Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 16 de março de 2014

Pais, convertei-vos aos seus filhos; filhos, convertei-vos aos seus pais... - Ml 4:6

Pais, convertei-vos aos seus filhos; filhos, convertei-vos aos seus pais
IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 9 de março de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Meus queridos irmãos, vamos ler Malaquias 4:6
Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.
Eu compreendi a mensagem da salvação em Jesus em meados de 1978, e entreguei minha vida a ele.
Mas nos primeiros meses de convertido eu tive muita dificuldade com certos pecados, e em especial o vício de fumar.
Como alguém que crê na Bíblia, eu sabia que agora o meu corpo é um templo do Espírito Santo, e que o cigarro era algo que não me convinha.
Então eu comecei a orar a respeito, pedindo a Deus que me libertasse, e pedi que os irmãos da igreja também orassem em meu favor.
Eu conhecia o texto bíblico que diz: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará...” (João 8:32), e isto era um aguilhão em meu coração.
Como eu podia dizer que conhecia a Jesus e ao mesmo tempo ser um escravo do cigarro? Isto me entristecia muito.
Um dia, conversando a respeito com o irmão que me ensinou os primeiros passos na fé, ele de repente me perguntou: “Como é o seu relacionamento com sua mãe”? (meu pai falecera eu era ainda um menino).
Eu respondi: “É bom”.
E então me lembrei de que alguns domingos antes, ao chegar da igreja, minha mãezinha me repreendera por causa do vício.
Então eu respondi com amargura: “Quando eu comecei a fumar a senhora me disse que iria me bater se eu continuasse. E não bateu. Se tivesse feito isto eu não fumaria até hoje”.
Meu amigo me perguntou: “Você já pediu perdão para ela”?
Eu respondi: “Não”.
Ele não disse mais nada. Mas eu sabia o que deveria fazer.
Naquela noite, depois do culto, eu me aproximei dela e disse: “Mãezinha, aquele dia eu falei com a senhora assim e assim. Eu quero pedir que a senhora me perdoe. Não deveria ter falado daquele jeito”.
E minha mãezinha, a quem tantas vezes eu machucara com minhas palavras amargas, me perdoou.
No dia seguinte eu “tentei” a fumar um cigarro; mas quando comecei, percebi que não sentia mais nenhuma vontade, nenhum prazer, e me perguntei: “Porque estou fumando”?
Então joguei o cigarro fora. Já faz mais de trinta anos.
Deus poderia te me libertado daquele vício no momento em que eu lhe entreguei minha vida, mas ele achou por bem que eu deveria primeiro entender que precisava consertar o relacionamento com minha mãe.
Quando nosso coração é convertido a Deus, nos convertemos também ao nosso semelhante - particularmente à nossa família – e começamos com eles uma nova relação de amor.
Quando o coração de pais e filhos não são convertidos um ao outro, diz a Escritura, o resultado é maldição.
A Bíblia ensina que parte da obra do Espírito de Deus é converter os corações dos pais aos seus filhos, e dos filhos aos seus pais.
Quais são as características de um pai cujo coração foi convertido ao seu filho?  Quais são as características de um filho cujo coração é convertido ao seu pai?
1. Pais convertidos aos filhos
São pais que se relacionam com seus filhos segundo o Espírito de Deus, e portanto...
1.1 - São pais que têm com seus filhos uma relação de amizade
Vamos ler Deuteronômio 6:6,7
Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
Aqui, ao orientar os filhos de Israel sobre como deveriam ensinar aos seus filhos a amar ao Senhor e aos seus mandamentos, Deus pressupõe que pais e filhos estão sempre juntos - são companheiros.
Estão juntos assentados em casa - na hora da refeição. Na sala de estar, no quintal. Andando pelo caminho - indo juntos à igreja. Num passeio.
Mas juntos não apenas fisicamente - emocionalmente, espiritualmente também – existem laços estreitos entre pai e filho.
É um pai que conversa com seus filhos, e que lhes ensina o modo de viver segundo Deus.
Deus quer revelar-se aos nossos filhos, guia-los, orientá-los quanto à sua vontade, em sua palavra, e a tarefa inicial de levá-los a Deus cabe a nós: ensiná-los sobre como servir a Deus; sobre como viver a vida do ponto de vista de Deus.
Ensiná-los sobre a igreja, Deus, a vocação, o trabalho, os estudos, a família, o namoro, noivado, casamento, sexo...
Um pai convertido ao seu filho ajuda-o a resolver suas perguntas.
Deuteronômio 6:20
Quando teu filho, no futuro, te perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juízos que o SENHOR, nosso Deus, vos ordenou? Então, dirás a teu filho:...
Deus diz que quando estamos praticando as coisas da nossa fé, no começo nossos filhos apenas observam e praticam conosco.
Mas haverá um momento em que eles vão começar a perguntar: “O que significam, estas coisas em que cremos e fazemos”?
Na infância, apenas por aquela curiosidade, aquele impulso de conhecer mais, com a qual fomos criados por Deus.
Mais tarde, na adolescência, podem surgir conflitos, dúvidas.
E se formos pais que tiverem cultivado com os filhos um relacionamento de amizade, será a nós que irão procurar na busca da solução das suas dificuldades.
Nossos filhos precisam que sejamos seus amigos
1.2 - São pais que disciplinam com amor
Com relação a esta questão, a Bíblia diz que há duas atitudes erradas que os pais às vezes tomam em relação aos seus filhos: uma delas é disciplinar com ira, motivado pela raiva. E a outra é não disciplinar: simplesmente deixar o filho crescer fazendo o que quiser. São duas ótimas maneiras de estragar a vida dos filhos.
Provérbios 13:2
O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.
Pais que amam os filhos não somente os ensinam, mas também os disciplinam quando houver necessidade, e disciplinam com uma preocupação espiritual.
Provérbios 23:13,14
Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.
Quando leio este versículo penso, por exemplo, numa coisa que aconteceu quando a Rute era pequenina: uns dois ou três anos.
Nós estávamos caminhando no centro da cidade, na Praça do Correio. A Rutinha entre a Tequinha e eu, segurando as nossas mãos. De repente ela nos soltou e saiu correndo.
Então ao chamei: “Rutinha”!, e ela já estava quase descendo da calçada para a rua.
Quando a chamei ela parou na hora, e não desceu da calçada. Passou um carro bem pertinho dela. Já pensou se ela fosse daquelas crianças que, para obedecer, o pai precisa chamá-la mais de uma vez? Ela teria morrido naquele dia.
Mas a Rutinha desde bem pequena aprendeu a obedecer logo, e penso que isto mais de uma vez livrou ela de grandes males.
Veja como isto é sério: se você disciplinar seu filho de acordo com os princípios ensinados na Bíblia, seu filho não será prejudicado.
Não morrerá, não crescerá com problemas psicológicos, nem afetivos, ao contrário, será uma pessoa de bem que anda no caminho da retidão, que sabe obedecer, que andará nos caminhos de Deus e conhecerá a vida eterna.
Disciplina sem ira
Tiago 1:20
Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.
Disciplina sem deixar seu filho irado
Efésios 6:4
E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
Colossenses 3:21
Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
1.3 - Está sempre disposto a declarar seu amor ao filho, a perdoá-lo
O melhor exemplo que vejo na Bíblia está naquela parábola onde Jesus nos ensina como é o coração do nosso Pai celestial
Lucas 15:20
E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.
Um pai cujo coração é convertido ao filho também é disposto a pedir perdão.
Já aconteceu comigo e minhas filhas algumas vezes; nem sempre eu tomo atitudes corretas; e quando percebo, preciso dizer: “Filha, eu agi errado; por favor, me perdoe”.
Aliás, eu gosto daquelas três frases popularizadas pelo pastor Jaime Kemp, que sempre precisam ser lembradas como parte na resolução de conflitos:
- Eu estou errado.
- Me perdoe.
- Eu amo você.
Pais convertidos aos filhos estão sempre dispostos a declarar seu amor para com o filho, como Deus faz conosco constantemente.
2. Filhos convertidos aos pais: são filhos que honram seus pais
Êxodo 20:12
Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
2.1 - Honram tendo uma relação de amor
Provérbios 23:25,26
Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a que te deu à luz. Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
Honram fazendo declaração de amor.
Tem o pai como amigo - busca seu conselho, sua orientação
Provérbios. 7:1
Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos.
Provérbios 6:20
Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, pendura-os ao pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.
Quando eu era recém-convertido eu fiz um propósito no meu coração. Cada decisão que fosse tomar, cada escolha que fosse fazer, diferente do que fizera até então, eu sempre me aconselharia com minha mãe.
Mas por força de hábitos antigos, eu comecei a namorar uma jovem sem conversar com minha mãe.
Era uma jovem muito consagrada a Deus. Nós éramos grandes amigos, e estávamos desejosos de ter um namoro segundo a Bíblia.
Mas quando começamos a namorar também começaram a surgir os desentendimentos, as dificuldades, o nosso crescimento espiritual começou a ser prejudicado, e eu desejava terminar o namoro mas ao mesmo tempo não queria voltar atrás em minha palavra com aquela moça.
Então eu procurei o conselho de minha mãe. E ela me respondeu: “Se você tivesse me perguntado no começo, eu teria dito que seria melhor você não namorar esta jovem; por isto, por isto e por isto”.
E eu respondi: “Mas porque a senhora não falou logo”?
- “Porque você não me perguntou, e então eu não quis forçar a situação. Mas agora que você perguntou, acho melhor que vocês terminem, continuem a buscar a Deus e na hora certa ele vai colocar a pessoa certa nas vidas de vocês”.
Foi um bom conselho, e hoje aquela irmã, assim como eu sou casado com uma mulher santa e dedicada, é casada com um homem de Deus.
2.3 - Respeita seus pais
Provérbios 30:17
Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos.
É claro que Deus está usando uma linguagem figurada. De outro modo haveria muita gente literalmente cega, não é?
Mas o que ele está dizendo é que existem pessoas que desprezam os seus pais, que se acham mais inteligentes, mais espertos, e “não um palmo à frente do nariz”.
Um filho cujo coração é convertido sabe também perdoar seus pais; e sabe pedir perdão. Não zomba dos pais, e não guarda rancor por suas fraquezas. É um filho que aceita seus pais.
2.4 - Reconhece a autoridade dos pais
Colossenses 3:20
Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
Estes são alguns exemplos do que são pais convertidos aos filhos, e filhos convertidos aos pais. Nós podemos resumir dizendo que pais e filhos assim são pais e filhos que agem uns com os outros Segundo o Espírito de Deus.
Conclusão e aplicação
Lucas 1:16, 17
E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
Neste dois vs. um anjo do Senhor esta falando a Zacarias sobre o futuro de seu filho, que viria a ser o profeta João Batista.
João Batista seria instrumento de Deus na conversão de muita gente em Israel, preparando o caminho para Jesus.
Ele seria usado por Deus para converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais, para assim dar lugar a Jesus nas vidas deles.
Por outro lado, quando pais e filhos não são convertidos uns aos outros, como disse Malaquias, a terra é ferida com maldição.
Olhem para a terra a nossa volta, amados: quanta maldição.
A maldição das amarguras:
De pais que dizem: “Meu filho é terrível - eu desisto”.
A maldição de filhos desorientados, rebeldes, desanimados
A maldição da cegueira espiritual.
Dos lares desintegrados.
Das drogas, da prostituição, da criminalidade.
No finzinho de 78, eu havia ajuntado um dinheiro para participar de um grande congresso evangélico que houve aqui em São Paulo: “o geração 79”.
Mas faltava mais ou menos dois meses, e eu soube que o homem que me dissimulava, ele era um missionário, estava passando algumas dificuldades financeiras.
Então eu decidi pegar aquele dinheiro e entregá-lo como oferta ao meu irmão missionário.
Ele me perguntou: “Plínio, eu agradeço a sua generosidade; mas você conversou com sua mãe sobre isto”?
Eu respondi: “Não”.
E fui falar com ela. Então ela me respondeu: “Olha, o irmão missionário você sempre o terá aqui, e sempre poderá ajudá-lo. Mas este congresso é só agora. Então vá ao congresso, e depois você sempre poderá contribuir com missionários”.
Não foi um ótimo conselho? E assim eu fui aprendendo como é importante ouvir a minha mãe.
Vocês são convertidos uns aos outros?
Se não, quero fazer um convite: vamos quebrar algumas maldições? Comece uma nova relação de amor com seus filhos, com seus pais.
Se é necessário reconhecer pecados, pedir perdão, faça-o, eu te peço em nome de Jesus. Se for necessário perdoar, perdoe. Se for necessário buscar conselho, busque. Se for necessário consertar erros, concerte. Prepare o caminho para o agir de Jesus em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo