Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cristo, a nossa força - Fp 4

Acampamento de Páscoa da IPC de Campinas
Valinhos, Domingo, 20 de abril de 2014
Pr. Plínio Fernandes
Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor.  2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.  3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.  4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.  5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.  6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.  8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.  9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.  10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.  11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.  12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece.  14 Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação.  15 E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; 16 porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades.  17 Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito.  18 Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.  19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.  20 Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!  21 Saudai cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que se acham comigo vos saúdam.  22 Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César.  23 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.
Uns catorze anos antes de esta carta ser escrita, sob a orientação de Deus, Paulo, Silas e Timóteo chegaram à cidade de Filipos, na Macedônia, norte da Grécia, para pregar o Evangelho de Jesus.
Eles foram a uma reunião de oração que acontecia à beira de um rio, anunciaram a Palavra; e a primeira pessoa a ser convertida foi uma mulher chamada Lídia.
Havia em Filipos uma jovem escrava, possuída de um espírito de adivinhação, e que adivinhando as coisas dava um lucro enorme aos seus senhores.
Esta jovem começou a seguir os pregadores quando eles iam para as reuniões, e enquanto seguia anunciava em voz alta:
- “Estes homens são servos do Deus Altíssimo, e vos anunciam o caminho da salvação”.
Isto foi se repetindo vários dias até que Paulo expulsou o espírito adivinho daquela moça.
E por causa disto, Paulo e Silas foram açoitados e aprisionados, pois “deram prejuízo” aos donos da escrava.
Na prisão aconteceu a conversão do carcereiro, e depois de sua família.
E assim nasceu a igreja dos filipenses.
Algum tempo depois, quando Paulo estava pregando mais ao sul da Grécia, em cidades como Tessalônica e Corinto, os filipenses sempre se lembravam dele, e enviavam ofertas para ajudá-lo em seu ministério.
E agora, mais uma vez, eles haviam feito isto, enviando até Roma, uma oferta através de Epafrodito, um irmão da igreja em Filipos.
Agora, veja onde Paulo estava, na cidade de Roma: mais uma vez estava preso por causa da pregação do Evangelho.
Alguém já brincou dizendo que a primeira coisa que Paulo fazia quando chegava numa cidade, antes de começar a pregar, era fazer a sua reserva no hotel cinco estrelas dos pregadores: a prisão mais segura da cidade.
E foi para agradecer esta oferta, e ajudar a igreja filipense nalgumas dificuldades das quais tomou conhecimento, que Paulo escreveu esta carta.
Nós percebemos o tom de alegria, de satisfação com o apreço demonstrado por aquela igreja, com que Paulo escreveu.
Mas aqui ele diz que, embora estivesse muito contente por causa do amor demonstrado pelos filipenses, a esta altura de sua caminhada com Jesus ele já aprendera a viver contente em toda e qualquer situação.
E aqui no v. 13 ele então diz:
- “Tudo posso naquele que me fortalece”.
A NTLH capta bem o sentido das palavras de Paulo, e parafraseia diz assim:
- “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”.
Tendo estas coisas em mente, vamos meditar sobre este tema: Cristo, a força da nossa vida
Em nossos estudos anteriores, já consideramos que: no cap. 1, aprendemos sobre Cristo, a nossa vida; no cap. 2, sobre Cristo, o nosso exemplo; no cap. 3, sobre Cristo, o nosso objetivo. E agora, no cap. 4 então veremos Cristo, a nossa força.
1. Se Cristo é a sua vida, se Cristo é o seu exemplo, se Cristo é o seu objetivo, então...
Esteja pronto para viver todo tipo de situações de vida
vs. 11, 12
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.  12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez
Veja o contraste que Paulo faz entre as muitas circunstâncias pelas quais passou:
Houve momentos que ele se viu grandemente honrado, mas também houve momentos em que foi humilhado.
Houve tempos em que ele experimentou abundância de bens, mas houve tempos em que não tinha quase nada.
Houve tempos fartura, e houve dias em que passou fome.
Se nós queremos seguir a Jesus, andar com ele, imitar sua vida, então seria muita ingenuidade de nossa parte o pensar que, se somos filhos de Deus, príncipes e princesas, iríamos viver uma vida de reis segundo os padrões deste mundo.
Porque o rei da glória, quando veio a este mundo e viveu entre nós era mais pobre do que as aves dos céus que têm os seus ninhos, e as raposas, que têm seus covis.
Jesus não tinha onde reclinar a cabeça.
Quando, uma semana antes da última páscoa, ele entrou em Jerusalém, as multidões iam à frente e também atrás de Jesus, e louvando em alta voz: “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja o que vem em nome do Senhor!”.
E alguns dias depois as multidões gritavam diante de Pôncio Pilatos: “Crucifica-o! Crucifica-o!”.
Agora vamos ler Mc 10:28-30
28 Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos.  29 Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, 30 que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.
Veja: Jesus nos encoraja a buscá-lo e primeiro lugar, fala das recompensas temporais e eternas de se fazer assim, mas também nos prepara o coração dizendo que “há um preço do amanhã”.
Existe um custo a ser pago.
Em toda a história do mundo, quando alguém ama a Jesus, ama profundamente; mas quando alguém odeia a Jesus, odeia intensamente.
E ele disse: - “Se amarem a mim, também amarão a vocês; se odiarem a mim, também odiarão a vocês”.
E assim vemos que os apóstolos, e depois Paulo, e depois através de toda a história da igreja, aqueles que foram comprometidos com Jesus o seguiram em todo tipo de situações:
Tanto de fartura como de fome. Tanto de abundancia como de escassez, tanto de honra como de humilhação.
Eu gosto muito de certa história que ouvi contada pelo Rev. Ricardo Agreste.
Se me lembro bem, esta estória fala sobre um casal de missionários estava voltando para casa, depois de 35 anos dedicados à obra missionária.
Enquanto voltavam ficaram imaginando qual não seria a alegria dos irmãos da igreja ao receberem eles no aeroporto.
Poderia até ser que, como em outras ocasiões em que a igreja recebera pessoas que lhes eram preciosas, houvesse um pequeno coral a cantar boas vindas para eles.
Depois iriam para o templo, onde haveria um culto de gratidão ao Senhor.
Quando o avião finalmente parou e as portas se abriram, viram que havia um tapete vermelho,e uma banda a tocar, mas não era para eles.
Era um político conhecido naquela cidade.
E ao contrário do que imaginavam, ninguém da igreja havia ido para recebê-los. Em vez de recepção, decepção.
Foram para sua residência, e depois de algum tempo o marido finalmente rompeu o silêncio.
- “Estou profundamente decepcionado. Não sabia que a volta para casa seria uma experiência tão frustradora. Vou sair para caminhar”.
E a esposa ficou em casa, triste. Horas mais tarde ele voltou. E o rosto dele estava diferente. Sereno, doce, amável.
E a esposa, que já conhecia o marido o suficiente perguntou para ele: - “O que foi que Deus lhe disse?”
- “Ele me disse que nós ainda não chegamos em casa.”
Não foram recebidos por ninguém no aeroporto. Mas ainda não haviam chegado em casa.
Se Cristo é o teu exemplo, esteja preparado para qualquer tipo de situação.
Mas se Cristo é a tua vida...
2. Em toda e qualquer situação, você pode contar com o poder de Deus agindo em você
v. 13
Tudo posso naquele que me fortalece
Veja: no v. 11, Paulo diz que já havia aprendido a viver contente em toda e qualquer situação.
Quer dizer: “Seja o que for que estiver acontecendo, as situações não me abalam, eu permaneço firme em meu propósito”.
Há duas coisas aqui.
Uma delas é que se Paulo diz: “Aprendi”, significa que ele não nasceu sabendo.
Não faz parte da nossa natureza humana, em si mesma, o viver contente em toda e qualquer situação.
A outra coisa é que não aprendemos sozinhos: tem alguém habitando dentro do nosso coração, que é a força da nossa vida. Ele nos capacita a aprender para que nos alegremos em toda e qualquer situação.
Conheço um pastor que certa vez foi acusado de pecados que não cometera, e humilhado diante de sua denominação.
Muito triste, sentindo-se traído por pessoas a quem amava, ele entrou em seu quarto e chorou muito.
Enquanto chorava e esperava em Deus, o Senhor lhe falou ao coração, e lembrou-lhe da glória indizível que repousa sobre aquele que sofre por amor a Jesus, pois nisto ele está sendo considerado digno de padecer e ser um imitador do seu Senhor e rei. Aquele pastor saiu de seu quarto renovado, e continuou seu ministério com amor, alegria, e orças renovadas.
Se o Senhor é a força da nossa vida...
3. Como podemos dar lugar ao seu poder agindo em nós?
3.1 - Aprenda a alegrar-se no Senhor
Eu preciso ser muito breve, pois o nosso tempo aqui está esgotado:
3:1
Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas.
4:4
Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. 
4:10
Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
Agora, quando Paulo diz estas coisas, será que ele está descrevendo uma atitude de sorriso constante, de euforia, como naquela música antiga que dizia:
Quem tem Jesus gosta de cantar
Está sempre sorrindo, mesmo quando não dá?
Não! Não é isto.
Nesta mesma carta ele testemunha que nem sempre ele estava sorrindo:
3:18
Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.
2:27
Com efeito (Epafrodito, o enviado dos filipenses), adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.
Paulo se preocupava diariamente com o bem estar de todas as igrejas.
Chorava por causa dos erros. Ficava bravo até. Se entristecia com o sofrimento dos irmãos.
Mas como pode então dizer: Regozija-vos sempre?
É que Paulo está dizendo em que é que devemos nos alegrar: no Senhor.
Ne 8:10
Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.
Vamos ver um exemplo disto em At 16:19, 22-25
19 Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades...
22 Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.  23 E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.  24 Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.  25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
Você consegue imaginá-los gostando de apanhar, sendo encarcerados e presos em cadeias? Mas eles se alegravam em Deus, pois faziam parte de uma longa e abençoada linhagem de santos que sofreram por amor ao Senhor, desde os primórdios da história.
Gente da qual o mundo não é digno, mas que em Cristo foi feita digna do reino dos céus.
No cap. 4:5-9, ele nos ensina outras atitudes que nos ajudam a viver com alegria:
Seja moderado - 4:5
Ore - 4:7
Ocupe sua mente com o que é bom - 4:8
Pratique o que tem aprendido – 4:9
Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.  6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.  7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.  8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.  9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo