Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

terça-feira, 11 de março de 2014

Em tudo dai graças - 1ª Ts 5:18

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 9 de março de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Queridos irmãos, vamos ler dois textos:
Efésios 5:20
...dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo
1ª Tessalonicenses 5:18
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Nestes dois textos, em meio a várias outras instruções que em seu conjunto nos ensinam como viver com o coração pleno do Espírito Santo, nós temos uma expressão da vontade de Deus para nossa vida.
À medida em que fazemos o que o nosso Pai celeste nos ordena aqui, estamos assumindo uma atitude de fé e amor que lhe agrada, e contribui para que nossa alma seja cheia do Espírito Santo.
Você quer ser cheio do Espírito Santo? Dar graças em tudo é uma condição essencial.
1. O que é “dar graças em tudo”
Dar graças: “agradecer, louvar, reconhecer, bendizer a outrem por algo recebido ou apreciado”.
Dar graças em tudo implica reconhecer a mão de Deus em cada circunstância que nos cerca, e em cada pessoa que “entra em nossa vida”, e entendendo que, se tudo vem de sua mão, consequentemente é bom.
Por exemplo, significa...
1.1 - Louvar a Deus em relação a cada circunstância
Agradecer em tudo e por tudo o que acontece.
Eu gostaria de ilustrar com o testemunho do apóstolo Paulo em relação a isto.
Vamos ler alguns versículos da 2ª carta aos Coríntios.
Primeiramente vamos ler sobre algumas dificuldades que Paulo experimentou.
2ª Coríntios 1:8
Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida.
Embora ele não diga exatamente o que aconteceu, foi uma tribulação, um sofrimento tão grande que Paulo pensou que estava para morrer; algo que ele percebeu estar acima das forças dele.
Sabia que só havia sobrevivido por um grande livramento de Deus.
2:4
Porque, no meio de muitos sofrimentos e angústias de coração, vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que ficásseis entristecidos, mas para que conhecêsseis o amor que vos consagro em grande medida.
Aqui neste contexto as lágrimas a que ele se refere foram provocadas por alguém da própria igreja de Corinto, cujo coração havia estado endurecido pelo engano do pecado, e Paulo escrevera à igreja que tomasse uma atitude em relação a ele, para que se arrependesse.
Como leremos depois, Paulo tinha uma preocupação diária com somente com a situação espiritual da igreja em Corinto, mas de todas as igrejas.
2:12,13
12 Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, 13 não tive, contudo, tranquilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia.
Paulo não tinha o hábito de trabalhar sozinho. Ao contrário, entendia o valor de ter sempre companheiros de ministério.
E as pessoas com que trabalhava lhe eram muito preciosas.
Assim ele combinou com Tito que se encontrariam na cidade de Trôade para pregar ali.
Mas quando chegou, Tito não estava. E ainda que uma porta para a pregação lhe tivesse sido aberta, o seu coração não teve sossego, e ele partiu para a Macedônia.
Agora vejamos as muitas outras dificuldades que ele sofreu constantemente.
11:22-28
22 São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu.  23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.  24 Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; 25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; 26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.  28 Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.
Quantas tribulações Paulo experimentou, não foi?! Agora, vejamos como ele se comportava diante de Deus, em resposta a todas estas coisas:
2ª Coríntios 2:14
Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.
“Graças a Deus, louvado seja Deus... porque em Cristo nós nunca estamos, ou nunca nos sentimos derrotados”.
E não é somente aqui que ele diz isto; noutro lugar ele escreve:
Quem poderá nos separar do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Nada poderá nos separar do amor de Deus. Em todas as coisas somos mais do que vencedores... (Romanos 8:35-39)
E na carta aos Filipenses ele também diz:
“Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação... posso todas as coisas naquele que me fortalece...” (Filipenses 4:11, 13).
Mais um texto?!
Atos 16:22-25
22 Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.  23 E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.  24 Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.  25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
Os exemplos na Bíblia são muitos: Jó, Davi, os ensinos de Tiago, de Pedro... vez após vez o Espírito Santo nos ensina: mesmo que não entendamos o propósito de Deus, dar graças revela fé.
1.2 - Dar graças em tudo também significa louvar a Deus pelas pessoas
Filipenses 1:15-18
15 Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade; 16 estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho; 17 aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.  18 Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.
Paulo se regozija pelos seus “rivais”, pessoas nas quais ele podia ver, não o propósito de trabalhar no reino com pureza de coração.
Apesar disto ele entendia que de qualquer forma o evangelho de Jesus estava sendo pregado e muitas pessoas tinham a oportunidade de ouvi-lo e serem salvas.
Então, mesmo que algumas pessoas estivessem com as motivações erradas, e certamente prestariam contas a Deus por causa disto, ele simplesmente se alegrava como o progresso do reino de Deus.
1.3 - Louvar a Deus por nós mesmos
2ª Coríntios 12:7-10
7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.  8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.  9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.  10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
Nós não sabemos o que significa literalmente este “espinho na carne” ao que Paulo se refere.
Talvez (e muito provavelmente) fosse uma enfermidade.
Mas de qualquer forma era alguma coisa que o fazia sentir-se profundamente humilhado.
E no v. 10, além de fraquezas físicas, ele também menciona outras coisas que podem ser espinhos em nossa carne: as necessidades, as coisas que nos angustiam, as ofensas, as perseguições.
Ele orou ao Senhor, mais de uma vez, e em cada uma delas a resposta do Senhor foi que aquele espinho não seria retirado.
Que aquele espinho o manteria humilde, dependente da toda suficiente graça de Deus.
De tal modo que agora, em vez de se sentir derrotado, ele fazia de suas fraquezas a sua glória, e por meio da fé, “da fraqueza tirava forças”.
Salmo 139:13-17
13 Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe.  14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; 15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.  16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.  17 Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!
2. Por que “dar graças em tudo”
2.1 - Porque esta é a vontade de Deus - 1ª Tessalonissenses 5:18
2.2 - Porque, se amamos a Deus, todas as coisas cooperam para o nosso bem
Romanos 8:28, 29
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.  29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Jesus disse:
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama... (João 14:21).
Se nós obedecemos a Deus dando graças em tudo, isto é uma manifestação de amor para com ele.
E se todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus, isto se torna como que “um círculo fechado”: Eu dou graças porque esta é a vontade de Deus, eu dou graças porque amo a Deus, eu dou graças porque todas as coisas cooperam para o meu bem.
2.3. Por causa dos “frutos” que isto trás.
Gênesis 17:1
Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
O resultado de se andar com alguém é que vamos nos tornando parecidos com ele.
Quando andamos com Deus vamos nos tornando semelhantes a ele; não, é claro, no sentido absoluto, mas no sentido de que vamos sendo transformados espiritualmente, como diz o apóstolo Paulo, “de glória em glória”, vamos crescendo à semelhança de Jesus.
Salmo 37:4
Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
Se andamos com o Senhor, se nos deleitarmos nele, vamos sendo transformados, o nosso coração, que de outro modo seria enganoso e corrupto, passa a desejar o que ele deseja, a amar o que ele ama, a buscar a vontade dele.
Nossas orações se tornam cada vez mais de acordo com o querer de Deus, e ele satisfaz os desejos do nosso coração.
Conclusão e aplicação
Em tudo, e por tudo, dai graças...
Dê graças ao Senhor em todas as circunstâncias.
Dê graças ao Senhor por todas as pessoas.
Dê graças ao Senhor por toda a sua vida.
Dê graças porque esta é a vontade de Deus.
Dê graças porque isto é uma manifestação de amor e fé, e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Como podemos dar graças em tudo?
A chave está em Provérbios 3:5, 6
5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.  6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Confiar em Deus de todo o coração, mesmo quando não entendemos o que ele está fazendo.
Reconhecer a mão de Deus em tudo o que acontece em nossa vida.
Reconhecer que ele é quem governa todos os acontecimentos, não somente na nossa vida, mas em todo o universo.
Que tudo está de acordo com os planos, a sabedoria e o poder de um Deus santo, justo, bom amoroso, bondoso.
E saber que ele endireitará nossos caminhos. 

14 comentários:

  1. Que Deus lhe abençoe Pr. Plínio pela dedicação de explanar com propriedade e unção do Espírito Santo a Palavra da Verdade a todos quanto buscam a Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Amém, querido Ed. Obrigado por suas visitas a este blog, e pelo carinho demonstrado. Peço que se lembre de mim em suas orações. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Palavra abençoada. Muito obrigada por essa palavra lindaaaaaa. Por tudo são Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  4. Excelente mensagem. Vou usá-la, se me permitir para abençoar meu rebanho.

    ResponderExcluir
  5. Claro que sim, meu irmão. Para mim é uma grande alegria. Pode ficar à vontade, e usar não somente esta, mas qualquer outra mensagem neste blog, através da qual Deus abençoar sua vida. Então ela se torna sua também. Forte abraço, no amor do Senhor. Que Deus o abençoe muito, e à sua igreja.

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus por usar homens comprometidos com sua palavra. Deus abençoe o Pr Plínio.

    ResponderExcluir
  7. Pastor. Estava procurando uma palavra e te encontrei. Senti que fui guiada pelo espírito santo. É a primeira vez que leio suas mensagens. Que Deus possa te capacitar cada vez mais.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Paz Boa esta palavra. Mas hj eu estava buscando ajuda à entender a vontade de Deus. Em td dar graças ao q o SENHOR nos proporciona na caminhada com ele.
    Mas creio q é equivocado meu entender q tenho q dar graças em td quando é uma ação maligna nas minhas coisas, família, em geral. Porq não é ação de Deus, más tô agradecendo os demónios q se levantam contra minha fé. Atribuir à Deus atos do inimigo é pecado. Creio eu. Estou colocando Deus como causador de uma circunstâncias q não foi ele.
    Más de tds nos livra por sua misericórdia.
    Gostaria q me ajudasse nesse entendimento sobre meu entender. Paz do Senhor. Espero não estar errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã, graça e paz. Sua pergunta é muito importante. Espero ajudá-la no Senhor. No texto de 2 aos Coríntios 12, que coloquei no estudo acima, o apóstolo Paulo diz que o "espinho na carne" que o fazia sofrer era um "mensageiro de Satanás" . Ainda assim ele decidiu gloriar-se nisto, porque era uma situação que contribuía para o seu bem espiritual, para que ele não se ensorbebecesse. Outra situação bem parecida nós podemos ver na história de Jó. No começo do livro de Jó, a Bíblia nos diz claramente que todas as coisas que Jó sofreu, como a morte de seus filhos, suas enfermidades, perda de bens materiais, enfim, todos os seus infortúnios, foram causados por Satanás, sob a permissão de Deus (veja Jó capítulos 1 e 2). Por um lado, o propósito de Satanas , claramente, era trazer derrota e vergonha para Jó, e difamar o nome o Senhor. Mas, lor outro lado, Deus tinha um plano, de fazer com que através de todo o sofrimento, Jó o conhecesse ainda mais e assim crescesse em santificação. No fim do livro há duas coisas importantes a destacar, diante da sua pergunta: a primeira, é que todos os sofrimentos de Jó estavam dentro do plano de Deus, de fazer com que todas as coisas, inclusive os ataques de Satanás, cooperasem para o bem do servo de Deus (veja Jó 42:2 e 5). A segunda é que, neste sentido, foi o próprio Senhor que, ao permitir as artimanhas de Satanás, enviou sobre Jó todas aqueles males (Veja Jó 42:11, onde está escrito que Jó foi consolado de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado). Assim sendo, amada, entendo que até mesmo os maus intentos de Satanás, o nosso Pai faz com que contribuam para o nosso bem. E neste sentido podemos dar graças, não pela obra de Satanás em si mesma, mas pelo bem que o Senhor faz em nossa vida, mesmo quando Satanás intenta o mal. Nos problemas, nas tribulações, nas enfermidades, nas fraquezas, devemos pedir a Deus que nos conceda sabedoria para entender que elas são instrumentos dele para nós fazer crescer espiritualmente, e assim, mais parecidos com Jesus em nosso caráter (Por favor, veja também Tiago 1:2, 3, e Romanos 8:28,29). Deus a abençoe, amada.

      Excluir
    2. Paz ,eu vivo o mesmo dilema ,ainda falei isso pra uma irmã q me manda dar graças em td ate nas desgraças ,eu discordo igualmente vc ,mas usam esse vers ,de Paulo, sendo q buscando ajuda e lendo o contexto biblico havia poblemas eclesiasticos ,etc.... mas tds pregam desta forma.eu descordo ,mas nao tenho ajuda sobre meu entender .Paz do senhor.

      Excluir
  9. Eu li diversas explanação e sermão sobre 1 tessalonicenses 5;18 mais essa foi a mais bem interpretada de todas! Hoje estarei ministrando sobre Gratidão e essa será a mensagem que vou usar como aplicação muito linda mesmo parabéns Pastor Plínio que Deus continue te abençoando! Faz um esboço sobre a arca na casa de obede-edom.

    ResponderExcluir
  10. O texto é claro : EM TUDO daí graças e, não POR TUDO ! Agradecer no sofrimento e, NÃO PELO sofrimento! De Deus só provém coisas boas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado irmão anônimo, eu me baseei em dois textos: Efésios 5:20 e 1ª Tessalonicenses 5:18. O segundo texto diz "em tudo" (gr. ἐν παντὶ εὐχαριστεῖτε). O primeiro texto diz "por tudo" (gr. εὐχαριστοῦντες πάντοτε ὑπὲρ πάντων...)

      Excluir

▲Topo