Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 23 de fevereiro de 2014

De onde procede o amor - 1ª Tm 1:3-7

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 23 de fevereiro de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Meus irmãos, vamos ler 1ª Timóteo 1:3-5
3 Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, 4 nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. 5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.6 Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola,7 pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.
Algum tempo atrás eu participei de uma reunião em certa igreja, na qual os irmãos haviam decidido discutir sobre a salvação de pessoas que morrem na infância.
Alguns achavam que as crianças que morrem, se tiverem sido predestinadas, serão salvas, e não as demais.
Outros achavam que todas as crianças serão salvas. Outros, que nenhuma criança pode ser salva, pois não tiveram fé em Jesus.
Outros, ainda, que são salvas somente as que forem filhas de crentes, pois neste caso a fé exercida pelos pais os tornaria filhas da aliança com Deus.
Bem, à medida em que as pessoas expressavam suas opiniões, os ânimos começaram a ficar alterados, “o clima foi ficando quente”, e a reunião terminou com os irmãos em Cristo irritados uns com os outros.
Enquanto isto, no “mundo lá fora”, milhões de pessoas adultas precisando ouvir o evangelho da salvação em Jesus.
Muitas vezes, “dentro da igreja”, perdemos tempo com discussões de assuntos que não conduzem a lugar algum, que não trazem qualquer benefício para a nossa fé.
Foi o que estava acontecendo na igreja de Éfeso, nos dias em que o apóstolo Paulo e seu auxiliador Timóteo estiveram lá.
Um grupo de pessoas surgiu na igreja, preocupado com questões genealógicas e interpretações da lei do Antigo Testamento, que no entender de Paulo eram verdadeiras fábulas judaicas, e que levavam os cristãos a ficarem discutindo uns com os outros, em vez de se amarem e servirem a Deus.
Então Paulo, como precisava se ausentar, deixou Timóteo em seu lugar, e o instruiu no sentido de que corrigisse aquelas pessoas.
E o propósito desta correção é descrito no v. 5:
Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.
Então os crentes em Jesus deveriam deixar de lado aquelas questões que não conduziam a nada, e se preocupar em cultivar o amor; porque o amor é o a mandamento supremo; a virtude suprema que promove o serviço a Deus e a edificação na fé.
E neste versículo o Espírito Santo também nos ensina de onde procede o amor.
1. O amor procede de um coração puro
De um coração limpo, sincero, inocente.
Vamos ler Provérbios 4:23
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
O coração é o centro da vida, da nossa vontade, das nossas decisões; se o nosso coração for santo, nossas decisões também o serão.
Mas então cada um de nós está diante de um grande problema: é que o coração humano, por si mesmo, não é puro.
Vamos ler Marcos 7:21-23
21 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.
Não precisamos ir muito longe para saber que isto é verdade, não é meus irmãos? Basta olhar para dentro de nós mesmos, e percebemos que se o nosso coração ficar entregue a si mesmo, sua inclinação natural é a de cultivar e frutificar todas estas espécies de males.
O nosso coração é enganoso, e desesperadamente corrupto.
Como fazer então para ter um coração livre de malícias, livre de amarguras, de invejas? Como fazer para ter um coração puro?
Acho que uma das melhores maneiras de responder a esta pergunta é citando o exemplo de um dos nossos antepassados na fé, o rei Davi.
Vamos ler o que Deus disse sobre Davi, conforme Atos 13:22
E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.
Aqui o apóstolo Paulo está pregando o evangelho aos israelitas na cidade de Antioquia, e ao contar a história sagrada para anunciar que Jesus é o Salvador, o descendente prometido por Deus Davi, cita as palavras de Deus: “Achei a Davi... homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade...”.
Davi foi um homem segundo o coração de Deus porque o amava, porque não adorava outros deuses, e estava sempre disposto a obedecer.
Mas veja: mesmo Davi, um homem segundo o coração de Deus, cometeu pecados. A maioria de nós conhece a triste história do adultério de Davi com Bate-Seba.
Mas sendo assim, como é que Davi ainda conseguia ser um homem segundo o coração de Deus?
Vejamos o que ele diz no Salmo 51:10, 11
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. 11 Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
É certo que Davi, assim como cada um de nós, era pecador, e cometia pecados. Mas Davi não se conformava com o pecado em sua vida.
Não entendia que as coisas deveriam ser sempre assim, mas tinha no mais íntimo do seu ser uma profunda fome e sede de ser justo, de fazer a vontade de Deus.
E por saber que este coração puro só pode ser o fruto de uma graciosa obra do Espírito Santo, ele pede: “cria em mim, ó Deus, um coração puro... e não retires de mim o teu Santo Espírito”, pois o Espírito de Deus é que realiza esta obra em nosso interior.
Neste contexto também é preciso acrescentar que a maneira como o Espírito Santo age em nossa alma, isto é, o instrumento através do qual ele opera em nós:
Salmo 119:11
Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
O que podemos saber em relação às orações de Davi?
Salmo 116:1
Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas.
2. O amor procede de uma consciência boa
Consciência é “a percepção que um homem tem quanto à qualidade moral de suas ações”.
De acordo com a Bíblia, a consciência é a norma da lei que Deus gravou em nos corações de todos os seres humanos, de maneira que mesmo que uma pessoa nunca tenha ouvido sobre a lei de Deus, ela tem dentro de si mesma a noção do que é bom e do que é mal, o discernimento do que é certo e do que é errado.
O homem sabe que mentir é injusto, sabe que roubar é errado, e tudo o mais.
Quando fazemos algo errado a consciência nos acusa. Quando fazemos o que é certo a consciência nos aprova.
Mas nem todas as consciências funcionam bem:
1ª Timóteo 4:2
…pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência…
“Cauterização é um processo de destruição de tecidos enfermos mediante o calor”.
A nossa consciência funciona como uma lampadazinha de alarme, que se acende quando alguma coisa está errada, por exemplo, quando está faltando óleo no motor do carro.
Se dermos atenção ao alarme podemos corrigir o que está funcionando mal. Se não, o motor do carro acabará sendo queimado.
Há pessoas que por não darem ouvidos à consciência acabam por danificá-la. E cauterizar a consciência leva a um perigo maior:
1ª Timóteo 1:19
…mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
Sendo assim, e sendo nós pecadores, como podemos ter uma boa consciência?
Pelo sangue de Jesus
Hebreus 10:19, 22
19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus… 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.
Pela confissão nos nossos pecados
1ª João 1:8-10
8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
3. O amor procede de fé sem hipocrisia
A palavra grega “hypocritês” significa “ator”.
E o que é um ator? Num contexto de vida real, for a do palco, a ideia é inteiramente negativa, pois num palco teatral todos sabemos que o ator está encarnando um personagem fictício, que aquele personagem não é a pessoa real.
Mas quando na vida real uma pessoa finge ser o que não é realmente, então ela transmite uma ideia falsa sobre si mesma.
Jesus nunca condenou as pessoas que se chegavam a ele cônscias de seus pecados, mas criticava sempre os fariseus, pois eles fingiam diante dos outros, aparentando um amor a Deus que realmente não tinham.
Quando a nossa consciência não é boa, a fé é apenas de aparência.
E a fé e o amor são almas gêmeas. Se a nossa fé não for genuína, o amor também não o será.
Conclusão
Vamos ler Gálatas 5:22, 23
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
O amor é fruto, resultado da ação do Espírito Santo em nossas almas, portanto, é fruto de uma boa semente. Na verdade, de uma semente perfeita.
Mas a boa semente só germina e produz fruto se a terra onde for semeada também for boa.
Esta terra á o nosso ser interior: o nosso coração, a nossa consciência, a nossa realidade íntima.
Cuidemos do coração, cuidemos da nossa consciência, cuidemos da sinceridade da nossa fé.
Aplicação
1. Examine seu coração: existe alguma coisa que o torna impuro?
Alguma maldade? Alguma amargura? Ou iras? Ou inveja?
Se houver, peça ao Senhor: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro... um coração sem malícias, sem ódios, sem adultérios, sem idolatrias...”.
2. Examine a sua consciência
Algum pecado a ser confessado?
3. Examine sua fé
Você realmente tem confiado ao Senhor a sua vida, as suas necessidades, os seus anseios?
E se de alguma forma perceber que tem agido com hipocrisia diante de Deus, confesse. Pois o Deus que nos manda amar, ele mesmo é amor, e é o primeiro a praticar aquilo que ele espera de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo