Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Antes de tudo - 1ª Tm 2:1-8

Mensagem ministrada à classe dos homens na 3ª IPC de São Paulo
Domingo, 6 de maio de 2007
Pr. Plínio Fernandes
Quando Paulo escreveu esta carta, ele estava, provavelmente na Macedônia, ao norte de Grécia, e Timóteo desenvolvia o seu ministério pastoral na Igreja em Éfeso.
Timóteo havia ficado ali, enquanto Paulo viajava para a Macedônia, porque a Igreja em Éfeso carecia de seu ministério.
Paulo pretendia ir para Éfeso também, mas enquanto isto não acontecia, ele escreveu para Timóteo, instruindo sobre como ele deveria realizar seu ministério, e como a igreja deveria, de modo geral, desenvolver sua vida diária diante de Deus.
Por isto esta é uma das três cartas escritas pelo apóstolo Paulo, que são conhecidas como “Epístolas Pastorais”. As outras duas são 2ª a Timóteo e a carta a Tito.
O final de cada uma delas nos mostra que são cartas escritas para os pastores, que deveriam ser lidas perante as igrejas.[1]
O propósito desta carta está registrado no cap. 3. Vamos ler os vs. 14, 15:
“Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.”
A igreja, ele diz, é a casa que pertence a Deus, a casa do Deus Vivo, que habita nela e está no meio dela. Ela é a coluna, a sustentação da Verdade de Deus no mundo. É desta perspectiva que apóstolo de Jesus ministra estas instruções.
Se a igreja é a casa do Deus vivo, a proclamadora da Palavra da Verdade, como é que o pastor dela deve trabalhar? E como é que as pessoas da igreja devem viver?
E pensando nisto é que ele ministrou as instruções que temos diante de nós:
Cap. 2:1-8
1 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, 2 em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. 3 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,              6 o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. 7 Para isto fui designado pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé e na verdade. 8 Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
Os vs. 8 e 9 nos mostram que até o v. 8, ao falar sobre oração, Paulo estava principalmente se dirigindo aos homens da igreja.
É claro que ele não pensava que as mulheres não podem, ou não devem orar.
No v. 9, depois de descrever, no v. 8, a atitude dos homens na oração, ele diz que as mulheres devem proceder de modo semelhante e segue ensinando sobre elas.
Em outro lugar (1ª Co 11) ele também instrui sobre o procedimento das mulheres, tanto na oração quanto na profecia.
Mas uma coisa é clara: se este apóstolo, que fala pelo Espírito de Deus, estivesse aqui hoje, para ministrar a nós uma lição uma lição sobre como os homens devem proceder na igreja, a casa do Deus Vivo, certamente ele diria: “Antes de mais nada, recomendo que orem...
“Levantem mãos santas diante de Deus...” – o levantar as mãos era um gesto simbólico que as pessoas faziam, expressando assim o voltar-se do coração e da mente, o voltar-se da alma em direção aos céus.
“Levantem mãos santas diante de Deus intercedendo por toda classe de homens...”
Pois, se orar, irmãos, é falar com Deus, a oração é então algo muito apropriado para os homens de Deus, os homens da casa do Deus vivo.
E assim o Espírito Santo nos ensina por quem orar, por que orar e como orar.
Vocês são homens? Ouçam a voz do Espírito: – “Quero que os homens orem...”
1. Primeiramente vamos meditar nas instruções de Deus sobre a razão, ou as razões pelas quais devemos orar
Qual o propósito, ou quais os propósitos da oração?
vs. 2-4 nos apresentam três motivos para a oração: oramos pelo bem da igreja, oramos pelo o bem do mundo, e oramos para agradar a Deus.
1.1.Oramos pelo bem da igreja
Para que tenhamos uma vida mansa e tranqüila (sem perseguição), com piedade (devoção) e temor (do Senhor).
A igreja está inserida num mundo que, pela sua própria natureza, é hostil a ela. Ela é a coluna e baluarte da verdade num mundo governado pela mentira. E a cada dia vive em intensa luta, não contra as pessoas do mundo, mas contra os principados e potestades, contra as forças espirituais do mal que dominam este mundo tenebroso.
As armas da igreja não são carnais. Um dos exemplos mais fortes da Bíblia, um dos meus prediletos, que descrevem o poder da oração está em Êx 17:8-16
8 “Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. 9 Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. 10 Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro. 11 Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. 12 Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol. 13 E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada. 14 Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu. 15 E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira. 16 E disse: Porquanto o SENHOR jurou, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.
Amaleque (os inimigos de Israel) vem lutar contra o povo de Deus. Moisés ordena que os militares vão à batalha. Mas ele vai para o monte, a vara de Deus estará em sua mão. Ele vai erguer as mãos, elevar suas mãos ao céu intercedendo diante de Deus enquanto abençoa Israel.
Arão e Hur sobem com ele. Moisés levanta as mãos, e Israel sobrepuja as forças do inimigo. Mas com o passar do tempo, Moisés fica cansado e abaixa as mãos. E quando ele as abaixa, o inimigo prevalece contra Israel.
Arão e Hur, percebendo a relação entre uma coisa e outra, olocam uma pedra na qual Moisés se assenta. E cada um deles segura uma das mãos de Moisés, até que Israel prevaleça contra Amaleque. E o Senhor faz um juramento: de geração em geração haveria guerra contra os amalequitas.
A igreja, irmãos, está sempre em guerra contra Satanás, de geração em geração. E a vitória está no poder da oração; ou melhor, no poder do Deus que atende às orações.
1.2. Também oramos pelo bem do mundo
Vamos ler o que Paulo escreveu na carta aos romanos, sobre sua interecessão em favor de seus compatriotas:
Rm 10:1 – “Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos”.
Esta é a oração de Deus em favor de seus compatriotas, que embora tivessem uma grande tradição bíblica, não criam em Jesus, e portanto não eram salvos. O mesmo tipo de oração que ele ensina, devemos fazer em favor de todos os homens, porque Deus deseja que todos os homens sejam salvos
Vejamos a promessa que Deus faz à sua igreja em 2º Cr 7:13-16
13 Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo;  14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.  15 Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.              16 Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.
Sei que alguns irmãos entendem que esta é uma promessa de Deus para o antigo povo de Israel, e não se aplica a todas as nações da terra.
Mas penso que existem várias razões válidas para entendermos que é promessa do Senhor para a sua igreja em todos os lugares e tempos, enquanto estivermos no mundo.
Uma das razões que tenho é esta: agora nós, a igreja de todas as nações, é que somos o povo que se chama pelo nome de Jesus.
E neste texto o Senhor nos revela o seu querer a nosso respeito a cada geração: que o busquemos, que nos humilhemos diante de sua santa e poderosa mão, que nos convertamos dos nossos maus caminhos. E sempre que o povo do Senhor faz isto, ele perdoa, cura, restaura e abençoa. Ele não despreza corações contritos e quebrantados. A história da igreja manifesta como, muitas vezes, por causa da igreja, o Senhor abençoou as nações do mundo.
E quando olhamos, por exemplo, para a história bíblica do profeta Jonas, vemos como o Senhor teve misericórdia e concedeu sua graça ao grande povo de Níneve, quando este povo se humilhou e se converteu a Deus.
Seja no aspecto espiritual, seja no aspecto material, tanto o mundo quanto a igreja são abençoados pela intercessão dos homens
1.3.  Oramos para agradar a Deus
Pv 15:8 – “O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento.”
A oração dos fieis agrada a Deus.
Agrada a Deus porque ela é uma expressão de fé. Se, como diz Hebreus 11:6, “sem fé é impossível agradar a Deus”, então a oração, por ser uma expressão de confiança em Deus, de humildade, de dependência, certamente o agrada.
Ainda segundo Hb 11:6, o Senhor recompensa aqueles que pela fé se aproximam dele.
A intercessão agrada a Deus também porque é uma expressão de amor para com a igreja e para com o mundo.
Assim, uma grande razão para orar é que com isto estamos agradando ao nosso Pai celestial
2. Em segundo lugar, vamos considerar por quem devemos orar
Numa frase, “por todos os homens”.
Orem, peçam, intercedam, com agradecimento pelas respostas de Deus, em favor de todos os homens, inclusive pelos reis, pelos que se acham investidos de autoridade.
Oram pela paz da nação. Orem pelo bem estar. O profeta Jeremias ordenou a Israel, da parte do Senhor:
Jr 29:7 – “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz”.
O Senhor instrui Israel a orar em favor da Babilônia, aquela cidade má e idólatra.
Vamos pensar nas diversas classes de pessoas pelas quais somos instruídos a orar:
O presidente, os ministros, o Congresso Nacional, os juízes, os governadores, os prefeitos, os secretários de segurança, de saúde, da educação
Os homens comuns: os operários, os comerciantes, os empresários, os que trabalham em escritórios, nas instituições educacionais, nas instituições financeiras, nos hospitais, nas ONGS, nas instituições científicas
As donas de casa, as empregadas, as crianças
Os homens em seus pecados: prostituição, tráfico e uso de drogas, alcoolismo, tráfico de gente, seqüestros, roubo legalizado através de instituições financeiras.
Orar pelas igrejas: suas denominações todas, suas lutas, seus pecados institucionais, os pecados individuais.
Os membros das igrejas, os pastores das igrejas.
Conclusão e aplicação
Há uma terceira instrução de Deus: a maneira, ou, o espírito com o qual como devemos orar. É um assunto tão importante, que devido ao pouco tempo que temos aqui iremos considerá-lo num outro estudo, quando a ocasião for propícia.
Assim por hora vamos nos deter nestes dois aspectos: Quero que os homens orem, em favor de todos, pelo o bem da igreja, pelo bem do mundo, para agradar a Deus.
Será que existem muitas pessoas que necessitam de nossas orações?
E se nós formos orar conforme o necessário: será que vamos gastar pouco tempo em oração? Será que deveremos, como Jesus, investir muito tempo diante de Deus? Ou como Moisés, ou Daniel, ou Pedro, ou Paulo?
O que podemos fazer?
Eu desejo fazer algumas sugestões
1. Proponha-se a orar. A orar diariamente.
Proponha-se a separar um tempo todos os dias, você e Deus.
Faça uma lista de pessoas por quem você irá interceder
Você pode, por exemplo, separar um dia da semana para orar em favor de cada classe de pessoas
Um dia pela sua família: seu cônjuge, seus filhos, seus pais. Ore por todas as necessidades de sua família
Um dia pela igreja: pelos líderes, pelos membros. Principalmente pelo pastor: é a pessoa a quem Satanás mais deseja derrubar.
Um dia pelo país, e assim por diante.
2. Proponha-se a orar com a igreja
Participe das reuniões de oração, pois “onde estão dois ou três reunidos em meu nome”, disse Jesus, “aí estou no meio deles”.
E lembre-se de que o Senhor Deus está nos ensinando, aqui em 1ª Tm, como se deve proceder na igreja.
3. Proponha-se a ajudar seu pastor a orar
Lembra-se da narrativa sobre a luta contra os amalequitas?
Moisés intercedia, Israel prevalecia. Moisés abaixava as mãos, Amaleque prevalecia.
Vendo que Moisés ficava cansado, sem forças para se manter em oração, Arão e Hur se colocaram um de cada lado dele, e seguraram suas mãos, de modo que o povo do Senhor prevaleceu
Os apóstolos ensinaram a igreja de Jerusalém que o ministério deles devia ser o da oração e da Palavra. Paulo ensinou que o ministério dele era este, e o dos pastores; e pediu orações incessantes da igreja em seu favor.
Assim, irmãos, orem pelos pastores, e orem com os pastores. Orem por mim, e por todos os pastores da nossa Igreja Conservadora. Orem por todos os pastores, de todas as igrejas de Deus.Orem por toda a liderança das igrejas.
Vocês são homens de Deus? Ouçam o que diz o Espírito: –“Quero que os homens orem”.




[1] 1a Tm 6:21; 2a Tm 4:22; Tt 3:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲Topo