Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 29 de dezembro de 2013

O convidado[1] – Jo 2:1-11

IPC em Parada de Taipas
Domingo, 29 de dezembro de 2013
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos,vamos ler João 2:1-11
Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.  2 Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.  3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.  4 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.  5 Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.  6 Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.  7 Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.  8 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.  9 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo 10 e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.  11 Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
Existem certas coisas que felizmente não mudam, de geração em geração. Uma delas, é quando acontece o amor entre um homem e uma mulher: eles desejam se casar. É assim em nossos dias, foi assim nos dias de nossos avós, e era assim dois mil anos atrás.
Então, nos dias em que Jesus estava aqui na terra, dois jovens em Caná da Galiléia decidiram se casar. Caná era uma cidadezinha bem pequenina e pobre, como muitas outras.
As festas de casamento entre os judeus costumavam durar uma semana, e pelo que vemos acontecer, o casamento deles deve ter pesado no orçamento da família. Pois o texto nos diz que bem antes do fim da festa o vinho acabou.
Aqui em São Paulo em festa de casamento “não pode faltar bolo”. Em Manaus, onde casei, “não pode faltar vatapá”. E em Israel “não podia faltar vinho”. Mas felizmente para todos Jesus estava naquela festa. E quando foi avisado de que o vinho se acabara, ele transformou água em vinho, e a festa continuou.
Este foi o primeiro milagre que Jesus realizou. Desta forma ele manifestou a sua glória e os discípulos creram nele.
No cap. 20, vs. 30 e 31 aqui deste evangelho, João nos diz que ele contou sobre este milagre para que nós creiamos também, e crendo tenhamos vida. Este é o propósito do Espírito Santo ao nos contar esta história: que conheçamos e creiamos em Jesus.
O que podemos aprender sobre Jesus neste texto?
1. O Espírito Santo nos fala sobre o poder de Jesus
Havia na casa seis potes grandes, de uns quarenta litros de água cada um, que os judeus usavam em seus rituais de purificação.
Então o Senhor ordenou que aquela água fosse servida ao mestre de cerimônias. E quando ele provou, aquela água havia sido transformada em vinho da melhor qualidade.
Sem uma oração, sem os elementos necessários, da uva e do tempo para fermentação, sem um gesto qualquer, Jesus transformou água em vinho simplesmente pelo poder de sua vontade.
Isto porque Jesus, como diz João aqui no princípio do seu evangelho, é o criador de todas as coisas, nos céus e na terra, que fez todas as coisas “do nada”, apenas pelo seu próprio poder.
Então para ele o transformar água em vinho foi uma pequenina manifestação de seu poder.
Jesus tem o poder de transformar água em vinho. Jesus tem o poder de transformar situações de derrota em situações de vitória. Jesus tem o poder de transformar situações de tristeza em alegria.Jesus tem o poder de transformar situações de escassez em suprimento.
Quando penso nisto fico a me lembrar de tantas situações em que tenho visto o Senhor suprir minhas necessidades, e de muitos irmãos que tenho conhecido.
Nunca me esqueço de uma coisa que aconteceu quando eu estava servindo a Deus como missionário em Manaus.
A Rutinha (minha primeira filha) tinha poucos meses de vida, e eu estava saindo para fazer algumas visitas. Disse para a Terezinha que estava saindo e ela me disse: “Precisamos comprar leite para a Rutinha”.
Naqueles dias, se eu enfiasse a mão no bolso e retirasse dinheiro, isto tinha um “termo técnico”: milagre. Eu vivia de ofertas enviadas através de uma agência e estava “aprendendo a viver contente e toda e qualquer situação” [2], quero dizer: quase não tinha dinheiro algum.
Mas eu respondi: “Está bem”.
Então saí para o quintal e orei: “Senhor, tu sabes que eu vim aqui para Manaus para pregar a tua palavra. E o Senhor me diz: Buscai primeiro o reino de Deus e todas as coisas vos serão acrescentadas. Então eu vou sair para fazer o meu trabalho. Por favor, supre a nossa necessidade”.
Então sai para fazer o meu trabalho, e voltei no final da tarde. Quando cheguei em casa havia um envelope em cima da mesa. Ele tinha sido postado uns três dias antes.
Meu irmão havia enviado. E tempos mais tarde eu soube o que aconteceu. Ele tinha um emprego muito bom, e havia recebido o salário daquele mês. Então pensou: “Eu tenho dinheiro sobrando, e não preciso de nada. O que vou fazer com esse dinheiro? Já sei: vou mandar para o Plínio em Manaus”.
Meu irmão não era convertido, mas como vocês sabem, Deus é quem forma o coração de todos os homens [3]. Deus é quem conhece antecipadamente todas as nossas necessidades, e quem responde nossas orações antes mesmo que oremos [4].
Três dias antes que eu pedisse o Senhor já estava providenciando.
Então, tendo recebido aquela generosa oferta eu agradeci ao meu Pai celeste, fui ao mercado e não comprei somente o leite para a Rutinha, mas também fiz uma boa comprar para as semanas seguintes.
Sei, meus irmãos, que se pedisse, vocês teriam muitas histórias para contar perecidas com esta. Pois assim como naquela festa Jesus supriu o vinho que faltava, por sua graça ele sempre supre todas as nossas necessidades.
2. O Espírito Santo também nos fala sobre o interesse que Jesus tem por nós
Houve uma festa de casamento em Caná, e Jesus estava lá.
Porque Jesus se interessa pela vida dos seres humanos.
Desde o começo, na criação, nós vemos que é assim.
Deus é quem dá um trabalho ao homem. Deus é quem se preocupa com a solidão do homem, e lhe dá uma esposa. Deus é quem institui a família.
E na medida em que o tempo passa, nós vemos pelos mandamentos, pelas instruções, pelas promessas, e por todas as palavras de Deus (e que são para o nosso bem), o profundo interesse que Deus tem por todas as áreas de nossa vida, e o seu grande desejo de nos abençoar em tudo.
Por isto, no profeta Malaquias, o Senhor diz que quando um homem se casa com uma mulher, ele está presente; ele é testemunha [5].
E Jesus não estava presente no casamento apenas como um participante da festa: ele estava ali para abençoar. Quando acabou o vinho, ele providenciou para que não acabasse a festa.
Eu tive um amigo (digo “tive” porque ele já partiu para estar com o Senhor) que me acompanhou bastante tempo no ministério.
A conversão dele foi muito bonita. Antes disto ele era um viciado em drogas que desejava muito largar seus vícios mas não conseguia.
Ele me contou que muitas vezes jogava fora a maconha, só para depois ir procurar novamente no lugar em que havia jogado. Também era fumante e alcoólatra.
Um dia ele estava procurando umas coisas no guarda roupas e sem querer esbarrou com a mão numa Bíblia que sua mãe lhe dera muito tempo antes, e que estava esquecida ali.
Então ele abriu a Bíblia “ao acaso” e leu: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o coração” [6].
Ele ficou pensando naquelas palavras e decidiu buscar a Deus. No domingo seguinte foi à igreja, creu em Jesus e entregou sua vida a ele.
Foi transformado num filho de Deus, liberto e alegre. Poucos homens testemunham sua fé em Jesus com tanto entusiasmo que eu via naquele querido irmão.
Mas ele queria muito evangelizar. Por isto costumava, aos domingos, depois da escola dominical, convidar amigos da vida antiga para almoçar em sua casa.
Durante os primeiros meses foi tudo bem, até que a esposa, uma mulher muito dedicada e bondosa, começou a ficar cansada: ela trabalhava fora a semana inteira, no sábado lavava todas as roupas (e ele era um “guarda roupa” – um homenzarrão enorme) e no domingo precisava fazer cada vez mais comida para servir aos amigos dele.
Um dia ela estava tão cansada e irritada que eles discutiram sobre isto. Ele então começou a pensar: “Essa mulher está me atrapalhando. E quando eu for pastor? Aí é que ela vai reclamar mais ainda. Já sei o que vou fazer: vou largar esta mulher, vou estudar teologia e vou servir a Deus sem ninguém atrapalhando”.
Então foi orar. E leu na Bíblia: “Maridos, amai vossa mulher como Cristo amou a sua igreja...”. E sentiu o Espírito Santo falando ao seu coração: “Cuida bem dela...”.
Ele ficou tão envergonhado! E começou a fazer o que Deus lhe disse: cuidar bem da sua esposa. E a alegria dela voltou. Era uma esposa maravilhosa. E o meu amigo encontrou muitas outras formas de evangelizar.
Pois irmãos, como alguém pode cuidar da igreja de Deus, se não tem cuidado com os da sua própria casa? O Espírito diz que se alguém não cuida dos da sua própria família tem negado a fé e é pior do que o descrente [7].
Deus, meus irmãos, tem interesse em que sejamos abençoados e felizes em todas as áreas de nossa vida.
3. O Espírito Santo nos ensina como podemos conhecer este poder e interesse de Jesus por nós
3.1. Jesus precisa ser convidado – v. 2
Jesus também foi convidado...
Eu fico imaginando aquele casal, tempos mais tarde, recordando a festa de seu casamento.
Eles devem ter comentado um com o outro, e até mesmo contado isto para muita gente, dizendo: “Ainda bem que Jesus estava lá...”.
Sabem, amados, em João 10 Jesus faz um contraste entre si e um ladrão.
Ele diz assim: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” [8].
A vontade de Jesus é que nossa vida seja plena, com propósito, feliz. Ao contrário do que deseja um ladrão.
Agora, um ladrão para entrar numa casa, roubar e destruir, precisa ser convidado? Não: ele invade, agride, entra onde não é chamado, entra onde não é desejado.
Mas Jesus, que é manso e humilde de coração, é diferente.
Vamos ler Ap 3:20
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
Então, se alguém deseja ter Jesus em seu coração, conduzindo sua vida, abençoando sua alma, precisa abrir a porta do coração.
Bom, Jesus estava na festa, e o vinho acabou.
Quando Maria soube o que aconteceu, contou a Jesus: “Eles não tem mais vinho”.
Ao que Jesus respondeu: “Mulher, que temos nós em comum? Ainda não é chegada minha hora”.
Quando eu era menino pensava que aqui Jesus tinha sido rude com sua mãe. Mas depois percebi que não. Era apenas um jeito dele dizer: “Calma, senhora. Na hora certa eu vou cuidar de tudo...”.
Maria entendeu, e disse aos que serviam: “Façam tudo o que ele disser” (v.5).
Então Jesus ordenou que os servidores tomassem da água usada nas cerimônias de purificação e servissem aos convidados.
E isto nos conduz ao segundo ponto aqui:
3.2. Jesus precisa ser obedecido – v. 5.
Já pensou se os servidores não tivessem obedecido a Jesus?
Se eles dissessem: “Mas esta água está suja, contaminada pelas mãos das pessoas. O mestre de cerimônias vai ficar bravo...”.
E me parece, irmãos, que este é o problema de muitos crentes: é que simplesmente não obedecem a Deus, não acreditam na sabedoria e amor de seus mandamentos na Bíblia, e então, quando o vinho da alegria no casamento começa a acabar, com o tempo o que acaba é o casamento.
O mesmo pode ser dito em tantas outras áreas da vida.
Mas quando Jesus é obedecido, então, mesmo que o vinho se acabe, Jesus pode transformar tudo de novo.
Eu conheço um casal a quem amo muito.
Um dia, anos atrás, a esposa não queria mais continuar casada. Ela já não suportava mais os pecados e falhas do marido e pediu o divórcio.
Mas ele a amava. Então fez um pedido a ela: “Você quer acabar o nosso casamento. Então vamos fazer uma coisa? A gente termina, aqui e agora. Depois, a gente se ajoelha na beira da cama, eu peço perdão a Deus pelos meus pecados e peço que ele venha reconstruir o nosso casamento. Amanhã quando eu sair para trabalhar você sai aqui pelo bairro procurando uma igreja para nós frequentarmos”.
Ela aceitou a proposta dele. Eles oraram entregando a vida a Jesus, e no dia seguinte ela saiu procurando uma igreja: encontrou a igreja onde eu estava servindo. Não demorou muito e eles estavam batizados e testemunhando sua fé com muita firmeza e alegria.
Era um deleite vê-los felizes, com seu casal de filhinhos lindos, adorando a Deus, servindo com seus dons, e abençoando a igreja.
Conclusão
Na história deste milagre que acabamos de ler, meus amados, nós aprendemos sobre o poder transformador de Jesus.
1. Jesus transformou água em vinho. Ele pode transformar todas as coisas:
Mas de todas, a mais significativa, a mais necessária, é quando Jesus transforma o coração de uma pessoa.
Quando, nas palavras de Ezequiel, ele tira o coração de pedra, endurecido pelo pecado, e dá um novo coração, um coração sensível, amoroso e crente.
Eu já vi Jesus libertar drogados, alcoólatras, oprimidos do diabo, adúlteros, homossexuais, ladrões... Jesus pode transformar a vida de qualquer pessoa que o buscar de coração.
2. Também vimos o interesse que Jesus tem por nossa vida.
Ele se interessa por nosso casamento, nosso relacionamento com os filhos, com os irmãos; por nosso trabalho, nossos estudos, e tudo o mais.
E acima de todas as coisas, Jesus tem amor por nossas almas.
Ele veio ao mundo a fim de nos salvar por que nos ama, porque deseja que tenhamos vida, e vida em abundância.
Por isto foi que Jesus morreu na cruz: para levar sobre si o castigo pelos nossos pecados e abrir o caminho da comunhão com Deus.
3. Por último, vimos que para conhecer este poder e amor do Senhor por nós, precisamos tê-lo em nossa casa, isto é, precisamos recebê-lo em nosso coração, e seguir sua vontade conforme ele nos revela na Bíblia.
Aplicação
Vamos fazer algumas aplicações gerais para nossa vida?
Podemos dizer que aqui entre nós existem basicamente três tipos de pessoas:
1. Os que já receberam a Jesus e agora vivem fazendo a sua vontade
São aqueles que têm um coração confirmado com graça, que têm um sendo de destino, que têm a certeza da salvação.
E mesmo que a vida muitas vezes lhes traga situações difíceis, continuam a confiar, a obedecer e a esperar em Deus.
São pessoas que podem testemunhar da fidelidade de Deus, suprindo, dirigindo, consolando, confortando.
Vocês quem têm conhecido a Deus desta maneira, glorifiquem ao Senhor. Sirvam-no com alegria de coração, com gratidão.
Sirvam a Jesus na igreja, em casa, no mundo lá fora. Amem de coração aquele que nos amou primeiro.
2. Mas pode ser que haja alguém que, mesmo tendo, um dia entregado a sua vida a Jesus, por alguma razão deixou de obedecê-lo
Algum pecado, voluntário ou não. Algum compromisso com o mundo. Alguma cilada do diabo.
E aí você mesmo conhece a tristeza do seu próprio coração.
Querido, se esta é a sua situação, não precisa continuar assim.
Jesus não quer que continue assim.
Simplesmente busque a Deus confiantemente, de todo o teu coração, e você o encontrará.
Se o teu coração, por alguma razão errou o caminho, busque ao Senhor, que se compadece dos que se desviam. Ele virá em teu socorro.
3. E pode existir alguém que ainda não recebeu a Jesus
Esta era a minha situação até os dezoito anos de idade, embora houvesse muito tempo que já frequentasse a igreja.
Pois é possível que uma pessoa frequente a igreja e não tenha ainda entendido o evangelho.
Eu quero encerrar lendo mais um texto com vocês:
Jo 3:16
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
São palavras de Jesus. Foi o texto que mudou a minha vida.
Um dia, depois do culto, eu estava pensando na minha alma. Não tinha certeza da minha salvação. Então eu orei, e pedi a Deus que me mostrasse o que eu deveria fazer para ser salvo.
Abri a minha Bíblia e encontrei um folheto. Meus olhos caíram neste versículo.
E pela primeira vez eu senti o impacto destas frases: Deus amou ao mundo, isto é, à humanidade, perdida em seus pecados... Deus amou a mim... Deu seu Filho para que todo o que nele crê tenha a vida eterna...
Eu senti o Espírito Santo me perguntando: Você crê no amor de Deus? Você crê em Jesus?
E eu te pergunto agora: você crê no amor de Deus? Você crê em Jesus? Abra o seu coração para ele: ele entrará, e sua vida será outra.



[1] Este é o título da bela canção de Guilherme Kerr, baseada neste texto, em Vento Livre (Igreja Batista do Morumbi, 1985).
[2] Fp 4:11
[3] Sl 33:15
[4] Is 65:24
[5] Ml 2:14
[6] Jr 29:13
[7] 1ª Tm 3:5; 5:8
[8] Jo 10:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo