Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Coisas de valor inestimável - 1ª Pe 1:9

Igreja Evangélica Presbiteriana
Domingo, 1 de agosto de 2010
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados irmãos, vamos ler 1ª Pedro 1:3-12
 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. 6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, 9 obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. 10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, 11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. 12 A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.”
Algum tempo atrás uma mulher norte-americana causou espanto e inconformismo entre pessoas do mundo inteiro, mas especialmente ao seu próprio filho: ela faleceu deixando uma fortuna de 6 milhões de dólares para o seu cachorro.
Coloque-se no lugar deste homem, o filho desta senhora – como é que você se sentiria se sua mãe lhe negasse uma fortuna tão grande? E mais: como se sentiria se, do ponto de vista de sua mãe, um cachorro tivesse mais direitos diante dela do que seu próprio filho?
Todos nós reconhecemos a vantagem de se ter dinheiro e bens.
Como é que você se sentiria perdendo uma fortuna tão grande?
Como é que você se sentiria se alguém, através de algum artifício legal tirasse de você aquilo que seria seu por direito?
E isto aponta para o fato de que as coisas desta vida, mesmo que tenhamos todos os direitos do mundo, nós podemos perdê-las.
Agora, ainda que todos reconheçamos o proveito dos bens materiais, penso que o aspecto mais triste desta história é o fato de que não havia amor da mãe em relação ao filho (e é bem possível que ela tivesse grandes motivos para isto).
A maior parte das pessoas, crentes ou não, concorda que existem certas coisas nesta vida que são muito superiores ao dinheiro e bens materiais.
Por exemplo: a paz (na família, no trabalho, em qualquer lugar) – como diz a Escritura, “melhor é o bocado seco e tranquilidade, do que a casa farta e cheia de contendas” (Pv 17:1), as amizades, a mulher virtuosa (“...quem a achará? O seu valor excede o de finas joias” – Pv 31:10), a saúde.
Mas além de todas estas coisas boas que o Senhor nos dá, a Bíblia, este texto que temos diante de nós, nos fala de algo muito empolgante:
Diferente deste homem que perdeu toda a sua herança, o Senhor Deus nos diz que nós, os crentes em Jesus temos certas coisas que são muito mais valiosas do que dinheiro, ouro, ou quaisquer outras riquezas deste mundo
Veja o v. 7 – Ele nos diz que o valor da nossa fé excede em muito ao valor do ouro.
E no contexto explica que a fé é muito mais importante do que o ouro por causa das coisas que ela trás, que são, no mínimo, tão valiosas quanto a própria fé.
E uma vez que as temos, não nos serão tiradas por ninguém, e não serão destinadas a qualquer outra pessoa ou a qualquer outro ser.
Nesta noite nós vamos meditar sobre as nossas riquezas, que são mais valiosas do que todas as riquezas deste tempo – elas são mencionadas no v. 9: obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma".
A nossa alma, a salvação da nossa alma, e a fé que nos leva à salvação
1. A nossa alma
1.1 – O valor da nossa alma
De acordo com Jesus, a nossa alma é, de longe, o nosso maior bem, a coisa mais valiosa que temos
Mt 12:26
Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”
Pense no peso das palavras do nosso Salvador. Há muitas coisas neste mundo, que ser nos empenharmos por alcançar, poderemos conseguir: dinheiro, bens materiais, posição, fama, reconhecimento.
Em nossa sociedade de livre iniciativa, praticamente qualquer pessoa, se dedicar-se a determinado objetivo, poderá alcançá-lo. Em nosso país até mesmo um homem iletrado pode se tornar Presidente da República. Pode correr o mundo. Em nosso país, há o dono de uma rede de emissoras de TV, proprietário de muitas outras empresas, que em sua meninice era um camelô, e resolver ficar rico. E ficou.
Os exemplos de vida bem sucedida não faltam nesta terra.
Mas Jesus nos diz: “Se você conquistar tudo o que o mundo tem para oferecer, mas perder a sua própria alma, qual é a vantagem de tudo isto? E se você tivesse de todas as riquezas deste mundo, o que você poderia oferecer para salvar a sua alma?”
1.2 – O que é nossa alma? Porque ela é tão valiosa?
A palavra “alma” é usada na Bíblia de diversas maneiras: às vezes ela significa a totalidade do nosso ser; às vezes ela significa a sede dos nossos pensamentos (a nossa psique); às vezes é sinônimo de “vida”; às vezes é sinônimo de “pessoa”.
Mas no contexto em que a Bíblia fala de salvação da alma, está se referindo àquilo que nós podemos descrever como a parte imaterial, à parte espiritual do nosso ser.
Digo parte espiritual porque, neste contexto, a palavra alma é sinônimo de espírito.
Desejo citar pelo menos dois textos (há vários outros) que demonstram o que estou dizendo
Hb 12:22-24
Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia 23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, 24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.”
Neste texto riquíssimo, não só em beleza, mas também em sua doutrina, vamos apenas destacar que o autor sagrado está nos ensinando que, por meio da fé em Jesus, nós temos sido feitos participantes da igreja universal, que inclui, não somente os crentes que estão na terra, em todos os lugares do mundo, mas à igreja que inclui todos aqueles que já foram morar no céu, que aqui ele descreve, entre outras coisas, como “os espíritos dos justos aperfeiçoados”.
Então há duas afirmações que ele faz que são diretamente relacionadas ao nosso assunto: a primeira é que no céu há uma igreja agora, da qual já fazemos parte.
A segunda é que esta igreja, no céu, é constituída dos espíritos dos justos aperfeiçoados, isto é, depois da morte vem a morada celestial, para onde vão os espíritos dos justos, onde estão conscientemente (e não dormindo), na presença de Deus.
Ap 6:9
Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.”
Neste texto o apóstolo João está descrevendo as coisas que viu, a partir de seu arrebatamento espiritual até o céu.
E diz aqui que viu debaixo do altar de Deus as almas dos que tinham sido martirizados por causa da Palavra de Deus, e do testemunho que sustentaram.
Nos dias de João, assim como em toda a história da igreja, sempre houve filhos de Deus que demonstraram com seu próprio sangue o amor e a fé que tiveram no Senhor.
E aqui eles se encontram aos pés do altar de Deus, aguardando o dia do juízo final, no qual todos os que perseguiram a igreja de Jesus serão julgados por suas más obras.
Então o que estes dois textos têm em comum, é que eles nos ensinam que depois da morte, os que pertencem a Deus vão conscientemente morar no céu, na presença de Deus. Em Hebreus eles são chamados espíritos, e em Apocalipse são chamados almas.
Por isto é que a nossa alma, ou espírito, á a coisa mais importante que temos.
De todas as coisas deste mundo, o que sobrevive após a nossa morte é a alma.
Agora, veja as palavras de Jesus: Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”
Ele está dizendo que é possível uma pessoa perder a sua própria alma.
Além de falar sobre o inestimável valor da alma, o que mais ele está ensinando?
O que significa perder a sua própria alma? Para responder vamos ler palavras de Jesus em outro lugar:
Mt 10:28
“Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”
Nós vimos, nos textos anteriores, que após a morte os espíritos, ou almas dos homens vão para o céu.
Mas note: os textos não dizem que as almas de todos os homens vão para o céu. São as almas dos que creram e Cristo, são os espíritos dos justos.
E neste último lugar Jesus diz que há daqueles cujas almas, com corpo e tudo, irão perecer no inferno.
Esta verdade então nos conduz ao nosso segundo ponto: a outra coisa de valor inestimável é...
2. A salvação da nossa alma
Se a alma humana pode ir morar no céu, ou se ela pode perecer no inferno, então é urgente que cada um de nós se assegure de seu destino eterno.
De que vale ao homem correr atrás, pedir a Deus, lutar, se esforçar, fazer por onde ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?
Mas Jesus acrescenta algo quando pergunta: “Que dará o homem em troca de sua alma?”
Com isto ele quer dizer que, se a nossa alma é a coisa mais valiosa que temos neste mundo, nenhum tesouro deste mundo pode pagar por ela.
Não há dinheiro este mundo que pague pela nossa salvação; não há boas obras que possamos fazer para pagar pela nossa salvação; não há esforço de nosso corpo que nos leve a conquistar a salvação.
No entanto, tanto Jesus, como o escritor da carta aos Hebreus, quanto João, no Apocalipse, quanto Pedro, no texto que temos diante de nós, e a Bíblia inteira, nos dizem que há uma maneira de nossa alma ser salva: há um jeito de nossos pecados serem perdoados, nossa alma ser purificada e termos a certeza de nossa vida no céu.
Para usar a linguagem bíblica, a nossa alma pode ser redimida, ou resgatada do poder de Satanás, do poder do pecado. Nossa alma pode ser salva da condenação eterna.
E como é que nossa alma pode ser resgatada do pecado? Vamos voltar à carta de Pedro:
1ª Pe 1:18-21
“...sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós 21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.”
Quando Pedro se refere ao “vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram”, está fazendo eco ao ensino bíblico no sentido de que desde o momento de nossa concepção, por herança de nossos pais, que são pecadores, nós somos pecadores também.
Como escreveu Davi: “Eu nasci em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51)
E todos nós sabemos de experiência própria, tanto observando o nosso próprio coração e o nosso comportamento, e também observando o comportamento de todos os homens, sabemos que o pecado, isto é, aquela inclinação interior a afastar-se de Deus, e a consequente desobediência aos seus mandamentos , é um fato universal, que faz parte da natureza humana.
Mas o que diz o apóstolo?
“Vocês foram resgatados do fútil procedimento que herdaram de seus pais através de algo muito mais valioso do que o ouro que perece; através de algo que já estava na mente e no coração de Deus desde antes da criação do mundo, mas que agora se manifestou no fim dos tempos. Vocês foram resgatados através do sangue de Jesus, aquele que é sem defeito, como o cordeiro de um sacrifício. Então, através do sangue de Jesus Cristo, vocês passaram a colocar sua fé e esperança em Deus”.
Assim, irmãos, nada deste mundo pode redimir a alma humana, mas a este mundo foi enviado aquele que o pode fazer: Jesus, o Filho de Deus, que por seu sangue derramado na cruz purifica as nossas almas, e as aperfeiçoa torna dignas do reino do céu.
No livro do Apocalipse João ensina esta mesma verdade, ao descrever aqueles que vão morar na Jerusalém celestial:
Ap 22:14
Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.”
Mas eu quero voltar ao texto de Pedro:
Depois de nos lembrar que fomos resgatados pelo sangue de Jesus, de tal modo que a nossa fé esperança estejam em Deus, no v. 22 o apóstolo acrescenta:
1ª Pe 1:22
Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade...”.
E o que é obedecer à verdade, de tal maneira que nossas almas sejam purificadas no sangue de Jesus? É importante compararmos com outros textos para que entendamos claramente a doutrina:
Jo 3:36
Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.
Obedecer significa crer em Jesus – “Quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna. Quem porém não crê, se mantém rebelde, e sobre ele permanece a ira de Deus”.
Portanto, purificar a alma através de obedecer à verdade, significa crer naquele que é o caminho, a verdade e a vida.
E isto nos conduz à terceira coisa mais valiosa que tudo deste mundo...
3. A fé para a nossa salvação
Voltemos a Pedro
1:9
“Obtendo o fim, isto é, o alvo, o objetivo da vossa fé, a salvação das vossas almas”
Primeiro: Nós temos uma alma. Segundo: nossas almas precisam ser salvas através do sangue de Jesus. Terceiro: esta salvação nós a recebemos através da fé, através do crer, através do confiar em Jesus.
A palavra fé aparece cinco vezes em 1ª Pedro
Veja também o versículo 5
“que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo”. 
v. 7
“a vossa fé é muito mais valiosa do que o ouro...”
v. 21b
“a vossa fé e esperança estejam em Deus”
cap. 5:18, 19
“Resistam ao diabo, firmes na fé... (confiando em Deus)”
No cap. 2, vs. 6 e 7 Pedro usa a palavra sinônima, crer, ensinando que Jesus é como que a Pedra fundamental de nossa vida, e todo aquele que crer em Jesus não será decepcionado
1ª Pe 2:6-7
Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. 7 Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular”
Veja: pela fé em Jesus nossas almas são purificadas. Pela fé somos guardados pelo poder de Deus para o dia de ir para o céu. Pela fé nós colocamos nossa esperança em Deus. Pela fé resistimos ao diabo quando ele tenta nos fazer mal. Pela fé a nossa vida é sustentada em Cristo. Do começo ao fim, a fé é o único meio de receber a vida, a salvação que vem de Deus
A Bíblia diz: “Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem de obras, para que ninguém se glorie...” (Ef 2:8,9)
Noutro lugar também diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, e o justo viverá pela fé...” (Hb 11:6).
Jesus nos encoraja dizendo: “Não se turbe o vosso coração: credes em Deus, crede também em mim; na casa do meu Pai celestial há muitas moradas, e eu vou preparar-vos lugar” (Jo 14:1, 2).
A fé é tudo o que Deus requer para que sejamos salvos. Fé é crer em Jesus como nosso Senhor e Salvador. Um dia o Senhor Jesus veio ao nosso coração, coração de um homem que estava perdido em seus pecados, condenado e indo para o inferno.
Então o Espírito Santo falou ao seu coração, em nome de Jesus, e disse:
“Jesus morreu na cruz por você, e ali os seus pecados foram perdoados. De hoje em diante, Jesus vai estar com você todos os dias. Ele toma você pela mão e diz: Não tenha medo, não fique assustado, porque onde quer que você vá, estou com você. Eu te ensinarei, colocarei minhas palavras na sua mente e no seu coração. E se você estiver em mim, e as minhas palavras estiverem em você, você pode pedir o que quiser, e eu farei. Busque-me diariamente, busque de todo o coração. Clame a mim, e eu responderei. Pedí e dar-se-vos-á, buscai e achareis. Eu cuidarei de você. Não fique ansioso de coisa alguma. Estarei com você nas alegrias e nas tristezas. Tão somente confie em mim. E quando você morrer, então eu receberei você na casa de meu Pai”.
Assim, pois, podemos descrever a vida cristã como um viver em comunhão com Jesus, no qual podemos contar com ele todos os dias de nossa vida, e em todos os momentos. Existe uma riqueza maior do que esta?
Conclusão
A Bíblia diz que todas as coisas desta vida, quando as temos, são dons de Deus: a família, os amigos, o trabalho, os bens materiais e tudo o mais.
Mas além de todas as coisas boas desta vida, ele quer que tenhamos mais:ele quer que tenhamos vida eterna no céu com ele, salvação da alma
Deus deseja tanto a nossa salvação que, desde antes da criação do mundo, fez um pacto com seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, no sentido de que Jesus viria ao mundo, para morrer na cruz em nosso lugar, sofrer o castigo que era nosso por causa dos nossos pecados, e assim nos dar salvação por meio de seu sangue.
Porque, se você tiver todas as outras coisas, mas não tiver salvação, o que adianta você ter o melhor deste mundo?
Tudo o que Deus requer de nós é isto: que creiamos em seu amor, que aceitemos sua graça, que confiemos nele, e então temos o maior tesouro que alguém pode ter
Aplicação
Quais as implicações desta doutrina para nós?
Se acreditamos no ensino de Jesus...
Vamos amar a Jesus, de todo o nosso coração, vamos nos deleitar nele – vs. 7, 8 - para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo ;8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória,”.   
Vamos valorizar, antes de qualquer coisa, as coisas eternas – Jesus colocou nestes termos: “Buscai primeiro o reino de Deus, e as outras coisas vos serão acrescentadas... Ajuntai para vós outros tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não corroem, onde os ladrões não roubam...”
Vamos ter alegria, paciência e perseverança diante das tribulações, dos problemas desta vida – Pedro diz assim:

“Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo