Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 24 de novembro de 2013

A vinda de Jesus - 2ª Pe 3

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 23 de novembro de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler 2ª Pedro cap. 3.
Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, 2 para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, 3 tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões 4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.  5 Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, 6 pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água.  7 Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.  8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.  9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.  10 Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.  11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, 12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.  13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.  14 Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, 15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, 16 ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.  17 Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; 18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
Certa vez ouvi um comentário que dizia o seguinte: “No mundo existem três tipos de pessoas: os que fazem a história acontecer, os que assistem a história acontecer, e os que nem sabem o que está acontecendo”.
Eu concordo, e especialmente quando se trata de falar da história do ponto de vista de Deus.
Porque do ponto de vista de Deus, que deve ser também o nosso ponto de vista, a história da terra e do universo caminham para um final e um propósito desconhecido da maioria das pessoas.
E o final da história do mundo tal como o conhecemos agora, isto é, a volta do Senhor Jesus Cristo, o julgamento dos homens e dos anjos, o início de uma nova era, não somente é desconhecido, mas até mesmo deliberadamente esquecido, ignorado, diz o apóstolo Pedro, pois os homens, em sua maioria, impulsionados pelos prazeres carnais, não desejam e não acreditam nele.
Mas Pedro não está escrevendo para pessoas assim. No começo do capítulo ele diz que está se dirigindo a pessoas cujas mentes foram esclarecidas; não são pessoas que não sabem o que está acontecendo.
Está escrevendo para gente que sabe qual o sentido da história, qual o rumo que o mundo está tomando.
Sabem que o destino do universo é ser transformado e restaurado no dia da volta do Senhor.
Sabem que este dia está perto, pois embora pareça tão demorado aos olhos humanos, está muito perto aos olhos de Deus, o Senhor da história.
Sabem que este dia está perto porque são gente que têm também aprendido a olhar a vida com os olhos de Deus, e então vivem à luz da eternidade, com os olhos voltados para lá, e à luz da eternidade percebem como o tempo, tal como o temos agora, está passando rapidamente, como passa a neblina da manhã.
Mas o propósito dele é que estas pessoas esclarecidas, que sabem o rumo que a história está tomando, não fiquem apenas assistindo - é uma exortação e encorajamento para que estas pessoas façam parte desta história de Deus, sejam gente que, com Deus, façam a história acontecer.
Isto nos leva então ao nosso propósito nesta mensagem.
Se eu sei que Jesus Cristo irá voltar, que atitudes e comportamento isto deve causar em mim, isto é, como isto deve se traduzir em vida para mim no dia de hoje?
Com base neste texto eu desejo partilhar texto três consequências que o conhecimento da vinda de Jesus deve trazer para nossa vida de agora.
1. O conhecimento da vinda de Jesus deve provocar em nós uma intensa expectativa de que este dia chegue logo
Para muitos, o dia da volta de Cristo não é um dia exatamente “desejável”.
Isto porque têm medo deste dia: não conhecem a graça de Deus no evangelho, não têm conhecimento do caminho da salvação, não vivem sob o ensino transformador do Espírito Santo, e então sabem que se Jesus voltar será para eles um dia de muito terror, pois é dia de julgamento dos ímpios.
Mas quando se convertem, e passam a desfrutar das grandes alegrias da salvação, este dia deixa de causar uma expectação de horror, e sim de bem-aventurança.
Mas precisamos confessar que há outros, embora crentes, que também não se sentem confortáveis com a ideia da vinda do Senhor.
Pois pensam: “Se Jesus voltar logo eu não vou ter tempo de fazer as coisas que gosto, ou não vou ter tempo de realizar meus sonhos”.
E é claro que assim pensam porque neste mundo podemos desfrutar legitimamente coisas mais maravilhosas que Deus proporciona aos homens: o casamento, a realização profissional e muitas outras.
Mas ao mesmo tempo, na mente destas pessoas não há a ideia clara de que, por mais prazerosa, por maravilhosa que seja, qualquer bênção que experimentemos nesta vida, não é nada, se comparada com as maravilhas da eternidade
Como Paulo cita em sua primeira carta aos coríntios:
“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1ª Co 2:9)
Sendo assim, este dia deve ser para nós um dia de alegria imensurável. Eu quero citar três razões para os irmãos:
1.1. É o dia de Deus, como é chamado no v. 12. É o dia do Senhor, como é chamado no v. 10.
É o dia em que Deus se manifestará. É o dia da volta do Senhor.
1ª Co 13:12
“Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido”.
No presente, nós amamos Jesus Cristo, temos prazer nele, queremos ser como ele, mas nunca o vimos – ali o veremos, em toda a sua perfeição.
Estaremos para sempre com o amado da nossa alma, aquele que é o nosso bem e prazer supremo; aquele que é a nossa maior alegria e deleite.
Então, nosso conhecimento de Deus será o mais completo que o um ser humano completo pode ter.
Conforme o apóstolo João nos ensina, quando Jesus voltar e nós o virmos assim, diante dos nossos olhos, seremos transformados totalmente, em santificação (1ª Jo 3:2).
Seremos aperfeiçoados. Nossos traumas, nossas inconstâncias, nossas fraquezas, as divisões da vontade, serão superados de uma vez por todas.
Seremos completamente transformados em amor, justiça, domínio próprio, alegria e bondade. Todas as qualidades maravilhosas do caráter de Jesus serão finalmente, e plenamente vistas em nós.
Será um mundo de justiça, de filhos de Deus.
1.2. É o dia do aniquilamento do mal
Pedro emprega várias expressões tiradas da linguagem apocalíptica para descrever a destruição do mal.
No v. 10 ele diz que os elementos do universo: a terra, o ar, as águas serão atingidos, com estrepitoso estrondo, como o estalar de um raio seguido pelo trovão, os céus e a terra serão abalados.
No v. 7, que será um dia purificação pelo fogo, dia do juízo e destruição dos ímpios.
São maneiras próprias de Pedro falar sobre a aniquilação do mal.
Dia em que os próprios anjos serão julgados. Satanás, suas obras serão destruídos para sempre.
E os que amam o pecado, os obreiros da injustiça, os ladrões, os assassinos, os soberbos, e todos os que vivem na iniquidade serão igualmente banidos da presença de Deus e do seu povo.
Pense em quantas coisas horríveis, quantas iniquidades, quantas injustiças que acontecem, e que nos entristecem, e nos deixam indignados, e tantas vezes com um sentimento enorme de impotência, diante de situações que não podemos mudar.
Quando nosso Jesus vier, toda a forma de mal será destruída, e se tornará coisa do passado, das quais já nem nos lembraremos mais.
1.3. É o dia da plena manifestação do reino de Deus
v. 13
Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
A Bíblia ensina que o pecado humano, em suas consequências, atingiu também a criação.
Rm 8:20-22
Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.  22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
O v. 20 nos faz lembrar da sentença de Deus quando nossos primeiros pais pecaram no Éden: “maldita é a terra... produzirá cardos e abrolhos...”
O v. 22, “geme e suporta angústias”, nos faz pensar nos animais extintos, nas outras espécies desaparecendo, nas florestas destruídas, nos rios poluídos.
O v. 21 diz que a natureza aguarda nossa redenção.
Assim como nós que estamos em Cristo somos nova criação, este céu e esta terra que agora existem, diz Pedro, passarão, e serão renovados, habitados por “novas criaturas” que praticam a justiça.
O pecado já não existirá, já não existirá iniquidade de espécie alguma.
Não haverá mais crime, nem morte, nem enfermidade, nem fome, nem necessidades, já não haverá choro.
Então Pedro conclui no v. 12: “esperem e apressem a vinda do dia de Deus...” - ame o dia da volta de Jesus, deseje este dia.
2. O conhecimento da volta de Jesus Cristo deve nos motivar a que estejamos preparados
v. 11
Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade...
v. 14
Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis
Será dia de julgamento, de crise e de transformação do universo, a nova ordem será estabelecida, o mal será banido.
Mas nem todos irão experimentar esta tão grande salvação.
Pedro fala que para muitos será um dia de juízo e castigo.
E também Daniel. E também o livro do Apocalipse, que contém a mais bela descrição da renovação do universo, contém ao mesmo tempo o retrato mais forte e vívido do castigo eterno que irão sofrer aqueles que não buscaram salvação em Jesus Cristo.
Por isto precisamos nos preparar para a vinda de Jesus.
Nosso Senhor mesmo, por meio de muitas parábolas, nos alertou quanto à necessidade de estarmos preparados.
Mas veja: o estar preparado para a vinda do Senhor não é de modo algum um terrível fardo a ser suportado. Pois não somente é possível, mas é também viver um modo de vida muito abençoado, muito agradável, como diz o apóstolo Paulo em Romanos 12.
E aqui em nosso texto o apóstolo Pedro nos ensina de que modo viveremos nos preparando alegremente para a vinda de Jesus.
2.1. Ele nos mostra qual o caminho para a salvação de nossa alma
v. 15
E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada.
Salvação é uma palavra usada na Bíblia para resumir tudo quanto o Senhor faz por nós para nos conduzir ao céu.
Salvação significa perdão dos pecados, significa o dom do Espírito Santo, que Deus nos concede para que tenhamos uma vida nova, na qual seguimos a Jesus cada dia.
Salvação significa comunhão com Deus; significa ir morar com Deus na eternidade.
E Pedro diz aqui qual é a base da nossa salvação: a longanimidade de Deus.
É outro modo de descrever a bondade de Deus para conosco, em nos salvar, não mediante as nossas perfeições, pois somos pecadores, mas somente por causa de seu imenso amor para conosco.
Eu quero me dirigir nesta hora especialmente a você que não conhece ainda o caminho da salvação conforme revelado nas Escrituras.
A coisa mais importante do mundo é a tua alma – “De que adianta um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”?
Mas Jesus se importa com sua alma.
A Bíblia sagrada expressamente nos assegura que...
Deus prova o seu amor para conosco, pelo fato de haver Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5:8)
E também nos diz que...
Pela graça (somos) salvos, mediante a fé, e isto não vem de nós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie (Ef 2:8:9)
Jesus diz que está à porta do nosso coração e bate. Se alguém ouvir a sua voz e abrir a porta, ele entrará (Ap 3:20).
Tudo pela graça, pela bondade, pela longanimidade de Deus. Então, se você percebe que não está preparado para a volta de Jesus, o tempo de se preparar é agora: abra seu coração, creia em Jesus e passe a segui-lo já.
Não perca seu tempo com coisas que são passageiras.
2.2. Ele nos encoraja a um modo de vida do ponto de vista de Deus
Novamente:
v. 11
Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade...
v. 14
Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis
Há duas palavras que vamos destacar
Primeira: um viver santo
E esta palavra “santo”, que tem a ver aqui com o nosso procedimento, por sua vez, tem duas denotações:
Negativamente, esta palavra tem a ver com o nos abstermos de tudo quanto é contrário à lei de Deus, e assim o desagrada, faz mal à nossa alma e faz mal às pessoas à nossa volta.
Significa nos abstermos das paixões que fazem guerra contra nossa alma.
Significa abandonar os pecados: a inveja, a ira, os ciúmes, as brigas, as palavras destrutivas, as impurezas morais, tais como adultério, lascívia, prostituição, desonestidade no falar, cobiçar aquilo que pertence a outra pessoa, idolatrias, feitiçarias – significa abandonar tudo o que não presta.
Significa não amar o mundo e o que é do mundo: abstermos-nos de diversões ou outras atividades que não nos edificam espiritualmente, que nos levam a esfriar espiritualmente.
Positivamente, significa abraçar uma vida superior: amor ao nosso próximo, amor em santidade, em pureza, sem malícia, falar sempre a verdade, ser um trabalhador honesto, um pai, uma mãe, um irmão, filho, marido gentil, amoroso – aprender a cada dia um estilo de vida semelhante ao de Jesus, como filhos de Deus que nós somos.
Um modo de vida assim nos traz a alegria que vem de Deus.
A outra palavra é piedade.
E piedade significa amar e respeitar a Deus, amar sua Palavra, ter prazer nele, obedecer-lhe, andar com ele em oração diariamente, adorá-lo, cantar louvores, agradecer-lhe em todas as circunstâncias, por todas as coisas, estar em sua casa, ter comunhão com os irmãos – devoção a Deus.
Significa ter fé em Deus, confiar nas promessas de sua Palavra para nós e viver na certeza de que tudo quanto Deus nos diz ele cumpre. Então significa também conhecer a Palavra de Deus, para saber o que ele nos diz.
Piedade significa esperar sempre em Deus, mesmo que tudo à nossa volta nos diga que já não nos resta esperança alguma.
Significa crer e obedecer ao Senhor, mesmo que isto resulte para nós em aparente prejuízo terreno. Significa crer e saber que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus, e então continuar amando a Deus, custe o que custar. Amar o nosso próximo, custe o que custar.
Se você sabe que Jesus está voltando, prepare-se para este dia.
Negue-se a si mesmo, abandone cada pecado conhecido, lute pelo que é bom.
Viva em comunhão com Deus: oração, meditação em sua palavra, comunhão com os irmãos, adoração publica e particular.
Persevere na santidade, persevere no amor, na pureza, na fé, na esperança – tudo isto vale a pena.
2.3. Pedro nos diz que devemos nos preparar crescendo espiritualmente
vs. 17, 18
Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; 18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
Aqui Pedro está se referindo ao fato de que muitas pessoas não têm o respeito devido com a Palavra de Deus, a Bíblia sagrada, e lidam com ela segundo seu bel prazer, interpretando-a de acordo com seus próprios desejos, fazendo a Bíblia dizer o que ela não diz apenas para justificar seu comportamento errado.
Ele diz que isto é terrível, letal, pois os que procedem assim, fazem-no para sua própria destruição espiritual.
Então Pedro nos alerta; não sigam no caminho destes insubordinados; façam ao contrário – cresçam na graça e no conhecimento de Deus, isto é, a cada dia conheçam mais a bondade de Deus, o caminho de Deus, a vontade de Deus.
A cada dia desenvolvam-se espiritualmente.
E deste modo vocês estarão preparados para a volta de Jesus.
3. O conhecimento de que Jesus está voltando deve levar-nos a buscar que este dia chegue logo
Há um sentido em que este dia já está marcado, pois Deus já determinou quando será.
Mas há um sentido em que cada um de nós deve se empenhar para que este dia seja em breve.
v. 12
Esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
Uma comparação: sabemos que Deus já sabe o dia de nossa morte – pense no Salmo 139 – , mas não deixamos de cuidar de nossa saúde, e de orar por ela.
Assim também em relação à volta de Jesus Cristo.
Certas coisas precisam acontecer para que Jesus venha logo, e nós somos ensinados a trabalhar para que elas aconteçam.
3.1. Nós precisamos falar das boas notícias do amor de Deus aos homens
v. 9
Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
A grande razão para a aparente demora: a longanimidade de Deus, o desejo que ele tem de que muitas pessoas sejam salvas.
Agora, o caminho para a salvação as pessoas só podem conhecer através da pregação do evangelho. Como crerão, se não há quem pregue?
E o Senhor Jesus, falando a respeito de sua vinda e do final dos tempos, nos ensina que antes que ele volte o evangelho precisa ser pregado no mundo inteiro (Mt 24:14).
Então nós precisamos nos engajar na evangelização: no local de trabalho, na escola, em casa, na vizinhança.
Precisamos falar “a tempo e fora de tempo” – a todos quantos tivermos oportunidade, procurando leva-los à fé.
3.2. Precisamos também orar
Orar no sentido de que muitos venham à fé em Jesus, pois Deus tem prazer na salvação dos homens.
1ª Jo 5:14,15
E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.  15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.
De posse desta promessa, dediquemo-nos a orar por conversões.
Precisamos também orar pedindo que Jesus volte logo. Veja o pedido de Paulo:
1ª Co 16:22
Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata! (isto é, “Vem, Senhor!”)
E de João:
Ap 22:20
Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!
Conclusão
Amados irmãos, nosso Senhor Jesus está voltando. Está voltando para nós, a sua igreja.
E quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, também seremos manifestados com ele em glória.
Assim, o conhecimento da vinda de Jesus:
1. Deve provocar em nós um intenso desejo de que este dia chegue logo
Pois será o dia de toda a consolação que nossa alma.
Em que toda a injustiça será aniquilada. Em que todo o mal cessará, e viveremos para sempre perante a face do Senhor.
Não deixe que as aflições desta vida te dominem, mas, como disse Jesus, erga sua cabeça para o alto, pois a sua redenção se aproxima (Lc 21:28).
E pense nas coisas lá do alto, onde Cristo vive à direita de Deus, e de onde também virá para nós (Cl 3:1, 2).
2. Deve nos motivar a que estejamos preparados
Se você ainda não tem certeza de sua salvação, não saia deste lugar sem ter se entregado a Jesus, sem ter começado uma vida nova.
Se você, crente em Jesus, têm vivido de modo carnal e mundano, não saia deste lugar sem um recomeço, sem novo compromisso com Deus: confesse a Deus seus pecados, abandone-os, volte ao primeiro amor.
Se precisa reconciliar-se com Deus, faça-o, se com alguém, faça-o.
Não cultive no coração as coisas que são próprias deste mundo decaído: a inveja, a ira, o orgulho, as vaidades da carne, os desejos da carne; faça morrer a sua natureza terrena e busque as coisas que são do céu: a justiça, a misericórdia, a bondade, o domínio próprio, a alegria no Senhor.
3. Deve levar-nos a buscar que este dia chegue logo
Decida-se a evangelizar. Decida-se a orar pela volta de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo