Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 5 de junho de 2016

O Senhor está entre nós - Ap 2:1

IPC de Pda. de Taipas
Domingo, 5 de junho de 2016
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler Apocalipse 1:1-2:1
Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, 2 o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.  3 Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.  4 João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono 5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, 6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!  7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!  8 Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.  9 Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.  10 Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, 11 dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.  12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro 13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.  14 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; 15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.  16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.  17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último 18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.  19 Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.  20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.  2:1 A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro.
O Apocalipse foi escrito por volta do ano 95 DC, quando Domiciano era o césar romano, e estava dirigindo uma intensa perseguição contra a igreja cristã.
Na realidade foi um período de muita crueldade contra os cristãos; por isto, no Cap. 1:9, João, ao falar do momento em que estavam vivendo, chama aqueles dias de “tribulação”.
Ele mesmo havia sido preso, numa ilha chamada Patmos, por causa de sua fé em Jesus.
Agora, ao mesmo tempo em que havia este inimigo de fora, as igrejas estavam sofrendo uma série de conflitos internos – muitos crentes estavam esfriando em sua fé, em seu amor, em sua obediência; muitos estavam sucumbindo diante das tentações.
Então Apocalipse foi escrito com um duplo propósito:
Um deles foi o de, em amor disciplinar os crentes, repreendê-los através da Palavra de Jesus, para que se arrependessem de seus pecados e se renovassem em sua fé, e assim continuassem, perseverantemente, a seguir ao Senhor.
E ao mesmo tempo, encorajá-los em suas tribulações por causa do reino de Deus.
E, neste sentido, o que Jesus faz é mostrar que, a despeito de toda perseguição, todo conflito, toda oposição que o crente enfrenta neste mundo, ele nunca está sozinho, abandonado à própria sorte, como uma ovelha sem pastor, como um filho abandonado.
Ao contrário, em todos os momentos, ele pode contar com a presença do Senhor, ajudando, fortalecendo, orientando, “sofrendo junto”, em cada situação.
E no final, assim como o Senhor Jesus venceu o mundo, o diabo, o pecado e a morte, assim também todo aquele que perseverar em segui-lo será vencedor, e herdará a vida eterna.
Eu gostaria de destacar o último versículo que lemos:
Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro - Ap 2:1
E em nossa meditação, com base neste versículo, desejo dar aos irmãos uma palavra de encorajamento.
Há duas coisas que desejo destacar:
Quem está falando
O que ele diz que faz

1. Quem está falando
É uma referência óbvia ao Senhor Jesus
No Cap. 1, o apóstolo João nos conta que estava preso na ilha de Patmos, por causa de sua fé em Jesus.
Num certo domingo ele teve uma visão do Senhor. Ele apareceu em toda a sua glória, majestoso, as palavras se tornaram escassas para descrever o resplendor de Jesus, de tal maneira que João, a princípio, sentiu-se todo amedrontado.
Mas o Senhor tranquilizou seu coração, dizendo-lhe: – “Não tenha medo”.
Há muitas coisas ditas a respeito de Jesus no Cap. 1; vamos destacar apenas algumas delas
1.1. Jesus se apresenta como o Senhor da vida; mais precisamente, Senhor da vida e da morte
1:17,18
Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último 18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
João estava se sentindo sem forças, a ponto de cair, diante da glória de Jesus.
Então ele colocou sua mão sobre João e lhe disse: – “Não tenha medo. Sou eu, a quem você já conhece”.
– “Eu sou o primeiro e o último - aquele que já existia antes de tudo, e que, mesmo que tudo deixe de existir, permanecerá eternamente”.
– “Estive morto, mas venci a morte, e estou vivo para sempre”.
Ele é o autor da vida. Ele é o eterno e soberano rei do universo.
Então, porque precisou ressuscitar? Porque ele esteve morto? Porque ele morreu?
1.2. – v.5bAquele que nos ama, e que pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados...
Ele nos ama; ele ama sua igreja; nos amou tanto, que estando nós condenados ao castigo eterno, por causa dos nossos pecados, estando nós escravizados ao poder do mal, deu sua vida por nós, para que ali na cruz, o castigo que era nosso, caísse sobre ele, para que através dele nós tivéssemos perdão, e redenção.
1.3. – v.6 – “E nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai...”
Fez de nós servos do reino de Deus, pessoas pertencentes a Deus, para ministramos diante dele para todo o sempre, por “toda a eternidade”.
1.4. – É aquele que, assim como foi para o céu, em breve há de voltar para julgar o mundo e buscar os que lhe pertencem
v.7a – “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os que o crucificaram”.
1.5. – Ele é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso
v.8 – Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Então, o que nos está dizendo Jesus, o Senhor da vida e da morte? O que está dizendo aquele que nos ama, que se fez homem e que na cruz derramou seu sangue precioso em nosso favor? O que está dizendo o Todo-Poderoso?
Vejamos novamente 2:1
Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro - Ap 2:1
2. O que ele nos diz estar fazendo
Ele conserva na mão direita as sete estrelas e anda no meio dos sete candeeiros de ouro
No Cap. 1:20, está explicado o significado das sete estrelas e dos sete candeeiros de ouro: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
Sete também é um número simbólico; e na simbologia apocalíptica, denota a plenitude, a totalidade de alguém ou alguma coisa.
De outro modo: ao mesmo tempo em que se refere a sete igrejas literais ali da Ásia, refere-se também a todas as igrejas de Jesus.
2.1. Primeiro, ele diz que conserva na sua mão direita as sete estrelas, isto é, os anjos das sete igrejas
Qual será o sentido da expressão “anjo”? Será que Jesus está se dirigindo a um espírito celestial, encarregado de supervisionar a vida das igrejas? A um “anjo da guarda”?
Me parece que não, por duas razões:
A primeira, é que a Bíblia não é dirigida aos anjos, mas é a Palavra de Deus dirigida aos homens (Teria sentido Jesus aparecer a João, ditar uma carta dirigida a um ser espiritual?).
A segunda, é que Deus concede ao homem o dom do arrependimento, mas esse dom não é concedido aos anjos. Ora, muitas destas cartas são conclamações ao arrependimento.
Então, qual o significado da palavra “anjo” aqui? Creio que para responder temos que comparar com Malaquias 2:7
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do SENHOR dos Exércitos.
O sacerdote é “anjo” (ARC), ou “mensageiro” (ARA).
Este é o significado literal da palavra “anjo”, e é usada na Bíblia para se referir não somente a espíritos celestiais, mas também àqueles homens escolhidos para proclamar as mensagens de Deus aos homens.
Em Apocalipse é uma referência a estes homens instituídos por Deus, em cada uma das igrejas, cuja função principal é a de serem transmissores da Palavra de Deus aos crentes.
Na Bíblia, eles também são chamados pastores, presbíteros, guias.
Ele os conserva na sua mão direita. Há várias implicações.
2.1.1. Eles são guardados por Jesus
Jo 10:27-29
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.  28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.  29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
Aqui Jesus está se referindo a todas as suas ovelhas, e os pastores, antes de serem pastores, são também ovelhas de Jesus.
As ovelhas de Jesus sofrem muitos ataques do inimigo, estão cercados de tentações.
Dizemos frequentemente que as maiores tentações que sofremos estão nestas três áreas: sexo, dinheiro e poder. Mas há uma quarta tentação que muitas vezes aparece: a tentação de desistir.
As lutas, as provas, as aflições. Será que vale a pena?
Mas tenha certeza de uma coisa: se você está nas mãos de Jesus, você está protegido, está bem guardado.
2.1.2. Eles estão sendo moldados por Jesus
Jr 18:1-6
Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.  3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.  4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.  5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? -- diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Como um vaso nas mãos do oleiro
Não são pessoas impecáveis, ilimitadas, perfeitas. O contrário disto tudo é que é verdade
Mas são pessoas que a cada dia estão sendo moldadas pelas mãos de Deus, trabalhadas não fornalha das provações, sendo purificadas, afiadas, mais parecidas com o Filho de Deus - a igreja é uma grande fraternidade, onde todos estão numa mesma caminhada
2.1.3. Eles são instrumentos nas mãos de Jesus
Rm 6:13
Nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.
São pessoas que atenderam ao apelo da Palavra de Deus e disseram: – “Senhor, eis-me aqui; quero ser usado por ti, como instrumento da tua vontade”.
E que são usados como instrumentos de Jesus, para revelar sua vontade, para mostrarem o caminho da salvação, da santidade, da bênção do Senhor.
Amados, os pastores das igrejas são pessoas muito imperfeitas, muito limitadas, sujeitas as muitas fraquezas. Como disse Paulo, embora sejam portadores de um grande tesouro, são vasos de barro.
Mas há uma coisa essencial em cada pastor: a coisa mais importante, é mostrar o Senhor Jesus. Falar de sua graça, de sua justiça, de sua salvação.
Quantas vezes você não tem sido auxiliado, fortalecido, orientado, através do ministério pastoral? Quantas vezes você não teve as lágrimas enxugadas, através da Palavra de Deus, quando entristecido por seus pecados, quando atribulado pelas aflições?
E quantas vezes você não tem sido levado às lágrimas de arrependimento, e de alegria na presença do Senhor, através da Palavra do Senhor?
E meu irmão, se o teu pastor te ensina como amar Jesus, se teu pastor é fiel no transmitir a Palavra de Deus a você, em mostrar a você o caminho de Deus, seja grato a Deus.
E isto nos leva a mais uma coisa
2.1.4 - O teu pastor é um dom de Deus para você. Os pastores são dons de Deus à igreja
Ef 4:11
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
2.2 - Ele anda no meio dos sete candeeiros de ouro, isto é, ele anda no meio das igrejas
Ele diz que as igrejas são candeeiros, isto é lâmpadas, portadoras de luz. São portadoras de luz porque, conforme as palavras de Deus, as obras de uma vida santa brilham como luz neste mundo tenebroso, e o evangelho que a igreja prega é a luz de Deus para a salvação.
São candeeiros de ouro. Isto diz que aos olhos de Jesus, a igreja tem um valor imensurável, são um particular tesouro
Ele anda no meio das igrejas
2.2.1. Primeiro, isto significa que ele está presente nas igrejas
– Na oração ele está presente, ouvindo, atendendo – Mt 18:19,20
Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. 20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
– Na pregação do evangelho, ele está falando, ensinando, salvando, santificando – Mt 28:18-20
– Na adoração, ele está “participando” – Hb 2:11,12
Pois, tanto o que santifica (isto é, Jesus) como os que são santificados (isto é, os crentes), todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, 12 dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
2.2.2 – Segundo, significa que ele conhece as igrejas
– Ele conhece as lutas, as lágrimas, as tribulações, e também as alegrias
Ap 2:2,3
Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; 3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
Ap 2:9,10
Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.  10 Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Ap 2:19
Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.
– Ele conhece a fidelidade
Ap 3:8
Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
– Ele conhece as fraquezas, as falhas, os pecados, e repreende
Ap 3:19
Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
Amados, Jesus anda no meio das igrejas.
Jesus anda no meio desta igreja.
Ele está aqui agora.
Ele conhece por dentro do coração; sabe tudo o que passa.
Conclusão e aplicação
Nosso Senhor nos ama. Ele ama sua igreja. Derramou seu sangue por ela.
Ele segura seus anjos nas mãos. Ele anda no meio da igreja.
1. Devemos nos apegar a estas verdades – são palavras de Jesus, a testemunha fiel e verdadeira, aquele que nos ama, em quem podemos confiar
2. Devemos deixar que estas verdades nos consolem, façam bem ao nosso coração

3. Devemos erguer os olhos para o céu, agradecer, e resolutos, continuar nossa caminhada como igreja - buscando forças no Senhor, confiança no Senhor, continuar sem esmorecer, pois Jesus virá em breve, entre as nuvens, para buscar sua igreja. E levar a nossa igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo