Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

segunda-feira, 2 de junho de 2014

O que o Espírito Santo nos ensina sobre Cristo - 2ª Co 5:14-6:2

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 01 de junho de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Meus amados, vamos ler 2ª aos Coríntios 5:14-6:2
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.  15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.  16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.  17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.  18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.  20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.  21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 6:1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação).
Nos vs. 16 e 17, o apóstolo Paulo faz um contraste entre aquilo que ele, e cada um de nós, crentes em Jesus, éramos antes de Cristo se revelar a nós, e agora que o conhecemos. É um contraste tão grande que ele chega a dizer: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas antigas já passara; eis que se fizeram novas”.
Na vida daquele que está em Cristo, tudo é novo; tudo é diferente. Sem Jesus, uma pessoa vive para si mesma. Mas quando ela está em Cristo, então passa viver para Deus. Quando uma pessoa está sem Cristo, em seu entendimento e em seu modo de vida, ela se opõe à lei de Deus, e não tem prazer em fazer a vontade dele; mas quando está em Cristo, então é reconciliada com Deus. E até a sua maneira de pensar sobre si mesma, e sobre outras pessoas, se torna outra.
Mas tudo começa quando ela tem um novo conhecimento de Cristo. Porque, vejamos novamente o v. 16:
Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
- “De agora em diante já não conhecemos a qualquer pessoa, de um ponto de vista humano”.
- “E o mesmo em relação a Cristo: se antigamente nós conhecemos a Cristo de acordo com a carne, agora já não é assim que o conhecemos”.
O que Paulo quer dizer com esta frase ,“segundo a carne”, ou “de acordo com a carne”? E agora que já não conhece a Cristo de acordo com a carne, como é este conhecimento? Acho que se lermos também outras passagens isto se torna mais claro:
Rm 7:14
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.
Rm 8:4
...a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Rm 8:8, 9
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.  9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Conforme podemos notar, nestes vs. Paulo está fazendo um contraste entre aquilo que é carnal e aquilo que é espiritual. O homem, considerado em sua natureza caída, é um ser carnal, em contraste com a lei de Deus, que é espiritual. Quem está na carne, isto é, quem vive de acordo com a natureza humana decaída, pecadora, não pode agradar a Deus. Mas quando o Espírito de Deus, que também é chamado Espírito de Cristo, vem habitar no coração de uma pessoa, então ela já não está mais “na carne”, e sim, no Espírito.
Agora vamos ler mais outra passagem:
1ª Co 2:12
Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
Assim, quando Paulo diz: “A ninguém mais conhecemos segundo a carne”, está se referindo ao fato de que se alguém está Cristo, sendo uma nova criatura, já não anda segundo a maneira de se entender a vida, as pessoas, do ponto de vista de um homem pecador; mas que agora, sendo ensinado pelo Espírito Santo, está aprendendo a pensar nas coisas de acordo com o ponto de vista de Deus.
E inclusive em relação a Cristo: “Antes”, ele diz, “eu conhecia a Jesus de acordo com o ponto de vista humano; mas agora já não o conheço assim; agora, que sou ensinado pelo Espírito, conheço a Cristo segundo o ponto de vista de Deus”.
E aqui em nosso texto básico existem várias coisas que ele fala sobre Cristo que nos são ensinadas pelo Espírito Santo.
Eu quero mencionar quatro delas... O Espírito Santo nos ensina que...
1. Deus estava em Cristo
Vejamos novamente o v. 19
A saber, Deus estava em Cristo...
Algumas pessoas preferem entender estas palavras como Paulo dizendo meramente que, assim como nós estamos unidos a Cristo, como diz o v. 17, assim também Deus e Cristo estavam unidos, em plena comunhão, e trabalhando para a nossa salvação.
Entendem que Deus estava agindo através de Cristo, como um homem usado por ele, assim como fez com Moisés, tirando o povo do Egito, ou por meio dos profetas enviando suas mensagens.
E é claro que Deus estava unido a Cristo, e agindo por meio de Cristo. Mas o sentido pleno é muito maior do que isto. Pois a Bíblia nos diz que Cristo não foi apenas um servo usado por Deus.
Vamos ler outras passagens:
Cl 2:8, 9
8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; 9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.
Mais uma vez um contraste, e aqui entre as filosofias, as tradições e as sutilezas dos homens, de um lado, e Cristo, do outro; entre o mundo, de um lado, e Cristo, do outro. Em Cristo, ele diz, Deus habita corporalmente em “toda a sua plenitude”. E isto está em harmonia com os ensinos do próprio Senhor Jesus.
Jo 14:6-8
 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.  7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.  8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.  9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Jo 10:27-30
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.  28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.  29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.  30 Eu e o Pai somos um.
Cada frase de Jesus aqui é cheia de importância quanto a este assunto:
“Ninguém vem” – e não “ninguém vai ao Pai”, pois, como diz também diz no v. 10, “eu estou no Pai, e o Pai está em mim”.
“Quem conhece ao mim conhece o Pai; quem vê a mim vê o Pai”.
“As minhas ovelhas estão na minha mão, e na mão do Pai, de ninguém pode tirá-las. Pois eu e o Pai somos um”.
Deus estava em Cristo. É assim que o Espírito Santo tem nos ensinado, e é assim que nós aprendemos dele.
2. Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo
Ainda o v. 19:
Deus estava em Cristo, reconciliado consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões...
Quando Deus criou nossos primeiros pais, lá no Jardim do Éden, “escreveu” a norma da sua lei em sua consciência, no sentido de que o homem, feito à imagem e semelhança de Deus, foi criado para glorificar ao seu criador, amá-lo, alegrar-se nele, e amar também ao seu semelhante.
Mas a natureza humana, desde que nossos primeiros pais, Adão e Eva, pecaram, tornou-se pecadora também, e por isto sempre contrária à lei do Senhor, que estava primeiramente gravada nela mesma, em sua própria consciência, e depois foi expressa na revelação especial da Palavra de Deus.
Por causa desta oposição que agora é inerente ao ser humano, Paulo escreve que a carne é inimiga de Deus, que não está, e nunca estará sujeita à lei de Deus, e por isto mesmo a ira de Deus permanece sobre todos os homens.
Então, o homem sem Cristo inventa suas próprias religiões, cria seus próprios deuses, levanta os ídolos de seu próprio coração, mente, inveja, odeia, difama, desobedece aos pais, adultera, pratica toda sorte de impureza sexual, comete desonestidades, rouba, usa drogas, perverte as relações naturais, e muitas coisas semelhantes a estas. A natureza humana está em inimizade contra Deus, e Deus irado com o homem.
Mas o mesmo Deus que se ira, também é um Deus que ama. Deus ama pecadores, e enviou Jesus ao mundo para que, em Cristo, os homens fossem em reconciliados com ele.
Nos dias de sua encarnação, o que lemos nos evangelhos são muitas histórias de pessoas que estavam vivendo em caminhos de pecado, sofrimento, dor e morte, mas que foram reconciliadas, trazidas de volta para Deus, mediante Jesus Cristo, que veio ao encontro delas como um pastor que procura suas ovelhas quando elas se perdem.
Por exemplo:
Jo 8:10, 11
10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher (a mulher que tinha sido apanhada em flagrante adultério), perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?  11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.
Lc 19:7-10
7 Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.  8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.  9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.  10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
Lc 15:1, 2
Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.  2 E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles.
Veja o tipo de pessoas que se aproximavam de Jesus: uma mulher adúltera, (e não foi a única, pois muitas outras prostitutas foram convertidas); Zaqueu, um cobrador de impostos corrupto (e não foi o único, pois Mateus, um dos apóstolos, também o fora, e muitos outros da mesma estirpe).
O texto de Lucas 15 resume bem: os publicanos e pecadores eram as pessoas que mais se sentiam atraídas por Jesus.
E o que ele lhes dizia: “Eu não te condeno. De agora em diante, ‘vida nova’. Não peques mais... Hoje veio salvação a esta casa, pois para isto é que eu vim, para buscar e salvar o perdido...”.
Jesus tinha o coração aberto, e amava estas pessoas. E de tal forma estas pessoas eram atraídas, que os escribas e fariseus se ressentiam e ficavam irados com ele, e reclamavam: “ele recebe pecadores, e come com eles”.
Mas o que os escribas e fariseus não percebiam é que esta pretensa santidade que eles tinham, e que os fazia ficar longe dos “pecadores”, era justamente mais uma forma de transgressão, uma terrível forma de orgulho humano.
E que por isto também estavam pecando contra Deus. Aliás, as palavras mais fortes de Jesus contra o pecado são justamente em oposição a este orgulho dos fariseus. Eu quero ler com vocês alguns versículos em Mateus 23 (não temos como apreciar todo este capítulo agora – vamos apenas ler alguns versículos que nos ajudam a entender a grandeza dos pecados dos fariseus aos olhos do Senhor)
Mt 23:2 nos ajuda a entender a posição deles na religião israelita:
Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus.
Eram os que ocupavam o lugar de ensino das Escrituras em Israel. Os professores da Bíblia. Não estavam entre as prostitutas, nem entre os pecadores de modo geral. Mas isto não quer dizer que não pecavam. Ao contrário, aos olhos de Jesus eram piores do que os outros, pois eles mesmos não praticavam as coisas que ensinavam. E além disto, se entendiam como gente de bem, que estava indo pro céu, mas estavam indo pro inferno, enquanto que os outros, se quisessem no céu, tinham que “entrar no mesmo esquema que o deles”. E Jesus é veemente contra eles:
Mt 23:13
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
“O reino de Deus não é comida nem bebida, mas alegria, justiça e paz no Espírito Santo” (Rm 14:17). Não é feito de coisas nem aparências exteriores, mas está dentro do coração que conhece a Deus (Lc 17:21). Mas os fariseus não entendiam e não conheciam nada disto: a religião deles era triste, injusta, não dava paz ao coração de ninguém. Eles não conheciam o verdadeiro reino do céu; não entravam, e ainda atrapalhavam os pecadores que desejavam entrar, com suas imposições humanas e carnais.  
Mt 23:15
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!
Mt 23:23
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
Mt 23:33
Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
O que pretendo com isto, irmãos, é duas coisas:
A primeira, demonstrar que, sem Cristo, todas as pessoas, desde os pecadores mais notórios, até os religiosos mais apegados à Bíblia, são pecadores perdidos.  E aos olhos de Jesus, um religioso orgulhoso está mais perto do inferno do que uma “mulher da vida”, pois pelo menos “a mulher da vida” tem mais consciência de seus pecados, enquanto que o religioso muitas vezes é justo aos seus próprios olhos, e não acha que precisa se arrepender.
Mas a segunda coisa que desejo demonstrar é que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo mesmo todo tipo de pecadores, até mesmo os fariseus. O homem em cujo escrito estamos meditando hoje é o maior de todos os exemplos:
Fp 3:4-7
4 Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, 6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.  7 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.
Um dia este fariseu teve um encontro com Cristo, e quando o conheceu, então deixou de lado toda a confiança em sua justiça própria, em sua religiosidade, em sua posição, deixou de lado todo o seu orgulho, a sua atitude arrogante de condenação ao resto da humanidade, e converteu-se ao Senhor. Deus, que estava em Cristo, é maravilhoso. Ele salva até fariseus. Glória a Deus.
A ira de Deus está sobre todos os homens, mas somente se estão sem Cristo. Todos os homens que estão em Cristo, são reconciliados com Deus, e sobre eles Deus não atribui as suas transgressões.
Isto também é algo que o Espírito Santo nos tem ensinado, e que nós aceitamos de coração.
3. Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, mediante a sua morte
Isto é, mediante a morte de Jesus Cristo.
v. 14
Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram
v. 21
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Irmãos, que coisa gloriosa: Desde os tempos antigos, o Espírito do Senhor sempre contendeu com os homens, chamando-os a se reconciliarem com Deus. Desde os profetas de Israel, e bem antes deles até, nos dias de Noé, e antes, sempre houve uma palavra de perdão, uma oferta de amor, uma chamada ao arrependimento e à reconciliação, mesmo que os pecados dos homens fossem “como a escarlate”. Também “nos dias de sua carne”, antes de ser crucificado, o Senhor Jesus convidava aos pecadores cansados e oprimidos, que viessem a ele.
Mas desde a antiguidade, Deus já havia estabelecido que, se o castigo dos nossos pecados, isto é, a morte eterna, não cairia sobre nós, e que nós seríamos reconciliados, deveria cair sobre alguém, isto é, Deus já havia estabelecido que o castigo dos nossos pecados cairia sobre ele mesmo, na pessoa de seu Filho.
Por isto é que Pedro diz que Jesus é o cordeiro de Deus, cujo sacrifício mediante o qual nós fomos resgatados é conhecido desde antes da criação do mundo (1ª Pe 18-20).
Vamos ler também Cl 1:21, 22
21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, 22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.
Ele nos reconciliou consigo mesmo mediante a morte de Jesus em nosso lugar.
Eu me lembro de uma estória que li alguns anos atrás. Contava de um jovem que um dia, viajando por um deserto, assaltou um morador da região, e durante o assalto o assassinou. Então, enquanto fugia, entrou na tenda de um chefe beduíno, e pediu abrigo. O chefe começou a conversar com o jovem, que acabou confessando o que fizera. O chefe se compadeceu do jovem, que com os seus graves crimes acabara por estragar toda a sua vida, e prometeu que lhe abrigaria, e o ajudaria a reconstruir sua vida.
Minutos depois chegou a polícia local. E contaram que estavam perseguindo um ladrão e assassino. O chefe então disse que o homem que estavam procurando estava em sua tenda, e sob o seu abrigo. Que ele se responsabilizava por ele, e que o ajudaria a reconstruir a vida. Ao que os policiais responderam: “Mas o homem que ele matou era o seu filho”.
E o chefe, comovido de amor e justiça respondeu: “Pois então eu cuidarei dele, e o adotarei no lugar do meu filho”.
Amados, ainda que de uma forma muito imperfeita, esta estória ilustra o que Deus fez por nós: foram os nossos pecados que levaram Jesus à morte na cruz. Mas também mediante a morte de Jesus nós fomos feitos filhos de Deus.
4. Deus estava em Cristo, reconciliando com sigo o mundo mediante a sua morte, por amor a nós
Há três afirmações nos escritos de João acerca da natureza essencial de Deus que podemos nos lembrar neste contexto: Em João capítulo 4 ele diz que Deus é Espírito, e por isto a adoração que ele deseja deve ser espiritual e de coração (Jo 4:24). Em 1ª João 1:5 ele diz que Deus é luz, e isto quer dizer que ele é a fonte de todo o bem. E em 1ª João 4:8 ele diz que Deus é amor.
Nada do que ele faça é sem este amor que “faz parte” de sua própria natureza. Assim que Paulo, ao meditar que em Cristo Deus veio ao mundo, viveu entre nós numa condição de humildade e sofrimento, ao considerar que em tudo o que Jesus fez e falou estava agindo com misericórdia e compaixão, a fim de buscar e salvar o que estava perdido, ao entender que na cruz o Senhor Jesus estava dando a sua vida por nós, que ele foi feito pecado por nós, para que nele fossemos feitos justiça de Deus, ele entende que este foi o maior de todos os atos de amor que Deus fez em nosso favor.
Chegou à conclusão de que Deus é por nós, e se Deus é por nós, ninguém será contra nós; de que nada, nem ninguém poderá nos separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo. Quero ler duas passagens:
Rm 5:8
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Gl 2:20
Estou crucificado com Cristo; 20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Veja: todos nós, por causa do pecado com o qual nascemos, éramos por natureza, contrários às coisas de Deus. Não amávamos a sua lei. E então Deus, se decidisse que não nos salvaria, mas nos deixaria entregues aos nossos próprios pecados, estaria sendo completamente justo. Ele não tinha a obrigação de nos salvar.
Mas penso, meus irmãos, que embora Deus, por assim dizer, “não tivesse a obrigação legal de nos salvar”, ele não poderia fazer de outro modo, uma vez que nos amou. A sua natureza amorosa não poderia deixar de nos enviar seu Filho, assim como um homem amoroso não consegue deixar de fazer o bem a quem ama. E Cristo, por que ele e o Pai “são um” também não faria de outro modo.
Se Deus é verdadeiro e fiel, seu amor é verdadeiro e fiel; se Deus é perfeito, seu amor é perfeito; se Deus é eterno, seu amor é eterno.
Mais, uma vez: é assim que o Espírito Santo ensina, e testifica no coração daqueles que estão em Cristo.
Conclusão
Se antes conhecemos a Cristo segundo a carne, já não é assim que o conhecemos agora, pois nós temos recebido o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos tem sido dado gratuitamente.
E o Espírito nos ensina que Deus estava em Cristo, nos reconciliando com ele mesmo, não atribuindo a nós as nossas transgressões, mas fazendo cair sobre ele as nossas injustiças, para que nele fossemos feitos justiça de Deus.
E a grande razão pela qual ele fez isto está no fato de que Deus é amor, e nos amou assim.
Aplicação
Primeiramente, eu quero me dirigir a você, que já tem sido ensinado pelo Espírito Santo, e tem conhecido a Jesus desta maneira:
Se Deus estava em Cristo, então você pode conhecer a Deus, cada vez mais, olhando para Jesus Cristo: procure conhecer a Deus, mais e mais. Leia as Escrituras. Medite nelas, pois são elas que nos dão testemunho de Jesus. Ouça a voz do Espírito nas Escrituras. Veja como é Deus, o que lhe agrada, e sirva a Jesus, e adore a Jesus.
Se Deus estava em Cristo, reconciliando você com ele, então você pode viver uma vida de amigo de Deus, de comunhão com Deus. Saiba que nenhuma condenação há sobre você, que todos os seus pecados já foram perdoados. Tenha paz com Deus mediante a fé em Jesus Cristo.
Se Deus estava em Cristo reconciliando você com ele através da morte de Jesus, então confie no sangue de Jesus. Você não precisa “nada além do sangue de Jesus para ser purificado”. Confie na fidelidade de Deus. Confie no amor de Deus. Desfrute do amor de Deus, viva no amor de Deus. Deixe que o amor de Deus te constranja, isto é, que te cerque de todos os lados, e viva inundado pelo amor de Deus, em todas as circunstâncias. Nada irá separar você do amor de Deus que está em Cristo Jesus. E em amor, viva para aquele que por você morreu e ressuscitou.
Agora, eu quero me dirigir a você, que ainda não tem este conhecimento de Cristo, tal como o Espírito Santo ensina:
Pode ser que haja aqui alguém que não acredita que Jesus Cristo é a encarnação de Deus.E se não acredita nisto, então também não acredita nas demais coisas que eu disse, mas pensa em Jesus apenas como um grande homem, ou um grande mestre, ou um grande exemplo a ser seguido. E neste caso ainda está em inimizade contra Deus, e é por natureza “um filho da ira”.
Mas se assim for, veja como é grande a oportunidade que Deus lhe dá nesta hora:
vs. 18 e segs.
18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.  20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.  21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 6:1 E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação).
Sim, as mesmas coisas que Paulo disse de si mesmo, eu posso também dizer de mim e de você nesta hora:
Eu sou um embaixador de Deus, e estou falando em nome de Cristo, como se Deus estivesse aqui pessoalmente, falando por meu intermédio. E Deus diz que na cruz de Jesus ele já fez tudo o que é necessário para que você seja salvo. Em Cristo, Deus te perdoa de todo o vício, de toda a mentira, de toda a prostituição, de todo adultério, de toda a pornografia, de toda a malícia, de toda a idolatria, ou feitiçaria, de todo o mal que você tiver feito.

Mas há uma coisa que você deve fazer: reconcilie-se com Deus. Deixe os seus pensamentos errados, deixe seus caminhos errados, deixe de ser o dono de sua própria vida. Creia em Jesus e reconcilie-se com Deus. Não receba em vão esta graça de Deus que lhe está sendo oferecida. “Venha a Cristo, sem demora”. Então serão cancelados os seus pecados, e você será uma nova criatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo