Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 23 de julho de 2017

Jesus orava - Mc 1:35 (Devocional)

IPC em Pda. de Taipas
Domingo, 23 de julho de 2017
Pr. Plínio Fernandes
Amados irmãos, vamos ler o Evangelho de Marcos, 1:28-39
28 Então, correu célere a fama de Jesus em todas as direções, por toda a circunvizinhança da Galiléia. 29 E, saindo eles da sinagoga, foram, com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão achava-se acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela. 31 Então, aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los. 32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados. 33 Toda a cidade estava reunida à porta. 34 E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era. 35 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. 36 Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam. 37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam. 38 Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim. 39 Então, foi por toda a Galiléia, pregando nas sinagogas deles e expelindo os demônios.
Não existe ninguém mais importante do que nosso Senhor Jesus.
Isto porque Jesus Cristo é o Filho de Deus que se fez carne, um ser humano como nós, e habitou entre nós.
É o Filho eterno do Deus eterno, o criador de todas as coisas nos céus e na terra, sejam visíveis ou invisíveis.
Todas as coisas sem vida, e todos os seres viventes, sejam de natureza espiritual ou não, foram criados por ele e para ele.
E o Senhor, o nosso criador, se fez carne, na forma de um ser humano humilde, puro, santo, que agradava em tudo ao seu Pai celestial, a fim de morrer na cruz pelos nossos pecados.
Então, não é de admirar que, antes da cruz, Jesus fazia o bem em qualquer lugar que estivesse.
Se alguém estava enfermo, movido pela compaixão que tinha, o Senhor curava. Se uma pessoa estivesse oprimida pelo diabo, ele libertava.
E assim, não demorou muito, e ele já havia se tornado conhecido de muitas pessoas, em muitos lugares.
Estava, por assim dizer, “no auge de sua fama”. Era procurado por muitas pessoas.
Mas, ainda que ele tivesse grande satisfação em ajudar os que o buscavam, o Evangelho nos diz que por vezes o Senhor conscientemente se afastava dos muitos que o buscavam.
Pois havia algo mais essencial, mais necessário.
O v. 35 de nosso texto de hoje diz que ele levantou-se de madrugada, foi para um lugar deserto, e orava.
E depois disto, embora muitos o procurassem, retirou-se para outros lugares a fim de pregar o evangelho. Pois viera para isto.
Jesus tinha tal firmeza de propósito, que nada desviava sua atenção e suas ações.
Alta madrugada, sai de casa, vai para um lugar deserto e ora.
Orar (falar com Deus), e pregar – falar a Palavra de Deus aos homens, individual ou coletivamente.
Este é um assunto a respeito do qual eu gosto muito.
Confesso o quanto o desconheço, o quanto sou pequeno nestas coisas.
Mas eu sei que, ao olhar para Jesus, além do Filho eterno de Deus, eu vejo nele um homem segundo o coração de Deus, e o ideal de um homem segundo o coração de Deus.
Eu gostaria de meditar com os irmãos, apenas sobre o que vemos aqui em Jesus.
Apenas olharmos para Jesus e admirarmos a beleza que há nele.
1. Veja o desejo de Jesus de estar só com Deus
v. 35 – Ele se levantou alta madrugada, foi para um lugar deserto, e ali orava.
Jesus, quando se fez carne, tornou-se um ser humano perfeito, e como ser humano perfeito, tinha necessidades físicas comuns, como alimentar-se, dessedentar-se, descansar e dormir.
Às vezes ele estava tão cansado dos afazeres que conseguia dormir mesmo quando uma grande tempestade estava rugindo à sua volta[1].
Jesus estava trabalhando muito. Precisava descansar.
Mas tinha uma coisa que ele sentia necessidade ainda maior.
Então ele se levantou de madrugada, saiu para um lugar deserto, e foi orar.
Num certo sentido, Jesus nunca precisaria se isolar das pessoas para estar a sós com Deus, pois ele está no Pai e o Pai está nele[2].
Deus está em toda a parte, e o Cristo está em toda parte[3].
Além disto, conforme diz o evangelho de João, Deus não deu a Jesus o Espírito por medida[4]. Em Jesus residia corporalmente toda a plenitude da divindade[5].
Mas Jesus se levanta de madrugada, sai de casa – isola-se de sua família, isola-se de seus discípulos, de qualquer outro ser humano, deixa qualquer atividade, para estar a sós com o Pai e o Espírito Santo.
Uma intimidade sem igual; um estar com Deus diferente de todos os outros momentos.
Este modo de estar com Deus até a família atrapalha, então ele sai de casa; até os amigos mais chegados, quanto mais aquelas pessoas todas que estariam à sua procura logo ao amanhecer.
Atividades atrapalham, mesmo as melhores.
Então ele se levanta de madrugada e procura um lugar sozinho.
Há uma espécie de intimidade com Deus que não pode ser vivenciada com a igreja, com a família ou com qualquer outra pessoa; que não pode ser vivenciada em meio aos afazeres diários, tampouco enquanto se está envolvido em outras atividades, mesmo que solitárias.
Há um estar a sós com Deus que envolve isolamento, o cessar de fazer outras coisas.
Acho que podemos descrever isto como amor a Deus, o desejo, a necessidade de ser só ele e Deus.
2. Veja a dependência que ele tinha de Deus
A começar dos discípulos, havia muitas pessoas procurando Jesus, e muitas expectativas destas pessoas em relação a ele.
Havia os que esperavam pães multiplicados.
Havia os que esperavam sinais.
Havia os que esperavam que ele fosse juiz e partidor.
Havia os que desejavam fazê-lo rei.
Havia muitas coisas externas que poderiam desviá-lo de seu propósito: ele iria dar a sua vida na cruz, levando sobre si o castigo do pecado que era nosso.
Mas a cruz só teria sentido se antes ele explicasse o reino de Deus. Por isto, antes da cruz, ele precisava pregar o reino, ele precisava chamar os pecadores ao arrependimento. Além disto, a cruz só teria sentido e poder se antes dela, ele mesmo vivesse uma vida de perfeita obediência ao Pai, triunfando onde nós falhamos.
Estas coisas; vida obediente, e pregação da Palavra, eram o essencial antes da cruz. Sem estas coisas a cruz não nos salvaria.
Então, em vista disto, Jesus também tinha que lidar com suas próprias tentações, com as decisões que deveria tomar.
E o que ele fazia?
Veja o que ele fazia antes de tomar decisões.
Lc 6:12, 13 – Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.  13 E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos.
Veja o que Jesus fazia diante de suas mais terríveis tentações.
Lc 22:39-44 – E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam.  40 Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.  41 Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava, 42 dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.  43 Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.  44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.
Veja o que muitas vezes ele fazia depois de um dia de trabalho.
Mt 14:23 – E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.
3. Veja a confiança que Jesus manifestava em Deus
Ele se levantava de madrugada e orava.
Nós não sabemos as exatas palavras que Jesus dizia ao Pai nestas horas; não está registrado o conteúdo de todas as suas orações.
Talvez ele dissesse pouca coisa, como naquela noite do Getsêmani, talvez ele nem dissesse palavra alguma, e apenas o coração dele se aquietasse na presença de Deus, mas certamente ele se dirigia a Deus como seu Pai.
E nestas orações, ele dava graças pela maneira como Deus se revelava aos humildes e pequenos[6]. Ele dava graças por que o Pai sempre atendia aos seus pedidos[7]. Ele confessava ao Pai as suas necessidades, os seus temores, e pedia forças para vencer as tentações.
Nestas orações ele se entregava a Deus. Colocava diante de Deus seus propósitos, seus intentos.
E também orava em favor dos discípulos: suas tentações, suas fraquezas, até os pecados que ele sabia, os discípulos viriam a cometer.
Certa ocasião, sabendo que Simão Pedro iria negá-lo, e dar mau testemunho, ele disse:
 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!  Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça...[8].
O Espírito Santo nos diz que Jesus já entrou no mundo orando:
– “Eis-me aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade...” [9]
Diz que seguiu pela vida orando, morreu orando:
– “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” [10].
Porque Jesus sabia que tudo dependia de Deus, e confiava em Deus. Sabia que Deus o atenderia. Sabia que Deus o amava. Confiava que suas orações eram ouvidas, pois Deus nunca deixou de atendê-lo.
Aliás, sabe o que Jesus, depois que fez a purificação dos nossos pecados e se assentou à direita de Deus nas alturas do céu?
Rm 8:34 – Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
Intercedendo, por mim, por você, por todos aqueles por quem ele morreu. Para que nossos pecados sejam perdoados. Para que nossa fé não desfaleça. Para que sejamos perseverantes até o fim.
E tenha certeza, amado: a intercessão de Jesus é ouvida.
Concluindo...
A vida humana de Jesus Cristo é muito bonita, em todos os seus aspectos.
Se nós apenas olharmos para ele, amamos esta vida santa e este homem santo.
Se tão somente olharmos, nosso coração é moldado, nossa vida é transformada, nós somos chamados para fazer o mesmo.
Procure o Pai, para estar só com ele. Dependa do Pai. Confie tudo ao Pai.



[1] Mc 4:35-38
[2] Jo 14:10
[3] Ef 1:23
[4] Jo 3:34
[5] Cl 2:9
[6] Mt 11:25
[7] Jo 11:41
[8] Lc 22:31, 32
[9] Hb 10:7
[10] Lc 23:46

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo