Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Entrega o teu caminho ao Senhor - Sl 37:5

IPC em Pda. de Taipas
Quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Pr. Plínio Fernandes                       Baixe em EPUB     Baixe em PDF     Baixe em PRC
Amados irmãos, vamos ler o Salmo 37:1-11.
Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.  2 Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde.  3 Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.  4 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.  5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.  6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.  7 Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.  8 Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. 9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra.  10 Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás.  11 Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.
A Bíblia é, acima de tudo, revelação a respeito de Deus, para que o conheçamos: sua sabedoria, sua justiça, sua santidade, e através disto tudo, a sua salvação.
Na Bíblia, Deus se revela para nós como nosso Salvador. O próprio nome de Deus, quando ele se fez carne e habitou entre nós, Jesus, significa “Salvador”.
Este salmo que lemos fala da salvação que Deus concede aos que nele confiam: promete direção, proteção, justiça.
E no v. 5, temos um mandamento para os que desejam experimentar esta salvação:
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.  
Entrega: coloque nas mãos de Deus, deixe que ele tome conta, deixe que ele cuide, abra mão, e o restante, saiba que ele irá fazer.
Para cumprir melhor o que o Espírito Santo nos diz aqui, vamos meditar neste mandamento.
1. A quem devemos entregar nossos caminhos?
Ao SENHOR. Este nome, traduzido por SENHOR aqui em nossas versões, é IAVÉ, ou JEOVÁ, no Antigo Testamento hebraico, o Deus da Aliança, e significa “Aquele que é”; denota a eternidade e a imutabilidade de Deus. Aquele que é, que sempre existiu e que sempre existirá, e é o “nome por excelência” de Deus. 
O Senhor...
1.1 – É o Deus onipresente
Jr 23:23,24
Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe?  Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? - diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? - diz o SENHOR.
Deus é aquele cuja grandeza enche os céus e a terra, que em toda a sua plenitude está em cada canto do universo, e que também conhece profundamente a vida, os pensamentos, os desejos, os sentimentos, de cada ser humano
Como disse Jesus, não existe um passarinho que esteja no esquecimento de Deus; cada área de nossa vida é tão patente, e importante aos olhos de Deus que até os fios de nossos cabelos estão contados (Lc 12:6,7)
1.2 – É o todo-poderoso
Jr 10:23
Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.
Jr 32:27
Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?
“O Deus de todos os viventes, isto é, aquele que tem em suas mãos o destino de cada ser humano, aquele que dirige os passos de cada criatura, o todo-poderoso. Será que existe alguma coisa que eu não possa fazer? Será que existe algum problema que esteja além das minhas forças, ou além do meu entendimento?”
1.3 – É aquele que nos ama
Jr 31:3
De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.
Com amor eterno, que existe desde antes da criação do universo, e que não se acabará nunca.
Ef 1:4
Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
Isto quer dizer que antes de nascermos ele já nos conhecia - conhecia toda a nossa vida, como seríamos, as características do nosso temperamento, as coisas que iríamos fazer, os nossos pecados, fraquezas, e nos amou
Haja o que houver, Deus não desiste de nós, Deus não nos deixa de amar
2. Entrega o teu caminho
É uma forma de dizer: “tua vida, tuas obras, o teu ser, tudo o que você é, será, faz, e fará”.
2.1 - Entregue ao Senhor os seus problemas
Sl 55:17
À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.
Quando perseguido, aflito - Sl 56:8
Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?
A promessa - Sl 30:5
Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.
Quando ofendido - 1ª Pe 1:21-24
Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.
2.2 - Entregue ao Senhor os seus projetos de vida
Tg 4:13-15
Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
2.3 - Entregue ao Senhor a sua alma
2.3.1 - Seus pecados
Sl 38:8
Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta.
Sl 38:18
Confesso a minha iniquidade; suporto tristeza por causa do meu pecado.
2.3.2 - Suas tentações, sua salvação, seu desejo de ser santo, de crescer espiritualmente
Hb 2:18
Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.
2.3.3 - Todo o seu ser
Pv 23:26
Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
Conclusão
“O mais ele fará”. O que precisamos fazer é entregar nosso caminho ao Senhor, caminhar este caminho com o Senhor, e confiar nele, como um filho confia em seu pai sábio, amoroso, e forte.
Eu gostaria de concluir tomando o profeta Jonas como um exemplo deste entregar o nosso caminho ao Senhor.
Jn 2:7
Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo.
Jonas estava numa situação de intensa angústia, por sua própria culpa, pois havia desobedecido ao Senhor.
Por sua desobediência ele colocou-se, não somente a si mesmo em perigo, mas todos os tripulantes e passageiros do navio em que estava.
Então foi lançado ao mar, e engolido por um grande peixe.
E ali, no ventre do peixe, ele se voltou para o Senhor, e o Senhor o livrou.
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

6 comentários:

  1. MUITO BOM , VC MIN AJUDOU MUITO, DEUS TI ABENÇOE

    ResponderExcluir
  2. Palavra abençoada pois não sou nenhuma pregadora e muito preciso aprender.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ... a minha vida está entregue de coração aberto e confio na sua obra ..!! Eu queria invoca-lo e entregar me por meio de oração também, sabe de uma oração que possa fazer todos os dias ..!! Gratidão pela sua resposta Cumprimentos Anabela Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana,bom dia.
      Eu me alegro em Deus pelo que você disse, a respeito de ter sua vida entregue nas mãos do Senhor. E me alegro também por seu pedido, no sentido de termos uma oração que possamos fazer diariamente. Orar é falar com Deus (Atos 4:24-31), e o nosso Pai se agrada de que nos aproximemos dele com fé (Hebreus 11:6).
      E sobre isto, ninguém melhor para nos ensinar do que o nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus, que veio do céu, para nos conduzir ao céu, e que sabe como são as coisas do céu. Eu recomendo então que você medite no ensino de Jesus a respeito da oração, conforme encontramos nos evangelhos.
      Você pode começar por Mateus 6:5-15. É o primeiro lugar onde Jesus nos ensina sobre oração. Ali você pode aprender como o melhor de todos os mestres. Leia, medite no que ele diz, e ore conforme nosso Senhor nos ensina ali. Você pode prosseguir em sua leitura nos Evangelhos, e encontrará outros lugares onde ele continua a nos ensinar. Por exemplo, Mateus 7:7-11.
      Que Deus continue abençoando sua vida, e você o conheça cada vez mais.
      No amor do Senhor.
      Pr. Plínio

      Excluir
  4. Caro pastor Plínio,

    Gostaria muito de agradecer esse e os outros belos sermões. Suas palavras inspiradas tem sido um bálsamo para mim. Seu amor pela palavra de Deus é um exemplo que me impele a querer conhecer mais da Bíblia. Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir

▲Topo