Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 5 de janeiro de 2014

Tu me amas? - Jo 21:15-23

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 5 de janeiro de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler dois textos dos evangelhos.
Primeiramente, Lucas 22:54-62
Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe.  55 E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles.  56 Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele.  57 Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço.  58 Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou.  59 E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu.  60 Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.  61 Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo.  62 Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente (Lc 22:54-62).
E agora João 21:15-23
Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.  16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.  17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.  18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.  19 Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me.  20 Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor?  21 Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este?  22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me.  23 Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?  (Jo 21:15-23).
Esta era já a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de haver ressuscitado dentre os mortos (v.14).
Os discípulos de Jesus haviam trabalhado no mar durante a noite inteira, mas sem conseguir nada.
Então, quando o dia estava raiando, Jesus apareceu na praia, mas os discípulos não o reconheceram.
- “Vocês têm algo para comer?”, ele perguntou
- “Não!”
- “Então lancem a rede à direita do barco”
E pescaram 153 grandes peixes. E quando isto aconteceu, o primeiro a perceber que era Jesus foi João, que por sua vez contou a Pedro.
E Pedro lançou-se ao mar para ir ao encontro de Jesus. Logo os demais também chegaram.
E cearam com Jesus (já pensou, você numa praia com Jesus, comendo com ele um peixe que ele mesmo assou?).
Depois disto, Jesus e Pedro saíram andando pela praia, e João foi seguindo um pouco mais atrás (v.20).
E enquanto caminhavam, Jesus fez a Pedro a maior pergunta, a mais importante pergunta que Deus faz a todo homem:
- “Você me ama?”
E Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”.
Isto é o mais importante. Jesus não estava aqui, antes de tudo, querendo saber como estava a cabeça de Pedro, quero dizer, não fez nenhuma pergunta sobre suas convicções teológicas.
Jesus perguntou a Pedro sobre aquilo que é mais essencial, sobre aquele que, de todos os ensinos, de todos os mandamentos, é o mais importante, e que diz: “amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento”.
Por que, se alguém cumpre este mandamento, então cumpre toda a vontade de Deus.
Você ama a Jesus?
Eu gostaria de meditar com vocês sobre três razões pelas quais o amor a Jesus é a coisa mais importante da nossa vida.
1. O amor é a condição básica, sem a qual ninguém pode ser discípulo de Jesus
v. 19
“Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me”.
Somente depois de perguntar três vezes, e depois de receber três respostas afirmativas, Jesus disse a Pedro: “segue-me”.
Jesus perguntou três vezes, também para restaurar a consciência e o coração de Pedro.
Pedro estava se sentindo um grande fracasso, tanto que, na noite anterior, resolvera desistir de ser pescador de homens, e voltou a ser pescador de peixes - mas Jesus foi ao seu encontro.
Meu irmão, talvez como Pedro, você não esteja se sentindo, ultimamente, um grande sucesso como cristão.
Mas a pergunta mais importante não é se você é um grande sucesso.
A pergunta mais importante é: “Você ama a Jesus?”.
Talvez, como Pedro, você o tenha negado abertamente:
Ou dado mau testemunho.
Ou tenha sido vencido por alguma tentação.
Mas você ama a Jesus?
Se você o ama, então esqueça as coisas que ficam para trás, e siga-o.
Fp 3:13,14
“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Por outro lado, ai daquele que tenta seguir a Jesus e não o ama.
Pois simplesmente não conseguirá. Por que, para segui-lo, é necessário amor.
É necessário amar sua santidade
Mt 5:27-30
“Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. 29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno”.
É necessário amar seu reino
Mt 6:33
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
É necessário amá-lo acima de qualquer pessoa
Mt 10:37
“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”.
Sem amor a Jesus é impossível guardar seus mandamentos
Jo 14:15,21
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos... 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”.
2. O amor a Jesus é a condição básica sem a qual ninguém pode viver uma vida de serviço a ele
Nas três vezes que ouviu de Pedro uma resposta afirmativa, Jesus lhe disse: “Cuida das minhas ovelhas. Cuida do meu rebanho”.
Já antes de sua morte, ele havia dito a Pedro: “Quanto te converteres, cuida dos teus irmãos” (Lc 22:32).
Esta ordem marcou profundamente a vida e o ministério de Pedro
1o Pe 5:1-4
“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: 2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. 4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória”.
Sim, muito tempo mais tarde, Pedro pensava em si mesmo acima de tudo como um pastor.
O amor é imprescindível para o ministério pastoral, e para o exercício de todos os ministérios.
Você sabe que em 1ª Co 12 e 14, o apóstolo Paulo trata dos dons espirituais: quais são eles, para que servem, como devemos usá-los na igreja.
Mas entre 1ª Co 12 e 14, há 1ª Co 13, não é? E do que Paulo trata em 1ª Co 13? Sobre o amor com o qual, seja qual for o nosso dom, devemos exercitá-lo.
E o que é amar?! Quando Deus nos fala de seu amor, está falando de seus perdão e cuidado para conosco. E que assim também devemos ser uns com os outros.
1o Pe 4:8-11
“Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. 9 Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração. 10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!”
Cada um de nós tem pelo menos um dom espiritual, isto é, uma capacidade especial, dada por Deus, para que com ela sirvamos a Deus e ajudemos no crescimento espiritual de nossos irmãos.
O apóstolo Paulo diz que a igreja é como um corpo, e cada um de nós, os que cremos em Jesus Cristo somos como que membros deste corpo.
E assim como num corpo humano existem muitos membros que se ajudam uns aos outros, assim é também entre nós.
No corpo humano, existe por exemplo:
A boca: a boca fala - na igreja existem os que tem dons de falar: professores, pastores, conselheiros.
Os ouvidos: eles são para ouvir - na igreja também. São necessárias pessoas que tem a capacidade de ouvir - bons ouvintes são ótimos conselheiros.
Mãos: ajudar
Joelhos: orar
Se você já conhece seu dom espiritual, use-o para ajudar os irmãos, para abençoar a igreja.
Se você ainda não sabe qual é o seu dom, procure descobrir, em oração, consagrando-se ao Senhor, aconselhando-se com outros, e trabalhe. Trabalhe para o bem dos irmãos em Cristo.
3. O amor é a condição básica, sem a qual ninguém pode tomar a sua cruz
vs. 18,19
Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. 19 Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me”.
O gênero de morte com o qual Pedro haveria de glorificar a Deus era através do martírio. Segundo a tradição ele foi crucificado com a cabeça para baixo, nos dias da perseguição sob Nero.
Há dois outros textos que eu gostaria de relacionar com este:
Mt 16:24
“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”.
Rm 8:36
“Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro”.
As palavras de Jesus nos dizem que o morrer para si mesmo diz respeito a todos os seus discípulos; e também que significa uma escolha voluntária.
O tomar a cruz, o morrer para si mesmo, para os desejos pecaminosos, o morrer para os seus próprios planos, e seguir a Jesus é inevitável para todos os crentes.
Não consegue tomar a sua cruz aquele que ama o mundo. Por isto também o amor a Jesus é a coisa mais importante da nossa vida.
Conclusão e Aplicação
Você ama a Jesus?
Siga-o.

Sirva-o, trabalhe para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo