Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

domingo, 2 de julho de 2017

Não desanime; não desista - 1ª Co:10:1-13 (Devocional)

IPC de Pda. de Taipas
Pr. Plínio Fernandes
Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar,  2 tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés.  3 Todos eles comeram de um só manjar espiritual  4 e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.  5 Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto.  6 Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.  7 Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se.  8 E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil.  9 Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes.  10 Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.  11 Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.  12 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.  13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
Amados irmãos, para a nossa meditação nesta hora, eu desejo destacar o v. 13.
Normalmente, quando se fala a respeito das tentações que os crentes em Jesus muitas vezes sofrem, diz-se que as principais são as tentações sexuais, as tentações em relação ao dinheiro e as tentações em relação ao orgulho; sexo, dinheiro e poder, isto é, aquelas coisas que o apóstolo João chama de “concupiscência da carne, concupiscência dos olhos, e a soberba da vida”. E entendo que isto seja assim mesmo.
Mas algum tempo atrás eu ouvi comentário de um irmão com o qual também concordo: é que existe uma tentação na vida do crente, maior que todas estas. A maior tentação de um crente é a de desistir.
Jesus Cristo nunca nos iludiu: ele disse que no mundo teríamos aflições. O Senhor nos diz que muitas são as aflições do justo. Que muitas são as águas pelas quais temos que passar.
Mas em nossa fragilidade, quando as aflições se multiplicam, e muitas vezes persistem por muito tempo, e nos sentimos desanimados, nos sentimos também tentados a desistir.
Filhos de Deus se sentem tentados a desistir de orar, desistir de lutar pelo reino de Deus em sua casa, em sua família, em sua igreja, em sua terra. Quando você se dedica, e ama, e luta, e parece que não há retorno, quando você se entrega de corpo e alma, e se envolve, e as coisas continuam “na mesma”, quando parece que as orações estão demorando a ser atendidas, você se sente tentado a esmorecer, a perder a esperança.
Quando você luta muito tempo contra certos pecados, você se sente tentado a desistir de sua própria santificação.
Eu penso que esta é a pior de todas as tentações, pois aquele que desiste simplesmente não alcança as promessas; não alcança as vitórias nas quais o próprio Deus empenhou sua Palavra.
Veja o que aconteceu com o povo que saiu do Egito: eles tinham a Palavra de Deus, no sentido de que em breve entrariam e conquistariam a boa terra de Canaã, que o Senhor havia prometido aos seus antepassados.
Mas em vez de confiar, eles simplesmente acharam que não seriam capazes de lutar, que eram muito pequenos, e em vez de se dedicar à conquista da terra, se deixaram levar pelas tentações do pecado. O resultado é que, de toda aquela geração que saiu do Egito, apenas dois deles, Josué e Calebe, muito tempo depois, e já liderando a geração seguinte, conquistaram as promessas de Deus.
Irmão, diante das lutas desta vida, você não pode desistir; e você pode perseverar. Eu desejo trazer à sua memória três razões para que você não desista.
1. A primeira razão é que Deus é fiel
Isto é, Deus é verdadeiro, honesto, sincero. Sua palavra é firme, constante. Deus é confiável.
E este Deus em quem podemos confiar nos diz que está conosco todos os dias, em todas as circunstâncias.
Vamos ler Hebreus 13:5
Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.
A cada instante de nossa vida, em todos os lugares pelos quais passarmos, em todas as situações, em tudo o que enfrentamos, temos a promessa de que não estamos sozinhos, mas Deus está conosco.
Aqui Deus, o Espírito Santo, está citando o Antigo Testamento, mais especificamente uma Palavra de Deus que foi dada originalmente a Josué, depois que Moisés faleceu. Está no livro de Josué, cap. 1:5.
Isto muito instrutivo, pois é uma das muitas vezes em que o escritor desta carta nos ensina que as palavras de Deus nas Escrituras não são apenas uma palavra dirigida às pessoas a quem foram dadas primeiramente.
Mas são palavras eternas, permanentes, dirigidas a cada geração de crentes. A mesma promessa que o Senhor deu a Josué, “não te deixarei, jamais te abandonarei”, ele diz, o Senhor também deu a cada um de nós.
Vamos ler o contexto original da promessa.
Js 1:4-9
Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.  5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.  6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.  7 Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.  8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.  9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares
O Senhor Deus relembra a Josué a promessa que fizera aos antepassados de Israel, e que agora seria alcançada sob a sua liderança. Que ele contemplasse “os quatro cantos da terra” que tinha diante dos seus olhos, pois era uma terra dada a eles por herança de Deus.
Então ordena:
 “Levante-se, atravesse o Jordão, seja forte e corajoso. Não cesse de meditar e de fazer segundo minha Palavra dada a Moisés. E em todos os seus caminhos, estarei com você”.
E Josué fez conforme o Senhor ordenou, contando com sua promessa.
No dia seguinte Israel atravessou o Jordão, e as cidades inimigas começaram a sucumbir diante deles. A primeira foi Jericó.
2. A segunda razão é que, quando erramos, podemos voltar ao caminho de Deus
Se nós formos infiéis, Deus permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.
Precisamos destacar um acontecimento, que ao mesmo tempo é triste e instrutivo para todos nós.
O cap. 7 aqui de Josué nos diz que uma pequena cidade, chamada “Ai”, derrotou o povo de Israel, depois que Israel havia conquistado a poderosa cidade de Jericó.
Então Josué orou, e o Senhor lhe disse o porquê da derrota. Vamos ver a resposta de Deus.
Js 7:11-13
Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram.  12 Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.  13 Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.
A história segue dizendo que um homem chamado Acã havia tomado para si objetos de Jericó, aos quais o Senhor havia ordenado destruir.
Por isto Israel foi derrotado. Mas, então, cientes do que havia acontecido, eles se purificaram, obedecerem ao Senhor, eliminaram as coisas condenadas de seu meio, e a conquista prosseguiu.
Agora vamos ler no final da história de Josué.
Js 21:43-45
43Desta maneira, deu o SENHOR a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela.  44 O SENHOR lhes deu repouso em redor, segundo tudo quanto jurara a seus pais; nenhum de todos os seus inimigos resistiu diante deles; a todos eles o SENHOR lhes entregou nas mãos.  45 Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.
Talvez, amado, você tenha pecado, ou pecados em sua vida, dos quais não se arrependeu, pecados nos quais tem andado.
Às vezes como diz o Salmo 19, pode até haver pecado em nossa vida do qual não temos consciência, e isto nos trás derrota espiritual. Nos trás derrota na oração. Nos trás derrota nas tentações, nas provações.
Se este for o caso, assim como Israel, você tem sido derrotado pelo inimigo. Mas assim como Israel, pode eliminar o pecado de sua vida, e alcançar as vitórias e as promessas de Deus.
Se há pecados dos quais você nem tem discernimento, peça ao Senhor que assim mesmo te purifique, te corrija, te guie pelo caminho da santidade.
Veja, o final da história não é que Josué morreu triste, frustrado e amargurado. Mas que ele viu com seus próprios olhos o cumprimento das boas palavras do Senhor em sua própria vida, e na vida de seus filhos e de sua nação.
Isto nos leva à terceira consideração...
3. Você é capaz de resistir
Não vos sobreveio tentação senão humana...
As tentações que temos que enfrentar  não são maiores que as de todos os outros seres humanos. Além disto, Deus, que é fiel, não permite que sejamos tentados além das nossas forças.
Precisamos reconhecer irmãos, que mesmo assim nós cedemos muitas vezes, pois em nós mesmos não temos força alguma. O Senhor nos lembra que “o espírito está pronto, mas a carne, isto é, a nossa natureza humana, é fraca”.
Mas isto não quer dizer que devamos nos sentir derrotados de antemão.
Tenho dito que, de toda a população adulta que saiu da escravidão no Egito, apenas dois, Josué e Calebe, entraram na terra prometida por Deus. Apenas eles dois, e os filhos dos israelitas que saíram do Egito, agora crescidos.
E porque apenas eles dois? Ou antes, como foi que eles dois alcançaram a promessa?
Em Números, cap. 13, a Bíblia nos conta que, depois que saíram do Egito, Moisés enviou doze homens a espiar a terra de Canaã, antes de entrarem.
Depois de quarenta dias, os espiões voltaram, e disseram que a terra era maravilhosa, produtiva, aprazível, mas que os seus moradores nunca poderiam ser derrotados. Eram gigantes, e os israelitas, como gafanhotos perto deles.
Então o povo de Israel começou a murmurar, e a se rebelar contra o Senhor e contra Moisés e Arão. Mas dois dez espiões tiveram uma atitude diferente. Eles acreditaram em Deus.
Vamos ler a exortação deles a Israel.
Nm 14:2-9
Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!  3 E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.  5 Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel.  6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes  7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa.  8 Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.  9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.
Apesar desta exortação tão forte, os israelitas insistiram em sua incredulidade e teimosia, razão pela qual Deus jurou que não entrariam na terra prometida.
Apenas Josué e Calebe entrariam, pois perseveraram em crer no Senhor.
Ora, quando eles dizem aqui a Israel que apenas não fossem rebeldes, pois o Senhor era com eles, estavam nos ensinado a todos. Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Veja a sentença de Deus contra os incrédulos:
Nm 14:28
Dize-lhes: Por minha vida, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
Nm 14:32
Porém, quanto a vós outros, o vosso cadáver cairá neste deserto.
Que tristeza, meus irmãos. Não entraram no descanso de Deus, por causa da incredulidade. Morreram no deserto, sem alcançar a promessa.
Mas Josué e Calebe alcançaram. Agora, lembremos o que nos ensina também a Palavra de Deus em outro lugar.
Fp 4:13
Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Quem é a força da tua vida? Não é o Senhor? Existe alguma coisa que é mais forte que o Senhor? Existe algum problema que ele não possa resolver? Ele não é o teu Deus?
Se a nossa carne, de si mesma, é fraca, não confiemos na carne. Vigiemos e oremos. Confiemos naquele que nos assiste em nossa fraqueza. O Deus que é fiel provê livramento.

Um comentário:

▲Topo