Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Devoção a Deus - Sl 63

Devoção a Deus
Sl 63
Pr. Plínio Fernandes
Salmo de Davi, quando no deserto de Judá
1 Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.  2 Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória.  3 Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.  4 Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos.  5 Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva,  6 no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite.  7 Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso.  8 A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara.  9 Porém os que me procuram a vida para a destruir abismar-se-ão nas profundezas da terra.  10 Serão entregues ao poder da espada e virão a ser pasto dos chacais.  11 O rei, porém, se alegra em Deus; quem por ele jura gloriar-se-á, pois se tapará a boca dos que proferem mentira.
Quando o rei Davi escreveu este belo poema ele estava vivendo um dos piores momentos de sua vida. Ele estava fugindo de Jerusalém, pois metade da população queria matá-lo.
Induzidos pelas mentiras de Absalão, que desejava reinar em lugar de Davi, os israelitas haviam se revoltado contra o seu rei, e ele precisou fugir com uns poucos amigos que lhe eram fiéis.
No seu caminho de fuga, certo homem que o odiava, chamado Simei, ainda o perseguiu e destratou, atirando-lhe pedras, amaldiçoando-o.
E uma das coisas mais bonitas que vemos em meio a isto tudo é a atitude confiante de Davi.
Quando alguém lhe perguntou se poderia cortar a cabeça de Simei, Davi respondeu que não, pois certamente tudo o que estava acontecendo estava sob o controle de Deus, e o Senhor certamente iria transformar toda aquela tragédia em bênção.
Pois bem, meus irmãos, é neste ambiente de adversidade que Davi escreve este maravilhoso Salmo, no qual ele demonstra porque era conhecido como um homem segundo o coração de Deus.
Ele mostra que em meio a tudo o que acontece a melhor coisa de sua vida era estar com Deus, e era  isto o que ele mais queria.
Aqui vemos as características de alguém que ama verdadeiramente ao Senhor. E também que aqui vemos as características de alguém que realmente anda com Deus. E também as características de um homem (ou mulher) segundo o coração de Deus.
Pois todas estas coisas (o amar ao Senhor, o andar com Deus, o ser alguém segundo o coração de Deus), todas elas são aspectos de uma coisa só.
Então eu quero meditar com os irmãos sobre isto: As características de alguém que vai andar com Deus.
1. É alguém que tem pensamentos elevados acerca de Deus
De várias maneiras Davi revela neste salmo que o conceito que ele tem do Senhor é o conceito de um ser maravilhoso, soberano, glorioso, majestoso, poderoso, fiel, gracioso.
Veja o v. 1:  Tu és o meu Deus forte
No v. 2 , ele faz referencia à força e à glória de Deus.
No v. 3 ele diz: Tua graça é melhor que a vida  - é melhor que toda a minha existência, é melhor que tudo o que a vida pode me oferecer.
Ter a tua graça, isto é, ter o teu favor, ter o Senhor do meu lado, é melhor que ter amigos, é melhor que riquezas, que possessões, é melhor que posições.
No v. 7: Tu tens sido o meu auxílio (o Senhor é a minha ajuda)
No v. 8: A tua destra me ampara (o Senhor me sustenta)
E veja em que circunstância Davi diz que se sente fortalecido, amparado, ajudado - no momento em que seu povo o despreza, que acreditam em mentiras forjadas contra ele, em que seus próprios filhos (seus parentes mais chegados) se voltam contra ele, no momento em que ele precisa fugir porque intentam tirar-lhe a vida.
Mas nada disto faz com que ele se sinta abandonado ou rejeitado por Deus.
Ele não diz: – Deus me desamparou.
Ele não diz: – Deus me rejeitou.
Ele não diz: – Deus não se importa comigo.
Ele não diz: – Meu Deus não ouve minhas orações.
Ao contrário:
– Senhor, tu és o meu Deus forte!
– O Senhor está me auxiliando.
– O Senhor está me amparando.
– O Senhor é o meu Deus, e não as pessoas.
– O Senhor é o meu Deus, e não os bens.
– O Senhor é o meu Deus, e não as posições.
Esta é uma primeira característica deste homem: o alto conceito que ele tem de Deus, de seu relacionamento com ele, não depende de mais nada, a não ser o próprio Deus: quem ele é.
E no conceito de Davi, Deus é forte, Deus não desampara os seus eleitos, Deus auxilia seus eleitos, vem em seu socorro, Deus é gloriosamente gracioso.
Irmão, talvez, como na vida do rei Davi naqueles dias, as coisas não estejam acontecendo do modo como você esperava.
Talvez o ser incompreendido pelos amigos.
Talvez enfermidades.
Talvez reveses financeiros que o preocupam e envergonham.
Talvez a impressão de que o Senhor é demorado em lhe ouvir.
Você não é Davi, mas o teu Deus é o Deus de Davi
Então, como Davi, não perca a vontade de estar com Deus.
Não desista. Não desanime. Não tenha um conceito pequeno de seu Deus.
Creia em sua grandeza, em sua glória e em sua graça, em sua fidelidade.
Não deixe o diabo destruir sua admiração pelo Senhor.
Saiba que Deus está com você, mesmo quando o mundo está despencando sobre sua cabeça.
Pois Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e o será para sempre. E ele tem dito: Nunca te deixarei; jamais de abandonarei.
2. É alguém que tem um ardente desejo por Deus
É um desejo que envolve o corpo e a alma de um modo intenso
No v. 1, ele diz tem sede de Deus, que o busca com ansiedade, que o seu corpo o almeja, que sua alma aspira por ele, que o anela, que deseja sua presença.
No v. 3, louva com seus lábios.
No v. 4, levanta as mãos em direção ao Senhor.
No v. 6, diz que pensa no Senhor à noite, quando está com insônia.
Ele não está buscando, em primeiro lugar, solução para seus problemas (não haveria nada de errado com buscar solução, mas não é isto o que ele deseja antes de mais nada).
Ele se sente como um chão de terra seca, árida, sem água.
No v. 5, ele diz que sua alma se satisfaz de Deus, como se fosse de um alimento forte.
No v. 8, escreve: Minha alma está apegada (afeiçoada) a ti...
Queridos, é a linguagem da alma enamorada, desejosa de alguém.
Você já viu alguém enamorado, não é? Você mesmo sabe o que é isto:
Quando se está enamorado, o objeto deste amor não lhe sai dos pensamentos: na sua mente; ele “anda com você” pelas ruas, “vai com você” ao mercado, “toma café da manhã” com você, seu nome está sempre nos seus lábios, no brilho dos seus olhos.
Assim é este homem: o Senhor, o desejo pelo Senhor, é o que ocupa sua mente, que faz arder seu coração.
Com seus lábios ele está sempre louvando ao Senhor, levantando as mãos em direção ao Senhor, como que almejando tocá-lo.
Se ele não tiver mais ninguém, mas tiver ao Senhor, isto é suficiente.
Se ele não tiver mais nada, mas tiver ao Senhor, isto é o que lhe basta.
Como mais tarde escreveu Paulo: “Nada tendo, mas possuindo tudo...”. Pois ele possui o Senhor, e se o Senhor é o seu pastor, ele tem tudo o que precisa.
3. É alguém caracterizado por uma intensa busca de Deus
Em todo o tempo ele está se voltando para Deus.
No v. 6, ele diz que até quando se deita e perde o sono.
Seus pensamentos, durante o dia, estão voltados para o Senhor, e durante a noite, também
Ele se lembra de Deus e medita nele
Outro dia um amigo me disse uma coisa linda: que ele acordou no meio da noite e estava orando. Isto é porque ele dormiu orando, pensando no Senhor.
Em todo lugar ele está buscando a Deus. Quando Davi escreve este salmo, ele está no deserto. No v. 2 ele diz que contempla a Deus quando está no santuário, isto é, no templo. No v. 6 ele está na cama.
Com todo o seu ser, com seu coração, com sua mente, com seus lábios, com suas mãos, com sua alma.
E também com toda a confiança:
Nos vs. 7,8, ele diz que se sente aceito na presença de Deus.
Agora veja os vs. 8-11 – ele tem muitos inimigos; tem gente que o odeia e quer vê-lo morto; mas não fica "chafurdando na lama da auto-comiseração"; ele simplesmente sabe que dos seus problemas Deus irá cuidar.
Em vez de ficar se despedaçando por causa das dificuldades, ele diz, vou me alegrar em Deus.
Conclusão
Quais as características de alguém que ama ao Senhor? De alguém que anda com Deus? De alguém segundo o coração de Deus?
Ele tem um elevado conceito de Deus. Ele tem um ardente desejo de Deus. Ele busca intensamente a Deus.
Sabe qual é a promessa para os que são assim?
Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o coração
A todo aquele que pede, será dado.
Todo aquele que busca, encontrará.
Busque ao Senhor, ardentemente, intensamente, e ande com ele cada segundo de sua vida, pois andar com ele é mais gostoso que a própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo