Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 2 de fevereiro de 2014

O triunfo da fé - 1º Cr 4:9, 10

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 2 de fevereiro de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Meus queridos irmãos, vamos ler 1º Crônicas 4:9, 10
9 Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.  10 Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
Os primeiros oito capítulos deste Livro das Crônicas são um registro das genealogias das tribos de Israel.
São de muito valor dentro do registro bíblico pois, entre outras coisas, o evangelista Mateus se serviu dele para nos informar da ascendência de Jesus e também por isto demonstrar que ele é o salvador prometido pelos profetas no Antigo Testamento: o Messias descendente do rei Davi, e de Abraão, o patriarca de Israel.
Mas em meio a tantos nomes antigos, o Espírito Santo fez registrar a história de um homem chamado Jabez.
Não diz quem eram seus pais, nem quem foram seus filhos, se é que os teve. Nada sabemos de sua família.
Apenas sabemos o seu nome: Jabez, que significa “ele dá sofrimento”, ou, “ele entristece”, ou ainda, “aflição”.
Sua mãe o chamou assim porque teve muitos sofrimentos na hora do parto.
Assim vemos que Jabez teve um início de vida muito atribulado.
Mas Jabez foi um homem que buscou a Deus, e por causa disto tornou-se um homem mais ilustre que os seus irmãos.
A história de Jabez, que como disse o apóstolo Paulo, foi escrita na Bíblia para nosso ensino, consolação e esperança, nos ensina que a fé em Deus nos pode fazer triunfar, mesmo em meio a grandes dificuldades.
Os problemas de Jabez...
1. Começaram no dia em que ele nasceu
v. 9
Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.
Foi um parto difícil; as circunstâncias foram difíceis.
Os estudiosos do assunto têm demonstrado que os primeiros anos de uma pessoa, inclusive a vida intrauterina, são em grande parte determinantes na maneira como uma pessoa enxerga a vida e se comporta.
Mesmo no ventre materno, uma criancinha já “interpreta” o que está acontecendo à sua volta.
Por exemplo, leiamos
Gn 25:21-23
21 Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.  22 Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que vivo eu? E consultou ao SENHOR.  23 Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço.
Lc 1:41-44
41 Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.  42 E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!  43 E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?  44 Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim.
Este dois textos nos contam sobre a vida de criancinhas que se tornaram bem conhecidas na história bíblica.
No primeiro deles, Esaú e Jacó, que veio a ser chamado Israel, um dos patriarcas da nação.
Quando estavam no ventre da mãe, Esaú e Jacó lutavam um com o outro. E algo que se tornou uma constante na vida deles, depois que nasceram.
No segundo texto estamos lendo sobre João Batista, o último dos profetas a anunciar a vinda de Jesus. Desde que estava no ventre de sua mãe este menino já estava cheio do Espírito Santo e se alegrava com as coisas de Deus.
Mesmo o feto é uma pessoa, que sente, que recebe impressões, boas ou más, que tem emoções: alegrias ou tristezas.
O feto tem uma alma: pode ser cheio do Espírito Santo; ou entrar em conflito com outros.
Porque não somos “apenas animais”: antes de qualquer outra coisa, somos “seres espirituais”; temos “alma”.
A nossa alma é a substância mais sensível do nosso ser. Tudo o que acontece conosco fica ali impresso, e influencia em grande medida o nosso comportamento.
Assim, no decorrer da história bíblica, lemos sobre Jacó em permanente conflito com Esaú[1].
Lemos sobre João Batista crescendo e se fortalecendo espiritualmente, e tornando-se um grande profeta[2].
Um querido amigo me contou certa ocasião, que sempre se sentia incapaz diante das oportunidades que a vida lhe oferecia. Ele sempre começava a fazer alguma coisa, mas sempre que sentia o seu projeto crescer começava a ficar com medo, e as palavras que vinham à sua mente eram: “Ele não vai conseguir; ele não vai conseguir...”, e então ele ficava pensando: “Eu não vou conseguir...”, e desistia do que estava fazendo.
Um dia, sem que estivesse pensando no assunto, sua mãe lhe contou que o nascimento dele também havia sido muito difícil. Os médicos precisaram usar um fórceps, mas várias vezes comentaram entre si: “Ele não vai conseguir...”.
Então meu amigo entendeu que aquele sentimento de impotência que tinha diante dos desafios da vida deveriam vir daquele momento.
Circunstâncias difíceis, apertos, apuros, tendem a nos ferir interiormente, impor sobre nós um sentimento de fracasso, de incapacidade. Mesmo quando já somos maiores de idade.
Lembra-se do que aconteceu a Moisés quando ele tinha cerca de quarenta anos de idade?
Julgando-se escolhido por Deus para cuidar de seus irmãos e livrá-los da escravidão no Egito, tentou apartar a briga entre dois israelitas, mas um deles se voltou contra Moisés, e disse que ele não tinha autoridade alguma sobre eles, e ainda foi acusado de assassinato.
Diante disto Moisés fugiu do Egito, e ficou quarenta anos habitando em outro país. Quando Deus o chamou para que voltasse ao Egito e libertasse seus irmãos, Moisés sentia-se tão fracassado que não aceitou a tarefa enquanto o Senhor não se irou contra ele.
Mas veja: Jabez foi mais ilustre que os seus irmãos. As circunstâncias difíceis não prevaleceram, não determinaram o seu comportamento.
Porque ele invocou ao Deus de Israel.
E há uma promessa do Senhor que se estende todo aquele que o busca:
Is 43:1, 2
Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.  2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
2. As “palavras duras” que Jabez ouviu
O v. 9 diz que sua mãe chamou-lhe Jabez (“ele dá sofrimento”, “entristece”, “aflição”), e explicou: “Porque com dores o dei à luz”.
Uma coisa que marca profundamente o nosso ser interior, desde a mais tenra infância, são as palavras que ouvimos a nosso respeito.
Imagine uma criança sendo registrada com esse nome: a cada instante seria lembrada disto.
Existem pessoas insensíveis, que gostam de rotular; que gostam de etiquetar outras.
Já ouvi de professores que dizem sobre certos alunos: “Menino burro”.
De pais que falam dos filhos: “Desajeitado”, “só me dá desgosto”, “pamonha”, “desastrado”, “desobediente”.
De mulheres que falam do marido: “Parece que não tem homem nessa casa”.
De maridos que falam da esposa: “É um atraso na minha vida”.
E palavras assim ferem muito, machucam muito, destroem por dentro.
Por isto a Bíblia, que nos ensina quanto as palavras podem ser edificantes, também nos admoesta quanto ao poder destrutivo das palavras ferinas.
Mt 5:21, 22
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento.  22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.
Tg 3:6
6 Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.
Palavras de desprezo, de rejeição, de escárnio, são tão destrutivas quanto uma agressão física.
Mas Jabez venceu, porque invocou o Deus de Israel.
E neste sentido também há promessa de Deus para todos aqueles que o buscam:
Is 54:17
Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.
3. Mas além das circunstâncias difíceis, além das palavras duras, um terceiro fato: Jabez “nasceu”.
Jabez foi um homem, como outro qualquer, e por isto, Jabez foi um homem, como outro qualquer, e por isto, antes de tudo, foi um pecador.
Esta é a causa básica, a condição primeira, de toda a ferida de alma, de toda tristeza que assola o coração que qualquer ser humano.
Como cada um de nós, Jabez podia dizer sobre si mesmo o que Davi escreveu no Salmo 51
Sl 51:5
Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Naturalmente que Davi não está dizendo que sua concepção foi um pecado de sua mãe, mas que ele já nasceu em estado de pecado, propenso a fazer o mal.
Todos nós sabemos isto de experiência própria: por exemplo, ninguém precisa ensinar uma criancinha a ficar com raiva e se tornar destrutiva – basta ela desejar alguma coisa que fará tudo o que puder para ter o que deseja.
Mas amar, negar-se a si mesmo e ajudar os outros precisa ser ensinado.
Ora esta nossa condição pecaminosa, além de nos levar a contrariar a lei do Senhor e assim destruir relacionamentos saudáveis com Deus e com os homens, também trás feridas para nossa alma:
Rm 7:18-24
18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.  19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.  20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.  21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.  22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.  24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Assim como Davi, e Paulo, e você e eu, assim como todos os seres humanos, Jabez foi um pecador. Mas Jabez venceu seus pecados, e orou, e foi atendido por Deus, porque Deus atende a todo o pecador que o busca de verdade.
Como também está escrito:
Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo[3].
No livro de Isaías o Senhor faz certas promessas a todo aquele que busca a Jesus:
Is 40:1, 2
Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.  2 Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro das mãos do SENHOR por todos os seus pecados.
Veja quão grande é a ternura da palavra de Deus para com o seu povo: “consolai”, ele ordena, e diz o que é consolar: “falai ao coração”.
Diga a Jerusalém, diga ao meu povo que os seus pecados já foram perdoados, que já é findo o seu tempo de servidão, que já recebeu em dobro, das mãos de Deus, o castigo dos seus pecados. Que a ira do Senhor já passou.
Mas amados, não é que Deus dê em dobro o castigo pelos nossos pecados. É uma maneira de dizer que toda a nossa iniquidade “está prá lá de perdoada”. E quando ele diz que o seu povo está perdoado porque já recebeu o castigo, não está dizendo que nós é que recebemos este castigo pessoalmente, mas noutro lugar ensina que alguém, a saber, Jesus, nosso representante, recebeu o castigo que era nosso
Is 53:4-6
4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.  5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.  6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Conclusão e aplicação
Jabez nasceu em circunstâncias difíceis.
Jabez já nasceu ouvindo coisas duras a seu respeito.
Jabez já nasceu pecador.
Mas não foi um perdedor, um homem perdido e destruído por dentro, porque invocou o Deus de Israel.
Ora, as vitórias que Jabez experimentou são coisas que vimos, Deus promete a todo aquele que o busca.
Cada um de nós é suscetível a feridas interiores, chagas dolorosas na alma, por estarmos vivendo num mundo decaído por causa do pecado, entre homens decaídos, sendo nós mesmos pessoas decaídas.
Muitas vezes circunstâncias adversas nos machucam, palavras duras nos machucam, nossos próprios pecados nos machucam.
Mas Jesus, o nosso Deus e Salvador, é o médico que restaura nossa alma.
Se você tem sido ferido, faça como Jabez; vá ao Senhor em oração leve a ele a sua vida. Ele cura as suas dores.



[1] Gn 25, 27
[2] Lc 1:80
[3] Jl 2:32; At 2:21; At 19:13; Rm 10:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo