Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 3 de maio de 2015

Água da vida - Jo 4

Pr. Plínio Fernandes
Amados vamos ler João cap. 4
Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João 2 (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), 3 deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia. 4 E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.
5 Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. 7 Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9 Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? 10 Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 11 Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? 13 Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; 14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la. 16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; 17 ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; 18 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.  19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. 20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.  21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.  22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. 25 Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. 26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo. 27 Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? 28 Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: 29 Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! 30 Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
 39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.  40 Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.  41 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, 42 e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
No coração da terra de Israel, Judéia ao sul e Galiléia ao norte, havia a província de Samaria. Nela, habitava um povo odiado pelos judeus.
Por causa da divisão do reino após a morte de Salomão, e mais tarde a conquista daquela região pelos assírios, que provocou a mistura de diversos povos e de religiões, ali nasceu uma religião deturpada e rival do judaísmo.
Os judeus excomungaram os samaritanos: eles eram uns hereges, cismáticos, considerados os párias da nação de Israel, piores que os opressores romanos.
Havia rabinos que diziam que “um pedaço de pão dado por um samaritano é mais imundo que um pedaço de carne de porco”.
Se dois deles se encontrassem pelo caminho, muitas vezes discutiam, e vez por outra chegavam até à violência.
Por isso, para evitar os samaritanos, os judeus seguiam por um caminho que contornava a região.
E foi nessa região em que os judeus odiavam e eram odiados, que Jesus, um judeu, entrou para compartilhar a graça e o amor de Deus
Falou em público com uma mulher, o que não era considerado normal aqueles dias, e pior: falou com uma “mulher pecadora”.
Mas consequências foram grandes, e maravilhosas: tanto aquela mulher quanto muitos outros naquela cidade passaram por uma profunda transformação espiritual, deixando uma religião falsa, morta, vazia, para adorar a Deus em espírito e em verdade na pessoa de Jesus Cristo.
Jesus lhes ensinou que Deus procura adoradores. Mas não qualquer tipo de adoradores. Não quer gente que esteja mais preocupada com as formalidades e ritos externos, do que com "o espírito” com que se adora.
Ele deseja gente que o adore de modo espiritual e sincero.
E os samaritanos daquela cidade, embora não passassem a frequentar o templo em Jerusalém a partir daquele dia, passaram a ser verdadeiros adoradores
Porque eles receberam, em seu interior, em seus corações, aquilo que cada homem, cada mulher precisa receber para que tenha vida, vida que satisfaz, e possa adorar a Deus de coração
Eles receberam aquilo que Jesus descreve como “a fonte de água viva, que salta para a vida eterna”.
1. Que água viva é esta que alguém pode receber de Cristo?
O que é água? É este líquido precioso que todos conhecemos, sem o qual não haveria possibilidade de algum tipo de vida animal ou vegetal.
O Senhor Jesus aproveita o fato de que estavam ali, na beira de um poço, e toma a água como uma ilustração das bênçãos espirituais que ele poder dar a todo aquele que dele se aproxima.
Eu gostaria de, neste contexto, citar Jo 7:37-39
No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
Aqui, o Senhor usa essa mesma ilustração, e em termos bem explícitos mostra que água é esta.
Trata-se do Espírito Santo, o Espírito de Deus, que vem sobre a vida, que desce ao coração de todo aquele que crê em Jesus.
Assim como a água mata a sede do corpo, o Espírito Santo satisfaz nossa sede de Deus.
Assim como a água é o elemento mais essencial e útil para lavar, o Espírito de Deus também é dado para purificar a alma humana, a mente, o coração humanos, de todos os seus pecados.
Assim como a água flui para dar vida, o Espírito Santo é dado para dar vida a todo aquele que dele beber.
Assim como a água refrigera, o Espírito Santo é dado para refrigerar a alma, renovar as forças, restaurar o coração.
O Espírito do Senhor trás liberdade interior, pois onde está o Espírito do Senhor ai há liberdade.
Era este Espírito Santo que Jesus estava oferecendo à mulher. Ele viria para estar com ela, e mais tarde, quando Jesus fosse glorificado, isto é, quando Jesus voltasse para o céu, ele, o Espírito Santo seria dado para morar dentro dela, em seu coração.
2. Quando é que alguém pode receber de Cristo esta “água viva”?
2.1 - Quando Cristo passa por sua “província”.
v.4 – “E era-lhe necessário passar por Samaria...”.
Como eu já disse, os judeus costumavam passar por outro caminho, para evitar os samaritanos.
Mas para Jesus, era necessário passar por Samaria. Porque numa cidade samaritana chamada Sicar, havia uma mulher pobre, infeliz, pecadora, desiludida, que em sua ardente busca pela felicidade, já se casara cinco vezes, e agora vivia com um homem que não era seu marido.
Uma mulher que se envergonhava de seu estado irregular; solitária (ia buscar água num horário em que ninguém mais ia); uma mulher interiormente vazia, insatisfeita, de má fama...
Mas que tinha em seu coração uma sede imensa de Deus; e muito amada por Deus.
Em Samaria havia um imenso número de pessoas desprezadas pelos judeus, mas muito amadas por Jesus, às quais ele queria abençoar.
Meu querido, pode ser que, como aquela mulher samaritana, você esteja vivendo de maneira errada aos olhos de Deus, de Jesus, dos homens, e aos seus próprios olhos.
Mas Jesus nos diz nos evangelhos que, onde estão dois ou três reunidos em seu nome, ali está ele também. Ele promete estar presente onde quer que o evangelho esteja sendo pregado.
Então Jesus está aqui, agora, e por meio da pregação de Sua Palavra ele está passando hoje por sua vida; pode abençoar você, pode matar sua sede de paz, de alegria, de amor, de justiça.
Você pode beber desta água da vida...
2.2. Quando você conhece quem é Jesus.
E veja quem é esse Jesus que a Bíblia descreve:
No v.1, João nos diz que Jesus é o Senhor, e no sentido usado aqui, é um título reservado a Deus, o criador, sustentador de todas as coisas.
Já no capítulo 1 deste evangelho João anunciara que Jesus Cristo é o Filho eterno do Deus eterno; que ele é o criador de todas as coisas, e que quando Jesus nasceu de uma mulher, foi o Deus eterno que estava se fazendo carne, para habitar entre nós.
Mas João também nos diz aqui que esse Jesus, que é Deus, estava cansado da viagem (v. 6), estava com sede (v.7), sentia fome e comia (v. 8).
E a mulher samaritana não tem dúvida alguma que este enviado de Deus é também um ser humano tão real quanto ela, pois diz que ele é um homem (v. 29).
Jesus, que é Deus, ao encarnar-se se tornou também um homem, e um homem perfeito: ficava cansado quando andava ou trabalhava demais. Ficava com sede. Jesus é descrito como homem de sentimentos: alegria, tristeza, angústia, pavor.
Um homem que, como todos nós, experimentou todo tipo de tentação
Hb 4:14, 15
Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
Ele se compadece de nós. Ele compreendia o porquê da vida irregular daquela mulher.
E por causa desta compreensão ele pode nos socorrer
Hb 2:18
Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.
Os pecados daquela mulher, longe de afastarem Jesus, atraíram-no a ela – por que Jesus veio para salvar, destruir a barreira do pecado, e levar os homens de volta ao Pai celestial.
Jo 3:17
Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele
Os discípulos ficaram admirados por ele estar falando com uma mulher (v. 27).
Ela própria ficou admirada de ele, sendo judeu, estar falando com uma samaritana (v. 9).
Mas Jesus não se importou com isto.
Ele é Deus, é homem, e é o salvador do mundo (v. 42).
vs. 16-18
Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; 17 ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; 18 porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
Veja como Jesus nos conhece: ele sabe nossa vida, nossos pecados, nosso vazio, nossa insatisfação; nossa busca de prazer, de felicidade; sabe quando alguém anda de marido em marido, de namoro em namoro, de religião em religião, de igreja em igreja, de copo em copo.
E somente ele pode satisfazer nossa sede (v.10). Somente ele pode dar-nos a água da vida eterna (vs. 13, 14).
Aquele que bebe das cisternas de água turva deste mundo sempre estará insatisfeito. Aquele que bebe da água que Cristo dá nunca mais terá sede.
Por último, para que alguém possa beber desta água viva...
2.3. Precisa pedir a Jesus Cristo
v.10
Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva
Jesus disse que ela precisava pedir .
v.15
Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la
Ela pediu - e ele deu de seu Espírito. Imediatamente Jesus começou a realizar uma série de transformações na vida dela
1. Já lemos, nos vs. 16-18, como ele começo por ali, colocando em ordem sua vida moral.
Ele gentilmente a faz ver, ou lembrar, que sua vida matrimonial estava errada; ela vivia com um amante; Jesus tocou na área de sua vida que mais manifestava a separação de Deus; assim como também o fez com o moço rico, mostrando que o dinheiro dele era o que ela mais amava e que o separava de Deus; assim também como fez com Nicodemos, mostrando-lhe que nada adiantava a sua religiosidade: se Nicodemos não tivesse vida espiritual genuína, não poderia ver o reino de Deus.
Amado, eu não sei qual área de sua vida precisa ser tocada, transformada, santificada.
Eu não sei os seus pecados, as coisas que tornam você escravo do mal.
Mas Jesus sabe, e quando ele vem para nos dar estes rios de água viva, ele traz convicção de que precisamos mudar.
2. Além disto, Jesus estabelece pra ela que a genuína água da vida só pode beber quem entende que a verdadeira relação com Deus não é uma questão de lugares sagrados, ou ritos, ou coisas semelhantes a estas: a verdadeira religião (re-ligação com Deus) é de natureza espiritual, do coração, e só acontece quando se conhece Jesus.
vs. 19-24
Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. 20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.  21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.  22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Nos vs. 25-29 ele se revela como o verdadeiro e verdadeiro Salvador
Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. 26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
Conclusão e aplicação
A conclusão desta história, nós a temos nos vs. seguintes.
A mulher se levanta, convicta das coisas que Jesus havia falado. Vai à cidade e começa a testemunhar, a chamar outras pessoas para que também fossem conhecer a Cristo.
E o efeito é imediato: muitos, que antes a conheciam, se sentem atraídos pelo seu testemunho, e conhecendo a Jesus, passam a crer nele também.
No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
Água que mata nossa sede de justiça, que mata nossa sede de perdão, que mata nossa sede de transformação; que mata nossa sede de Deus. Que renova o coração, a mente, que refrigera a alma.
O Espírito Santo entra no coração de todo aquele que pede
1. Você que crê em Jesus - Esse rio de água viva, o Espírito Santo, habita em seu interior .
Então, simplesmente “beba”, pela fé na Palavra de Deus, da presença dele em sua vida.
Creia que ele está com você, creia que ele está em você.
Com a ajuda do Espírito de Jesus, adore a Deus, de todo o seu coração.
A cada dia tome a palavra nas mãos, entre em seu quarto, leia com fé, leia sabendo que o Senhor está ali, falando com você.
Ore, sabendo que mesmo você sendo tão fraco, que não sabe orar como convém, o Espírito Santo assiste você em suas fraquezas, intercedendo por você.
Fale de Jesus sem medo.
Seja livre: livre das mentiras de Satanás, do poder do mal, do poder do pecado.
2. Se você ainda não tem este Rio de Água viva - simplesmente venha a Jesus, e beba, isto é, peça
Ap 22:17

O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo