IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 20 de julho de 2014
Meus
queridos irmãos, vamos ler Isaías capítulo 6
No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado
sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o
rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. 3 E
clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos
Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4 As
bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. 5 Então,
disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito
no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos
Exércitos! 6 Então, um dos serafins voou para
mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 com a brasa tocou a
minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi
tirada, e perdoado, o teu pecado. 8 Depois disto, ouvi a voz do
Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me
aqui, envia-me a mim. 9 Então, disse ele: Vai e dize a
este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. 10
Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os
olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a
entender com o coração, e se converta, e seja salvo. 11
Então, disse eu: até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que sejam desoladas as
cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores, e a terra seja
de todo assolada, 12 e o SENHOR afaste dela os homens, e no meio da terra
seja grande o desamparo. 13 Mas, se ainda ficar a décima
parte dela, tornará a ser destruída. Como terebinto e como carvalho, dos quais,
depois de derribados, ainda fica o toco, assim a santa semente é o seu toco.
No cap.1, a introdução deste livro nos diz que o
ministério de Isaías teve início nos dias do Rei Uzias, rei de Judá (que também
é chamado Azarias [1]).
Isaías é um dos profetas mais citados no Novo Testamento.
Foi ele que mais de setecentos anos antes de Jesus
nascer escreveu que a virgem conceberia e daria à luz um filho que seria
chamado Deus conosco [2].
Foi ele que escreveu sobre Jesus, dizendo que o castigo
que nos trás a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados [3].
Foi o profeta Isaías que Jesus citou em seu primeiro
ensino na sinagoga da cidade em que cresceu, dizendo que ele era o Cristo
prometido pelo profeta [4].
Os dias de Isaías foram tempos difíceis, em que poças
pessoas temiam e tremiam diante da Palavra do Senhor, mas também foram tempos
de homens de grande estatura espiritual, como os profetas Miquéias, Oséias e
Amós.
Segundo a interpretação de alguns, esta visão que
Isaías registra aqui no cap. 6 não aconteceu depois que o Rei Uzias morreu.
Apenas foi no mesmo ano de sua morte
Então, Isaías possivelmente está aqui descrevendo o
que aconteceu logo no início de seu ministério, quando ele foi chamado por Deus
para ser um profeta em seu nome.
Mas outras pessoas entendem de um modo diferente:
entendem que esta visão aconteceu depois da morte do Rei Uzias.
De acordo com a tradição dos rabinos judeus, Isaías
seria sobrinho de Uzias, um rei piedoso e temente a Deus.
Às vezes, para que nós possamos ver a Deus, é necessário
que outras pessoas, ou outras coisas, sejam tiradas de diante dos nossos olhos.
Assim, um tanto entristecido com a morte do rei,
abatido de espírito, Isaías estaria no templo em Jerusalém, buscando a face de
Deus.
E ali ele viu o Senhor.
Embora ele fosse profeta já há algum tempo, esta
visão do Senhor foi um momento de renovação em sua vida, quando, tocado pela
glória, pela majestade, pela santidade de Deus, ele se viu purificado de seus próprios
pecados, restaurado espiritualmente e com novo ânimo se pôs a proclamar a
Palavra de Deus
De qualquer modo, o ponto mais alto é este: Isaías
viu o Senhor.
Ele contemplou seu poder, seu domínio.
E como um profeta, um mensageiro de Deus, ele
registrou o que viu nas Escrituras Sagradas, para que, por intermédio delas nós
aprendamos a conhecer a Deus.
Pois o Senhor, o Deus de Isaías, o único Deus
verdadeiro, é o Deus a quem nós adoramos também, e a quem precisamos conhecer
cada dia mais.
Tendo em mente este fato, que aqui Isaías nos
descreve quem é Deus, vamos meditar nas Palavras deste homem ensinado pelo
Espírito Santo. O que o Espírito nos ensina sobre Deus?
1. O Espírito nos diz que o Senhor Deus é o
Rei do Universo
1.1
– Ele é o Senhor dos céus
v.1 – “Eu vi o
Senhor assentado sobre um alto e sublime trono”
Trono é o assento do Rei, de onde ele governa os
seus súditos
Por isto no v. 5 Isaías diz: “Os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos”
1.1.1
– O Senhor é o rei dos Exércitos que se assenta sobre um alto e sublime trono
Quando Isaías, no v. 5, e os serafins (esta palavra
denota seres espirituais que se assemelham a chamas de fogo), no v. 3,
descrevem o Senhor como o rei dos Exércitos, estão nos dizendo que ele é o rei
dos céus.
Is 40:25, 26
“A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja
igual? – diz o Santo. 26 Levantai ao alto os olhos e vede. Quem
criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem
contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em
poder, nem uma só vem a faltar.”
Olhe para o céu,
diz, o Senhor. Quem criou estas coisas todas que estão diante dos teus olhos?
Aquele que faz sair o seu exército de milhões, bilhões, trilhões de estrelas.
Aquele que
conhece e chama a cada uma delas pelos seus nomes.
Ele é tão grande,
tão forte, tão poderoso, que nenhuma delas vem a faltar.
Assim, pois, é
uma referência ao céu em seu aspecto físico, material. Ele é o Senhor das
estrelas.
Mas também esta
expressão é usada para descrever os seres angelicais que adoram a Deus.
Ne 9:5,6
Os
levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías
disseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vosso Deus, de eternidade em eternidade. Então ,
se disse: Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e
louvor. 6 Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o
seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e
tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora.
Assim, quando
dizemos que o Senhor é o Senhor dos Exércitos, estamos afirmando nosso
conhecimento de que ele domina sobre todo o céu, as coisas visíveis e as
invisíveis. Ele é o Rei do Universo.
Por isto ele está
assentado num alto e sublime trono.
Por isto os
serafins o cercam, voam por sobre ele e clamam uns aos outros: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos
Exércitos”
1.1.2 – É importante dizer que aqui estamos diante
de JAVÉ, aquele que em teologia nós carinhosa e reverentemente denominamos “o
Deus Triuno”
Ainda que para
nossa pequena capacidade de entender isto seja um mistério, a revelação bíblica
nos ensina que Deus é somente UM, mas que neste único ser coexistem três pessoas:
o Pai, o Filho, que se encarnou e viveu entre nós, e o Espírito Santo, que vem
habitar no coração dos que creem.
Digo que estamos
diante do Deus Triuno, primeiramente porque Isaías está vendo a Cristo, naquela
glória que ele tinha com o Pai antes de vir à terra e habitar entre nós como um
ser humano.
Que nos ensina
isto de modo inequívoco é o apóstolo João.
Jo 12:37-41
E, embora
tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele, 38
para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em
nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? 39 Por
isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda: 40 Cegou-lhes os
olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam
com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados. 41 Isto
disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.
Aqui o apóstolo
está descrevendo a incredulidade dos judeus diante de Jesus.
Embora ele
tivesse feito tantos milagres, as pessoas, em sua maioria, não acreditaram nele.
O v. 40 é uma
referência ao que está registrado no cap. 6 de Isaías.
Era uma palavra
que estava se cumprindo.
E no v. 41 João
completa o seu ensino dizendo que, o que Isaías viu no cap. 6 de seu livro, foi
a glória de Jesus Cristo.
Então é Cristo a
quem Isaías está vendo.
E Jesus
acrescenta, de modo muito claro, que para habitar entre nós como um ser humano
ele, durante aquele tempo, deixou a sua glória no céu.
Veja a oração que
Jesus fez ao seu Pai, na véspera de sua morte, antes de voltar para o céu:
Jo 17:4, 5
Eu te
glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; 5
e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de
ti, antes que houvesse mundo.
E veja também o
que aconteceu a partir do dia seguinte, quando o Senhor morreu na cruz, em
nosso lugar e ressuscitou ao terceiro dia
Hb 1:1-4
Havendo
Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem
constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3
Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando
todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação
dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 4
tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do
que eles.
Em segundo lugar,
digo que estamos diante do Deus Triuno porque Jesus é a revelação do Pai.
Jo 14:8, 9
Replicou-lhe
Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe
Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me
vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
E por ultimo,
digo que estamos diante do Deus Triuno porque aqui estamos diante das Palavras
dadas a Isaías pelo Espírito Santo.
Assim como Cristo
falou a Isaías, o Espírito Santo fala a nós em nome de Cristo através de Isaías
At 28:25-27
E,
havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras:
Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías,
quando disse: 26 Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e
não entendereis; vendo, vereis e não percebereis. 27 Porquanto o
coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e
fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os
ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam
curados.
No v. 26, Paulo
cita Isaías 6, e no v. 25, ele atribui aquelas palavras ao Espírito Santo.
Sim. O Deus Triuno,
assentado sobre o alto e sublime trono.
O Rei do
Universo, o Senhor do Exército dos Céus.
2. Ele
também nos diz que o Senhor, o Rei dos Exércitos, alto e sublime, é Santo,
Santo, Santo – v. 3
Nele não existe,
nem pode existir, qualquer forma de mal; nenhuma espécie de pecado.
Ao contrário, o
caráter dele é puro, é honesto, e todas as suas obras são justas.
Em sua santidade
ele é pleno de bondade, graça, misericórdia.
Em sua santidade
ele odeia toda a forma de mal.
A santidade do
Senhor se manifesta entre os homens de duas formas: trazendo juízo contra os
pecadores hostis e trazendo salvação para os que humildemente se quebrantam
diante dele
2.1 – Vejamos o juízo de Deus contra a
perversidade dos homens
No profeta Isaías
a palavra “ai”, denotando juízo, castigo, maldição, ocorre cerca de vinte e
três vezes. Eu desejo citar algumas:
1:4
Ai desta
nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos
corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram
para trás.
3:11
Ai do
perverso! Mal lhe irá; porque a sua paga será o que as suas próprias mãos
fizeram.
5:20-23
Ai dos
que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz,
escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! 21 Ai dos
que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito! 22
Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte, 23
os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça!
10:1, 2
Ai os que
decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, 2 para
negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo,
a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!
29:15
Ai dos
que escondem profundamente o seu propósito do SENHOR, e as suas próprias obras
fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece?
30:1
Ai dos
filhos rebeldes, diz o SENHOR, que executam planos que não procedem de mim e
fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado!
33:1
Ai de ti,
destruidor que não foste destruído, que procedes perfidamente e não foste
tratado com perfídia! Acabando tu de destruir, serás destruído, acabando de
tratar perfidamente, serás tratado com perfídia.
45:9,10
Ai
daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre
outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua
obra não tem alça. 10 Ai daquele que diz ao pai: Por que geras? E à
mulher: Por que dás à luz?
Sim, de todos
estes modos, e muitos outros, o Senhor manifesta o seu desprazer com o pecado
dos homens.
Ele abomina a
perfídia, isto é a falsidade. Ele abomina o desrespeito aos pais; a rebeldia; o
suborno; a injustiça; a inversão dos valores, o apoio ao que é errado.
Ele é Santo, Santo,
Santo.
Por isto quando
Isaías, aquele homem que tantas vezes pronunciara “ais” contra os pecados de seu
tempo, contemplou a santidade do Senhor, ele precisou dizer de si mesmo:
“Ai de
mim; estou perdido. Pois sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um
povo de impuros lábios, e meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos”.
Pois não há homem
que não peque.
E Isaías percebeu
que não somente o povo no meio do qual vivia era pecador, mas ele também; percebeu
que seus lábios falavam coisas impuras
E sabemos, conforme
Jesus nos ensinou, que nossos lábios apenas expressam o que vai no coração.
Se Isaías tinha “a
boca suja”, é porque o coração estava assim.
Mas então um dos
seres celestiais que serviam ao Deus de toda santidade foi até o altar, dali
tirou uma brasa, e com ela tocou nos lábios do profeta.
“Veja”, disse ele, “a tua iniquidade foi
tirada, o teu pecado foi perdoado”
2.2 – Pois o mesmo Deus que julga a iniquidade dos
perversos também purifica e santifica os contritos de coração
Assim o Senhor
faz uma promessa aos que lamentam seus pecados, aos que o buscam de todo o
coração
Is 57:15-21
Porque
assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de
Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido
de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos
contritos. 16 Pois não contenderei para sempre, nem me indignarei
continuamente; porque, do contrário, o espírito definharia diante de mim, e o
fôlego da vida, que eu criei. 17 Por causa da indignidade da sua
cobiça, eu me indignei e feri o povo; escondi a face e indignei-me, mas,
rebelde, seguiu ele o caminho da sua escolha. 18 Tenho visto os seus
caminhos e o sararei; também o guiarei e lhe tornarei a dar consolação, a
saber, aos que dele choram. 19 Como fruto dos seus lábios criei a
paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o SENHOR, e eu
o sararei. 20 Mas os perversos são como o mar agitado, que não se
pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo. 21 Para os
perversos, diz o meu Deus, não há paz.
Sim, para os
quebrantados a santidade de Deus trás salvação. Aos quebrantados ele trata com
misericórdia. Aos abatidos ele restabelece. Aos feridos ele restaura.
Pois...
3. O
Deus Triuno, Rei dos Exércitos dos céus, Santo, Santo, Santo, é glorioso não
somente nos céus, mas também é grande sobre a terra
v. 3
“Toda a
terra está cheia de sua glória”
Ele é rei no céu
e na terra.
Majestoso no céu
e na terra.
Pois toda a terra
está cheia de sua glória.
A palavra glória
significa “peso, valor”, resplendor, grandeza .
O domínio do
Senhor se estende por todos os lugares do universo, sobre toda a criação.
Ele governa sobre
tudo e sobre todos.
Sobre o curso das
coisas criadas: os rios, os ventos, os animais, os vales, os montes, tudo está
sob o governo de Deus
Mas eu desejo
destacar particularmente a vida humana
Toda ela está sob
o governo do Senhor
Por exemplo:
3.1 – O homem em seu trabalho: ele está sob a
condução de Deus
Is 28:24-29
Porventura,
lavra todo dia o lavrador, para semear? Ou todo dia sulca a sua terra e a
esterroa? 25 Porventura, quando já tem nivelado a superfície, não
lhe espalha o endro, não semeia o cominho, não lança nela o trigo em leiras, ou
cevada, no devido lugar, ou a espelta, na margem? 26 Pois o seu Deus
assim o instrui devidamente e o ensina. 27 Porque o endro não se
trilha com instrumento de trilhar, nem sobre o cominho se passa roda de carro;
mas com vara se sacode o endro, e o cominho, com pau. 28 Acaso, é
esmiuçado o cereal? Não; o lavrador nem sempre o está debulhando, nem sempre
está fazendo passar por cima dele a roda do seu carro e os seus cavalos. 29
Também isso procede do SENHOR dos Exércitos; ele é maravilhoso em conselho e
grande em sabedoria.
3.2 – O destino de cada ser humano e das nações
Is 45:12, 13
Eu fiz a
terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os
seus exércitos dei as minhas ordens. 13 Eu, na minha justiça,
suscitei a Ciro e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha
cidade e libertará os meus exilados, não por preço nem por presentes, diz o
SENHOR dos Exércitos.
Isto disse Isaías
pelo menos 150 anos antes que este homem, Ciro, rei dos persas, libertasse os
israelitas do cativeiro babilônico.
3.3 – Ele é o Deus que determina o que há de
acontecer
Is 46:9-13
Lembrai-vos
das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou
Deus, e não há outro semelhante a mim; 10 que desde o princípio
anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não
sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha
vontade; 11 que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra
longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei
este propósito, também o executarei. 12
Ouvi-me vós, os que sois de obstinado coração, que estais longe da
justiça. 13 Faço chegar a
minha justiça, e não está longe; a minha salvação não tardará; mas
estabelecerei em Sião o livramento e em Israel, a minha glória.
Você que conhece
a Bíblia sabe que a promessa se cumpriu.
Israel foi levado
de volta para casa.
No devido templo
a glória do Senhor se manifestou.
O Verbo se fez
carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do Unigênito do
Pai.
Conclusão
Num certo
sentido, aquele foi um dia comum em Israel.
No mundo do lado
de fora do templo, as pessoas seguiam, cada uma a sua vida, cuidando dos
afazeres do dia a dia.
As mulheres
cuidando da casa, as crianças brincavam, os homens trabalhando nos campos.
Mas no templo do
Senhor algo extraordinário estava acontecendo.
Isaías estava
vendo aquele que é invisível.
Ele viu ao Senhor.
E se ele estava
triste com a morte do Rei Uzias, certamente o coração dele foi consolado.
Pois Uzias pode
estar morto, mas o SENHOR reina.
Por trás de todos
os acontecimentos do mundo o Senhor reina.
Ele reina nos
céus e na terra.
Ele reina em
santidade, poder, glória, majestade.
Ele julga o mundo
com justiça.
Ele dá a paga ao
perverso e salva os quebrantados de coração.
Isaías saiu dali
um novo homem.
Ele teria uma
tarefa muito árdua.
Iria proclamar a
Palavra de Deus a uma nação rebelde, e poucos o ouviriam.
Mas ele estava a
serviço de seu rei, e nunca voltou atrás.
Ele viu o Senhor.
O Senhor que mais
tarde se fez homem, deu sua vida na cruz, ressuscitou e subiu ao céu para
preparar-nos um lugar.
O Senhor que
disse aos seus discípulos: “E eis que
estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” [5]
Ele viu o Senhor
que está aqui.
E saiu dali um
novo homem, um homem cheio, não de palavras feias na boca, mas cheio da Palavra
do Senhor
Aplicação
Nós estamos num
lugar dedicado ao Senhor, num momento consagrado ao Senhor
Você pode fechar
seus olhos e abrir seu coração?
Com os olhos da
alma, você pode ver o Senhor?
Você pode ver
quem é o Senhor?
E se você pode...
Então você pode
saber em seu coração que todas as coisas que acontecem estão sob controle.
Talvez você tenha
entrado aqui com tristeza de coração, pelas perdas que acontecem nesta vida:
A perda de um
ente querido, de uma pessoa amada.
A perda de bens
materiais.
A perda de uma posição.
Mas nossas perdas
podem nos levar a ganhar, pois nos levam à comunhão com aquele que governa
sobre tudo e sobre todos.
Você não precisa
estar preocupado com o que ele faz, na sua vida ou na vida de outros.
Pois
desde a Antiguidade não se viu, nem jamais se ouviu, um Deus semelhante a ele,
que trabalha para aquele que nele espera .[6]
Também você pode
se aproximar dele para ser santificado.
Pois na presença
dele o pecador contrito é perdoado, os lábios são purificados, o coração é
mudado.
Ainda que os seus
pecados sejam vermelhos como a escarlata, se tornarão alvos como a neve.[7]
Como está
escrito: “E todos nós, com o rosto
desvendado, contemplando como num espelho a glória do Senhor, somos
transformados, de glória em glória, na sua imagem, pelo Senhor, o Espírito” [8].
E assim você pode
se aproximar dele também para adorá-lo, para amá-lo, para dizer, como os
serafins: “Santo, Santo, Santo é o
Senhor, toda a terra está cheia de sua glória”.
E você pode se
aproximar dele para servi-lo, como Isaías: “Eis-me
aqui, Senhor, envia-me a mim.”
[1] Cf. 2º
Rs 15:1-7 e 2º Cr 26
[2] Is 7:14;
Mt 1:22, 23
[3] Is 53:5,
6; 1ª Pe 2:24, 25
[4] Lc 4:16-21,
cf. Is 61:1-3
[5] Mt
28:18-20
[6] Is 64:4
[7] Is 1:18
[8] 2ª Co
3:18
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