Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 12 de junho de 2016

Exortações ao arrependimento - Ap 2 e 3

IPC de Pda. de Taipas
Domingo, 12 de junho de 2016
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, eu desejo iniciar lendo com vocês alguns versículos em Apocalipse 2 e 3
Ap 2:5 (à igreja em Éfeso)
Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Ap 2:16 (à igreja em Pérgamo)
Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
Ap 2:21 (à igreja em Tiatira, sobre Jezabel)
Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
Ap 3:3 (à igreja em Sardes)
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.
Ap 3:19 (à igreja em Laodicéia)
Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
Conforme vimos em nosso estudo anterior, o Livro do Apocalipse foi escrito por volta do ano 95 DC, quando Domiciano era o césar romano, e estava promovendo uma intensa perseguição contra a igreja cristã.
Na realidade foi um período de muita crueldade contra os cristãos; por isto, no Cap. 1:9, João, ao falar do momento em que estavam vivendo, chama aqueles dias de “tribulação”.
Ele mesmo estava preso, numa ilha chamada Patmos, por causa de sua fé em Jesus.
Agora, ao mesmo tempo em que havia este inimigo de fora, as igrejas estavam sofrendo uma série de conflitos internos – muitos crentes estavam esfriando em sua fé, em seu amor, em sua obediência; muitos estavam sucumbindo diante das tentações.
Então Apocalipse foi escrito com um duplo propósito:
Um deles foi o de, em amor disciplinar os crentes, repreendê-los através da Palavra de Jesus, para que se arrependessem de seus pecados e se renovassem em sua fé, e assim continuassem, perseverantemente, a seguir ao Senhor.
E ao mesmo tempo, encorajá-los em suas tribulações por causa do reino de Deus.
E, neste sentido, o que Jesus faz é mostrar que, a despeito de toda perseguição, todo conflito, toda oposição que o crente enfrenta neste mundo, ele nunca está sozinho, abandonado à própria sorte, como uma ovelha sem pastor, como um filho abandonado.
Ao contrário, em todos os momentos, ele pode contar com a presença do Senhor, ajudando, fortalecendo, orientando, “sofrendo junto”, em cada situação.
E no final, assim como o Senhor Jesus venceu o mundo, o diabo, o pecado e a morte, assim também todo aquele que perseverar em segui-lo será vencedor, e herdará a vida eterna.
Assim, na semana passada nós destacamos primeiramente uma Palavra de consolação e encorajamento à igreja, com base no v. 1 do cap. 2:
Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro - Ap 2:1
Destacamos que a pessoa que está falando aqui é o Senhor Jesus: o Filho de Deus, criador dos céus e da terra, Senhor da vida e da morte, que nos ama, e que em seu amor por nós se fez homem, a fim de nos dar vida através de sua própria morte.
Ele é quem, depois de se entregar por nós, ressuscitou, subiu ao céu, e de lá voltará para buscar os que são seus.
Mas ao mesmo tempo em que ele está no céu, conforme vimos, ele está entre nós, a sua igreja. E tem na mão direita a cada um dos seus servos.
Então estamos seguros em suas mãos poderosas, e nada pode nos tirar delas. Pelo fato de ele estar entre nós, ele nos conhece, vê nossas lutas, tribulações, dificuldades, e diz: “Não temas”.
Agora hoje, meus irmãos, eu gostaria de meditar com vocês sobre o outro aspecto do Apocalipse que nós destacamos em nossa introdução.
Se, por um lado, Apocalipse é uma palavra de encorajamento e consolo em nossas tribulações, também é uma palavra de repreensão quanto às fraquezas na fé.
Conforme pudemos perceber nos versículos que destacamos para a nossa leitura, em cinco das cartas que dirigiu às sete igrejas da Ásia, o Senhor Jesus faz uma exortação ao arrependimento.
Isto quer dizer que as tribulações pelas quais passamos não devem ser usadas como justificativa para um esfriamento espiritual.
Ao contrário, como temos visto, nos momentos de tribulação podemos ter a certeza de que o Senhor dos céus e da terra, o Senhor da história, o Senhor da nossa vida está conosco.
Assim, se nos deixarmos esfriar por causa das tribulações, estaremos pecando, e precisamos nos arrepender.

1. O que é arrependimento?

A palavra grega para arrependimento significa “mudança de pensamento”.
Significa transformação da mente, de algo inferior para algo melhor, superior, além do que era antes. Uma transformação em nossa maneira de pensar que envolve e transforma os nossos desejos, a nossa vontade, os nossos sentimentos, e consequentemente as decisões e o comportamento.
E a esta mudança de comportamento a Bíblia chama de “fruto digno de arrependimento”.
Por exemplo: se antes eu não reconhecia a Jesus como Deus, mas adorava a outro deus ou deuses, quando me arrependo, e assim passo a reconhecê-lo, adoro somente a Jesus.
Se antes vivia para mim mesmo, agora vivo para fazer a vontade de Deus. Se antes andava em desobediência aos mandamentos de Deus, agora passo a obedecer.
É possível que, ao ouvir estas coisas, algum irmão entenda que seu esteja ensinando uma “salvação através de nossos méritos”. Pode dizer:
  “Olha, o que você está falando é errado. Pois o que você está dizendo, nada mais é do que uma doutrina de salvação pelas obras, disfarçada de Evangelho. Mas não é isto o que a Bíblia ensina. A Bíblia diz que a salvação é tão somente pela fé”.
E é claro, meus irmãos, que a doutrina bíblica é no sentido de que nossa salvação eterna não é algo que consigamos adquirir por nós mesmos. Nossas melhores obras são todas em maior ou menor medida manchadas pelo pecado. Nunca seríamos capazes de nos salvar a nós mesmos. [1]
Mas, ao mesmo tempo, de acordo com a Bíblia, sair da incredulidade para a fé e arrepender-se são dois aspectos de uma só verdade. Como dois lados de uma mesma moeda.
Não existe “fé” sem arrependimento. Assim como não existe fé sem obras, e não existe arrependimento sem seus frutos.[2]
E para que não exista dúvida quanto a isto, vejamos o ensino do Espírito Santo através de Marcos.
Mc 1:14, 15
Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
Vejamos alguns exemplos deste ensino:
Is 55:6-9:
Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.  7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.  8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
Veja o que significa converter-se a Deus:
Significa deixar nossos pensamentos errados, nossos caminhos errados, e voltamo-nos para o Senhor: para seus pensamentos e seus caminhos. Porque os pensamentos de Deus são mais elevados, melhores, superiores.
Quando você percebe que está fazendo uma coisa (construindo uma casa, por exemplo), de modo errado, você não apenas percebe que o jeito de fazer está errado, ou inferior; você também muda o jeito de fazer, para o que é certo, ou melhor. Da mesma maneira, arrepender-se significa perceber que está andando por caminhos errados, longe de Deus, e começar a andar com Deus.
Então, aquele que adora falsos deuses, passa a adorar ao Deus verdadeiro.
1ª Ts 1:9
Pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro.
Aquele está amando as coisas do mundo, passa a amar as coisas do céu.
Lc 3:10-14:
Então, as multidões o interrogavam, dizendo: Que havemos, pois, de fazer?  11 Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo.  12 Foram também publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos de fazer?  13 Respondeu-lhes: Não cobreis mais do que o estipulado.  14 Também soldados lhe perguntaram: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo.
Foi assim que aconteceu quando Paulo creu em Jesus:
At 22:9, 10
Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo.  10 Então, perguntei: que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer.
Esta pergunta, “que farei, Senhor?”, revela a transformação, o fruto de arrependimento que se passa na alma daquele que crê em Jesus, pois como Paulo mesmo explica mais tarde, “se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo”.[3]

2. Quando o arrependimento é necessário

Primeiramente, o arrependimento é necessário quando de nossa conversão a Jesus
Mc 1:14, 15
Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
Vamos nos lembrar de quem é Jesus.
Ele é o Deus eterno, que veio habitar entre nós na forma de um ser humano a fim de nos salvar dos nossos pecados; ele é o rei eterno, que, no poder do Espírito Santo, veio guiar e apascentar nossas almas.
Aquele a quem devemos adorar em amor, em quem podemos confiar de coração, a quem podemos confiar nossas vidas.
Jesus é a revelação de Deus. Ele veio do céu para nos conduzir ao céu.
Esta frase, “reino dos céus”, ou “reino de Deus”, é uma das que mais brotam dos lábios de Jesus nos Evangelhos.
E é uma das mais doces, mais consoladoras e renovadoras que podem repousar em nosso coração.
“Reino dos céus” representa tudo o que é bom: descreve a esfera do governo de Deus, a começar do coração humano.
E a partir disto, na medida em que se desenvolve e faz o homem amadurecer, se manifesta nos relacionamentos familiares, nas amizades, no trabalho e nos relacionamentos sociais.
Onde o reino de Deus se instala, ensina o Apóstolo Paulo, ali há mudança de vida: ali há justiça, paz e alegria no Espírito Santo; ali há o poder do Evangelho, concedendo vida eterna.
Mais tarde Jesus irá, nos Evangelhos, explicar outras vezes a natureza do reino de Deus: ele está perto, entre nós, disse Jesus, dentro do coração humano.
Mas há uma condição necessária: Arrependei-vos.
Durante cerca de três anos Jesus pregou sobre a terra, buscando e salvando muitas pessoas. Algumas delas são citadas pelos nomes: os discípulos que depois se tornaram apóstolos, Maria Madalena, Zaqueu, Lázaro e suas irmãs, e muitas outras.
Depois, em cumprimento às promessas proféticas, Jesus se entregou na cruz, morreu pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia e subiu ao céu, prometendo que voltará para buscar sua igreja e julgar o mundo.
Mas antes de subir ao céu, Jesus deu seu último mandamento aos apóstolos.
Nós vamos ler este mandamento conforme registrado no Evangelho de Lucas:
Lc 24:44-49
A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia 47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. 48 Vós sois testemunhas destas coisas. 49 Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Leia de novo o v. 47: a mensagem que os apóstolos deveriam pregar, em nome de Jesus, em todas as nações era esta: “o arrependimento”.
Além disso, há um sentido em que o arrependimento também é necessário em nosso caminhar diário com Deus
A partir da conversão a Jesus, o arrependimento se torna “a forma de vida” do crente.
Pois o arrependimento e a fé, como já dissemos, são dois aspectos inseparáveis do coração regenerado.
Assim como a fé se desenvolve, a mente renovada também, a transformação da compreensão, o aprender a pensar de acordo com o ponto de vista de Deus.
Então Paulo encoraja as igrejas para as quais escreve, no sentido de que mudem sempre a maneira de pensar, deixando para trás aquilo que era da vida antiga e crescendo em sua nova maneira de viver.
Por exemplo:
Rm 12:1, 2
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Ele está escrevendo a pessoas crentes, que já compreenderam a graça de Deus, as misericórdias do Senhor reveladas em Jesus Cristo. Pessoas que já foram regeneradas.
Está começando a ensinar como é que no dia a dia podem experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, como podem viver de acordo com a vontade de Deus.
Então diz: consagrem-se a Deus e não se conformem com este século (não assumam a forma de viver deste mundo); mas se transformem (a palavra é “metamorfose”) para algo superior, mediante a renovação de sua maneira de pensar, de compreender as coisas.
Ef 4:20-32
Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,  21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus,  22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,  23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,  24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.  25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.  26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,  27 nem deis lugar ao diabo.  28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.  29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.  30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.  31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.  32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. 
Este tipo de instrução nós podemos perceber quase que a cada momento em todas as seções práticas das epístolas do Novo Testamento. Sempre há uma série de instruções quanto às bases da nossa fé, e sempre uma série de instruções quanto aos frutos práticos que a fé deverá produzir.
Mas também, a Bíblia nos ensina que é necessário o arrependimento quanto a certos pecados que podem “se instalar” em nossa vida, de modo que precisamos romper com eles.
Em cinco, das sete cartas a igrejas no livro do Apocalipse, o Senhor Jesus chama o povo crente ao arrependimento.
Em Ap 2:2-5, o Senhor Jesus chama os crentes de volta ao primeiro amor:
Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;  3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.  4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.  5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Em Ap 2, ordena a duas igrejas que se arrependam da imoralidade e das falsas doutrinas
Ap 2:13-16:
Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.  14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.  15 Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.  16 Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
Ap 2:19-23
Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.  20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.  21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.  22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.  23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
Em Ap 3:1-3, repreende pessoas que ouviam, conheciam, mas não praticavam o que a Bíblia ensina.
Ap 3:1-3
Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.  2 Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.  3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.
Em 3:15, 16, e 19, repreende aos “crentes mundanos”.
Ap 3:15-16
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!  16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.
Como podemos perceber, cada uma destas repreensões de Jesus contém advertências fortes e sérias, sobre a necessidade de arrependimento, de abandono de pecados, de conversão, quando crentes se deixam envolver com pensamentos e práticas erradas.
Porque o Senhor Jesus fala de modo tão grave?
Ap 3:19
           Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
Por amor. O amor de Jesus é zeloso por nossas almas. E ordena que sejamos zelosos também. Que, se estamos pecando, mudemos nossa maneira de pensar, e mudemos nossos caminhos.

Conclusão e aplicação

Eu desejo concluir, irmãos, nosso estudo de hoje, com um exemplo triste, na Bíblia, que, embora de maneira negativa, nos indica o caminho a ser tomado.
Hb 12:16, 17
Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.  17 Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.
Portanto, o tempo de arrepender-se chama-se “hoje”. Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.
Esaú arrependeu-se tarde demais
Você se lembra da exortação de Isaías? Buscai o Senhor enquanto se pode achar. Invocai-o enquanto está perto. Pois o Espírito do Senhor não insiste para sempre com o homem de coração endurecido. E chega um tempo em que não há mais oportunidade para arrependimento.
Então é urgente. Examine-se a si mesmo, hoje e sempre, e a cada dia, aprenda a deixar para trás qualquer forma de pensar que perceba ser contrária à Palavra de Deus. Aprenda a renovar sua mente, transformá-la de acordo com o ensino do Senhor.


[1] Ef 2:8-10
[2] Tg 2:19-26
[3] 2ª Co 5:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo