Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 9 de fevereiro de 2014

O exemplo de Jesus - Jo 13:1-20

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 9 de fevereiro de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados, nós iremos iniciar lendo dois textos
Lucas 22:24-27
24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior.  25 Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores.  26 Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.  27 Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve.
João 13:1-20
1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.  2 Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, 3 sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, 4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.  5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.  6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?  7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.  8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.  9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.  10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.  11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.  12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz?  13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.  14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.  15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.  16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.  17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.  18 Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar.  19 Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU.  20 Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.
Foi na noite anterior ao dia em que Jesus seria crucificado.
Ele sabia que era a sua última noite com os discípulos. Sabia que seria traído, preso; que seria acusado e julgado injustamente; que seria escarnecido, pregado numa cruz, açoitado; que seus próprios discípulos o abandonariam naquela hora.
Então Lucas nos conta que ele disse estas coisas aos seus discípulos. E naquele contexto, não sabemos exatamente o porquê, surgiu uma discussão entre eles, sobre quem deles parecia ser o maior, isto é, o que tinha mais autoridade sobre os demais. Será que eles estariam pensando na possibilidade de um substituto quando Jesus se ausentasse?
Mas então Jesus lhes explicou que no reino de Deus não devemos ter esta atitude; antes que em vez de buscar ser líderes, os seus discípulos devem buscar ser servos. Ele próprio era o exemplo supremo que deve ser seguido.
E João nos conta que naquela hora Jesus levantou-se, enrolou uma toalha em volta da cintura, colocou água numa bacia, e passou a lavar os pés de cada um dos discípulos, e a enxugá-los com a toalha.
Este era o trabalho normal do servo mais humilde de uma casa. Depois, Jesus explicou a razão pela qual fizera isto.
v. 15
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Vamos considerar o exemplo de Jesus, a quem buscamos seguir.
1. Um exemplo de amor
v. 1
Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
Amou-os até o fim. Amou-os até à morte.
Em momento algum deixou de amar.
1.1. Independentemente das circunstâncias
No cap. 12:27 Jesus nos conta como ele estava se sentindo naquela noite
Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.
Era uma noite de extrema angústia e sofrimento. Em situações assim, em que estamos aflitos, fica difícil mantermos uma atitude de amor, especialmente quando as pessoas estão demonstrando tanto egoísmo.
Como foi que Jesus conseguiu continuar amando mesmo naquela hora? Voltemos um pouco mais:
Jo 12:24
Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.
Neste versículo, Jesus compara-se a si mesmo com um grão de trigo.
Um grão de trigo colocado na terra, para que possa dar fruto precisa morrer. Precisa ser quebrado para que dele brote uma nova plantinha que por sua vez venha a produzir muitos frutos.
Assim também com ele. Para que pudesse produzir o fruto da vida eterna, a salvação das almas de muitas pessoas, ele precisava morrer. Precisava ser colocado na cruz e sofrer em nosso lugar.
Assim, Jesus conseguiu continuar amando até o fim porque ele não estava pensando em si mesmo, mas sim na salvação de todos aqueles a quem alcançaria por meio da sua morte.
Jesus simplesmente negou-se a si mesmo e tomou a sua cruz.
E logo em seguida ele diz que devemos fazer o mesmo
Jo 12:25, 26
25 Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.  26 Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.
“Siga-me”, isto é, “faça como eu”.
Amados, todos somos trigo de Deus, e para produzir o fruto de vida do Espírito, é necessário que morramos para toda forma de egoísmo, de orgulho, que morramos para nós mesmos, a fim de vivermos para Deus.
Além de amar independentemente das circunstâncias difíceis daquela hora...
1.2. Jesus também amou independentemente do comportamento deles
Já dissemos que eles estavam a discutir entre si quem parecia ser o maior.
Mas além disto, Jesus sabia que não somente Judas o trairia. Também sabia que Pedro o negaria naquela mesma noite, e em três ocasiões diferentes (Jo 13:37, 38). E também sabia que todos os outros o abandonariam (Mt 26:31, 32). Mas continuou amando mesmo assim.
Queridos, esta mesma atitude de amor é o que ele espera de nós, e diz que é característica de todo aquele que o segue; que é assim que sabemos se somos verdadeiros crentes ou não:
Jo 13:34, 35
34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.  35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
2. Jesus nos dá um exemplo de humildade
No v. 3 nós lemos que Jesus viera do céu e que agora voltaria para lá. Que todas as coisas do universo inteiro, o Pai celestial confiara em suas mãos.
No v. 13 nós lemos que Jesus é o nosso Mestre, e no 16, que somos servos diante dele.
Ele é o Senhor e Mestre, ele é o que estava com o Pai desde antes da criação. É o rei da glória.
Mas o v. 4 nos diz que o rei da glória se vestiu como um escravo.
E Paulo descreve isto de modo impressionante
Fp 2:5-8
5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Você notou que ele fez exatamente ao contrário do que fez o diabo?
O diabo era um anjo de luz, mas um dia em vez de adorar a Deus começo a olhar demais para si mesmo, e se orgulhar, e quis assumir o lugar de Deus (Ez 28:11 e segs.).
Mas Jesus, subsistindo em forma de Deus, não apegou-se aos seus direitos como Deus, ao contrário, abriu mão deles, e assumiu a forma de servo, e não apenas de aparência. Jesus realmente serviu.
Amor e humildade são inseparáveis.
Glória a Deus, pois já imaginou se o todo-poderoso não fosse amoroso nem humilde? Estaríamos eternamente perdidos.
3. Um exemplo de serviço
Jesus lavou e enxugou os pés dos discípulos.
Há uma passagem muito interessante no Antigo Testamento, que lança ainda mais luz sobre o comportamento de Jesus aqui em João 13.
1º Sm 25:41
Então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva é criada para lavar os pés aos criados de meu senhor.
Aqui lemos sobre Abigail, uma mulher, como se diz, “bonita por dentro e por fora”. E uma das características de sua beleza interior era sua humildade, humildade que ela expressou diante de Davi quando ele nem era rei ainda, mas em quem ela reconhecia um homem de Deus.
Abigail se inclina e se apresenta como humilde serva.
Se em Lucas 5 lemos sobre Pedro prostrando-se aos pés de Jesus sentindo-se um imenso pecador diante da santidade do Senhor, estamos lendo sobre uma atitude bem apropriada a todos os seres humanos.
Se em Lucas 7 lemos sobre uma mulher derramando perfume aos pés do Senhor, enxugando-os com seus cabelos e beijando-lhes os pés, adorando ao Senhor por ter sido salva dos seus pecados, estamos lendo sobre aquele tipo de atitude que é bem apropriado a cada um de nós.
Se em Mateus 8 lemos sobre um enfermo prostrando-se diante do Senhor e suplicando que lhe cure a enfermidade, mais uma vez, estamos lendo sobre uma atitude muito apropriada a todos nós, diante daquele que sara as nossas enfermidades e perdoa as nossas iniquidades.
Mas aqui o Senhor dos céus e da terra, o rei do universo, se ajoelha e lava os pés dos discípulos.
E até parece estranho, mas aventuro-me a dizer que isto também é muito apropriado ao caráter de nosso querido Senhor.
Neste sentido, “servir é da natureza de Deus”.
Is 64:4
Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.
Mas o grande propósito de nosso Senhor em João 13 está afirmado no v. 14
 14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.  15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Assim como eu amo vocês, assim como eu assumi a forma de um humilde servo diante de vocês, assim como eu me ajoelhei e servi a vocês, façam uns com os outros.
É claro que Jesus não estava com isto estabelecendo um ritual litúrgico, mas estabelecendo um modelo de atitude que devemos ter em nosso dia a dia.
Conclusão e aplicação
Em meio àquelas circunstâncias de aflição e dor que estava passando, em meio às fraquezas egoístas dos seus discípulos, Jesus os amou, se humilhou e serviu.
Assim ele espera de nós.
Eu desejo fazer duas ou três aplicações desta mensagem para a vida dos que creem na palavra de Jesus:
1. Deixe Jesus “lavar os teus pés”.
Os vs. 8 a 10 nos dizem que quando Jesus se ajoelhou para lavar os pés de Pedro, Pedro quis recusar:
“Nunca me lavarás os pés”!
Então Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo”.
Então Pedro pediu: “Senhor, não lave somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
E Jesus declarou: “Quem já se banhou não necessita de lavar senão somente os pés; quanto ao mais está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos”.
Esta ideia de limpeza que Pedro e os demais discípulos já haviam experimentado é referida novamente no cap. 15:3, ainda que com outra figura:
Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado[1].
Se Jesus quer limpar a tua vida, deixe.
Se ele está mostrando que você precisa se purificar de seus pecados, deixe-o mostrar.
Se ele estiver mostrando falta de amor, falta de humildade, se ele estiver mostrando falta de compromisso, falta de serviço, deixe ele te lavar, pois se ele não te lavar, você não pode ter parte com ele.
2. Não somente isto, mas também “deixe Deus trabalhar para você”, pois Deus trabalha para aquele que nele espera
Há muitas coisas na sua vida que você sabe, são a vontade de Deus, mas que você não tem capacidade em si mesmo para realizá-las; estão além do seu alcance.
Entregue tudo nas mãos do Senhor.
Entregue os teus cuidados, as tuas preocupações, os teus santos desejos, as tuas imperfeições, entregue tudo.
3. Aprenda a viver como um filho do céu
Em sua opinião, quem foi a pessoa mais linda em seu caráter que já existiu neste mundo?
Quem foi a pessoa mais abençoada, e que foi a maior bênção de toda a história da humanidade?
Não foi Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador?
Pois, por outro lado, não existe nada pior do que um ser humano egoísta, orgulhoso e egocêntrico. Nada torna um ser humano mais parecido com o diabo do que quando ele quer agradar a si mesmo.
Você ama a Jesus? Quer ser como ele? Quer imitá-lo?
Então assuma esta atitude no seu dia a dia: seja em casa, com sua família, seja no seu trabalho, seja na igreja, seja na escola, seja entre os amigos, assuma esta atitude de amor, humildade e serviço.
Pense em maneiras de manifestar esta atitude:
Em todos os lugares, ame: ame aos seus pais, aos seus irmãos, seja humilde quando repreendido, seja servo nas tarefas diárias; tarefas que nem precisam ser “oficialmente” suas: lave louça para sua esposa, escove os sapatos dos seus pais (ou melhor, da família toda), coloque o lixo lá fora, sirva.
Ame as pessoas com que trabalha, mesmo que elas vivam disputando entre si sobre “quem parece ser o maior”.
Ame os irmãos em Cristo: não seja orgulhoso, não fale mal dos irmãos, não os deprecie, mas sirva-os com seus dons.
Fazendo assim você estará agindo de acordo com as leis do céu. Estará sendo um embaixador do céu na terra.



[1] Mais tarde, em Efésios Paulo também diz que Jesus deu a vida pela igreja a fim de purificá-la pela “pela lavagem de água pela palavra”.

Um comentário:

▲Topo