Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 10 de agosto de 2014

Um coração totalmente dele - 2º Cr 16:9

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 6 de julho de 2014
Pr. Plínio Fernandes      Baixe em PDF     Baixe em EPUB     Baixe em MOBI
Amados irmãos, vamos ler 2º Crônicas 16:1-10
No trigésimo sexto ano do reinado de Asa, subiu Baasa, rei de Israel, contra Judá e edificou a Ramá, para que a ninguém fosse permitido sair de junto de Asa, rei de Judá, nem chegar a ele.  2 Então, Asa tomou prata e ouro dos tesouros da Casa do SENHOR e dos tesouros da casa do rei e enviou servos a Ben-Hadade, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo: 3 Haja aliança entre mim e ti, como houve entre meu pai e teu pai. Eis que te mando prata e ouro; vai e anula a tua aliança com Baasa, rei de Israel, para que se retire de mim.  4 Ben-Hadade deu ouvidos ao rei Asa e enviou os capitães dos seus exércitos contra as cidades de Israel; e feriu a Ijom, a Dã, a Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali.  5 Ouvindo isso Baasa, deixou de edificar a Ramá e não continuou a sua obra.  6 Então, o rei Asa tomou todo o Judá, e trouxeram as pedras de Ramá e a sua madeira com que Baasa a edificara; com elas edificou Asa a Geba e a Mispa.  7 Naquele tempo, veio Hanani a Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porquanto confiaste no rei da Síria e não confiaste no SENHOR, teu Deus, o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos.  8 Acaso, não foram os etíopes e os líbios grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Porém, tendo tu confiado no SENHOR, ele os entregou nas tuas mãos.  9 Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti.  10 Porém Asa se indignou contra o vidente e o lançou no cárcere, no tronco, porque se enfurecera contra ele por causa disso; na mesma ocasião, oprimiu Asa alguns do povo. 11 Eis que os mais atos de Asa, tanto os primeiros como os últimos, estão escritos no Livro da História dos Reis de Judá e Israel. 12 No trigésimo nono ano do seu reinado, caiu Asa doente dos pés; a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos médicos.  13 Descansou Asa com seus pais; morreu no quadragésimo primeiro ano do seu reinado.  14 Sepultaram-no no sepulcro que mandara abrir para si na Cidade de Davi; puseram-no sobre um leito, que se enchera de perfumes e de várias especiarias, preparados segundo a arte dos perfumistas. Foi mui grande a queima que lhe fizeram destas coisas.
Alguns dias atrás nós meditamos sobre o maravilhoso texto de João cap. 4, onde é narrado o encontro de nosso Senhor com a mulher samaritana. Nós consideramos o ensino de Jesus sobre aquele desejo muito especial que há no coração de Deus, nosso Pai: ele procura, ele deseja adoradores, que o adorem em espírito e em verdade.
Eu quero insistir nisto com vocês, amados do Senhor:
Adoradores: nosso Pai procura, e deseja ver em nós pessoas que o amam, que o desejam, que o sirvam, que lhe declarem seu amor, nos momentos de culto, mas não apenas em Jerusalém ou no Monte Gerisim,[1] e sim, onde quer que estejam, em espírito e em verdade. Ele é santo, entronizado entre os louvores de sua igreja.
Intercessores: nosso Deus procura, e deseja ver em nós, pessoas que oram pelos outros; que se colocam diante dele em favor da terra.[2]
Se nós orarmos, se nós confiarmos, se nós confessarmos nossos pecados, se nos convertemos dos nossos maus caminhos, se nós perseveramos nisto, muitas bênçãos serão derramadas sobre o Brasil.[3]
Muitas pessoas que estão espiritualmente mortas reviverão, muitos que estão cegos verão a luz da glória de Deus no evangelho de Jesus Cristo, muitos que estão surdos ouvirão a voz do Senhor e serão despertados, muitas pessoas que estão dormindo nos bancos das igrejas serão acordadas para uma vida cristã profundamente santa, alegre e vitoriosa.
Quando a luz do evangelho brilha, prostitutas, adúlteros, traficantes, feiticeiros, sequestradores, viciados, ladrões, “fariseus”, se tornam homens e mulheres santos, trabalhadores, gente de Deus, servos da justiça e da graça do Senhor.
Oremos por nossa pátria.
Hoje eu gostaria de trazer a Palavra que nos é dada pelo Senhor através do profeta Hanani, ditas ao Rei Asa, do Reino de Judá, no v. 9:
“Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele...”.
Estas palavras que são para nós uma promessa, foram também uma promessa para o Rei Asa, mas que precisaram ser dadas como uma repreensão, e infelizmente Asa não as ouviu, pois se ele tivesse se humilhado certamente o fim da história seria outro, para o bem dele. É um momento triste na história deste homem de Deus, que durante trinta e seis anos foi um dos melhores reis que o povo escolhido jamais teve.
Durante muito tempo ele fez o que é bom e reto diante do Senhor, durante muito tempo ele teve um coração fiel; ele fez com que fossem abolidos os cultos idólatras em sua nação, uma nação de constituição baseada na revelação de Deus através de Moisés; Asa promoveu o culto a Deus e a proclamação da Palavra de Deus. Como resultado, o Senhor concedeu paz e prosperidade ao Reino de Judá.
Em certa ocasião um enorme exército de inimigos se levantou contra o seu povo, mas graças à confiança que Asa tinha em Deus, os inimigos foram derrotados. Depois disto Asa levou os judeus a buscarem ainda mais a Deus, e viveram felizes e prósperos durante todo este tempo.
Mas agora, no trigésimo sexto ano de seu reinado, Baasa, Rei de Israel, o reino do norte, irmão e, nestes tempos, inimigo do Reino de Judá, começou a levantar uma fortificação num lugar chamado Ramá, para que Judá se visse cercado e cerceado em suas relações exteriores. Ninguém poderia aproximar-se ou sair de Judá.
Asa precisava tomar uma providência, e tomou, mas não foi como das outras vezes: em vez de recorrer a Deus, ele fez uma aliança com Ben-Hadade, rei da Síria. O rei da Síria lutou contra Israel, de sorte que Baasa teve que se retirar e deixar Asa em paz.
Asa se viu livre de Baasa, mas não conforme a vontade de Deus. Por isto as palavras de repreensão de Hanani: “nisto procedeste loucamente; por isto desde agora haverá guerras contra ti.”
 “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele...”
Você quer ser uma pessoa assim, cujo coração é totalmente do Senhor?
Dentro deste contexto, o que significam estas palavras? O que significa ser um homem, jovem ou idoso, cujo coração é totalmente do Senhor? O que significa ser uma mulher, jovem ou idosa, cujo coração é totalmente do Senhor?
Conforme podemos observar neste contexto, há três elementos que evidenciam um coração totalmente dele, que precisamos aprender, nos quais precisamos crescer, para sermos pessoas assim.
Vamos considerar cada um deles...
1. Um coração totalmente do Senhor, é um coração que confia no Senhor
Aliás, esta é a tradução da NVI, pois este é o significado à luz dos vs. 7,8.
Por “confiar” Hanani quer dizer crer, não somente no poder que Deus tem de sujeitar a si todas as coisas, mas crer também na boa disposição que ele tem para nos ajudar nas situações de conflito, nos momentos de crise, quando precisamos seu socorro e sua graça.
No v. 8 Hanani dá testemunho a respeito do próprio Rei Asa. É uma referência à história narrada no cap. 14:9-12.
Ali nós lemos que um homem chamado Zerá, etíope, reuniu um grande exército e marchou contra os judeus.
Asa reconhece que entre o fraco e o poderoso, não há quem possa socorrer o fraco, a não ser o Senhor.
Mas ele reconhece também que o Senhor é quem não somente tem o poder, mas a disposição de salvar os que nele confiam.
Então ele ora a Deus, ele luta em nome de Deus, e ele vence em nome de Deus.
Um coração totalmente do Senhor é um coração que confia no poder e no amor de Deus, é um coração que confia na graça de Deus, que confia que em Deus há salvação.
Aliás, amados, quando Deus enviou seu Filho ao mundo, este Filho de Deus veio para fazer duas coisas grandiosas, que nos são declaradas em Mateus cap. 1:
Mt 1:21-23
21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.  22 Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).
No v. 23, o anjo que está falando a José cita a profecia de Isaías – Ele será chamado pelo nome de Emanuel, Deus conosco. Na pessoa de seu Filho Deus veio habitar entre nós, Deus está conosco. E no v. 21, o anjo havia dito que o Filho de Deus deveria receber o nome “Jesus”, que quer dizer “Jeová (JAVÉ) salva”, e explica que isto é “porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
Deus, portanto, não é somente o todo poderoso criador e sustentador do universo. Ele é Deus salvador, que vem ao encontro de todo aquele que nele confia, para salvar, não somente em situações difíceis, mas para dar inclusive, e acima de tudo o que é bom, a salvação eterna, salvando-nos da condenação dos nossos pecados, salvando-nos do poder que o pecado tem sobre nós, salvandos-nos da escravidão do mal.
Você quer ser um homem, uma mulher, jovem ou idoso, cujo coração seja totalmente do Senhor?  Então a primeira característica é esta:
Confie em Deus, confie em seu Filho Jesus Cristo, como teu salvador. Como aquele que tem poder e amor para salvar você: para salvar você de seus pecados, de seus vícios, de seus maus comportamentos, de seu mau caráter. Confie nele também como aquele que tem poder para salvar você nos momentos de crise, nas situações difíceis, sejam nas relações familiares, seja no trabalho, seja onde você precisar dele.
Há um segundo aspecto, relacionado imediatamente com o primeiro...
2. Um coração totalmente do Senhor, é também um coração que busca ao Senhor
O v. 12 diz que Asa “não recorreu ao Senhor mas confiou nos médicos”.
Poderia ser colocado assim: “Não confiou no Senhor, mas recorreu aos médicos”.
Conforme nós podemos entender, à luz do ensino bíblico como um todo, o pecado de Asa não foi o de procurar os médicos, a ciência médica é um dom de Deus para o nosso benefício, ao qual devemos recorrer sim; mas o pecado de Asa foi o de, na sua enfermidade, não buscar a Deus para ser curado.
Diferente do Rei Ezequias, que os irmãos se lembram, quando foi acometido de uma grave enfermidade, a ponto de quase morrer, orou intensamente ao Senhor e este ouviu sua oração. Então Isaías ordenou que Ezequias colocasse um emplastro sobre sua úlcera, e o rei sarou.
Bem, Asa sabia o que era buscar o Senhor, sabia o que acontecia quando se busca o Senhor. Ele próprio já experimentara isto antes.
Vamos ler o cap. 15:1,2 (de 2º Crônicas)
Veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede.  2 Este saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim. O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará.
Agora os vs. 8 e 15:
8 Ouvindo, pois, Asa estas palavras e a profecia do profeta, filho de Odede, cobrou ânimo e lançou as abominações fora de toda a terra de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara na região montanhosa de Efraim; e renovou o altar do SENHOR, que estava diante do pórtico do SENHOR.
15 Todo o Judá se alegrou por motivo deste juramento, porque, de todo o coração, eles juraram e, de toda a boa vontade, buscaram ao SENHOR, e por eles foi achado. O SENHOR lhes deu paz por toda parte.
Buscaram e acharam, e tiveram paz. Aliás, paz é sempre o que o povo de Deus encontra quando o busca, pois como dizem os profetas, o Senhor fala de paz ao seu povo, e que jamais caiam em insensatez;[4] o Senhor promete paz aos que o buscam de coração humilde.[5]
No salmo 105:4 o Senhor nos dá um mandamento:
Buscai o SENHOR e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença.
Você quer seu uma homem, uma mulher, jovem ou idoso que cujo coração seja totalmente do Senhor?
Busque o Senhor e o seu poder: poder para vencer o mal do pecado, poder para você ser um instrumento da graça de Deus, poder para curar os enfermos da alma e do corpo, poder para falar a Palavra de Deus, poder para orar, poder para adorar.
Buque a presença do Senhor. Como Isaías que orou pedindo a Deus que abrisse os céus e descesse.[6] Peça que Deus desça trazendo salvação sobre o nosso Brasil, trazendo graça, trazendo perdão: pois nossas obras, nosso carnaval, nossa justiça, nossas diversões, são como trapos de imundícia diante da santidade do Senhor.
Busque em oração, busque na Palavra, busque confessando e abandonando seus pecados, busque em adoração, busque com a igreja, busque a sós, busque perpetuamente, a cada dia, a cada momento, onde você estiver. Os olhos do Senhor estão passando por toda a terra, procurando pessoas que o procuram...
Mas naquela ocasião o Senhor não achou no Rei Asa um homem que o procurava, pois em Asa também não estava se manifestando o terceiro elemento de um coração totalmente dele
3. Um coração totalmente dele é um coração quebrantado
E por coração quebrantado, quero dizer um coração manso, humilde, sensível à Palavra de Deus
v. 10
Porém Asa se indignou contra o vidente e o lançou no cárcere, no tronco, porque se enfurecera contra ele por causa disso; na mesma ocasião, oprimiu Asa alguns do povo.
Que diferença entre a atitude de Asa alguns anos antes, conforme lemos no cap. 15, e a sua atitude agora!
Que tragédia: nesta hora em que Hanani veio falar-lhe, o coração de Asa se endureceu, ele tenha se irou, se revoltou e maltratou o profeta.
Eu lamento por Asa:
Primeiro, porque ele não deixou de ser reconhecido como um homem de Deus; os israelitas sentiram quando ele faleceu, mas seus últimos anos de vida foram de declínio em sua vida espiritual.
Um final melancólico para uma pessoa que tinha, outrora, sido tão abençoada.
Mas o profeta havia falado: “o Senhor está convosco, enquanto vós estiverdes com ele; se o buscardes, ele se deixará achar, mas se o deixardes, ele vos deixará...” (cap. 15:1, 2).
E na sua dureza de coração, Asa deixou de buscar ao Senhor.
Segundo, eu lamento porque não precisava ter sido assim.
Porque se Asa foi repreendido, é porque ele era amado do Senhor. No Apocalipse o Senhor nos diz: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo.” [7]
Terceiro, porque Asa poderia, ouvindo a repreensão, ter se humilhado, se quebrantado, e Deus poderia mudar a sua sorte.
Jeremias nos ensina que quando o Senhor fala contra alguém, ameaçando castigo pelos seus pecados, se este alguém se arrepende, se humilha perante o Senhor, e se converte dos seus maus caminhos, o Senhor perdoa e retira suas ameaças de juízo.[8]
E nos Salmos a Escritura também nos diz que ao coração humilde e contrito o Senhor jamais desprezará.[9]
E veja: Deus é tão maravilhoso, tão abençoador que até mesmo isto, o ter um coração quebrantado, ele realiza em nós.
O nosso coração é rebelde por natureza, mas se entendermos isto, e pedirmos, ele nos concede um “coração segundo o coração dele”.
Por isto a mesma Escritura nos ensina a orar pedindo:
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável.[10]
Conclusão e Aplicação
Você quer ser uma pessoa cujo coração é totalmente do Senhor?
Você quer ser um adorador do Senhor?
Você quer ser um intercessor?
Eu estou certo que sim.
Então é tempo de buscar ao Senhor.
Buscar ao Senhor e ao seu poder.
Todo o tempo é tempo de buscar ao Senhor.
Buscar no coração e de coração.
Buscar na Palavra, na igreja, em casa, no caminho.
Buscar em oração, em consagração, com jejuns, até.
Buscar com humildade e fé.
Buscar por causa de nossa própria vida.
Buscar para o bem de nossa casa, de nossa família.
Buscar para o bem de nossa igreja, de nossa denominação.
Buscar por causa de nossos irmãos de todas as igrejas.
Buscar por causa de nossa nação, de nosso povo.




[1] Jo 4:20-24
[2] Ez 22:30
[3] 2º Cr 7:14
[4] Sl 85:8
[5] Is 57:18-21
[6] Is 64:1
[7] Ap 3:19
[8] Jr 18:7-10
[9] Sl 51:17
[10] Sl 51:10

2 comentários:

  1. Lindo, edificante e necessário. Que Deus os abençõe grandemente

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa meditação, parabéns. Que nosso Deus continue te inspirando cada dia mais.

    ResponderExcluir

▲Topo