangelho da Bíblia.
Somente o que a Bíblia ensina, como um todo, e não apenas em textos isolados e distorcidos “a gosto do freguês”.
Conclusão e aplicação
Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma.
Igreja Reformada, sempre reformanda.
Mas o que é isto?
Novas doutrinas? Não.
Para nós, que temos a Palavra de Deus registrada na Bíblia como um todo, o que significa procurar as veredas antigas?
Significa buscar Jesus, o nosso único, e suficiente Deus e Redentor: aquele que nos ama, que por amor a nós se entregou a si mesmo na cruz, a fim de nos libertar deste mundo mal, a fim de vivermos em novidade de vida.
Significa buscar os ensinamentos da Bíblia, pois desde os tempos antigos ela nos ensina o bom e reto caminho pelo qual devemos andar neste mundo.

Significa buscar e viver pelo antigo Evangelho pregado pelos apóstolos do Senhor, que nos ensinam o caminho da vida eterna no céu.

2 comentários:

▲Topo