Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 2 de março de 2014

Do ponto de vista de Deus... - 1º Sm 16:1-13

IPC em Pda. De Taipas
Domingo, 2 de março de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler 1º Samuel 16:1-23
Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei.Disse Samuel: Como irei eu? Pois Saul o saberá e me matará. Então, disse o SENHOR: Toma contigo um novilho e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR. Convidarás Jessé para o sacrifício; eu te mostrarei o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te designer. Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR e veio a Belém. Saíram-lhe ao encontro os anciãos da cidade, tremendo, e perguntaram: É de paz a tua vinda? Respondeu ele: É de paz; vim sacrificar ao SENHOR. Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício. Santificou ele a Jessé e os seus filhos e os convidou para o sacrifício. Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este escolheu o SENHOR.  Então, Jessé fez passar a Samá, porém Samuel disse: Tampouco a este escolheu o SENHOR. 10 Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes. Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.
De acordo com o mandado do Senhor, o profeta Samuel, estava na pequena cidade de Belém, para ungir um novo rei israelita.
Deus lhe havia dito que colocaria como rei sobre Israel um homem segundo o seu coração, que reinaria de acordo com a sua vontade; e que este homem era um dos filhos de Jessé.
Então que Samuel fosse a Belém convidasse a família de Jessé para oferecerem juntos um sacrifício ao Senhor, e que então Deus lhe seria mostrado quem era o escolhido de Deus, a quem o profeta deveria ungir.
Dos filhos de Jessé, o primeiro que se aproximou de Samuel foi Eliabe. Quando o profeta o viu, deve ter ficado impressionado com a sua boa aparência e porte físico, e pensou consigo mesmo: “Certamente este é o homem a quem Deus escolheu” (v.6).
Mas o Senhor lhe falou ao coração dizendo: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior; porem o Senhor, o coração”.
Samuel é ordenado a não olhar do ponto de vista humano, mas de Deus.
Deus é mais sábio, justo e bom.
Assim como Samuel, devemos aprender a considerar as coisas do ponto de vista de Deus.
Para Deus, o nosso “homem interior” é mais importante que o “homem exterior”. E isto tem algumas implicações:
1. O que somos “por dentro”, é mais importante do que o que fazemos “por fora”
O que se passa por dentro, mente, coração, é o que tem valor, as motivações. As coisas que fazemos são importantes, mas, muito mais do que fazemos, o porquê fazemos.
Por exemplo
A nossa justiça: Mateus 6:1
Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.
Os nossos atos de caridade: Mateus 6:2
Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
As nossas orações: Mateus 6:5
E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Os nossos atos de devoção a Deus: Mateus 6:16
Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Todo o nosso culto: Mateus 15:7-9
Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
O nosso trabalho Colossenses 3:22-24
Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.
Tudo quanto fazemos
1ª Coríntios 10:31
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
A grande razão está em João 4:24
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
2. O que somos por dentro é mais importante do que aparentamos por fora
1ª Pedro 3:3, 4
Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.
O que faz uma mulher bonita? Não é adorno (a palavra grega é cosmos, de onde vem a nossa palavra “cosméticos”, que se refere aos produtos de beleza).
É claro, Pedro não está dizendo que o uso de joias, vestidos bonitos ou cosméticos seja em si mesmo algo pecaminoso.
Mas ressalta o que deve ser principal, e o principal é o “homem interior”, incorruptível, permanente.
O que importa é ter um espírito manso, não arrogante; tranquilo, pacífico. Uma pessoa assim é agradável, bonita.
3. O que somos por dentro, é mais importante do que o que possuímos.
Jeremias 9:23, 24
Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.
Sabedoria aqui é “capacidade intelectual, conhecimento, inteligência”. Por mais que um homem seja inteligência, se não conhecer a Deus, sua sabedoria, em vez de ser uma bênção, lhe será por maldição. Força é capacidade, beleza física, pode de influência.
Às vezes nos comportamos como se estas coisas fossem mais importantes.
Por exemplo, o dinheiro - há pessoas que brigam, matam e se matam por ele.
A posição social – há pessoas que trapaceiam, mentem, difamam, que se vendem, a fim de serem populares.
Os bens materiais: sua cobiça desperta toda a sorte de iras, contendas, desavenças familiares.
4. As coisas da alma, são mais importantes que as coisas materiais
Marcos 8:36
Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Nossa alma, nossa vida eterna é tão importante, tão preciosa aos olhos de Deus, que ele enviou Jesus ao mundo para, morrendo na cruz, nos trazer salvação.
João 3:16
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Agora, em Mateus 10:28, vejamos o que é perecer
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Aplicações
Nestes textos que lemos, o Espírito Santo nos ensina que devemos aprender a olhar as coisas do ponto de vista de Deus.
Do ponto de vista de Deus:
O que somos por dentro é mais importante do que o que fazemos por fora.
O que somos por dentro é mais importante do que o que aparentamos por fora.
O que somos por dentro é mais importante dos que as coisas que possuímos
As coisas da alma são mais importantes que as coisas materiais
1. Uma atitude correta para consigo mesmo e para com Deus
Devemos cuidar, em primeiro lugar, do homem interior
Filipenses 4:8
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento
Provérbios 4:23
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Cultivemos coisas como a sinceridade, a pureza, a piedade.
Reconheçamos que temos valor; não material, mas interior.
Cultivemos valores espirituais.
2. Uma atitude correta para com as outras pessoas.
Devemos ser desprendidos em relação aos nossos bens materiais.
Devemos colocar as pessoas acima de seus recursos e bens materiais.
Não devemos amar somente os que têm recursos.
Devemos buscar conhecer as pessoas interiormente
2ª Timóteo 2:22
Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
Não julguemos as pessoas por aquilo que os nossos olhos estão vendo. Veja o comportamento de Mical:
2º Samuel 6:14-16
Davi dançava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho. Assim, Davi, com todo o Israel, fez subir a arca do SENHOR, com júbilo e ao som de trombetas. Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.
E o resultado:
2º Samuel 6:20-23
Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer! Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto às servas, de quem falaste, delas serei honrado. Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.
Amargura, ira, palavras injuriosas, e juízo de Deus.
E também não precisamos nos preocupar em fazer demonstrações de sabedoria, ou de riquezas, ou de alguma forma de superioridade.
3. Uma atitude correta para com Deus
Mateus 6:33
Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Se dermos valor ao que Deus dá, então não precisamos nos preocupar. De tudo ele cuida para nós.
Deus não condena o termos bens materiais, ele até nos promete concedê-los, à medida em que precisamos deles, mas ele condena o sermos materialistas, o andarmos preocupados com "status", dinheiro, boa aparência, reconhecimento, mais do que com as coisas eternas
A palavra de Deus, a fé, a verdade, a amizade, a justiça, a paz, a alegria no Espírito Santo.
Meu irmão, olhe a vida do ponto de vista de Deus. E a si mesmo, às pessoas.
Se assim fizer, estará aprendendo a olhar as coisas da perspectiva certa, estará dando provas de ser semelhante ao pai celestial, estará dando provas de sua predestinação a ser como Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo