Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

terça-feira, 25 de março de 2014

Sua herança na eternidade - Ap 21:1-8

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 23 de março de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Apocalipse 21:1-8
1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.  2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.  3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.  4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.  5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.  6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.  7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.  8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
Tudo o que já aconteceu, através da História, está de acordo com as profecias da Palavra de Deus. Tudo está previsto, pré-ordenado, pré-determinado.
E em nossa mensagem de hoje, queremos olhar para o futuro, para uma profecia que contém uma promessa maravilhosa, que ainda não se cumpriu, mas que pelos sinais dos tempos, está prestes a se cumprir
O seu cumprimento é certo, pois quem fez a promessa, conforme nos dizem os versículos 5 e 6...
É aquele que está assentado no trono, o Rei do Universo. É aquele que faz novas todas as coisas. Que fez de você, uma pessoa que estava morta espiritualmente, escravizada ao pecado...
Fez de você, através de Jesus Cristo, uma nova criatura, livre, limpa, perdoada; que a cada dia renova seu coração, sua mente, sua alma.
É aquele cujas palavras são fiéis e verdadeiras. Ele é o alfa e o ômega, quer dizer, o primeiro e o último, o princípio e o fim. É o que dá de graça a água da vida, o dom do Espírito Santo. Quem fez esta promessa é Deus...
E veja a quem ele faz esta promessa (v. 7)
O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
Ao vencedor: no contexto do livro do Apocalipse, aquele que persevera em fazer a vontade de Deus.
Aquele que pela fé em Jesus Cristo lava a sua alma; purifica seu espírito de todos os seus pecados; que mantém acesa em seu coração a chama da presença do Espírito Santo; que não se dobra diante dos fascínios deste mundo; que não se curva diante da vontade da carne e do diabo.
Aquele que, a despeito de toda a tentação e de toda a oposição, continua orando, continua louvando, continua buscando, continua obedecendo, continua se santificando, continua testemunhando, continua se comportando como filho de Deus...
Se você crê, ama e obedece a Jesus, você é um vencedor, e essa promessa diz respeito a você.
O vencedor herdará estas coisas. Com base no fato de que, se você é crente em Jesus, você é um vencedor, com base nas promessas da Palavra de Deus, desejo falar sobre “sua herança na eternidade”; o que você herdará de Deus.
1. Você herdará de Deus um novo céu e uma nova terra
v.1
Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
Note que ele não diz “outro” céu e outra “terra”. A palavra usada aqui tem o sentido, não de algo novo vindo à existência, mas de algo renovado.
Essa mesma palavra é empregada em 2ª Co 5:17
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
O Espírito Santo, aqui, descreve o que acontece quando uma pessoa conhece a Jesus Cristo: “o passado fica para trás” – as paixões carnais, o brilho deste mundo, a glória desta era, o amor do dinheiro, os pecados, os vícios, as mágoas, as invejas, os ressentimentos...
O Senhor Jesus Cristo passa a ser a grande alegria, o grande tesouro, o grande amor da alma convertida. Há um novo começo de vida, uma transformação moral. Novos ideais, novos propósitos, novo coração, nova mente, nova orientação, novas aspirações. O desejo de servir a Deus, segui-lo de perto, viver para ele em santidade, amor, justiça, retidão.
Continua sendo o mesmo indivíduo, mas, num sentido muito real, se torna uma nova personalidade, uma nova criação, e aquela imagem de Deus, que foi desfigurada na vida humana por causa do pecado, passa a ser moldada novamente, para o homem cresça à imagem de Cristo.
A Bíblia ensina que o pecado humano, em suas consequências, atingiu também a criação.
Rm 8:20-22
20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.  22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
O v. 20 trás à nossa memória as palavras de Gênesis capítulo, três, quando em decorrência do pecado de nossos primeiros pais, Deus disse: “maldita é a terra por vossa causa... desde agora produzirá cardos e abrolhos...”.
A criação, por causa do pecado, agora geme e suporta angústias: todos os desarranjos da natureza, os terremotos, as tempestades, a extinção de animais, as florestas destruídas, os rios poluídos...
Todo o mal que existe na criação, tanto as angústias que são fruto direto como indireto dos pecados humanos.
A criação, diz o versículo 21, aguarda a nossa redenção. O nosso corpo mortal será revestido de imortalidade, e a criação será redimida.
No v. 1 aqui de Ap. 21, se diz que já não haverá mar.
Algumas pessoas entendem que a palavra “mar”, aqui, é uma referência a um grande móvel, parecido com uma bacia, que havia no templo em Jerusalém no qual se deitava água e era usado nas purificações rituais. Se no novo céu e nova terra já não existe esse mar, isto significa que já não haverá mais necessidade de purificações.
Outros entendem que é uma referência aos mares. Não vamos especular sobre a geologia da nova terra; apenas fazer uma ou duas observações sobre o emprego figurado da palavra “mar” nos profetas:
Is 57:20,21
20 Mas os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo.  21 Para os perversos, diz o meu Deus, não há paz.
“Os perversos são como o mar agitado”
Jd 13
... ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.
É uma referência a certos homens que se passam por mestres na igreja de Deus, mas que na realidade são rebeldes contra o Espírito Santo. Tais homens são como ondas bravias do mar, espumando sujidades...
Tanto no texto de Isaías como em Judas, a palavra mar é usada para descrever conflito, falta de paz, agitação, revolta.
Agora leiamos Miquéias 7:19
(O Senhor) Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Deus lança os nossos pecados no mais profundo mar.
De qualquer forma a ideia é clara: se no novo céu e na nova terra, seja aquele instrumento de culto, seja o mar de águas, o simbolismo é que lá não haverá agitação, conflito, pecado, nem lembrança do pecado.
A natureza será redimida - não mais rios poluídos, florestas destruídas, os movimentos ecológicos não são para comparar com o que Deus há de fazer.
2. Neste novos céus e nova terra, Deus e o seu povo estarão juntos, face a face
vs. 2,3
Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.  3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.  
Aqui nós vemos três imagens para descrever a igreja. A primeira é a Nova Jerusalém, celestial, a cidade santa, o lugar onde Deus habita.
A segunda é a esposa, a noiva de Cristo. A Bíblia diz que a noiva de Cristo é pura e santa. Vamos ler Efésios 5:23-27
23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.  24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.  25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Sim, a noiva de Jesus estará linda, perfeita, sem mácula alguma de pecado, no dia do seu encontro com ele.
Mas para que ela esteja assim, o seu noivo, que a ama tanto, entregou-se a si mesmo no lugar dela. Levou sobre si os pecados dela, assumiu em seu próprio corpo o castigo que deveria receber aqueles a quem ele ama, e assim a purificou.
A igreja de Jesus, no dia do juízo final, estará linda e pura, porque ele mesmo a purificou e preparou para este dia.
A terceira imagem é a de um tabernáculo. O tabernáculo era uma tenda, usada nos dias de Moisés como um lugar de encontro com Deus; era o lugar da habitação de Deus. Por isto aqui a cidade santa, a igreja também é chamada tabernáculo.
Deus habitará com o seu povo. No presente, você ama a Jesus Cristo, tem prazer nele, mas nunca o viu; e ali você o verá.
Agora leiamos 1ª Jo 3:2
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
Santificação completa. Traumas, inconstâncias, fraquezas; as divisões da vontade, serão superados de uma vez por todas. Será um mundo de justiça, de filhos de Deus.
Ap 21:7,8
7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.  8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
Novo céu e nova terra, habitados por novas criaturas.
3. Terão cessado todas as fontes de tristeza, choro e dor
v. 4
E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.  
Em outro lugar, Jesus nos diz que haverá pessoas que irão chorar e ranger os dentes. Raiva, frustração, impotência e ódio.
Mas não é aqui, neste novo céu e nova terra. Aqui já não haverá jamais qualquer motivo para choro. As pessoas terão saúde plena e permanente. Já não violência, criminalidade; não haverá agressões verbais nem qualquer conflito de relacionamentos; não haverá injustiça de qualquer forma. Vida em abundância, plena, eterna. Viver junto a Deus, gozar de sua presença para sempre. Gozar de pela comunhão nos relacionamentos humanos.
Já não existirão famílias, como as conhecemos agora, mas haverá uma só e grande família, que supera em muito as alegrias dos relacionamentos familiares de agora: a família de todos os filhos de Deus, tendo a Jesus como o primogênito entre muitos irmãos. Uma família muito mais alegre, feliz, além do que qualquer coisa que possamos imaginar.
Leiamos também Ap 22:1-5
Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.  2 No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.  3 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, 4 contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele.  5 Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.
Você consegue imaginar o que significam estas coisas maravilhosas?
Pois aqui nós temos apenas um sussurro, um vislumbre. Até as palavras ditas no céu, diz o apóstolo Paulo, são inefáveis, inebriantes, impossíveis de ser traduzidas para a linguagem humana.
1ª Co 2:9
Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Conclusão e aplicação
Novos céus e nova terra. Novas criaturas. Nova qualidade de vida.
Não é sonho. É a nossa mais profunda aspiração, pois fomos criados prá viver na presença de Deus. E é a vontade e a promessa de Deus: aquele cujo propósito é firme, cuja palavra é fiel.
Leiamos o v. 6
Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
Tudo está feito, determinado, tudo está preparado. Você pode confiar. Esta é a herança dos vencedores.
Vamos pensar nalgumas implicações para nossa vida hoje:
1. Se você é crente em Jesus
Esta é uma palavra que trás consolação. Quais são as coisas que te fazem chorar?
Os teus pecados te fazem chorar? As tuas enfermidades te fazem chorar? Os pecados da igreja? Os pecados do mundo?
Querido irmão, este mundo injusto não é para sempre; esta sua condição de fraqueza, de tentação, estas tuas enfermidades, não são para sempre. Lembra-se de Lázaro? Ele foi para o seio de Abraão, e ali encontrou lugar de consolo. Quão maior não será o consolo, naquele dia em que até mesmo os céus que agora existem serão renovados?
Esta também é uma palavra de encorajamento: encorajamento a que você viva o presente, aprendendo a olhar da perspectiva de Deus. E a perspectiva de Deus é a eternidade. Viva à luz da eternidade.
Lute para vencer o mal; ame a Deus, ame a volta de Jesus, ame a igreja, ame o mundo perdido. Testemunhe de Jesus com sua vida e com suas palavras, sirva a Deus. Persevere em fazer a vontade de Deus.
Ap 22:10-12
10 Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.  11 Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.  12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
2. Mas, e se você ainda não segue o evangelho?
Então, antes que Jesus volte, hoje é tempo de crer.
Hoje, como Deus está te falando, não feche os seus ouvidos, não endureça o seu coração, não se faça de cego para com as realidades eternas. Hoje é dia de abandonar todo pecado: de abandonar a mentira, de abandonar o orgulho, os adultérios, as idolatrias, as inimizades e ódios. Hoje é tempo de converter-se ao Senhor, de voltar-se para Deus. Ali só entram os que forem novas criaturas.
Se você quiser, venha a Jesus, e veja o preço a ser pago:
Ap 21:6

Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

7 comentários:

  1. Muito bom,,,,a palavra bem pregada eu amo a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explicação, eu estou começando agora a entender a palavra, mas antes tarde do que nunca. Estou me sentindo renovada a cada dia...

    ResponderExcluir
  3. Amei a mensagem quero muito mais de Deus amo Jesus quero busca mais e mais a santidade deles te amo Jesus

    ResponderExcluir
  4. Amei a mansagem ,e gostaria de sugestao para visuais infamtis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido(a) irmão(a), fico muito feliz que tenha sido edificado com esta mensagem. Infelizmente não tenho conhecimento de visuais infantis para este precioso texto. Deus o abençoe.

      Excluir
  5. Palavra muito edificante,baseada totalmente na Bíblia Sagrada.

    ResponderExcluir
  6. Palavra inspirada sem dúvida obg que Deus continue te usando muito mais

    ResponderExcluir

▲Topo