Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 16 de agosto de 2015

Uma coisa só é necessária - Lc 10:38-42

Lc 10:38-42
IPC de Pda. de Taipas
Manhã de domingo, 16 de agosto de 2015
Pr. Plínio Fernandes
Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.  39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.  40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.  41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.  42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
Jesus estava numa cidade chamada Betânia (cf. Jo 11), e hospedou-se na casa de três irmãos, amigos seus: Lázaro, Marta e Maria.
Maria assentou-se aos pés do Senhor para ouvir seus ensinamentos - um acontecimento, por si só, singular naqueles dias, pois não era costume dos mestres da lei ensinar a mulheres.
Marta estava agitada de um lado para o outro, pois chegara em sua casa um visitante muito importante, e amado.
Marta fazia o máximo possível para recebê-lo bem.
Mas uma coisa a estava incomodando: Maria “não estava fazendo nada”, enquanto ela, Marta, estava ali trabalhando sozinha para servir a Jesus.
Então ela pediu que Jesus mandasse Maria trabalhar.
Jesus, naturalmente, compreendeu aquela mulher, mas não consentiu com seus desejos.
Como muita ternura, carinho e amor, ele diz: “Marta! Marta! Você está inquieta, agitada, preocupada com tantas coisas. Mas somente uma é realmente imprescindível. Maria escolheu esta coisa, e isto ninguém poderá tirar dela”.
Este acontecimento nos ilustra de maneira viva uma tentação que experimentamos diariamente: a tentação de nos enchermos de tantos afazeres que desprezamos aquilo que é mais importante.
1. Diariamente somos tentados a nos envolver com mais tarefas do que deveríamos
Sentimos a necessidade de sempre “estar fazendo alguma coisa”.
Nosso mundo atual dá mais importância ao “fazer” do que ao “ser”.
E realmente temos muitas coisas para fazer: em casa, no trabalho, na escola, na igreja.
E diante de tudo o que devemos fazer, ficamos preocupados e nos dedicamos às nossas tarefas.
Só que à medida em que fazemos as coisas, percebemos que não estamos fazendo tudo que gostaríamos, ou que sentimos necessidade. Isto nos deixa ainda mais preocupados.
Achamos que não estamos “dando conta do recado”; e então, como se fosse uma “válvula de escape”, começamos a lançar culpas e pesos sobre outros: “As pessoas não são dedicadas como eu. Não se envolvem, não ajudam. Só eu quero trabalhar!”.
E um sentimento de frustração, no sentido de que estamos sendo injustiçados começa a nos invadir o coração, até que isto se transforma em queixa diante de Deus - como Marta.
(É assim que eu mesmo me sinto muitas vezes. Quando meditava neste texto, confesso que me senti tentado a achar que Marta estava certa, e Jesus e Maria errados).
Jesus compreende os que são sinceros de coração; ele não os trata com espírito de condenação, mas com doçura e firmeza afirma o que é a verdade.
E a verdade é que...
2. O mais importante é nossa comunhão com ele
Por quê?
2.1 - Porque Jesus é a pessoa mais importante de nossa vida
Ele é nosso Deus e Salvador.
Ele é mais importante que o nosso trabalho, que as tarefas, que as outra pessoas, que nós mesmos, que nossos desejos.
Maria entendeu isto, e então simplesmente assentou-se aos pés do Senhor, maravilhada com ele; sua alma estava como que “enamorada” por Jesus, enlevada, por isto ela pode deixar de lado toda a ansiedade.
2.2 - Porque Jesus assim o quer
Ele deseja que “nos assentemos aos seus pés” para ouvi-lo.
Ele deseja que ouçamos sua Palavra, ele deseja ensinar-nos, e tem prazer nisto.
Por isto aprovou a atitude de Maria, e não permitiu que o pensamento Marta prevalecesse; não permitiu que acusasse sua irmã de preguiça e ociosidade.
2.3 - Porque diante de Jesus, o “ser” é mais importante que “fazer”
Para ele o que conta é o que somos interiormente.
E estar em comunhão com ele é a melhor maneira de sermos transformados espiritualmente.
2ª Co 3:17, 18
Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.  18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
2.4 - Porque somente nele podemos descansar nossa alma
1ª Pe 5:7
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
2.5 - Porque somente nele podemos ter força e direção
Jo 15:4, 5
Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.  5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Ele nos dá direção e energia necessárias para as demais coisas
Às vezes, apenas oramos: “Senhor, me ajuda”, e nem paramos para ouvir a voz de Deus, receber sua orientação através da meditação em sua Palavra. Começamos simplesmente a agir. Está errado.
É necessário meditar dia a dia, deixar que Deus vá nos orientando sobre tudo: família, trabalho, igreja.
Ele dá orientação e capacidade.
Aplicações práticas
1 - Cabe a cada um de nós o ter, como prioridade, o cultivo de nossa vida espiritual
Marta estava tão atarefada com os afazeres da casa que não somente achou desperdício de tempo o estar aos pés de Jesus como também queria que Maria fizesse os mesmo
Nossa prioridade deve ser o cultivar as coisas da alma, e não as deste mundo.
À medida em que trabalhamos as coisas da alma, o Senhor nos concede graça de servi-lo de seu modo, e não do modo como achamos que seria bom.
Também cabe a nós o fazer do reino de Deus e sua justiça aquilo que vamos buscar em primeiro lugar, pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma?
2 - Cabe a nós separar um tempo, diariamente, para nos “assentarmos aos pés de Jesus” (temos uma vantagem muito grande sobre Marta e Maria: ele está conosco o tempo todo)
Mas a comunhão diária não é só uma possibilidade: é uma necessidade.
Temos muito o que fazer. A melhor maneira de começar é trazer tudo aos pés do Senhor
3 - Aproximamo-nos de Deus pela fé, crendo que ele existe e é galardoador de todos aqueles que o buscam (Hb 11:6)
Aproximemo-nos com louvor, agradecendo por todos os seus benefícios para conosco: ele perdoa as nossas iniquidades, sara as nossas enfermidades, renova nossas focas, supre as nossas necessidades (Sl 103:1-5).
Aproximemo-nos para ouvir sua voz nas Escrituras, como nos encoraja o salmo:
Escutarei o que Deus, o Senhor, disser pois falará de paz ao seu povo, e que jamais caiamos em insensatez (Sl 85:8).
Aproximemo-nos com oração, lançando sobre ele todas as nossas ansiedades, pois ele tem cuidado de nós (Fp 4:6, 7).
Então, depois de ler sua Palavra, meditar nela, procurar aplicações para nossa vida, podemos sair para nossas tarefas, e fazer tudo em comunhão com Deus, no poder de seu Espírito.

Um comentário:

  1. Palavra tão edificante e tão necessária para os nossos dias. Que o Senhor e o seu reino sejam a prioridade da minha vida e que nada ocupe o ligar de Cristo em meu viver!

    ResponderExcluir

▲Topo